Limite de inclinação da MOTO nas curvas
Re: Limite de inclinação da MOTO nas curvas
Zeidan escreveu:Comigo para. Bração é foda, mano.
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
SPEED RACER escreveu:ABS não para em menor espaço, quem pensa isso precisa ler mais à respeito.
Cara, me corrija se eu falar merda.
Mas acho que o ABS para em menor espaço sim, pelo fato de não travar as rodas, ou seja, quando as rodas travam e o veículo desliza o espaço necessário para parar acaba aumentando, entretanto, evitando que as rodas travem (função do ABS) a eficiência da frenagem é maior. Ou não???
No mais, o ABS é sim um fator maior de segurança, mas ainda não é fator determinante na minha escolha por um moto, talvez por nunca ter tido uma com, mas ainda não é. E não tem, jeito, dependendo da situação não tm ABS que salve o sujeito de uma cagada master.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
ABS novamente.
ABS so para em menor espaço se a condição de aderencia não for boa, traduzindo: pista molhada(areia, etc).
O freio normal, sem ABS, consegue parar a moto(no caso de uma Hornet) uns 2 metros antes. Vindo de 100 - 0.
Mas é óbvio que o ABS é importante, pois tirando os pilotos profissionais do M@D, numa frenagem de emergência, a tendência é de fazer merda... vai dar uma alicatada sinistra no freio e sair voando.
O ABS evitaria isso... sempre repetindo, essa regra não se aplica a pilotos madianos.
ABS so para em menor espaço se a condição de aderencia não for boa, traduzindo: pista molhada(areia, etc).
O freio normal, sem ABS, consegue parar a moto(no caso de uma Hornet) uns 2 metros antes. Vindo de 100 - 0.
Mas é óbvio que o ABS é importante, pois tirando os pilotos profissionais do M@D, numa frenagem de emergência, a tendência é de fazer merda... vai dar uma alicatada sinistra no freio e sair voando.
O ABS evitaria isso... sempre repetindo, essa regra não se aplica a pilotos madianos.
-
Helder.soares
- Dinossauro
sr quico fodão...
tente no meio de uma curva rápida... vc pendulando... utilizar o freio dianteiro prá ver o que acontece....
mas faça isso onde houver uma área de escape enooooooorrrrrrrme!!!!!!!!!!
a moto simplesmente fica reta e vc perde o traçado da curva na hora....
tá certo.. vc vai dizer: não se freia em curva... sim.. não se freia....mas às vezes acontece da gente entrar mais forte que devia, ou a curva ter duas pernas sem esperarmos...
nessa hora o freio traseiro reduz a velocidade sem alterar(muito) a tangência da curva....
tente no meio de uma curva rápida... vc pendulando... utilizar o freio dianteiro prá ver o que acontece....
tá certo.. vc vai dizer: não se freia em curva... sim.. não se freia....mas às vezes acontece da gente entrar mais forte que devia, ou a curva ter duas pernas sem esperarmos...
nessa hora o freio traseiro reduz a velocidade sem alterar(muito) a tangência da curva....
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Isso aí Helder... o freio traseiro inclina mais a moto, o dianteiro levanta.
Quem disse que jaspion não é cultura??
Quem disse que jaspion não é cultura??
Valeu a explicação Jal. Mas outra pergunta técnica séria. Qual a explicação para a frenagem no seco, ser melhor em uma moto sem ABS, considerando que, na com ABS eu poderia usar, teoricamente, toda a força nos freios, e na sem ABS não??? Entendeu????JAL escreveu:ABS so para em menor espaço se a condição de aderencia não for boa, traduzindo: pista molhada(areia, etc).
Valeu.
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Como??JAL escreveu:ABS novamente.![]()
O freio normal, sem ABS, consegue parar a moto(no caso de uma Hornet) uns 2 metros antes. Vindo de 100 - 0.Mas é óbvio que o ABS é importante, pois tirando os pilotos profissionais do M@D, numa frenagem de emergência, a tendência é de fazer merda... vai dar uma alicatada sinistra no freio e sair voando.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Muito simples: o freio sem abs freia CONTINUAMENTE, enquanto o ABS freia em intervalos, ainda que minúsculos.Smoker escreveu:Valeu a explicação Jal. Mas outra pergunta técnica séria. Qual a explicação para a frenagem no seco, ser melhor em uma moto sem ABS, considerando que, na com ABS eu poderia usar, teoricamente, toda a força nos freios, e na sem ABS não??? Entendeu????JAL escreveu:ABS so para em menor espaço se a condição de aderencia não for boa, traduzindo: pista molhada(areia, etc).
Valeu.
Não sou expert no assunto. Mas a explicação generica é que o ABS, quando percebe que a roda vai travar, libera o freio... diversas vezes em micro segundos.
Ja se o cidadão for bom na frenagem, vai conseguir usar essa "derrapagem controlada" sem liberar o freio(igual o ABS faria) de forma mais eficiente.
Por isso, na maioria das competições ainda não se usa ABS. Pois a sensiblidade na frenagem, de um bom piloto, ainda é mais efetiva.
As novas CBRs ja vem com um ABS de geração mais evoluida, pra uso esportivo. Não sei se é mais, ou menos, eficiente nas frenagens. Quando digo menos eficiente, me refiro a frenagens controladas, em pisos com boa aderência... pois em piso sem aderência, nada se iguala ao ABS.
O teste da Hornet acho que foi postado na Revista da Moto, não me lembro.
Ja se o cidadão for bom na frenagem, vai conseguir usar essa "derrapagem controlada" sem liberar o freio(igual o ABS faria) de forma mais eficiente.
Por isso, na maioria das competições ainda não se usa ABS. Pois a sensiblidade na frenagem, de um bom piloto, ainda é mais efetiva.
As novas CBRs ja vem com um ABS de geração mais evoluida, pra uso esportivo. Não sei se é mais, ou menos, eficiente nas frenagens. Quando digo menos eficiente, me refiro a frenagens controladas, em pisos com boa aderência... pois em piso sem aderência, nada se iguala ao ABS.
Isso aí, o Gelous ja explicou.
- Saurus
- Mito
JAL, não sou piloto, mas imagino que os profissionais preferem não ter o ABS, eles gostam de usar a derrapagem da roda traseira para "acertar" a moto, para onde o nariz vai apontar, principalmente em tomadas de curvas.JAL escreveu:Não sou expert no assunto. Mas a explicação generica é que o ABS, quando percebe que a roda vai travar, libera o freio... diversas vezes em micro segundos.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Helder.soares escreveu:sr quico fodão...
Essa é uma situação de burrice que eu falo.
O ABS não vai salvar o peão se ele frear no meio de uma curva com a moto deitada, o cara vai catar cavaco do mesmo jeito.
Ps. Já passei por essa situação com a CB400, e inclusive, já contei essa história aqui...
Foi meu primeiro acidente feio, entrei forte demais numa curva que não conhecia e no meio dela, ela fechava, meti a mão no freio e a moto começou a abrir.
Enchi a roda da frente na guia e desloquei o ombro na queda.
Levantei com o ombro pendurado, segurei ele com o outro braço e dei um tranco para colocar de volta no lugar.
Cai no chão de novo de tanta dor, aí depois de uns minutos de descanso, subi na moto, dei meia volta e rumei para casa.
Esse ombro que eu desloquei é meio estranho até hoje.
2007 - 2009 - CB400 82
- Saurus
- Mito
Não consegue mais levantar moto, não é verdade, tá pedindo aos amigos para levantar?Richard. escreveu:Helder.soares escreveu:sr quico fodão...
Essa é uma situação de burrice que eu falo.
O ABS não vai salvar o peão se ele frear no meio de uma curva com a moto deitada, o cara vai catar cavaco do mesmo jeito.![]()
Ps. Já passei por essa situação com a CB400, e inclusive, já contei essa história aqui...
Foi meu primeiro acidente feio, entrei forte demais numa curva que não conhecia e no meio dela, ela fechava, meti a mão no freio e a moto começou a abrir.
Enchi a roda da frente na guia e desloquei o ombro na queda.![]()
Levantei com o ombro pendurado, segurei ele com o outro braço e dei um tranco para colocar de volta no lugar.![]()
Cai no chão de novo de tanta dor, aí depois de uns minutos de descanso, subi na moto, dei meia volta e rumei para casa.![]()
Esse ombro que eu desloquei é meio estranho até hoje.![]()
![]()
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Saurus, acho que eles preferem não ter o ABS porque eles são fodões (como existem alguns no M@D rsrs). Porque o fato de usar a derrapagem da roda traseira não inviabilizaria ter ABS na dianteira, por exemplo.
É o que o Ja(morreu)l falou, um piloto bom, que saiba usar o freio bem, será, em piso seco, mais eficiente na frenagem do que o computadorzinho do ABS.
É o que o Ja(morreu)l falou, um piloto bom, que saiba usar o freio bem, será, em piso seco, mais eficiente na frenagem do que o computadorzinho do ABS.
Sim, fato.Saurus escreveu:JAL, não sou piloto, mas imagino que os profissionais preferem não ter o ABS, eles gostam de usar a derrapagem da roda traseira para "acertar" a moto, para onde o nariz vai apontar, principalmente em tomadas de curvas.JAL escreveu:Não sou expert no assunto. Mas a explicação generica é que o ABS, quando percebe que a roda vai travar, libera o freio... diversas vezes em micro segundos.
O que não da pra questionar é a eficiencia do ABS.
Uma coisa é vc frear sempre antes da mesma curva, voltas e voltas. Outra bem diferente, é usar o freio numa emergencia.
Portanto, pra uso civil, o ABS comanda.
A única coisa que ainda não me adaptei é utilizar motos com freios combinados... isso ainda me atrapalha. Pois sou acostumado a um comportamento da moto ao usar o freio dianteiro e/ou traseiro.
ABS não é um dispositivo que elimina acidentes, é um dispositivo que auxilia ao piloto para que o evite. Não é a salvação de ninguém, mas tá longe, muito longe, de ser algo "absolutamente inútil" como alguns pintão.Richard. escreveu: O ABS não vai salvar o peão se ele frear no meio de uma curva com a moto deitada, o cara vai catar cavaco do mesmo jeito.![]()
Perfeito, só que o ABS não vai salvar o jumento se ele usar o freio no meio da curva...Gelous escreveu:ABS não é um dispositivo que elimina acidentes, é um dispositivo que auxilia ao piloto para que o evite. Não é a salvação de ninguém, mas tá longe, muito longe, de ser algo "absolutamente inútil" como alguns pintão.Richard. escreveu: O ABS não vai salvar o peão se ele frear no meio de uma curva com a moto deitada, o cara vai catar cavaco do mesmo jeito.![]()
Como eu disse, ele não salva o cara de sua própria burrice.
2007 - 2009 - CB400 82
Eu diria que "apenas em determinadas situações ele salvo o peão da sua burrice".
Freiar bruscamente em pista molhada, por exemplo, é burrice. E o ABS está aí pra isso!
Freiar mais forte em pista suja é burrice, e o ABS está lá!
Alicatar os freios com toda força para não bater, e ainda virar (mesmo que suavemente) o guidão, é uma burrice, mas que fazemos instintivamente, e o ABS está ali pra salvá-lo de uma queda.
Claro, nada é à prova de burrice. O ABS foi feito para ajudar, não para ser seu chofer! rsrsrs
Freiar bruscamente em pista molhada, por exemplo, é burrice. E o ABS está aí pra isso!
Freiar mais forte em pista suja é burrice, e o ABS está lá!
Alicatar os freios com toda força para não bater, e ainda virar (mesmo que suavemente) o guidão, é uma burrice, mas que fazemos instintivamente, e o ABS está ali pra salvá-lo de uma queda.
Claro, nada é à prova de burrice. O ABS foi feito para ajudar, não para ser seu chofer! rsrsrs
Interessante. Valeu, Gelous e Jal. 
B12S
B12S
Acho que o que o Gelous escreveu influenciou o Quebec de alguma forma.Richard. escreveu:Perfeito, só que o ABS não vai salvar o jumento se ele usar o freio no meio da curva...Gelous escreveu:ABS não é um dispositivo que elimina acidentes, é um dispositivo que auxilia ao piloto para que o evite. Não é a salvação de ninguém, mas tá longe, muito longe, de ser algo "absolutamente inútil" como alguns pintão.Richard. escreveu: O ABS não vai salvar o peão se ele frear no meio de uma curva com a moto deitada, o cara vai catar cavaco do mesmo jeito.![]()
Como eu disse, ele não salva o cara de sua própria burrice.
Geloso, essa foi foda.
.