Tutorial: marcador de marcha na hornet
Tutorial: marcador de marcha na hornet
Olá confrades madianos, Instalei um marcador de marcha da marca Starlane com shift light na minha hornet e vou compartilhar o esquema de instalação.
Vou iniciar com a cor da fiação da moto:
preto com marron = 12v
verde com preto = terra (massa)
amarelo com verde = RPM
rosa com azul = velocímetro
verde claro com vemelho = neutro
Retire dois parafunsos de plástico que faz acabamento acima do farol.

folgar os dois parafusos que prende a carenagem na lateral do farol.

retirar o parafuso que prende o farol.

retirar a presilha que prende este conector para o farol descer mais.

puxar o suporte do farol para cima para retirar da borracha.

Fiz a instalação nessa parte do chicote no início do conduite que vai para debaixo do tanque, para facilitar puxar um pouco da borracha do conduite para facilitar o acesso aos fios. Não tem necessidade de retirar a parte de trás do painel, eu tirei da minha para procurar qual a cor do fio do neutro.
Eu tinha esses conectores rosas que facilitou minha instalação, mas pode desencapar os fios para fazer a instalação.
Dá para fazer toda a instalação nessa parte do chicote.

Para configurar tem que encostar o fio branco na massa, mas para faciliar eu instalei esse botão com a cabeça vermelha para no caso de precisar mudar a configuração não precisar desmontar a frente da moto novamente.

Resultado depois que isolei a instalação

Tem essa caixinha preta que é o sensor de farol do portão automático, isso facilita muito para entrar na garagem com a moto porque basta dá um farol alto que o portão abre.

Não dá para ver nada da instalação, ficou original.

Local onde instalei o display do marcador de marcha.
O display não ficou em cima da marca da honda, dá essa impressão por causa da posição da camera.

Configuração do marcador de marcha starlane.
Configurando o shift light
Encostar o fio branco na massa (no meu caso basta apertar o botão) por 10 segundos até aparecer a letra "F" solte o fio e a letra "F" vai piscar. Liga a moto e aumenta até a rotação desejada para acender o shift light, desligue o motor sem desligar a ignição, pronto está configurardo.
Para configurar as marchas, encostar o fio branco na massa por 20 segundo até aparecer a letra "P", solte o fio e a letra "P" pisca.
Encostar o fio branco na massa tantas vezes quanto ao número de marcha da motocicleta e aguarde 5 segundos até aparecer a marcha 1.
Engatar a primeira marcha e acelerar a aproximadamente 4000 a 8000 RPM até aparecer a marcha 2 e fazer o mesmo procedimento para todas as marchas. Em algumas motos pode ser necessário chegar até 10000 RPM.
Quando chegar na última marcha vai parar de piscar. Pronto está configurado.
Video demonstrativo da configuraçao, dá para ver eu enfiando o dedo naquele botão que instalei para facilitar a configuração, ficou bem fácil.
Video do marcador em funcionamento.
É isso aí, espero ter contribuído para melhorar nosso conhecimento.
Se alguém do DF querer instalar eu posso ajudar sem problemas mesmo sendo outra moto
Como faço para as fotos ficarem maiores? Envio para o photobucket com boa resolução.
Vou iniciar com a cor da fiação da moto:
preto com marron = 12v
verde com preto = terra (massa)
amarelo com verde = RPM
rosa com azul = velocímetro
verde claro com vemelho = neutro
Retire dois parafunsos de plástico que faz acabamento acima do farol.

folgar os dois parafusos que prende a carenagem na lateral do farol.

retirar o parafuso que prende o farol.

retirar a presilha que prende este conector para o farol descer mais.

puxar o suporte do farol para cima para retirar da borracha.

Fiz a instalação nessa parte do chicote no início do conduite que vai para debaixo do tanque, para facilitar puxar um pouco da borracha do conduite para facilitar o acesso aos fios. Não tem necessidade de retirar a parte de trás do painel, eu tirei da minha para procurar qual a cor do fio do neutro.
Eu tinha esses conectores rosas que facilitou minha instalação, mas pode desencapar os fios para fazer a instalação.
Dá para fazer toda a instalação nessa parte do chicote.

Para configurar tem que encostar o fio branco na massa, mas para faciliar eu instalei esse botão com a cabeça vermelha para no caso de precisar mudar a configuração não precisar desmontar a frente da moto novamente.

Resultado depois que isolei a instalação

Tem essa caixinha preta que é o sensor de farol do portão automático, isso facilita muito para entrar na garagem com a moto porque basta dá um farol alto que o portão abre.

Não dá para ver nada da instalação, ficou original.

Local onde instalei o display do marcador de marcha.
O display não ficou em cima da marca da honda, dá essa impressão por causa da posição da camera.

Configuração do marcador de marcha starlane.
Configurando o shift light
Encostar o fio branco na massa (no meu caso basta apertar o botão) por 10 segundos até aparecer a letra "F" solte o fio e a letra "F" vai piscar. Liga a moto e aumenta até a rotação desejada para acender o shift light, desligue o motor sem desligar a ignição, pronto está configurardo.
Para configurar as marchas, encostar o fio branco na massa por 20 segundo até aparecer a letra "P", solte o fio e a letra "P" pisca.
Encostar o fio branco na massa tantas vezes quanto ao número de marcha da motocicleta e aguarde 5 segundos até aparecer a marcha 1.
Engatar a primeira marcha e acelerar a aproximadamente 4000 a 8000 RPM até aparecer a marcha 2 e fazer o mesmo procedimento para todas as marchas. Em algumas motos pode ser necessário chegar até 10000 RPM.
Quando chegar na última marcha vai parar de piscar. Pronto está configurado.
Video demonstrativo da configuraçao, dá para ver eu enfiando o dedo naquele botão que instalei para facilitar a configuração, ficou bem fácil.
Video do marcador em funcionamento.
É isso aí, espero ter contribuído para melhorar nosso conhecimento.
Se alguém do DF querer instalar eu posso ajudar sem problemas mesmo sendo outra moto
Como faço para as fotos ficarem maiores? Envio para o photobucket com boa resolução.
Editado pela última vez por Cleber em 02 Out 2011, 20:13, em um total de 5 vezes.
O consorcio da minha hornet está me matando de ansiedade
Minha ansiedade acabou fui contemplado dia 26/05/2010 uuuuuuuuuuuuup
Re: Tutorial: marcador de marcha na hornet
Qto custou (interrogação)
Troço pra lá de útil e coisa simples pra caramba pras montadoras colocarem de fábrica nas motos, até Yes tem.
Pra mim uma simples luz indicando a ũltima marcha já seria ótimo, mas deve ser mais divertido acelerar na estrada sabendo certinho que marcha está.
Troço pra lá de útil e coisa simples pra caramba pras montadoras colocarem de fábrica nas motos, até Yes tem.
Pra mim uma simples luz indicando a ũltima marcha já seria ótimo, mas deve ser mais divertido acelerar na estrada sabendo certinho que marcha está.

Eu acho falta tbem deste treco aí...
Qto e onde comprou?
Qto e onde comprou?
GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
Também achei muito útil e não entendo porque a honda não inclui nas motos, nesse aí eu paguei R$ 370,00, já vi outra marca por R$250,00 sem o shift light.
as marcas que conheço: datatool, starlane, koso.
Comprei pelo mercado livre.
as marcas que conheço: datatool, starlane, koso.
Comprei pelo mercado livre.
e ele marca certo mesmo as marchas ? já li em outros fóruns que às vezes ele se engana conforme se acelera e sobe marcha sem que seja efetivamente realizada a troca....
Andrei
R1200GORDA
R1200GORDA
Andrei, o que pode acontecer é configurar errado, aí eu acho que pode marcar diferente. O meu está marcando sem erro, se você tem alguma dúvida e querer que eu faço algum teste eu posso fazer, basta pedir como quer, que faço a filmagem e incluo no youtube 
Não precisa filmar não Cleber, a dúvida é a seguinte... se vc acidentalmente colocar em neutro, ao passar de primeira pra segunda... e dar aquela acelerada... veja se o marcador vai marcar passagem de marcha...
Andrei
R1200GORDA
R1200GORDA
Até as Action 100cc da IROS tem, todas minhas motos tivera, motos baratas e de marcas diferentes, nenhuma nunca teve nenhum erro!Kuati escreveu:Qto custou (interrogação)
nas pequenas o que me incomoda é não ver que se está de segunda e ainda baixar pra primeira, a diferença é brutal, trava a roda facil!
Muito interessante, show de tutorial....merece pérolas.....
Andrei fiz o teste e não marca passagem de marcha. De acordo com o tipo de ligação acho difícil isso acontecer porque a instalação e feita no conta giro e no velocimetro, então se acelerar com a moto no neutro e parada não faz diferença, o que pode acontecer que inclusive fiz o teste, se não ligar o fio no neutro quando parar a moto mesmo sem colocar no neutro vai acusar como se estivesse, então, somente quando começar a andar é que vai marcar primeira marcha. Um dos motivos que fez eu escolher este modelo de indicador foi o shift light, e que tem o fio para ligar no neutro então mesmo com a moto parada se engatar a primeira marcha vai indicar, e vi que em alguns marcadores não tem esse fio.
Pode ficar à vontade para fazer qualquer pergunta, espero ter ajudado.
Pode ficar à vontade para fazer qualquer pergunta, espero ter ajudado.
isso ai 'aprende' a relação rpm x velocidade de cada marcha... só funciona se o velocímetro eh digital e com sensor de velocidade no câmbio.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
- Leandro 66
- Motociclista
A bandit tem e no inicio eu achava muito util, hj ja nem olho mais...
Yamaha MT 09
Sério, nem quando está viajando?Leandro 66 escreveu:A bandit tem e no inicio eu achava muito util, hj ja nem olho mais...
Putz, toda hora eu fico tetando engatar uma sétima marcha, seja em que moto for.
[ ]'s

- Leandro 66
- Motociclista
Serio mesmo.Kuati escreveu:Sério, nem quando está viajando?Leandro 66 escreveu:A bandit tem e no inicio eu achava muito util, hj ja nem olho mais...
Putz, toda hora eu fico tetando engatar uma sétima marcha, seja em que moto for.
[ ]'s
Se a minha proxima moto não tiver indicador de marcha, o certo é que eu não gastarei com esse acessório.
Yamaha MT 09
- Fernando PF
- Roda Presa
gostei do tutorial.. eu tinha um GIPro.. era só conectar e pronto.. não cortava nenhum fio e tinha quase metade do tamanho.
- Fernanda-DF
- Mito
- Contato:
Kuati escreveu:Sério, nem quando está viajando?Leandro 66 escreveu:A bandit tem e no inicio eu achava muito util, hj ja nem olho mais...
[ ]'s
juro que já engatei até a nona.
essa coisinha me seria bem útil. apesar de saber direitinho a faixa de giros da quinta marcha.
Cleber, parabéns pelo tutorial.
-oo-
O boss é meu broder.
O boss é meu broder.
- Chedid
- Motoqueiro
- Contato:
Fernanda-DF escreveu:
juro que já engatei até a nona.
Viajar é bom, de moto não tem explicação!
Ex: Tchau 50cc, Twister 250cc, YBR 125cc, Fazer 250cc, Teneré 250, GSX650F.
Agora só com a Biz 125cc da muié...
- Chedid
- Motoqueiro
- Contato:
Compra uma 650F que já vem com marcador de marcha e shift light de fábrica! 
Viajar é bom, de moto não tem explicação!
Comprei um dia desses um modelo GIPro pra VStrom de um amigo, parece que ele compatível com a maioria das Suzukis, é só conectar no plugin em baixo do banco e pronto. Esse modelo não vinha com o shift light, apenas indicador de marcha, foi uns 270,00R$.Fernando PF escreveu:gostei do tutorial.. eu tinha um GIPro.. era só conectar e pronto.. não cortava nenhum fio e tinha quase metade do tamanho.
-
Thiago Gil
- Roda Presa
Somos 2! Claro que acabamos confirmando a marchar pela velocidade e RPM, mas leva mais tempo para fazer a associação do que uma levaria uma simples olhadinha no número no indicador. E sabemos que um segundinho que seja de desvio na atenção pode valer muito. Sinceramente, fico p... da vida quando olho o painel da CBR e comparo com o de outras motos menores. Nessa 2012, finalmente vem.Sério, nem quando está viajando?
[ ]'s
ex-CBR 1000RR Fireblade HRC
XR 200R
GSX-R Hayabusa
XR 200R
GSX-R Hayabusa