Esboço de Roteiro

Grupo de discussão geral sobre motos.
Luiz Almeida
Mito

Esboço de Roteiro

Mensagem por Luiz Almeida »

Florianópolis / Bom Jardim da Serra )Serra do Rio do Rastro).................................................218km
Bom J. da Serra / Laguna...........................................................................................................131km
Laguna / Balneário Camboriú....................................................................................................191km
B. Camboriú /Paranaguá / Curitiba (Via Serra da Graciosa).....................................................326km
Curitiba / Santos.........................................................................................................................403km
Santos / Parati.............................................................................................................................296km
Parati /Aparecida (Via Cunha).......................................................................Aprox 200km ida e volta
Parati / Volta Redonda................................................................................................................172km

Está bom assim? Onde deveria mudar?

Como podem ver, ainda falta Minas Gerais, Brasília, Chapada dos Veadeiros, Palmas e Carolina. Estou aceitando sugestões.

Qual o melhor roteiro para se passar pelas cidades históricas de Minas antes de chegar em BH?

E para a Chapada dos Veadeiros, alguém conhece?

Abraços
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Russo
Mito

Re: Esboço de Roteiro

Mensagem por Russo »

Ae kamerad Lula:

Quem está na chuva é pra se molhar, eheheheh... e não é só ditado não, porque nessa época do ano, fim de dezembro e começo de janeiro, chove prá caraio aqui no sul, eheheh... mas eu faria a seguinte adaptação nesse seu roteiro. Vale à pena, pode acreditar!
Luiz Almeida escreveu:Florianópolis / Bom Jardim da Serra )Serra do Rio do Rastro).................................................218km
Bom J. da Serra / Bento Gonçalves...............................................................................................426km
Bento Gonçalves / Laguna...........................................................................................................471km

Laguna / Balneário Camboriú....................................................................................................191km
B. Camboriú /Paranaguá / Curitiba (Via Serra da Graciosa).....................................................326km
Curitiba / Santos.........................................................................................................................403km
Santos / Parati.............................................................................................................................296km
Parati /Aparecida (Via Cunha).......................................................................Aprox 200km ida e volta
Parati / Volta Redonda................................................................................................................172km
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
jakare
Roda Presa

Mensagem por jakare »

Luiz Almeida escreveu: Parati /Aparecida (Via Cunha).......................................................................Aprox 200km ida e volta

Qual o melhor roteiro para se passar pelas cidades históricas de Minas antes de chegar em BH?

Abraços
Eu fiz o caminho inverso : Tres corações a Penedo. Tem uma estradinha com bastante curvas e muito arborizada... muito gostoso de curtir.

Penso que de Aparecida (depois de benzer a moto), voce deve seguir em direção a Penedo, pela Dutra mesmo. É já no estado do Rio, mas é na divisa com o estado de SP. Lá voce vai poder curtir um pouco de uma colonização alemã e comer todas as coisas que eles produzem. Se quiser sugestão, dê atenção à truta defumada acompanhada de arroz com lascas de amêndoas.....meu velho, nem te falo o gosto que é pra não estragar a surpresa!!!

De la voce vai subir em direção a Itamonte - Pouso Alto - São Lourenço - Caxambú - Cambuquira....e o "circuito das aguas" de minas, havendo variedade de aguas minerais.... muito interessante e saudável.

se voce não conhece, de cambuquira pegue em direção a Tres Corações e siga para São Tomé das Letras..... a paisagem é surreal, cidade que explora a pedra de mesmo nome, ao longe parece que está chegando em uma praia (sua casa!) e perto voce parece que está no velho oeste, com muita pedreira, ruas de pedra e uma vista maravilhosa do vale..... lá os bichos grilos de tempos atras se reunião para ver coisas que só se vê quando está fumado!!! A cidade ainda conserva essas características , mas com os bichos mais domesticados!!! Recomendo um pernoite por la.

Daí é so voltar para a fernão dias e esticar até BH mesmo..... com direito a uma parada no meio do caminho pra comer a Traíra sem Espinhos..... não me lembro do nome do restaurante, ma acho que o "rei da traira sem espinho", de toda sorte, vai ter placas ao longo da estrada que voce ou vai enjoar de ver ou vai ficar com agua na boca para experimentar! Experimente, é a minha dica!

Acho que estando em Aparecida, esse é o melhor trecho que voce pode fazer até BH..... estou muito tempo fora da minha terra, mas acho que os beuzontinos vão te dar algumas dicas melhores....

Por ora, boas curvas!!! ;-)
Luiz Almeida
Mito

Começaram as tentações !

Negrada, eu só tenho 30 dias de férias !

A passada religiosa em Aparecida é pedido dos católicos Marcelo e Katharine. Por mim, ficarei nas redondezas entre Cunha e Parati enquanto eles vão à basílica. Se cresse eu em um deus tomador de conta e apreciador de gratificações, o agradeceria em cada horizonte da estrada.

Quero muito rever o litoral da Rio/Santos. Conheci aquilo antes do asfalto, além da namorada não conhecer. Depois de Angra dos Reis só verei o mar quando voltar à Fortaleza.

Devo entrar em MInas a partir de Volta Redonda/Barra do Piraí. Ou seja, estarei a caminho de Tiradentes e outras cidades da região.

Russo, já estive em Bento Gonçalves - cidade grande... É um "bico" de mais de 800km !

Queria ver se os mineiros indicam cidades interessantes fora do padrão do turista engaiolado. Tiradentes, Congonhas e Ouro Preto?

INté
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
AL
Roda Presa

Mensagem por AL »

São Lourenço, com certeza, está no seu roteiro e, se conseguir, Poços de Caldas. Vale a pena.
Suzuki Boulevard M800 - Jolie
http://www.boulevardonline.net
Luiz Almeida
Mito

São Lourenço é bom assim?

Porque vejam onde estou:

Volta redonda / Tiradentes...........172km
Tiradentes / Ouro Preto................162km
Ouro Preto / Belo Horizonte...........100km

Daí Brasília e Chapada dos Veadeiros. Ou seja, para ir por São Lourenço teria que fazer um "bico".

Notem que por enquanto as garupas estão privilegiadas com pouca quilometragem por dia. Queremos viajar, curtir e conhecer. Nada de correria nem grantes esticadas num dia. Entre um ponto e outro faremos muitas paradas e conheceremos muito lugares. Não faremos Iron Butt.

Valeu !
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

AL
Roda Presa

Mensagem por AL »

Biquinho, né Luiz... :-D São Lourenço é uma das extremidades do circuito das águas. É um excelente lugar e quando não está tendo o Merdacycle lá, a cidade é ótima. Tem experimentações de água sulfurosa na praça, restaurantes ótimos, a cidade em si é bonita.

Mas dessas todas aí a melhor é Poços de Caldas mesmo. Mas aí é bicão, não é mais biquinho... :-D
Suzuki Boulevard M800 - Jolie
http://www.boulevardonline.net
lchicralla
Dinossauro

Mensagem por lchicralla »

Como dito pelo 'jacaré', de Aparecida é bem interessante seguir para Penedo/RJ ou Volta Redonda pela Dutra (BR116). São 100km de pista dupla até Penedo ou 150km até Volta Redonda.

Particularmente, Penedo é muuuuuuiiiiittoo mais convidativo que VR. Na verdade, nessa programação que estão fazendo, EU nem passaria por VR.

Por outro lado, de Parati até Mangaratiba - passando por Angra dos Reis - a estrada é linda, visual maravilhoso. São 145km contornando o mar. O problema nessa região é a chuva.

Já em Minas, São João Del Rei também é 'ponto turístico' e São Tomé das Letras está bem comentada pelos 'bichos grilos' (palavras do jacaré) e parece ser um destino interessante. Fica perto de Varginha (aquela cidade do ET).

Vocês já sabem quais as cidades mineiras que gostariam de passar? Além de Ouro Preto e Tiradentes, há um monte de lugar bacana por lá.
CBX750INDY/94 - 02 a 03
CBR1100XX/99 (Tereza) - 04 a 05
INTRUDER LC1500/01 - 05 a 09
BMW R1200GS Adventure/09 (Daniela) - jun/09...
CRF230/08 - jun/10 a out/11
CBX750Indy/94 (Gabriela) - dez/10...
DRZ400/08 – Nov/11..
lchicralla
Dinossauro

Luiz, pense na hipótese Penedo/RJ, São Lourenço/MG, Caxambu/MG, São João Del Rei, Tiradentes, Ouro Preto, BH.

Volta Redonda é só passagem.
CBX750INDY/94 - 02 a 03
DRZ400/08 – Nov/11..
Luiz Almeida
Mito

Quero, como notaram, evitar i Rio de janeiro. Mesmo com muito amigos por lá, a barra está pesada, principalmente para quem está de passagem de motocicleta.

Um tentação que estou vendo no mapa é entrar em Minas partindo de Resende e passando por Visc. de Mauá. Mas tenho que lembrar que vai uma Boulevard e uma Gold Wing....

Bem sei que Vota Redonda não tem muito o que ver. É só uma parada ou referência. Dependendo do dia, esticaremos pra Três Rios.

Prosseguindo no esboço:

BH / Brasília .........................................743km
Brasília / São Jorge (chap Veadeiros).......241km
São Jorge / Palmas.................................641km
Palmas / Carolina...................................547km
Carolina / Teresina.................................720km
Teresina / Fortaleza................................622km

Total........................6032km em roteiro. Devo esperar mais cerca de 500km de passeios.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

jakare
Roda Presa

Mensagem por jakare »

[quote="Luiz Almeida"]
Um tentação que estou vendo no mapa é entrar em Minas partindo de Resende e passando por Visc. de Mauá. Mas tenho que lembrar que vai uma Boulevard e uma Gold Wing....

visconde da Mauá é bom pra perder amigo de Gold Wing...

Meu velho.....coloca o mapa na mesa pra ver....

De Penedo para Visconde é muito mais perto que de Resende.... o probrema é que a estrada é de chão, com muitas curvas e em alguns lugares tem umas baixadas..... Excelente passeio para sua 660 mas uma perdição (principalmente de peças) para quem vai de moto baixa e, neste caso, pesada... :no: não aconselho, salvo se voce descartar o amigo!!!

visconde é muito legal, tem bastante pousadas e uns restaurantes cheios de mequetrefe...... pra gente fina e bicho grilo, e outros viajantes de moto......
não me lembro exatamente onde fica, mas tem um lugar lá que fabrica a cachaça que voce compra e tem direito a degustação.....
continuo insistindo no caminho Penedo-são lourenço-caxambu-cambuquira..... penso que vai ser gostoso de curtir a viagem e em meio dia, se não for passeando, chega-se à Fernão Dias.... seu destino até Beuzonti.

sobre ouro preto, a estrada é outra, ou então voce vai até BH e volta.....acho melhor esquecer , caso não tenha tempo.
Para Tiradentes, que é uma Ouro Preto mais chinfrim, estando na Fernão, pegue para Lavras e de lá é caminho direto até São joão Del Rey e Tiradentes!!

Abraços, e boas dúvidas :lol:
Luiz Almeida
Mito

jakare escreveu:...continuo insistindo no caminho Penedo-São Lourenço-Caxambu-Cambuquira..... penso que vai ser gostoso de curtir a viagem e em meio dia, se não for passeando, chega-se à Fernão Dias.... seu destino até Beuzonti.

sobre ouro preto, a estrada é outra, ou então voce vai até BH e volta.....acho melhor esquecer , caso não tenha tempo.
Para Tiradentes, que é uma Ouro Preto mais chinfrim, estando na Fernão, pegue para Lavras e de lá é caminho direto até São joão Del Rey e Tiradentes!!

Abraços, e boas dúvidas :lol:
Valeu Jakaré !

A sugestão está anotada e vou propor aos amigos quando nos reunirmos. Planejar viagem é quase tão bom quanto fazê-la.

Já preparei o roteiro básico. Tudo bem, esta é parte relativamente fácil e consensual. Agora vou trabalhar no mais complicado; com o tempo que ficaremos em cada lugar.

Um a coisa que me preocupa e o fato do Marcelo planejar comprar moto semi-nova e Floripa. Isso poderá atrasar o início da viagem fazendo-nos perder tempo precioso.

Inté
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

lchicralla
Dinossauro

Luiz Almeida escreveu:
Um a coisa que me preocupa e o fato do Marcelo planejar comprar moto semi-nova em Floripa.
...
Essa parte que não entendi direito :? .

O camarada vai sair do Ceará para comprar moto usada em Santa Catarina e sair viajando sem nem conhecer a moto???

Adimiro pessoas corajosas...
CBX750INDY/94 - 02 a 03
DRZ400/08 – Nov/11..
Luciano_SR
Novato

Mensagem por Luciano_SR »

Quando voce vai Luiz?

Tenho umas dicas boas pro interior de minas... vc ta indo de XT né?

Depois conversamos mais!
Luiz Almeida
Mito

lchicralla escreveu: O camarada vai sair do Ceará para comprar moto usada em Santa Catarina e sair viajando sem nem conhecer a moto???

Adimiro pessoas corajosas...
Ichi, temos pessoas de confiança para avaliar a moto que o Marcelão quer comprar. É um risco sim, mas será bastante minimizado.

Luciano, a idéia é pegar aviçao no dia 26 de dezembro.

Abração
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

lchicralla
Dinossauro

Luiz, essa programação é para dezembro/08 e janeiro/09, certo?

Não deixe morrer o convite para novos participantes. Como já disse, o trecho entre Santos e BH me interessa.

Abraço.
CBX750INDY/94 - 02 a 03
DRZ400/08 – Nov/11..
Luiz Almeida
Mito

Isso mesmo Ichi ! Saimos de Fortaleza dia 26/12.

O convite está feito e mantido !

Quando chegar mais perto voltarei a falar no assunto.

Abração
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

Mau/Santos
Mito

Mensagem por Mau/Santos »

Luiz

Subi e desci a Serra Cunha - Parati em novembro último.....eu estava de carro (um corolla) e subi razoavelmente bem....mas, modéstia à parte, se o motorista for cabaço, podem surgir encrencas........
Tbém estive uns 2 anos atrás na Chapada dos Veadeiros. Adorei!!
Muita coisa bacana pra fazer!
Mas tem de ficar em Sao Jorge.....esquece de Alto paraiso.
Só uma coisa tá me preocupando.......com que moto vc vai? Se for de Shadow, fica complicado tanto a serra de Cunha qto a Chapada dos Veadeiros e mesmo a alguns recantos de Paraty, como o centro histórico e Paraty-Mirim......eu sei pq tenho uma Shadow! hehehehehe!
Outra coisa...Cunha só vale ou pela serra e a vista q ela proporciona (deve proporcionar...qdo fui tava uma neblina de cortar com faca...) ou se for pra passagem....é uma cidade cuidadinha, mas não tem nada q valha a pena a viagem (pelo menos o desinformado aqui não viu nada!).
Na Chapada o legal são as trilhas "oficiais" dentro do parque (fiz 2....foi a única viagem em q perdi peso em toda a minha vida!) e as inpumeras cachoeiras q existem por lá! Outra coisa extremamente legal é ir a noitinha numa das 2 fontes de águas térmicas (na verdade, elas apenas NÃO são tão geladas qto todo o resto!!) q existem perto da vila de São Jorge....vila esta onde, diga-se de passagem, sabendo garimpar come-se muito bem!
Bom...chega...desculpa ter me estendido tanto...
Abração!
Since 03/03/2006
Luiz Almeida
Mito

mau/santos escreveu:Só uma coisa tá me preocupando.......com que moto vc vai? Se for de Shadow, fica complicado tanto a serra de Cunha qto a Chapada dos Veadeiros e mesmo a alguns recantos de Paraty, como o centro histórico e Paraty-Mirim......eu sei pq tenho uma Shadow! hehehehehe!

Bom...chega...desculpa ter me estendido tanto...
Abração!
Pô Mau ! Que negócio de desculpa é esse? Fico muitíssimo grato pelas dicas. Quem sabe a gente não toma umas cervas quando eu passar por Santos?

Vou na XT660 !

Abração
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

Bira

Mensagem por Bira »

Luiz, indo uma Boulevard e uma GW, PODE ESQUECER a Chapada dos Veadeiros. Até de trail tá foda.
Responder