Motos traiçoeiras - quais?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Optimus Leo
Mito

Re: Motos traiçoeiras - quais?

Mensagem por Optimus Leo »

Eu ainda nao entendo tanto "misticismo" nessa porra de "tem que saber tocar 2T, e traicoeira". Nunca corri (ou toquei forte) uma 2T de VERDADE (nao tralhas).

Mais acho que e comparavel como nego que nunca pilotou carro RWD e fica falando "RWD tem que saber pilotar, e muito complicado, e derrapada e perda de controle na certa". Eu aprendi a dirigir com RWD, e acho que a grande maioria do que o pessoal fala e exageracao. Vontade de "glorificar" o passado.

Eu acho que tudo e mais pela inutilidade de quem esteja pilotando uma maquina, do que o projeto do veiculo em si.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Robson

Mensagem por Robson »

Optimus Leo escreveu:Eu ainda nao entendo tanto "misticismo" nessa porra de "tem que saber tocar 2T, e traicoeira". Nunca corri (ou toquei forte) uma 2T de VERDADE (nao tralhas).
Não é misticismo.

É diferente mesmo. Principalmente por causa da distribuição de torque.

Mas é só se acostumar um pouco, o problema são sempre os cabaços que se empolgam a partir do 5000 rpm....
Optimus Leo
Mito

Que seria entao? Pilotar um carro com um turbo gigantesco e lag ate o dia de amanha?

Novamente, o problema nao e o veiculo, e sim os cabacos que pilotam (ou acham que podem) ele
Robson

Mensagem por Robson »

OL, desculpa, mas arruma uma aprilia 250 pra vc pilotar aí e ver por si mesmo.

É diferente cara...... se pegar a RD350, que eu conheço bem, a curva de torque dela é escrota, vem mansinha até os 5500 rpm, e de repente despeja tudo de uma vez.... a sensação é q a moto dá um pulo pra frente.... isso na mão de quem é acostumado com a linearidade de uma 4T de potencia semelhante, como uma CB500 ou GS500, é um perigo.

Outro lance é a frenagem.... se ficar com medinho de apertar o freio, vai passar reto nas curvas... nego acostumado com freio motor das 4T dança mesmo.....
Optimus Leo
Mito

Acho isso exageracao, de maneira similar as minhas analogias automotrices.

Digo eu, ja que tenho experiencia nas 4 rodas e tenho visto o mesmo "tom" do pessoal falar de RWD e turbo como do pessoal falar de 2T. Falam como se voce fosse morrer la a nao ser que seja piloto.
Robson

Mensagem por Robson »

Então tá, não vou ficar batendo na tecla.

A respeito das motos traiçoeiras, a RD350 é pinto perto de umas outras por aí.

Como a ZX10 de uns 2 ou 3 anos atrás..... diziam que a moto era "0" ou "1", meio ogra e imprevisível....
numero_41
Motociclista

Mensagem por numero_41 »

Taí um negócio que eu queria ver, alguém comentando sobre se a Aprilia Rs 250 tem freio motor forte... O que já ouvi falar sobre é que a ausência de freio motor das 2t se dá mais pela baixa compressão dos modelos do que por característica do motor, em si; essas Rs 259 têm taxa de compressão acima de 10, se não me engano, seriam ótimas pra tirar a dúvida.
Robson

Mensagem por Robson »

41, pesquise mais um pouco sobre freio motor, acho q vc esta confundindo conceitos...
marcobarreto
Novato

Mensagem por marcobarreto »

Difícil conceituar moto traiçoeira, acho que quando se projeta uma moto existe uma finalidade para a dita. Se a utilização é diferente da finalidade pode haver surpresas!...?
Vi neste tópico muitos exemplos, como RD-350, Aprília 250, etc. foram motos originalmente projetadas para pista, mas os consumidores forçaram as fábricas a fazer algumas adaptações e vender uma versão para a rua. Ora, fabricante quer vender moto, o que você vai fazer com ela pouco importa...

Eles não se preocupam muito em alertar: é bom que se tenha muito cuidado até ter experiência suficiente para usufruir do que a moto oferece. Apesar de que nos manuais, sem excessão, sempre alertam para os perigos na pilotagem.

É a boa e velha escalada, começar com uma moto pequena e ir crescendo com o tempo e a experiência, achar que a grana define se você deve começar em uma 125cc ou em uma 750cc é engano, porque acham que na Europa as habilitações ainda são divididas em categorias de cilindrada e não se pode "atropelar"?

É muito fácil dizer que uma RD tem 205 de final, mas andar a 205 ou acima, não é para um piloto inexperiente, toda curva vira esquina, correto? Parar uma bichinha destas acima de 200/h, mesmo que tivesse ABS, freio motor, etc. não é a mesma coisa que parar uma Titã a 60/h no trânsito, tudo passa muito depressa.

Já tive algumas das ditas traiçoeiras e só levei ao limite quando senti que haveria condições pra lá de ideais pra isso, mesmo assim ainda fica um bichinho no ouvido dizendo, e se aparece um cachorro ou fura um pneu dianteiro?

Um dos piores acidentes que sofrí foi em uma XT-660R, mesmo com todo freio motor que todos sabem que tem, a menos de 80/h em uma reta, às 11h da manhã com um céu sem nenhuma nuvem. Se estivesse no limite da moto não estaria aqui contando.

Não quero de forma alguma que me considerem "a voz da experiência" ou pior, "um mané palpiteiro", só quero ficar velhinho aqui no fórum na companhia de todos!
Não exagerem na pílotagem. :jmi:
Imagem
Pense grande e rápido!!!
ImagemG650GS
Responder