RAlves - DT180Z 95 agora Rat

Grupo de discussão geral sobre motos.
rjsdex
Motoqueiro

Re: DT180 95 - Cilindro, será?

Mensagem por rjsdex »

Tio Frei escreveu:tá bem riscadinho esse cilindro....
Mesmo sendo leigo no assunto da pra notar bem os risquinhos.... Nao seria o caso de retifica?
Honda CBX 250 Twister 2008 (2008/2012) - 46K
Kawasaki Ninja 250 2011 - (2012/2015) - 27K
Honda NC 700 ABS 2013 - (2015/2016) RIP - 20K
Honda NC 750 ABS 2015 - (2016/2017) - 18K
Honda PCX 150 2015 - Atual meio de transporte....
KleberGT
Motoqueiro

Re: DT180 95 - Cilindro, será?

Mensagem por KleberGT »

RAlves escreveu:Need more self control... fuck.

Desmontei o cilindro,

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A anta aqui acabou demontando a frente toda da moto e nao tirei a tampa da embreagem pra ver o que esta errado la.

amanha faco isso.

Imagem

Vou ter que tirar a balanca tbm rpa trocar as buchas, e mandar as duas rodas pra alinhar (raios soltos), entao vo aproveitar tirar o motor e caixa de ar e mandar pintar o quadro com eletrostatica. Pelo menos ele fica definitivo.
O que dá para ver legal é que os anèis não seguravam a compressão há muito tempo.

Viu como estava carbonizado muito após os anéis?

O cilindro tem riscos sim, mas, cuidado, somente a retífica é que vai te dizer se vai pegar 1mm.
Outra coisa, não caia na tal de reencamisar o cilindro, nunca fica bom.

O que pode fazer, isto fica bem legal é dar um banho de Nikasil no cilindro na Motorey em BH.
Algumas vezes fica até na medida STD de novo e perfeito.
Ou comprar um cilindro novo ou um usado com medidas menores.

Na balança, voce tem certeza que quer tocar nisto agora?
Pelo estado das coisas, periga o eixo não sair por causa da ferrugem.
Não estou azarando, mas, DT é foda nisto.
Aí, nem perca o tempo dando porrada, muita porrada.
Se não sair com umas porradinhas, pegue uma serra de aço e serre o eixo dos dois lados da balança, mas, com cuidado para não serrar a balança ou o quadro.
Aí compra um eixo novo e coloca buchas, tudo zerado e de vez em quando retire o eixo e passe uma graxa nele.

Vou te dizzer uma coisa legal, não vai desmontando tudo não, vai ficar mais dificil de fazer as coisas, voce vai acrescentar problemas ao invés de diminuir.
Aí, no fim, desanima.
Primeiro refaz o motor e depois com ele pronto, parte para o resto e no fim pense em pintura do quadro.
Parece meio errado, mas, vai por mim, experiência própria e de amigos, se desmontar tudo, vai ficar mais complicado de fazer, é como se voce só visse um monte de peças e um monte de problemas.
Desanima na hora, dá um arrependimento de tudo e o prazer vai embora.

Pensa nisto, já ví que voce é um cara que sabe o que quer.

Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
williampk3d
Roda Presa

Re: DT180 - Inveja da saharna, sera?

Mensagem por williampk3d »

isso é o que muita gente faz qnd vai pro premix, esquece de esvaziar a cuba , bota premix e vai dar uns foguetes, e tranca o motor antes mesmo da gasosa com oleo descer....
sirangelo
Motociclista

Mensagem por sirangelo »

Fiz isso que o Kleber falou pra não fazer. Comprei uma agrale de trilha e desmontei quase toda. Motor e caixa zerados, banco novo,

amortecedor traseiro de XL 350. Hoje tenho uma porção de peças de agrale num galpão. Nunca andei na moto.

Abraço!!!
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Kleber, isso q vc falou eu fiz com a NX150... hehe.

No caso eu ja tenho as pecas todas da suspensao dianteira e ja tenho o conjunto de buchas pra susp traseira, no caso e desmontar e trocar... aproveitando pra dar um trato na pintura.

Mas claro que antes de partir pra beleza vou mexer na mecanica... vou tirar a tampa da embreagem agora ver o que esta errado la.

Minha DT vai demorar, mas vai ficar bao...

PS.: o quintal ta cheio de bolinhas da caixa de direcao... huaha.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
Bira

Mensagem por Bira »

por quê inveja da saharna?

:lol:
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Bom, desmontei o resto da motoca...
Menos a balanca... o eixo nao sai nem ferrando... no fds devo levar na casa de um amigo e tiro na prensa.

O motor deixei na bancada... agora vamos por partes, vou achar uma retifica e levar o cilindro rpa ver se um passe so resolve. Se nao vou apelar pra pistao 1,25.

a biela e original yamaha.. isso me deixou feliz.

Desmontei a tampa da embreagem e nao achei nada de errado que tenha causado o trinco na tampa... mas a moto esta sem as engrenagens do contagiros, entao provavelmente foi ele que deu problema (algum eixo ficou pegando na carcaca e desgastou, ate trincar)

Nao vou esquentar com isso pq nao vejo problema.

Vou mexer so no cilindro mesmo.

Amanha vou arrumar tudo e comeco a postar fotos decentes.

Ae bira, tua moto ta ficando show... so que a minha nao vai ser original.

SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

RAlves, o brunimento só vai aumentar a folga, melhor retificar mesmo.
B-King Of The Urban Jungle
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Speed, cada passe de 0,25 entendeu.

Um passe de retifica... rs.

SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

RAlves escreveu:Speed, cada passe de 0,25 entendeu.

Um passe de retifica... rs.
Li de novo!
Eu tinha entendido tdo errado, ukaukaukaukauk
Pensei que vc tinha dito que iria dar um passe e que NÃO iria usar um pistão maior.
Agora que li de novo eu entendi, vc vai ver se UM PASSE só resolve, assim usaria pistão 1mm (me parece que ta com 0,75mm).

Bom, pelos riscos ja te adianto que um passe só ja resolve, são riscos "superficiais".

abç
B-King Of The Urban Jungle
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

RAlves escreveu:Bom, desmontei o resto da motoca...
Menos a balanca... o eixo nao sai nem ferrando... no fds devo levar na casa de um amigo e tiro na prensa..
Eu cantei a pedra do eixo da balança, voce não viu?

O problema da prensa é que se não for feito corretamente, voce corre o risco de empenar quadro e balança.

Vai por mim, DT sou mais eu, já te disse, tenho anos de DT 180.

Nem foi ver as mihas fotos na seção de trilhas no RJ lá na seçaõ de trilhas e off road.

Pega uma serra daquelas de aço rápido e usa com aqueles cabos onde a gente prende a serra com uma borboleta, tem da tramontina, tem de um monte marcas, vende em qualquer casa de material de construção.
Utilize uma serra de boa qualidade e tenha uma ou duas para trocar, vai dar um trabalhinho, mas, funciona e é sem risco.
Voce deve serra entre o quadro e a capinha da pinta da balança onde corre o eixo, bem na junção.
Começa pelo lado onde voce tirou a porca e depois vai para o outro lado, pois, vai ter já uma folga para isto.
Depois que cortar, sai o eixo cortado de dentro da bucha com a bucha de aço que é onde ele emperra.
Pior que DT tem a Falcon, o eixo para tirar é uma merda, principalmente que atravessa o motor dela, o que não é o caso da DT180.

Só para voce ter uma idéia, houve um caso onde cortaram a balança no maçarico, para ver o tamanho da bobagem que fizeram por não conseguir tirar nem na prensa.

Vai na serra, não é demorado e funciona.

Um abraço,
Kleber

PS: Nunca que um eixo ou engrenagem de contagiros iria quebrar ou rachar a tampa da embreagem. Tenha certeza disto.
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

The Highlander.
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

kleber,

n falei aqui mas fiz exatamente o q tu falou... tirei cortando.

Comprei um eixo novo completo e ja pedi pra um amigo torneiro mecanico usinarbuchas de aco para usaar rolamentos de agulha.

To querendo colocar uma graxeira tbm.

KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

RAlves escreveu:kleber,

n falei aqui mas fiz exatamente o q tu falou... tirei cortando.

Comprei um eixo novo completo e ja pedi pra um amigo torneiro mecanico usinarbuchas de aco para usaar rolamentos de agulha.

To querendo colocar uma graxeira tbm.
Posso te sugerir uma coisa?

Coloca as buchas de bronze como são as originais, funciona direitinho e ela são macias.
O segredo é de vez em quando dar uma tirada no eixo até quase o fim e com a mão passar uma graxa nautica, só isto.
A graxeira não vai dar certo, pois, não há o furo para a graxa chegar a partes do eixo por dentro daquela bucha de aço que corre por dentro das buchas de bronza.

isto o que voce está pensando, eu já pensei e cheguei a tentar desennhar para fazer num torneiro e ví que a relação custo benefício é pouca.

A Balança da DT não é tão forte assim para rolamentos (seriam muitos finos) e mesmo assim, voce se veria necessitado de engraxar tudo na mão de novo.

Vai por mim, na DT, o feijão com arroz funciona direito, é só fazer a manutenção que a galera não.
Corri muitos anos de DT, imagina quantas vezes eu desmontei tal eixo?

Era Motocross, Enduro, lama, etc, depois que mudei a forma de fazer manutenção, deixei de ter problemas com o eixo.
Tava sempre soltando fácil e nunca emperrava.

Tem pistão original no Mercado Livre (sucatayma ou casa da yamaha antiga) ambos são do Rio Grande do Sul.
Já comprei com os dois.

Já foi olhar as fotos no tópico off road Rio de Janeiro?

Um abraço,
Kleber

The Highlander.
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

Como ficou a trapizonga?

Desde o dia 25 de agosto que não se tem notícias.

E aí, tô curioso.

Um abraço,
Kleber

The Highlander.
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Crebi,

To montando ainda... n ta pronta.
pleto
Resolvi nao mexer (muito) com estetica agora, estou so colocando alguns equipos e trocando algumas coisas que estavam ruins.

Agora e a vez da eletrica, vou dar uma geral no chicote e trocar o porta fusiveis.

Tbm tem uma surpresinha pra ela... sistema dianteiro de freio da falcon, completo, mais pra frente vou adaptar freio a disco na traseira dela tbm pra ficar top.

Vai ser branca com azul, meio a contra gosto (queria vermelha rs, mas acabei comprando as coisas azuis meio no impulso)

Imagem

To pensando agora em qual farol melhorzinho pra colocar... qquer um de 35w desde que ilumine mais que a vela original.

Caramba q lugar feio n tinha um pior pra tirar foto da dt... pelo menos num e minha casa rs.

Imagem

Inox faz a diferenca :bnnd:

KleberGT
Motoqueiro

Re: DT180 - Ta indo... devagar mas ta... rs.

Mensagem por KleberGT »

Estou vendo que montou o motor, mas, como foi?

Cadê as fotos?

Quais as soluções e quais peças encontrou?

Pulaste uma etapa?

Um abraço,
Kleber

PS: Freio de Falcon? O que voce está procurando seria uma pinça de duplo pistão? Existe uma que vendem para XR200 que tem como adaptar na DT180, dá um trabalhinho para acertar no lugar, tem que centralizar a peça que prende a pinça no garfo, fazer um outro furo, limar com cuidado para ajustar tudo, mas, dá certo, já fiz isto e a DT era para trilha, ficou com um freio excelente como nunca foi.

Sobre freio a disco traseiro, para andar na rua, é bobagem, fica mais só pela estética nada mais.

The Highlander.
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

KleberGT escreveu:Estou vendo que montou o motor, mas, como foi?

Cadê as fotos?

Quais as soluções e quais peças encontrou?

Pulaste uma etapa?

Um abraço,
Kleber

PS: Freio de Falcon? O que voce está procurando seria uma pinça de duplo pistão? Existe uma que vendem para XR200 que tem como adaptar na DT180, dá um trabalhinho para acertar no lugar, tem que centralizar a peça que prende a pinça no garfo, fazer um outro furo, limar com cuidado para ajustar tudo, mas, dá certo, já fiz isto e a DT era para trilha, ficou com um freio excelente como nunca foi.

Sobre freio a disco traseiro, para andar na rua, é bobagem, fica mais só pela estética nada mais.

Fala kleber,

Entao, a montagem do motor, como foi so a parte superior, nao tem segredo, entao nao tirei fotos pra nao encher a maq fotografica de oleo rs.

O cilindro ficou novinho, agora 1mm. Pistao metal leve com aneis cofap.

Custo: pistao completo - 90R$, retifica do cilindro R$30, jogo de juntas R$12 (so usei a do cilindro e do cabecote e a vedacao do escapamento, as outras eu guardei).

Eu ia trocar as porcas originais mas acabei nao fazendo... eu nao sei, nao to achando que vou ficar mto tempo sem mexer nisso... rs.

preciso agora terminar o escapamento (falta uma bracadeira), o carburador eu dei uma geralzinha com ele fora.

Toi lembrando agora

A agulha esta regulada no 4 risco de baixo pra cima (total de cinco), sera que esta ideal? agora n uso mais autolub entao nao sei se altera em algo.

Desmontei as bengalas para trocar os dois retentores, mas nao consegui soltar as pecas internas do tubo, todo mexanico que perguntei disse que tinha que sair por cima, mas na bengala parece que essa tampa e soldada ou sei la... nao parece sair. e esta com ferrugem... entao remontei com os retentores novos e coloquei oleo por baixo com uma seringa (280ml de oleo atf, correto?)

o que ta mais segurando a montagem dela e que eu preciso mandar alinhar as duas rodas, tao cheias de raios soltos, por isso a moto estava balancando mto na estrada.

O freio que falei, eu ja tinha um cilindro mestre de falcon 0km aqui em casa, agora peguei o flexivel e a pinca, vou falar com um amigo pra fazer o suporte pra mim na fresa...

O freio a disco traseiro e mais pra estetica mesmo rs.

E issae essa semana deve andar mais um pouco o projeto.

KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

RAlves escreveu:Fala kleber,
Entao, a montagem do motor, como foi so a parte superior, nao tem segredo, entao nao tirei fotos pra nao encher a maq fotografica de oleo rs.
O cilindro ficou novinho, agora 1mm. Pistao metal leve com aneis cofap.
Custo: pistao completo - 90R$, retifica do cilindro R$30, jogo de juntas R$12 (so usei a do cilindro e do cabecote e a vedacao do escapamento, as outras eu guardei).
Eu ia trocar as porcas originais mas acabei nao fazendo... eu nao sei, nao to achando que vou ficar mto tempo sem mexer nisso... rs.
preciso agora terminar o escapamento (falta uma bracadeira), o carburador eu dei uma geralzinha com ele fora.
Toi lembrando agora
A agulha esta regulada no 4 risco de baixo pra cima (total de cinco), sera que esta ideal? agora n uso mais autolub entao nao sei se altera em algo.
Desmontei as bengalas para trocar os dois retentores, mas nao consegui soltar as pecas internas do tubo, todo mexanico que perguntei disse que tinha que sair por cima, mas na bengala parece que essa tampa e soldada ou sei la... nao parece sair. e esta com ferrugem... entao remontei com os retentores novos e coloquei oleo por baixo com uma seringa (280ml de oleo atf, correto?)
o que ta mais segurando a montagem dela e que eu preciso mandar alinhar as duas rodas, tao cheias de raios soltos, por isso a moto estava balancando mto na estrada.
O freio que falei, eu ja tinha um cilindro mestre de falcon 0km aqui em casa, agora peguei o flexivel e a pinca, vou falar com um amigo pra fazer o suporte pra mim na fresa...
O freio a disco traseiro e mais pra estetica mesmo rs.
E issae essa semana deve andar mais um pouco o projeto.
Voce montou o cilindro exatamente como estava ou deu algum polimento em algum lugar?

Se não, quais são os gicleurs que estão nela?

Voce pode usar um 180 de alta e um 30 de baixa, mantendo a agulha na posição do meio.
Isto serve para gasolina comum, podium ou o que encontrar.

Agora vou te falra, não caia na coisa de kits de reparo de carburador, isto não existe para DT!

Eu sei que tem no mercado, mas, eu estou te dizendo NÂO EXISTE!!!!!

Tenha os gicleurs comprados em concessionárias e pelo preço que forem ou então compre o da Keyster comprada no Motosantigas, com.br com o Victor de Curitiba.

Qualquer coisa diferente disto, voce vai se enrolar para acertar a carburação.

Voice lembrou em colocar as palhetas do Torque induction de fibra de vidro?
Existem Boyesen importadas e existem nacionais do palheta veloz, a segunda opção pode ser válida, não sei o preço, mas, eram baratas, ou pegar de Agrale e cortar um pedaço para ficar no mesmo tamanho.
Acredite, dá diferença na média e na baixa que fica melhor, mas, na alta é que melhora bem.
Se estiver com a carburação certa, é só felicidade.

Outra coisa, já viu um cano da Wacs para ela?
É o único que prersta, o cara saber fazer bem desde a época, foi um dos primeiros.
Pode ser usado com a ponteira original por causa do barulho, mas, com a ponteira deles, parece até uma especial.

Vamos lá, quero ver a DT apitando.

Um abraço,
Kleber

PS: POrque abandonou o autolube? Para a rua é bem válido.

The Highlander.
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Kleber, o cilindro foi retificado e so...

Nao troquei as palhetas, nao sei se afeta a durabilidade, vou primeiro usar ela 100% original pra pegar confianca, depois vou mexendo... e tao facil que nem esquento.

Com relacao ao escape, tava pensando em colocar curva wacs e ponteira sarachu, vc acha que tudo wacs fica bom? Gostei da estetica do sarachu, mas se o wacs for melhor...

Ps.: To tirando tudo que acho desnecessario mecanica/eletricamente falando. Menos coisa pra dar problema.

Depois quando ela ja estier rodando vou fazer outro chicote eletrico tbm, com menos fios e melhor distribuido...

williampk3d
Roda Presa

Mensagem por williampk3d »

pega a mangueira da bomba de oleo e direciona ela devolta pro reservatorio pra deixar ela trabalhando umida.
Responder