RAlves - DT180Z 95 agora Rat
Re: DT180 95 - Ajuda com Autolub!
RAlves escreveu:Buenas,
desculpem a demora, problemas de saude na familia.
Entao... o ima quebrado to querendo colar ele, acho que se tirar vai desbalancear ne.
Esse trinco na tampa da embreagem conversei com um mecanico e ele me recomendou soldar... mas talvez compre uma no ML... td cerca de R$40...
Entao cleber, nao to andando com a motoca, o barulho parece muito com biela, mas vou desmontar o cilindro e ver se nao e a saia do pistao... se for acho que com retifica/pistao aneis novos resovle ne?
Voce carregou o manual de serviço da DT180?
Uma coisa é batida de saia, que parece como se tivesse uma bilha solta, faz muito quando está em marcha lenta ou em baixa rotação, entretanto, biela faz um barulho diferente, é um batido mais seco.
Quer ter uma idéia de onde vem o barulho?
Liga a moto e deixa funcionando e pega uma chave de fenda e encosta em partes do motor com o ouvido encostado no cabo, faz de conta é um daqueles telefones de criança com corda e duas latas de leite em pó, ou outra latinha.
Voce vai ver exatamente de onde vem o barulho, se for da parte de baixo; é 90% de chance de ser biela.
A biela ao fazer o barulho, dá uma pancada e aí faz o barulho.
Se desmontar a parte de cima, voce vai ter uma folga rodando a biela, ou vai dar algum tipo de atrito ao girar todo o curso dela.
Olha o manual e olha bem as folgas quais são os valores.
Vai com calma, para abrir a parte de baixo do moto, vai precisar de mais ferramentas, e para fechar também, não é fácil para quem nunca fez.
Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.
In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
The Highlander.
Fala Crebi,
Cara eu acho que o problema e pistao mesmo.
soltei o cilindro (ja tinha tirado o cabecote), puxei um pouco pra cima e segurando o pistao, tentei sentir a folga.
Mexendo a biela, nao da pra sentir folga nenhuma (isso e bom ne? hehe), mas segurando so o pistao, ao mexer nele da pra escutar o tec tec, mas nao parece ser da saia, mas sim do rolamento.
Bom, sendo assim, o pistao atual e 0.75... vou ter que pular pra um 1mm... fazer retifica no cilindro e comprar as juntas do cilindro e cabecote, certo?
Percebi que ta fazendo um pouco do barulho que estava escutando esta vindo da embreagem, ta vazando oleo (nao estava antes) e deve ter vazado na estrada... ai o barulhao da parte de baixo.
Preciso de alguma ferramenta mais especifica fora o encolhedor de aneis e alicate para tirar anel trava?
Ah, na biela, ela esta com um pouco de folga na direcao do eixo (lateral), ela consegue se inclinar.
soltei o cilindro (ja tinha tirado o cabecote), puxei um pouco pra cima e segurando o pistao, tentei sentir a folga.
Mexendo a biela, nao da pra sentir folga nenhuma (isso e bom ne? hehe), mas segurando so o pistao, ao mexer nele da pra escutar o tec tec, mas nao parece ser da saia, mas sim do rolamento.
Bom, sendo assim, o pistao atual e 0.75... vou ter que pular pra um 1mm... fazer retifica no cilindro e comprar as juntas do cilindro e cabecote, certo?
Percebi que ta fazendo um pouco do barulho que estava escutando esta vindo da embreagem, ta vazando oleo (nao estava antes) e deve ter vazado na estrada... ai o barulhao da parte de baixo.
Preciso de alguma ferramenta mais especifica fora o encolhedor de aneis e alicate para tirar anel trava?
Ah, na biela, ela esta com um pouco de folga na direcao do eixo (lateral), ela consegue se inclinar.
Primeiro:Voce já estudou o manual de serviço da DT180?RAlves escreveu:Fala Crebi,
Segundo: Já examinou as coisas com o manual na sua mão e a moto ao lado e um paquimetro digital na mão?
Terceiro: Voce tem o manual de peças da DT 180 a mão? Já imprimiu a parte onde tem o que voce vai mexer?
Se as tres perguntas forem sim, OK, voce pode começar a pensar nas ferramentas que vai precisar.
Se todas ou uma das respostas for não, tenha paciência, ainda tem que estudar mais um pouco até a resposta for sim nas 3 perguntas.
Então cou começar a responder algumas das tuas perguntas;
O pistão só faz barulho com o motor funcionando, na mão não faz barulho.
Na embreagem em algumas DTs fazem barulho, a campana costuma vibrar e até soltar ou afrouxar a engrenagem que pega na engrenagem primária. Se for tal barulho o que voce ouve, ele é normal.
A biela não pode ter folga ao girar normalmente em todo o curso, entretanto há uma folga lateral, ela dá uma pequena oscilada lateralmente, é previsto no manual e tem limites desta folga. Há como verificar, mas, se ela for excessiva, haverá a outra folga também.
Então sumponhamos que o problema seja o pistão:
Voce vai precisar comprar junta do cabeçote, do cilindro e 2 iguais do toque induction(já expliquei antes porque), aproveite e coloque uma nova do escapamento.
Sobre o pistão: 0.75 é uma medida prevista, tem até uma a mais, 1mm, mas, tem certeza que necessita da retífica, ou o pistão é de qualidade ruim e está gasto? Ou é caso de anel gasto também?
Isto no olho tem como ser verificado, mas, não tenho como te ensinar isto, só ao vivo para te mostrar.
Ou voce pode levar numa retífica de confiança e com o manual de serviço verificar as medidas da camisa e do pistão se conferem com a necessidade.
A camisa está arranhada ou tem riscos surgindo?
As vezes é coisa de colocar um pistão e anel novo.
Só quem tem experiencia para te mostrar.
Se for trocar o pistão ou não, troca o pino do pistão e o rolete superior da biela.
Coloque original Yamaha e não do paralelo, vou repetir, coloque o original apenas.
É o que de melhor existe, os do paralelo eu já tive problemas desagradáveis. É pouca economia para o estrago que fazem.
Sobre necessitar de ferramenta para montar o cilindro? Eu nunca tive. Nunca precisei.
Tenha em mente sempre, se está ruim de entrar e voce tá querendo dar uma porrada para ver se encaixa, então é por que está montando errado. Nada alí entra na porrada, é questão de jeito.
O alicate de anéis pode ser uma boa pedida para voce, mas, eu não o uso.
Lembre que os aneis tem posição de encaixe e o cilindro só desce se fechar o anel na posição certa, sendo que não pode ficar rotacionando o cilindro para lá ou para cá, pois periga o anel abrir dentro de uma transferência na hora que voce estiver encaixando fora do lugar.
É simples para quem já fez ou viu alguem fazer, mas, pelo computador, só vendo se existe no You Tube algo assim pra ver.
Deve existir, tem de tudo lá.
Outra coisa, o tal vazamento da embreagem deve ser um parafuso frouxo ou junta que estragou, nada que deva ficar preocupado, afinal, parafusos devem ser verificados de vez em quando, eles afrouxam.
Volto a dizer, pena ser longe, eu te mostrava como fazer.
Me lembrei também de outra coisa: Existem muitas marcas de pistões do paralelo hoje, mas, se encontrar um pistão original Yamaha, pegue e fuja de Metal leve, Rocatti, Suloy ou coisa parecida.
A Rocatti melhorou muito, mas, ainda não me sinto corajoso para usar algo deles.
Me diga aí, as perguntas tem respostas sim?
Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.
The Highlander.
The Highlander.
Os manuais eu ja decorei... rs.
So nao sai medindo com paquimetro...
a ferramenta para comprimir aneis eu achei que era necessario, pelo menos em 4t pra mim sempre foi.
A camisa parece bem uniforme e lisa, amanha vou desmontar denovo e tiro uma foto.
tenho a impressao de que o barulho e mesmo o da saia do pistao... vou refazer o que fiz hoje amanha... e confirmar. Se nao precisa da ferramenta pra comprimir os aneis entao amanha eu tiro o cilindro fora e verifico melhor ele.
So nao sai medindo com paquimetro...
a ferramenta para comprimir aneis eu achei que era necessario, pelo menos em 4t pra mim sempre foi.
A camisa parece bem uniforme e lisa, amanha vou desmontar denovo e tiro uma foto.
tenho a impressao de que o barulho e mesmo o da saia do pistao... vou refazer o que fiz hoje amanha... e confirmar. Se nao precisa da ferramenta pra comprimir os aneis entao amanha eu tiro o cilindro fora e verifico melhor ele.
- SPEED RACER
- Mito
DT bate saia mesmo, é meio normal, só não bate qdo ta bem nova.
Não precisa de cinta de anéis, basta ficar atento à trava do pistão.
Não precisa de cinta de anéis, basta ficar atento à trava do pistão.
B-King Of The Urban Jungle
Re: DT180 95 - Cilindro, será?
Sou do tempo em q metal leve era bom.
- SPEED RACER
- Mito
Pra DT, RX, RDZ, RD-350 a melhor combinação éra Metal Leve e anéis Cofapallem escreveu:Sou do tempo em q metal leve era bom.
Isso mesmo, velhos tempos.SPEED RACER escreveu:Pra DT, RX, RDZ, RD-350 a melhor combinação éra Metal Leve e anéis Cofapallem escreveu:Sou do tempo em q metal leve era bom.
ERa, era.SPEED RACER escreveu:Pra DT, RX, RDZ, RD-350 a melhor combinação éra Metal Leve e anéis Cofapallem escreveu:Sou do tempo em q metal leve era bom.
Depois que peguei um pistão Metal leve com conicidade invertida, nunca mais usei, só original Yamaha.
Ou Wiseco(muito mais caro).
Um abraço,
Kleber
The Highlander.
The Highlander.
- SPEED RACER
- Mito
Era, dava p ver q o logo da yamaha era apagado no interior do pistão.
- SPEED RACER
- Mito
E nos originais yamaha dava pra ver o logo da metal leve tbmallem escreveu:Era, dava p ver q o logo da yamaha era apagado no interior do pistão.
Editado pela última vez por SPEED RACER em 23 Ago 2011, 15:41, em um total de 1 vez.
Original Yamaha pra RD 350 era ART = Pro X! 
-
Bira
putz, kleber, eu ri da tua assinatura:
"Não desmonte a tua moto para pintar o quadro e balança, periga voce ficar com um Kit Revell 1:1 e sem o tubo de cola e instruções de montagem."

"Não desmonte a tua moto para pintar o quadro e balança, periga voce ficar com um Kit Revell 1:1 e sem o tubo de cola e instruções de montagem."
- SPEED RACER
- Mito
Mesmo os mais antigos?Lee escreveu:Original Yamaha pra RD 350 era ART = Pro X!
Pra ser sincero eu só abri um motor de RD-350 e foi uma vez só, com esse motor eu não tenho experiência.
Lembro que precisei retificar uma das que tive (1989) e usei pistões da RX-180 segundo o mecãnico os de DT-180 não ficavam muito certos.
Eram ART sim.SPEED RACER escreveu:Mesmo os mais antigos?Lee escreveu:Original Yamaha pra RD 350 era ART = Pro X!
Pra ser sincero eu só abri um motor de RD-350 e foi uma vez só, com esse motor eu não tenho experiência.
Lembro que precisei retificar uma das que tive (1989) e usei pistões da RX-180 segundo o mecãnico os de DT-180 não ficavam muito certos.
Metal Leve era pra DT e outras.
Na "dureza", o pessoal coloca ML de DT, que tem janela menor; precisam de trabalho na janela para se ajustarem.
Roda? Roda mas...
RD tem que ir de original ou Wiseco mesmo!
- SPEED RACER
- Mito
Se vc ta falando eu boto fé, pois sei que de RD vc pode dar aulas
Naquela época não conhecia Wiseco e devia ser fóda trazer.
Esses ART nunca ouvi falar, fiquei sabendo deles hoje, vivendo e aprendendo.
Naquela época não conhecia Wiseco e devia ser fóda trazer.
Esses ART nunca ouvi falar, fiquei sabendo deles hoje, vivendo e aprendendo.
Fiz uns testes com um estetoscopio (chave de fenda, hehe) mais comparacao com alguns videos do youtoba... nao vou nem perder meu tempo com a parte de baixo agora, vou comprar o pistao 1mm e as juntas e fazer a parte de cima. O barulho e a saia do pistao mesmo.
Esclarecendo o que aconteceu: A anta aqui tirou o autolub e colocou o oleo no tanque... e esqueceu da gasosa do carburador... entao ate esvaziar a cuba a moto andou sem oleo... e depois disso ainda rodei 50km com entrada de ar falsa no carbura, pela mangueira que tras o oleo do autolub.
To upando as fotos mais tarde posto.
Esclarecendo o que aconteceu: A anta aqui tirou o autolub e colocou o oleo no tanque... e esqueceu da gasosa do carburador... entao ate esvaziar a cuba a moto andou sem oleo... e depois disso ainda rodei 50km com entrada de ar falsa no carbura, pela mangueira que tras o oleo do autolub.
To upando as fotos mais tarde posto.
Need more self control... fuck.
Desmontei o cilindro,

A anta aqui acabou demontando a frente toda da moto e nao tirei a tampa da embreagem pra ver o que esta errado la.
amanha faco isso.

Vou ter que tirar a balanca tbm rpa trocar as buchas, e mandar as duas rodas pra alinhar (raios soltos), entao vo aproveitar tirar o motor e caixa de ar e mandar pintar o quadro com eletrostatica. Pelo menos ele fica definitivo.
Desmontei o cilindro,

A anta aqui acabou demontando a frente toda da moto e nao tirei a tampa da embreagem pra ver o que esta errado la.
amanha faco isso.

Vou ter que tirar a balanca tbm rpa trocar as buchas, e mandar as duas rodas pra alinhar (raios soltos), entao vo aproveitar tirar o motor e caixa de ar e mandar pintar o quadro com eletrostatica. Pelo menos ele fica definitivo.
- Tio Frei
- Mito
tá bem riscadinho esse cilindro.
não sabia que tinha só 2 anéis, mas pensando bem, não tem porque ter raspador de óleo mesmo.
não sabia que tinha só 2 anéis, mas pensando bem, não tem porque ter raspador de óleo mesmo.