Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?
Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?
Ontem e hoje, uma geral na suspenção dianteira e rodas.
Tirei as bengalas, joguei fora a BORRA que tinha dentro (um líquido marrom-preto, que creio , era o óleo já meio vencido) e uma lavada com querosene antes de receber o óleo novo (motul 15W)
Coloquei a quantidade recomendada, bombeei bastante pra sair as bolhas, deixei umas 2 horas descansando, e ao medir o nível, ainda tive que colocar mais um pouco...resolvi colocar pela altura do nível do que pela quantidade.
comprei uma seringa "equina" , de 25 ml e amarrei ela junto a um paquímetro plástico, pra calibrar a altura. Aí foi só ir tirando até a seringa não sugar mais.

Tirei todos os retentores e mandei graxa nova pros rolamentos (quase secos). Aproveitei pra colocar retentor novo, pois um rolamento tava contaminado com água..
O contratempo, que serviu pra aperfeiçoar minha mecânica, foi que o último parafuso que prende a bengala, resolvou arredondar a cabeça.
Achei que tinha ido pro saco, mas me lembrei que aqui mesmo no M@D foi dada a dica de um "sacador" de parafuso espanado. Comprei um jogo por 16 reais, aí foi só furar a cabeça do lazarentto e meter o tarugo. Funcionou!.
Pra isso, um serviço simples acabou complicando um pouco...tive que tirar toda a carenagem da moto. Mas perto do parafuso, foi moleza.
Pastilhas de freio com 15.000 km: novas.

Ah...seguindo a dica do dono da loja de artigos veterinários (fui comprar ferramenta pra mexer na moto numa veterinária) quando falei que ia usar a seringa na moto, ele ainda deu a dica que o pessoal usa a seringa com agulha pra fazer a graxa penetrar no rolamento.
O brabo é que o buraco negro da minha garagem "tragou" um retentor do rolamento...tive que providenciar outro.
Agora só montar.
T+
Tirei as bengalas, joguei fora a BORRA que tinha dentro (um líquido marrom-preto, que creio , era o óleo já meio vencido) e uma lavada com querosene antes de receber o óleo novo (motul 15W)
Coloquei a quantidade recomendada, bombeei bastante pra sair as bolhas, deixei umas 2 horas descansando, e ao medir o nível, ainda tive que colocar mais um pouco...resolvi colocar pela altura do nível do que pela quantidade.
comprei uma seringa "equina" , de 25 ml e amarrei ela junto a um paquímetro plástico, pra calibrar a altura. Aí foi só ir tirando até a seringa não sugar mais.

Tirei todos os retentores e mandei graxa nova pros rolamentos (quase secos). Aproveitei pra colocar retentor novo, pois um rolamento tava contaminado com água..
O contratempo, que serviu pra aperfeiçoar minha mecânica, foi que o último parafuso que prende a bengala, resolvou arredondar a cabeça.
Achei que tinha ido pro saco, mas me lembrei que aqui mesmo no M@D foi dada a dica de um "sacador" de parafuso espanado. Comprei um jogo por 16 reais, aí foi só furar a cabeça do lazarentto e meter o tarugo. Funcionou!.
Pra isso, um serviço simples acabou complicando um pouco...tive que tirar toda a carenagem da moto. Mas perto do parafuso, foi moleza.
Pastilhas de freio com 15.000 km: novas.

Ah...seguindo a dica do dono da loja de artigos veterinários (fui comprar ferramenta pra mexer na moto numa veterinária) quando falei que ia usar a seringa na moto, ele ainda deu a dica que o pessoal usa a seringa com agulha pra fazer a graxa penetrar no rolamento.
O brabo é que o buraco negro da minha garagem "tragou" um retentor do rolamento...tive que providenciar outro.
Agora só montar.
T+
Não tem mais assinatura porque o Photobucket é uma bosta
- diegonunes
- Dinossauro
Show de bola! Muito bom meter a mão na graxa véi. Sua observação sobre a lubrificação dos rolamentos é importante. Certamente a ausência de graxa foi porque o retentor estava ruim, pense num lugar que a graxa demora pra acabar... A minha com 14 mil ainda tinha graxa pra dar e vender.
Nero, tu removeu a bengala do conjunto com a chave T, guarda pó, tudo?
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
- SPEED RACER
- Mito
Minha proxima manutenção será engraxar os rolamentos e trocar retentores.
Acho que a roda dianteira ta com os rolamentos roncando.
B-King Of The Urban Jungle
Não entendi...guarda pó seria o protetor de plástico?diegonunes escreveu:Show de bola! Muito bom meter a mão na graxa véi. Sua observação sobre a lubrificação dos rolamentos é importante. Certamente a ausência de graxa foi porque o retentor estava ruim, pense num lugar que a graxa demora pra acabar... A minha com 14 mil ainda tinha graxa pra dar e vender.
A desmontagem da bengala foi parcial. Conforme pode ver na foto, elas tão no galão ecológico, escorrendo o óleo bem, antes de lavar e completar com o novo.
Só tirei as bengalas do garfo, abri elas, tirei uma arruela, espaçador (pedaço de cano de aço), mais uma arruela e a mola. O resto só sai se abrir embaixo e soltar o conjunto das flautas. Pra esse nível de manutenção não vejo nescessidade. Só se tivesse que trocar retentor, aí tem que soltar tudo.
Chave T pra tirar os parafusos da bengala? Tirei com uma chave comum, e creio que foi isso que contribuiu pra estragar a cabeça.
Só que é um parafuso de 10mm num lugar que vai um torque razoável. Comprei um parafuso semelhante, e ao chegar em casa, vi que era a mesma rosca, mesmo comprimento, só que a cabeça era diferente, de 13mm. No apertar, vi que ele é muito mais adequado ao local...
Tenho uma caixa de ferramentas bem completa, mas algumas ferramentas acho que tão amadoras demais...Acho que vou investir num conjunto da craftsman...
T+
- diegonunes
- Dinossauro
roncou lascou, só outro não? Como nao tenha sacador de rolamento, fico cabreiro pra trocar. Uma porrada atrapalhada pode danificar a roda. To fora! kkkk.SPEED RACER escreveu:Minha proxima manutenção será engraxar os rolamentos e trocar retentores.
- diegonunes
- Dinossauro
Massa, faltou apenas tirar as flautas, no caso, sem necessidade. Mas já que abriu, deveria deveria ter verificado os furos da flauta né rapa! A chave T é aquela longa, pra justamente remover a flauta. Guarda pó é sim o protetor plástico preso por uma arruela metálica de compressão, que fica acima do retentor.NERO escreveu:Não entendi...guarda pó seria o protetor de plástico?diegonunes escreveu:Show de bola! Muito bom meter a mão na graxa véi. Sua observação sobre a lubrificação dos rolamentos é importante. Certamente a ausência de graxa foi porque o retentor estava ruim, pense num lugar que a graxa demora pra acabar... A minha com 14 mil ainda tinha graxa pra dar e vender.
A desmontagem da bengala foi parcial. Conforme pode ver na foto, elas tão no galão ecológico, escorrendo o óleo bem, antes de lavar e completar com o novo.
Só tirei as bengalas do garfo, abri elas, tirei uma arruela, espaçador (pedaço de cano de aço), mais uma arruela e a mola. O resto só sai se abrir embaixo e soltar o conjunto das flautas. Pra esse nível de manutenção não vejo nescessidade. Só se tivesse que trocar retentor, aí tem que soltar tudo.
Chave T pra tirar os parafusos da bengala? Tirei com uma chave comum, e creio que foi isso que contribuiu pra estragar a cabeça.
Só que é um parafuso de 10mm num lugar que vai um torque razoável. Comprei um parafuso semelhante, e ao chegar em casa, vi que era a mesma rosca, mesmo comprimento, só que a cabeça era diferente, de 13mm. No apertar, vi que ele é muito mais adequado ao local...
Tenho uma caixa de ferramentas bem completa, mas algumas ferramentas acho que tão amadoras demais...Acho que vou investir num conjunto da craftsman...
T+
- SPEED RACER
- Mito
Sim, na verdade vou engraxar os traseiros e trocar os dianteiros, talvez eu troque tdo, pois custam baratodiegonunes escreveu:roncou lascou, só outro não? Como nao tenha sacador de rolamento, fico cabreiro pra trocar. Uma porrada atrapalhada pode danificar a roda. To fora! kkkk.SPEED RACER escreveu:Minha proxima manutenção será engraxar os rolamentos e trocar retentores.
Cada rolamento R$ 18,00
Tira a roda e leva numa oficina, eu moro a 50mts de uma, qqr coisa eu levo a roda la e o cara tira pra mim.
Não precisa ser uma chave T. Uma allen comum serve.
T+
T+
- Vinicius.
- Motoqueiro
Acho que ta na hora de passar esse topico pro pincipal.
Abraco.
Abraco.
- Fernanda-DF
- Mito
- Contato:
na segunda à noite montei o suporte de malas laterais na transalp.
tá, não é um grande serviço, mas aposto que tem muita gte que não encara.
-oo-
O boss é meu broder.
O boss é meu broder.
-
Helder.soares
- Dinossauro
sou seu fã...Fernanda-DF escreveu:na segunda à noite montei o suporte de malas laterais na transalp.
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
- Fernanda-DF
- Mito
- Contato:
hehe...
em junho montei o protetor de motor.
geralmente faço esas coisas mais simples, às vezes me enrolo e o meu irmão me ajuda.
em junho montei o protetor de motor.
geralmente faço esas coisas mais simples, às vezes me enrolo e o meu irmão me ajuda.
-oo-
O boss é meu broder.
O boss é meu broder.
- Osama B Laden
- Dinossauro
SPEED RACER escreveu: Sim, na verdade vou engraxar os traseiros
Vixe, eu que não ando com este povo do Esquadrão Jaspion
Osama B Laden escreveu:SPEED RACER escreveu: Sim, na verdade vou engraxar os traseiros
A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!
DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...
Link para o pombo gigante
DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...
Link para o pombo gigante
- diegonunes
- Dinossauro
- diegonunes
- Dinossauro
Senhores, alguém conhece e/ou usa a marca de filtros Vedamotors? Fiquei impressionado com preços do filtro de óleo da fazer 250cc. Na CC, original R$ 30,00. Moto peças; marca Valflex (to usando esse no momento) R$ 18,00, marca Vedamotors, R$ 6,50!!
Lembrando que o danado baratinho é fabricado pela Athena, fabricante italiano.
Preciso de relatos. Não nada que o desabone até o momento.

Preciso de relatos. Não nada que o desabone até o momento.
Quem é o fabricante do filtro original? A yamaha eu sei que não é. Tem alguma coisa que identifique na caixa ou no filtro?
T+
T+
Certa vez, comprei um filtro de óleo para minha Xt600E marca valflex.Não tive coragem de usar!
[ ]'s
[ ]'s
- SPEED RACER
- Mito
Vacila que eu engraxo seu traseiro tbmOsama B Laden escreveu:SPEED RACER escreveu: Sim, na verdade vou engraxar os traseiros
- diegonunes
- Dinossauro
Se há diferença do original é microscópica. São idênticos no meu caso.KDK escreveu:Certa vez, comprei um filtro de óleo para minha Xt600E marca valflex.Não tive coragem de usar!
[ ]'s