Novo óleo genuino HONDA

Grupo de discussão geral sobre motos.
Spidi RT
Mito

Re: Novo óleo genuino HONDA

Mensagem por Spidi RT »

Excelente classificação e mais viscoso na partida.

Alguns falaram em 10W30 ser um óleo "ideal".. nem a pau colocaria um óleo menor que W50 na minha
moto. Motor de moto esquenta, trabalha em alto giro e blá blá blá... portanto menos que W50, ainda
mais recomendado pelo "manuel". O que pode alterar é a classificação, sempre a maior.
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Spidi RT escreveu:Excelente classificação e mais viscoso na partida.

Alguns falaram em 10W30 ser um óleo "ideal".. nem a pau colocaria um óleo menor que W50 na minha
moto. Motor de moto esquenta, trabalha em alto giro e blá blá blá... portanto menos que W50, ainda
mais recomendado pelo "manuel". O que pode alterar é a classificação, sempre a maior.
Ideal seria um 5W60... :lol:
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Spidi RT
Mito

Mensagem por Spidi RT »

Saurus escreveu:

:lol:

Aqui no sul, com os 0c dos últimos dias até valeria a pena... ;-)
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Saurus escreveu:

0W100 acho que seria o bão!
Spidi RT
Mito

Mensagem por Spidi RT »

E Genuíno HONDA!

kkk
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
Ulisses Barros
Motoqueiro

Mensagem por Ulisses Barros »

Depois de mais de 30 mil km usando o mobil, fiz a ultima troca com o novo óleo de Honda, nao vi diferença nenhuma, nem no cambio, nem no barulho do motor. Como neste ultimo mes fez muito frio, acho que nao deu muita diferença, mas estou pensando seriamente na proxima troca, voltar a usar o motul , usava na Sahara e era uma beleza.
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

Ulisses Barros escreveu:Depois de mais de 30 mil km usando o mobil, fiz a ultima troca com o novo óleo de Honda, nao vi diferença nenhuma, nem no cambio, nem no barulho do motor. Como neste ultimo mes fez muito frio, acho que nao deu muita diferença, mas estou pensando seriamente na proxima troca, voltar a usar o motul , usava na Sahara e era uma beleza.
É engraçado como HOndeiro é bicho burro mesmo, antes era Mobil ao lado de Deus e agora é fodastico TrOleo Honda.

A Honda nunca foi fabricante de oleo, então quem está fazendo o oleo para ela, assim como o Oleo Vaz, logo logo vamos ter o Oleo Suzuki, ou será o Oleo JotaTolento, pois, Dafra já tem.

Será que alguém usaria o oleo ultra hiper sintetico Shineray?

Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Kleber, na próxima troca já volto para o BR GP4 SL. O Yamalube é fabricado pela Chevron/Havoline e tem ótima qualidade, mas aqui no patropi, todos os lubrificantes que não são importados, tem base os lubrificantes BR.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ulisses Barros
Motoqueiro

Usava o mobil, e agora ta com o novo óleo, porque até entao a moto so parou em cc, ou voce ja viu Yamalube na cc Honda. Novidade mesmo e saber que a Honda não fabrica óleo, tem mais alguma coisa que so o Sr. Klebler espertalhaço sabe, que ninguem mais saiba?
Ricardo_Blu
Novato

Mensagem por Ricardo_Blu »

Ao contrário que a lenda de um teórico e perfeito óleo mineral com especiaficação 0W-60, ou próximo a isto, seria uma péssima escolha.

O que permite extender a faixa de viscosidade são aditivos (que não são lubrificantes, são melhoradores de viscosidade). Quanto maior a amplitude, mais aditivo, menos óleo, menor lubrificação.....

Os esteres sintético tem naturalmente maior amplitude de viscosidade e são usados em pequena proporção nos semi-sintético e sintéicos mais simples (sintese) para melhora das suas caracteristicas.

Oleos com menor faixa de viscosidade tem menos aditivos e são melhores na questão lubricidade. Os oleos da RED OIL para competição em uso extremo são monoviscosos, sem aditivos melhoradores de viscosidade.

Motores refrigerados a água tem pouca variação de temperatura em funcionamento, regulado pela válvula termostática. Mas a viscosidade é importante no momento da partida, a frio, momento de maior desgaste do motor.
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Ricardo_Blu escreveu:Ao contrário que a lenda de um teórico e perfeito óleo mineral com especiaficação 0W-60, ou próximo a isto, seria uma péssima escolha.

O que permite extender a faixa de viscosidade são aditivos (que não são lubrificantes, são melhoradores de viscosidade). Quanto maior a amplitude, mais aditivo, menos óleo, menor lubrificação.....

Os esteres sintético tem naturalmente maior amplitude de viscosidade e são usados em pequena proporção nos semi-sintético e sintéicos mais simples (sintese) para melhora das suas caracteristicas.

Oleos com menor faixa de viscosidade tem menos aditivos e são melhores na questão lubricidade. Os oleos da RED OIL para competição em uso extremo são monoviscosos, sem aditivos melhoradores de viscosidade.

Motores refrigerados a água tem pouca variação de temperatura em funcionamento, regulado pela válvula termostática. Mas a viscosidade é importante no momento da partida, a frio, momento de maior desgaste do motor.
Já cansei de ler que quanto mais aditivos melhor é o óleo justamente por aumentar a proteção do motor.
Existem aditivos anti-corrosivos, anti-espumantes, detergente-dispersante, melhoradores do Índice de Viscosidade, agentes de extrema pressão, etc.
Um óleo sem nada disso seria com certeza pior para uso extremo.

Imagine um óleo que facilmente espume por excesso de pressão e rotação, ou um que perca muita viscosidade quando aquecido...

Quanto menor o grau W mais proteção a frio! Um óleo 10W50 é um óleo grau 50 que protege um motor muito bem no inverno 10W (winter).
Agora não pensem que usar um 0W60 seria melhor, porque um óleo 60 pode ser exageradamente viscoso a quente para o motor.

Vou voltar a comprar aqueles Castrol 30 que minha mãe usava no chevete 81 dela nos anos 80... era monograu , sem aditivos , devia lubrificar muito , até mais que os sintéticos 15W50 de hoje!
Lembro que os motores mais "cansados" usavam o Castrol 40.
Ou BR....

:ewj:
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
williampk3d
Roda Presa

Mensagem por williampk3d »

e quanto ao 15w30 que uso no gol da veia, porque ele fica aquela borra branca?
Ricardo_Blu
Novato

marquinho escreveu:
Ricardo_Blu escreveu:Ao contrário que a lenda de um teórico e perfeito óleo mineral com especiaficação 0W-60, ou próximo a isto, seria uma péssima escolha.

Já cansei de ler que quanto mais aditivos melhor é o óleo justamente por aumentar a proteção do motor.
Existem aditivos anti-corrosivos, anti-espumantes, detergente-dispersante, melhoradores do Índice de Viscosidade, agentes de extrema pressão, etc.

Imagine um óleo que facilmente espume por excesso de pressão e rotação, ou um que perca muita viscosidade quando aquecido...

Quanto menor o grau W mais proteção a frio! Um óleo 10W50 é um óleo grau 50 que protege um motor muito bem no inverno 10W (winter).
Agora não pensem que usar um 0W60 seria melhor, porque um óleo 60 pode ser exageradamente viscoso a quente para o motor.

Vou voltar a comprar aqueles Castrol 30 que minha mãe usava no chevete 81 dela nos anos 80... era monograu , sem aditivos , devia lubrificar muito , até mais que os sintéticos 15W50 de hoje!
Ou BR....

Os aditivo melhoradores de viscosidade BONS são exatamente componentes como os esteres, componente principal por ex. de um sintético como o MOTUL 300V, oleo de competição da altissima performance, mas muito mais caro. Então o fabricante usa polímeros, solução mais barata como melhorador do indice de viscosidade, que volto a repetir, não tem função lubrificante. Estes polímeros são cadeias longas que se entrelação como molas, aumentando a viscosidade quando aquecidas. Mas rápidamente são degradados no ciclo de funcionamento do motor, e por isto o óleo "afina" rapidamente e necessita ser substituido, principalmente em motores pequenos que usam pouco volume de óleo.

Ou seja, o óleo sintético entra como aditivo melhorador do óleo mineral, formando daí o mercado do semi-sintético, ou seja óleos minerais aditividos com óleo sintético e de performance superior ao tradicional mineral. Este continua como boa opção, desde que com intervalo de substituição recomendada pelo fabricante em uso normal. Em uso extremo (transito urbano, por ex) substituir com 30 a 50% da quilometragem recomendada.

Ou usar de forma direta o sintético, de muito melhor performance e bem mais caro. Aí fica a opção de cada um. Aqui na frota (3 carros e 3 motos) só são utilizados sintéticos.

E sim, um óleo monoviscoso ainda é a melhor opção em euipamentos submetidos a altisso stress (competição, por ex). Em uso normal o multiviscoso traz mais amenidades, mas não melhor performance.
Editado pela última vez por Ricardo_Blu em 17 Jul 2011, 23:02, em um total de 1 vez.
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

Ulisses Barros escreveu:Usava o mobil, e agora ta com o novo óleo, porque até entao a moto so parou em cc, ou voce ja viu Yamalube na cc Honda. Novidade mesmo e saber que a Honda não fabrica óleo, tem mais alguma coisa que so o Sr. Klebler espertalhaço sabe, que ninguem mais saiba?
Ulisses,

O espertalhaço Klebler, não tem nada para te dizer, mas, pelo menos, ele não tenta agredir as pessoas de graça, mas, pelo visto, voce é esperto mesmo.

Ainda bem que não te devo nada e como o mundo é pequeno, a gente se esbarra e voce vai precisar de um toque meu.

Como sei tudo sobre tudo, estou acima de Deus, mas, como não sou arrogante como voce, vou levando a minha vida sem achar que sei mais que os outros.

Deve ser um caso de paixão mal resolvida tua, pois, se está afrontado com algum cometário que tenha sido dito por mim, então só posso te dizer: Dane-se, dane-se o oleo que voce usa, dane-se a moto que voce tenha, dane-se as suas idéias, dane-se a sua opinião.

Voce não acrescentou nada em nada, ao contrário de mim, tento ajudar até mesmo quem não conheço, assim, pelo visto, voce deve se achar num pedestal, né?

Se voce não compreendeu o meu comentário sobre o Oleo genuinamente Honda, que se dane, vá usando ele.
Pelo visto, voce tem Honda, né?

Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

The Highlander.
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Ricardo_Blu escreveu:
marquinho escreveu:

Ou BR....

Os aditivo melhoradores de viscosidade BONS são exatamente componentes como os esteres, componente principal por ex. de um sintético como o MOTUL 300V, oleo de competição da altissima performance, mas muito mais caro. Então o fabricante usa polímeros, solução mais barata como melhorador do indice de viscosidade, que volto a repetir, não tem função lubrificante. Estes polímeros são cadeias longas que se entrelação como molas, aumentando a viscosidade quando aquecidas. Mas rápidamente são degradados no ciclo de funcionamento do motor, e por isto o óleo "afina" rapidamente e necessita ser substituido, principalmente em motores pequenos que usam pouco volume de óleo.

Ou seja, o óleo sintético entra como aditivo melhorador do óleo mineral, formando daí o mercado do semi-sintético, ou seja óleos minerais aditividos com óleo sintético e de performance superior ao tradicional mineral. Este continua como boa opção, desde que com intervalo de substituição recomendada pelo fabricante em uso normal. Em uso extremo (transito urbano, por ex) substituir com 30 a 50% da quilometragem recomendada.

Ou usar de forma direta o sintético, de muito melhor performance e bem mais caro. Aí fica a opção de cada um. Aqui na frota (3 carros e 3 motos) só são utilizados sintéticos.

E sim, um óleo monoviscoso ainda é a melhor opção em euipamentos submetidos a altisso stress (competição, por ex). Em uso normal o multiviscoso traz mais amenidades, mas não melhor performance.
Ricardo,

Eu já tinha lido aqui no fórum sobre essa perda de proteção quando o óleo é muito aditivado, ao contrário do que leio pela internet e do que eu ainda acho.
Neste caso continua minha dúvida até porque o Motul 300V é multiviscoso e de grande variação! Tem o 5W40 e o 15W50, que são como todos os óleos modernos.

Será que usar um monoviscoso sem aditivos, de grau 50, seria ainda melhor em termos de lubrificação mesmo?
Pelo menos entendi isso pelo que você comentou, mas não consigo entender. ehhehe

Valeu!

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Ulisses Barros
Motoqueiro

Se chamar quem tem Honda e usa Mobil ou qualquer lubrificante ligado a marca de burro, não é ofender, então me desculpa, e graças a Deus o mundo não é pequeno e eu não vou precisar dos seus toques, especialmente se é pra falar que montadora não fabrica óleo, isso ja ficou claro que eu ja sabia. Quanto ao meu comentario, disse que usava o mobil e agora uso o novo óleo e não percebi nenhuma diferença, ou seja, estou dando exemplo sobre o óleo, titulo do topico, e tenho Honda sim, não sou maniaco pela marca, mas tambem não sou burro.
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

Ulisses Barros escreveu:Se chamar quem tem Honda e usa Mobil ou qualquer lubrificante ligado a marca de burro, não é ofender, então me desculpa, e graças a Deus o mundo não é pequeno e eu não vou precisar dos seus toques, especialmente se é pra falar que montadora não fabrica óleo, isso ja ficou claro que eu ja sabia. Quanto ao meu comentario, disse que usava o mobil e agora uso o novo óleo e não percebi nenhuma diferença, ou seja, estou dando exemplo sobre o óleo, titulo do topico, e tenho Honda sim, não sou maniaco pela marca, mas tambem não sou burro.
A sua agressão foi descabida, pois, eu disse genericamente, Hondeiro até bem pouco era escravo de Mobil por causa da Honda em acordo comercail recomendá-lo, só isto que eu disse.

Entretanto, ficou ofendido por que voce é Hondeiro e usa Mobil, e daí?

Eu não sou Hondeiro eusei Mobil, mão este nacional, mas, os antigos importados durantes anos, quando passaram a ser fabricados(envasados) aqui, eu também os usei.

O engraçado do meu comentário é que o oleo pode ser o mesmo, Mobil, Dafra, meu exemplo inexistente Shynerai e a galera vai dizer que o bom é o Mobil por causa da Honda indicá-lo, como já ví um monte de entendidos afirmar categoricamente.

Antigamente, quando não obedecíamos a regras de classificação decente, até uma diferença de marca poderia ser válida, mas, hoje?

No Brasil é que se acredita no oleo indicado pela marca, Yamalube - Yamaha, Dafra - Dafra (arghh), Honda - Mobil ou agora o oleo Honda.

Lá fora indica-se as especificações que devem ser seguidas e algumas marcas nos manuais.
É só ver um manual da MT03 ou de outra marca, mas, manual extrangeiro e voce verá isto.

Honda eu só tive uma, foi uma CB125K5/72, aliás, esqueci da CB125S/76 e só.

Sou Yamaha de coração, nasci assim, adoro uma Suzuki GT 2T, mas, sou apaixonado por qualquer Kawasaki, já tive todas que me interesseram, de preferências as verdinhas da terra, plante uma arvore e compra uns terrenos, eu comprei vários e ao invés de plantar, eu derrubei, mas, aí foi fruto de minha imperícia e a arvore que não saiu da frente.

Voltado a coisa, não sou esperto em nada, mas, posso te dizer que sou experiente em muitas coisas e nestes trocentos anos de moto, já ví, já ouvi, já montei e desmontei um monte delas e se posso passar a minha experiência para que não cometam os mesmos erros que eu, não vejo nada demais, isto se chama coleguismo.

Há algum mal nisto, pelo visto para voce há.

Na próxima antes de me atingir, não entenda individualmente uma afirmação onde eu disse figuradamente que Hondeiro é bitolado em Honda, a galera da Yamaha é mais inteligente, afinal Yamaha é de outra casta mesmo.

Pensa nas minhas palavras e reflita sobre as usas, voce usou um termo agressivo desnecessariamente.

Aqui eu só fui agressivo com duas pessoas, com uma era o infeliz CONDORNORABO e a outra, acho que exagerei, mas, ainda não pude pedir desculpas, me excedi e a vergonha por ter deixado a minha revolta tomar conta do meu raciocínio, talvez algum dia eu consiga me recolher a minha insignificancia, pois, depois ví que o cara é um cara legal.
Eu reconheço que passei dos limites, assim como voce.

Um abraço,
Kleber

PS: Mobil é um excelente óleo, mas, me diga 1 oleo ruim hoje em dia, existe? Tenho as minhas dúvidas, mas, Dafra eu não uso, me recuso.

The Highlander.
Ricardo_Blu
Novato

marquinho escreveu:
Ricardo_Blu escreveu:
marquinho escreveu:
Ricardo_Blu escreveu:Ricardo,

Eu já tinha lido aqui no fórum sobre essa perda de proteção quando o óleo é muito aditivado, ao contrário do que leio pela internet e do que eu ainda acho.
Neste caso continua minha dúvida até porque o Motul 300V é multiviscoso e de grande variação! Tem o 5W40 e o 15W50, que são como todos os óleos modernos.

Será que usar um monoviscoso sem aditivos, de grau 50, seria ainda melhor em termos de lubrificação mesmo?
Pelo menos entendi isso pelo que você comentou, mas não consigo entender. ehhehe

Valeu!
Marquinho, boa noite.

Esta mesmo é a confusão gerada nos usuários. Mas veja que são situaçõe totalmente diferentes:

1) 300V e outros sintéticos a base de esteres: naturalmente são altamente detergentes e com menor variação de viscosidade em relação a temperatura, com excelentes bobeabilidade no frio extremo e resitencia a oxidaçào nas altas temperaturas. Portanto multiviscoso SEM (ou baixa) a adição dos tais polímeros.

2) Dino oil: alta carga de polímeros para serem multiviscosos, aditivos que sofrem desgastes e o óelo afina após pouco uso.

Quanto a viscosidade, o conceito dos atuais motores é quanto mais fino melhor, o Accord e Azera, abos com V6, são abastecidos com 0W-20: alta vazão de lubrificante, menor desgaste na partida, melhor refrigeração e temperatura mais baixas (óleo mais grosso tem muito atrito sinemático, trava o motor e gera aquecimento).
Voltando as motos, as refrigeradas a água tem muito baixa alteração na temperatura de funcionamento: no inverno vão dar partida em temperaturas muito baixas, portanto um óleo com menor viscosidade vai circular rapidamente, evitando o desgaste. O motor aquecido vai estabilizar na faixa dos 90-100 C. Mas no verão, tb não passa desta faixa, considerado ideal para o correto funcionamento.

A faixa de viscosidade inferior é dado pela menor temperatura que o veículo é utilizado. A maior, pelo projeto de folgas do fabricante/preparador. Motor desgastado, com grandes folgas não precisa de óleo viscoso, precisa é de retifica!

Um motor V8 para 400 metros, a base de nitrometado, desenvolve cerca de 4000 cavalos. Nestes casos, pode ser necessário um óleo 50 (não usam refrigeração). Corridas tibo BAJA tb. Mas sempre sintéticos.

Por curiosidade, dá uma olhada no último (maio 2011) relatório da ANP sobre nossa qualidade de lubrificantes:

http://www.anp.gov.br/?pg=14718
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Cara o documento é show!!!!
Impressionante os detalhes e quantidade de óleos fora das especificações.

Vou dar uma lida com calma em casa e mando aqui.
To saindo agora do trabalho ehehhehe.
abraco!

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Joel
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Joel »

tem muito oleo fora de especificação tecnica, mas a maioria os oleos desconhecidos, os de marcas tradicionais não constam ali....
Tudo que me desejares, que recebas em dobro...
O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos. Provérbio chinês
http://eDeMoto.blogspot.com
Responder