Agilidade é grande trunfo da nova Biz 125
Agilidade é grande trunfo da nova Biz 125
Além de motor flex, modelo da Honda traz posição mais confortável para o piloto
por LUÍS PEREZ
Nunca havia pilotado a nova Biz 125 na cidade, onde ela aliás é usada pela grande maioria dos consumidores. Meu único contato foi no final do ano passado, em um circuito bem curto, preparado pela Honda em Florianópolis. Por isso a expectativa era enorme. Subo na moto, ainda no prédio da empresa no Morumbi (zona sul de São Paulo), e a arrancada já me impressiona.
Por nove anos fui dono de uma Biz, comprada zero em 2002. No caso, C100 Biz (ou seja, com capacidade cilíndrica e potência menores). Após seis anos de mercado, o modelo acaba de receber sua maior reformulação, com direito a motor flex, que permite abastecer com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
Essa opção amplia a linha bicombustível da Honda, que já tinha com motor flex as motos CG 150 Titan, CG 150 Fan e NXR 150 Bros. Pego a marginal Pinheiros, e a extrema agilidade em relação à versão anterior é enfim comprovada na prática. A velocidade dos outros veículos, carros na maioria, não amedronta, pois a moto responde com bastante eficiência às aceleradas com a mão direita.

A nova Honda Biz, que chegou às lojas no início do ano
Ao mesmo tempo, a pilotagem é suave – falo aqui das trocas de marcha. Segundo a Honda, a adoção de motor com balancins roletados no cabeçote e o guidão mais elevado ajudaram a melhorar muito a suavidade e a posição do condutor. Com altura de 1.087 milímetros e distância do solo de 130 mm, a facilidade maior na pilotagem chama a atenção.
Seu assento em dois níveis está mais amplo e foi reposicionado, oferecendo mais espaço para as pernas. O garupa ganhou novas pedaleiras, agora fixadas ao chassi. O painel de instrumentos inclui hodômetro, marcador de combustível e escala de utilização das marchas no velocímetro, além de luz de diagnóstico da injeção eletrônica.
No painel da moto, a luz "ALC" acende quando há mais de 80% de álcool no tanque e piscará quando a temperatura ambiente fica abaixo de 15°C. O motor é o OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar, de 124,9 cm³ de cilindrada, que desenvolve 9,1 cv (cavalos) de potência a 7.500 rpm e torque (força) de 1,01 kgfm a 3.500 rpm, tanto com gasolina quanto com etanol.

Painel de instrumentos, que na versão flex tem a luz "ALC"
Como o álcool é consumido mais rapidamente do que a gasolina, diminuindo a autonomia, a Honda decidiu ampliar o tanque de combustível, que passou de 4 litros para 5,5 litros, mas preservou o espaço para um capacete no bagageiro sob o assento, que sempre foi um dos diferenciais da Biz, assim como na Lead 110, lançada há menos tempo.
Aliás, a Biz parece mais aconselhável para as vias esburacadas das grandes cidades brasileiras, pois tem pneus de aro 17 na dianteira e 14 na traseira, menos vulneráveis. A Lead tem 12 e 10, respectivamente. Já presenciei algumas quedas de motociclistas a bordo do modelo, uma delas em plena avenida Rebouças.

O bagageiro amplo sempre foi um diferencial da Biz
Com novo design, a Biz ganha escudo frontal maior, assim como foi ampliada, na carenagem, a área pintada na cor da moto. Em preto, o escapamento traz ainda protetor de aço inox polido. Na frente há novo farol com acendimento automático e piscas com refletores multifocais. Na traseira lanterna e os novos piscas independentes (o que atende a normas europeias) asseguram ótima visualização no trânsito, melhorando a segurança.
Nas cores rosa metálico, verde metálico, vermelho e preto, a Biz 125 mantém praticamente os preços praticados de antes da reformulação: R$ 5.297 para a versão KS (partida no pedal) e R$ 5.854 para a ES (partida elétrica). A versão EX, que substitui a Biz +, sai por R$ 6.590.

por LUÍS PEREZ
Nunca havia pilotado a nova Biz 125 na cidade, onde ela aliás é usada pela grande maioria dos consumidores. Meu único contato foi no final do ano passado, em um circuito bem curto, preparado pela Honda em Florianópolis. Por isso a expectativa era enorme. Subo na moto, ainda no prédio da empresa no Morumbi (zona sul de São Paulo), e a arrancada já me impressiona.
Por nove anos fui dono de uma Biz, comprada zero em 2002. No caso, C100 Biz (ou seja, com capacidade cilíndrica e potência menores). Após seis anos de mercado, o modelo acaba de receber sua maior reformulação, com direito a motor flex, que permite abastecer com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
Essa opção amplia a linha bicombustível da Honda, que já tinha com motor flex as motos CG 150 Titan, CG 150 Fan e NXR 150 Bros. Pego a marginal Pinheiros, e a extrema agilidade em relação à versão anterior é enfim comprovada na prática. A velocidade dos outros veículos, carros na maioria, não amedronta, pois a moto responde com bastante eficiência às aceleradas com a mão direita.

A nova Honda Biz, que chegou às lojas no início do ano
Ao mesmo tempo, a pilotagem é suave – falo aqui das trocas de marcha. Segundo a Honda, a adoção de motor com balancins roletados no cabeçote e o guidão mais elevado ajudaram a melhorar muito a suavidade e a posição do condutor. Com altura de 1.087 milímetros e distância do solo de 130 mm, a facilidade maior na pilotagem chama a atenção.
Seu assento em dois níveis está mais amplo e foi reposicionado, oferecendo mais espaço para as pernas. O garupa ganhou novas pedaleiras, agora fixadas ao chassi. O painel de instrumentos inclui hodômetro, marcador de combustível e escala de utilização das marchas no velocímetro, além de luz de diagnóstico da injeção eletrônica.
No painel da moto, a luz "ALC" acende quando há mais de 80% de álcool no tanque e piscará quando a temperatura ambiente fica abaixo de 15°C. O motor é o OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar, de 124,9 cm³ de cilindrada, que desenvolve 9,1 cv (cavalos) de potência a 7.500 rpm e torque (força) de 1,01 kgfm a 3.500 rpm, tanto com gasolina quanto com etanol.

Painel de instrumentos, que na versão flex tem a luz "ALC"
Como o álcool é consumido mais rapidamente do que a gasolina, diminuindo a autonomia, a Honda decidiu ampliar o tanque de combustível, que passou de 4 litros para 5,5 litros, mas preservou o espaço para um capacete no bagageiro sob o assento, que sempre foi um dos diferenciais da Biz, assim como na Lead 110, lançada há menos tempo.
Aliás, a Biz parece mais aconselhável para as vias esburacadas das grandes cidades brasileiras, pois tem pneus de aro 17 na dianteira e 14 na traseira, menos vulneráveis. A Lead tem 12 e 10, respectivamente. Já presenciei algumas quedas de motociclistas a bordo do modelo, uma delas em plena avenida Rebouças.

O bagageiro amplo sempre foi um diferencial da Biz
Com novo design, a Biz ganha escudo frontal maior, assim como foi ampliada, na carenagem, a área pintada na cor da moto. Em preto, o escapamento traz ainda protetor de aço inox polido. Na frente há novo farol com acendimento automático e piscas com refletores multifocais. Na traseira lanterna e os novos piscas independentes (o que atende a normas europeias) asseguram ótima visualização no trânsito, melhorando a segurança.
Nas cores rosa metálico, verde metálico, vermelho e preto, a Biz 125 mantém praticamente os preços praticados de antes da reformulação: R$ 5.297 para a versão KS (partida no pedal) e R$ 5.854 para a ES (partida elétrica). A versão EX, que substitui a Biz +, sai por R$ 6.590.
-
GoGoBoy
- Mito
Re: Agilidade é grande trunfo da nova Biz 125
olha o preço kkkkkkkkk
compro uma Crypton econômica pra bater perna e ainda sobra grana pra uma CB 400 bem cuidada pra viajar
compro uma Crypton econômica pra bater perna e ainda sobra grana pra uma CB 400 bem cuidada pra viajar
- Quem é ele?
- Ele é o mercador da morte...
qual é o negócio, he-man?
Compra nada... minha CB400 CR está aqui te esperando e nada de você vir buscá-la, eheheheheh...GoGoBoy escreveu:olha o preço kkkkkkkkk

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
"preservou o espaço para um capacete no bagageiro sob o assento, que sempre foi um dos diferenciais da Biz, assim como na Lead 110, lançada há menos tempo."
Que jabá! Capacetário da Biz sempre foi porcaria. O da Lead é que grande.
Não sabia que a motinha tinha mudado tanto nos aspectos técnicos. Ficou bem mais feia que a anterior que eu achava até bonitinha na cor preta.
Gosto muito de Biz, do valor de manutenção, maciez muito superior às outras ao enfrentar a buraqueira, e a liquidez fodástica por aqui. Mas eu compraria usada, muito cara a zero km.
[ ]'s
Que jabá! Capacetário da Biz sempre foi porcaria. O da Lead é que grande.
Não sabia que a motinha tinha mudado tanto nos aspectos técnicos. Ficou bem mais feia que a anterior que eu achava até bonitinha na cor preta.
Gosto muito de Biz, do valor de manutenção, maciez muito superior às outras ao enfrentar a buraqueira, e a liquidez fodástica por aqui. Mas eu compraria usada, muito cara a zero km.
[ ]'s

-
GoGoBoy
- Mito
Russo escreveu:Compra nada... minha CB400 CR está aqui te esperando e nada de você vir buscá-la, eheheheheh...GoGoBoy escreveu:olha o preço kkkkkkkkk
a sua não dá pra comprar mesmo, você quer o preço de duas Biz dessa daí
- Quem é ele?
Você nem perguntou o preço e já está deduzindo... entrego ela por bem menos do que custa essa Biz... mas, apenas em cash...GoGoBoy escreveu: a sua não dá pra comprar mesmo, você quer o preço de duas Biz dessa daí![]()
![]()

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- williampk3d
- Roda Presa
com 6.5 compro uma lander 2007
, comprar moto 125 nova por esses preços é pra cabar
Biz125 baita motinho pra viajar... muito boa.
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
De Biz na Patagônia 2013
Spidi RT escreveu:Biz125 baita motinho pra viajar... muito boa.
Ô papai Smurf, agora conta a do Joãozinho.
Biz125, moto prá viajar???
Só se for na maionese, que nem você.
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
Ué... qual problema? Se não tiver pressa é mais confortável que qualquer Comet por ai...
kkkk
kkkk
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
De Biz na Patagônia 2013
A unica pressa é para ir pro buraco mais rápido, igual uns que andam de Burgman, Leads, Crytons e afins.
2007 - 2009 - CB400 82
putz podiam fazer uma com disco sem ser a biz+
honda biz ks
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW ///M3 frozen black f80
BMW 528i e39 turbo
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW ///M3 frozen black f80
BMW 528i e39 turbo
-
Helder.soares
- Dinossauro
podiam tb fazer uma mais barata com freios dimensionados à sua potência...Cleber T. escreveu:putz podiam fazer uma com disco sem ser a biz+
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Essa nova não curti muito o design, prefiro a BIZ + 2010 ...
FLWs
FLWs

abusado escreveu:Rapaziada você não perceberam a grande mudança, o grande diferencial... agora a nova BIZ fica em pé sem precisar do pezinho para escorar. Vejam as fotos...![]()
![]()
![]()
![]()
Fui numa concessionária Onda esses dias e os a biz chega a ser mais cara que a FAN 150 completa...
Honda CG 125 FAN 2006/06 preta - 08/2006 à...
Honda NX 350 Sahara 1997/97 roxa - 12/2010 à 09/2011.
Yamaha Lander X 2010/10 roxa - 03/2012 à 07/2012.
A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros.
Honda NX 350 Sahara 1997/97 roxa - 12/2010 à 09/2011.
Yamaha Lander X 2010/10 roxa - 03/2012 à 07/2012.
A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros.
- Dj Serginho Sag
- Roda Presa
Já tive Biz e não quero outra...além de cara é muito ruim para as estradas do braziu.
E realmente o capacetário dela é uma m88888
E realmente o capacetário dela é uma m88888
----------------------------------------------------------
Living
by the ALPS
Pakita by Lyhh
川崎

Living
Pakita by Lyhh
川崎

- mantabodyboarder
- Dinossauro
- Contato:
post patrocinado é foda...
NC750x
-- no donut for you! --
-- no donut for you! --
-
GoGoBoy
- Mito
Russo escreveu:Você nem perguntou o preço e já está deduzindo... entrego ela por bem menos do que custa essa Biz... mas, apenas em cash...GoGoBoy escreveu: a sua não dá pra comprar mesmo, você quer o preço de duas Biz dessa daí![]()
![]()
quero CBoza originebas Russoman
- Quem é ele?
Então, eu tenho outra CB original, uma 83, só que está toda desmontada... interessa?GoGoBoy escreveu:Russo escreveu:Você nem perguntou o preço e já está deduzindo... entrego ela por bem menos do que custa essa Biz... mas, apenas em cash...GoGoBoy escreveu: a sua não dá pra comprar mesmo, você quer o preço de duas Biz dessa daí![]()
![]()
quero CBoza originebas Russoman