Dilema de custos - Carro 1.0 X Moto 250

Grupo de discussão geral sobre motos.
Robson

Re: Dilema de custos - Carro 1.0 X Moto 250

Mensagem por Robson »

PriesT escreveu:Mesmo a Bandit 1200 é bem mais econômica do que um carro 1.0 (se não é fica pau a pau).

hehehe... coloca aí na ponta do lápis a conta da manutenção, pneus, filtros, pastilhas de freio, trocas de óleo, seguro obrigatório.... e vai ver que não é assim não....rsrsrs

Só de pneu da Bandit é milão a cada 10-12 mil km, de carro é 600 reias a cada 40 ou 50 mil km, em média....rs
SPYder
Mito

Mensagem por SPYder »

Alguns adendos.

Na tabela da moto tem ipva + seguro dpvat:
13 Ipva 4 % 18000 447,36

.
14 DPVAT 18000 300,00

Da onde que uma moto 250 paga por ano de documento 747,36?

Aqui uma fazer paga por 400,00 por ano com licenciamento, dpvat e ipva.

Quem tem moto 250 e seguro? Uma ninharia de pessoas.
-Sem moto nenhuma
Emano
Motociclista

Mensagem por Emano »

PriesT escreveu:bicho, no caso de moto 250 nem vale a pena perder tempo com isso. É MUITO mais econômico.

Mesmo a Bandit 1200 é bem mais econômica do que um carro 1.0 (se não é fica pau a pau).
Exagerou em Priest, se rodar uns 1200 mes - soh de manutencao basica oleo e filtro a moto jah vai gastar muito mais, mas se estiver falando apenas de combustivel aí eu concordo... fica pau a pau :lol:
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

Emano escreveu:
PriesT escreveu:bicho, no caso de moto 250 nem vale a pena perder tempo com isso. É MUITO mais econômico.

Mesmo a Bandit 1200 é bem mais econômica do que um carro 1.0 (se não é fica pau a pau).
Exagerou em Priest, se rodar uns 1200 mes - soh de manutencao basica oleo e filtro a moto jah vai gastar muito mais, mas se estiver falando apenas de combustivel aí eu concordo... fica pau a pau :lol:
que manutenção?

Pastilha a cada 25 mil km dá uns 250 pra trocar as 3. Troca uma vez por ano.

Óleo troco a cada 3 meses. 60 reais, 80 com filtro.

Pneu geralmente dura comigo 20 mil km o traseiro (que é mais ou menos o que vai durar esse que tá nela) e 30 mil km o dianteiro. O jogo pra Bandit dá uns 1200 a 1300 reais.

Revisão mão de obra 250 ~ 300 reais, duas por ano.

Relação não entra na conta. Dura 2 anos.

Filtro de ar pus K&N.

Impostos é pau a pau. O DPVAT é mais caro, mas o IPVA é mais barato.

2000 a 2500 reais por ano de manutenção. Esqueci algo?

Isso não pesa no bolso.

Agora com a Fazer.... 30 reais de óleo cada troca. Com filtro era 55 (sim, o filtro da Fazer é mais caro do q o da Bandit)

Pneu era 400 reais o jogo levorin. Pirelli era 700.

Filtro de ar era lavável. Não entra na conta.

Pastilha 25 reais a dianteira, mas gasta bem mais rápido. 3 por ano. 75 reais, mais uma lona de YBR = 90 realhos.

Relação era uma por ano, um ano e 6 meses. Dura menos do que a da Bandit. 300 reais um jogo bom.

Impostos era mixaria. O IPVA era muito mais barato do que só uma parcela.

Já deu aí uns 1200 reais por ano, fora a economia de gasolina (a Fazer chegava a 28 km/l).

É muito mais barato do que qualquer carro.

Aparentemente a moto grande é mais cara... mas se você puser na conta o custo de capital imobilizado (a Bandit é mais barata que um carro 1.0) e o custo de tempo, a conta pende muito pro lado da moto.
Editado pela última vez por Bira R34 em 06 Jul 2011, 11:12, em um total de 1 vez.
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12

Macumunando coisas caóticas
Robson

Mensagem por Robson »

Mas pesa mais que um carro popular.

Troca de oleo a cada 10 mil km, troca de pneu a cada 50 mil km (e sai mais em conta que os da Bandit), pastilha de freio de carro é troco de pinga.....

Faz 1 ano que estou com meu carro, gastei milão de apenas 1 revisão até agora, incluindo peças e m.o.

Moto grande no dia-a-dia é froids.
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

Robson escreveu:Mas pesa mais que um carro popular.

Troca de oleo a cada 10 mil km, troca de pneu a cada 50 mil km (e sai mais em conta que os da Bandit), pastilha de freio de carro é troco de pinga.....

Faz 1 ano que estou com meu carro, gastei milão de apenas 1 revisão até agora, incluindo peças e m.o.

Moto grande no dia-a-dia é froids.
Robson, to usando a Bandit no dia a dia, e rodo relativamente bastante. Uns 1500 a 1800 km por mês.

E nem dá pra dizer q nao chegou a hora de fazer manutenção, pq já fiz carburação, troquei pneu, pastilha, fiz revisão parcial...

Na ponta do lápis é mais caro do que manter a Fazer sim, mas não é nada impagável. A diferença é que antes eu nem me preocupava com dinheiro de manutenção. Era pinga. Com a Bandit tenho que programar direitinho pra fazer as coisas e não pesar.

E há que se lembrar que comparar uma moto grande com um carro 1000 é algo meio desproporcional.

Meu irmão tinha um audi A3 turbo 150 cv, um carro que teoricamente tem a manutenção barata por ser um golf com 4 argolas no radiador. O carro fazia 9 km/l e era só porrada atrás de porrada.

Ele me via comentando do preço de manutenção da bandit e dizia "porra, só isso? Vou vender meu carro e comprar uma moto grande!

Sou da opinião de que moto tem que servir pras duas coisas. Pro dia a dia e pra diversão. Porque imobilizar 20 mil, 30 mil reais num bem de consumo não-durável e que gera depreciação, tudo isso só pra usar no fim de semana... é froids.
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12

Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Sei que sai mais caro financeiramente, mas procuro ter uma 125cc para usar diariamente. É que a equação pode se inverter se levar um tombinho bobo, pois as peças de motos 600cc+ são bem caras. :o Acaba funcionando como um complemento do seguro. :cry:
Lucas BiM
Roda Presa

Mensagem por Lucas BiM »

Kokimoto escreveu:Sei que sai mais caro financeiramente, mas procuro ter uma 125cc para usar diariamente. É que a equação pode se inverter se levar um tombinho bobo, pois as peças de motos 600cc+ são bem caras. :o Acaba funcionando como um complemento do seguro. :cry:
Essa é minha meta, ter uma 125cc pro dia a dia e uma moto grande pra passeio. :bnn:
YES 06 > NFazer 10/11 > YES 11 > Tenere 250 > Tracer 9 GT+ 🇮🇹
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Manowar escreveu:Eu sei galera, no meu caso eu tenho uma Parati 86 - não pago seguro, não pago IPVA e a depreciação + capital empatado é muito baixa.
Estou propondo isso mais por curiosidade mesmo, e pra aprender um pouco mais sobre os custos em cima de uma moto que eu sei muito pouco.
rapaz, isso é uma excelente jogada. O carro funciona perfeitamente? Lhe passa segurança? Se tiver, a D. Patroa aceita numa boa? Se respondeu sim, em especial para as duas primeiras perguntas :-D , tá no lucro demais. Ainda mais se for AP. Qualquer padaria tem peça e a mecanica é pra lá de confiável. Aqui, infelizmente não tem disso.

Moto até 250, o gasto é minimo. Desde que bem tratada, lógico. Minha lander está pouco rodada, beirando 15k km. O mamute, 48k km, tirando pneu, não sirvo de referencia, até hoje não tive nenhum gasto excessivo com elas. O filtro de óleo da b12 é fram. 20 dilmas. Da lander, não fui com a cara do valflex, então é girinal, 35 dilmas. Agora que terei que gastar um pouco com o mamute, que é a relação, 300 reais SE não for taxado. Mas moto grande para o dia a dia, é arriscado. Como disseram, se for pro chão, o prejú é enorme.
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

Rapaz, comparativo interessante mas é preciso fazer algumas ressalvas. Carro com essa idade pede oficina, pelo menos pra gente aqui em casa que roda pra caralho. Vendemos ontem nosso golzinho G4 2007 de guerra, apenas 158.000 km rodados.

Mas voltando a tabela (depois faço uma em relação a Fazer 250cc que tenho, bem detalhada):

A última revisão (15 mil km) me custou no total R$ 150,00. Mão de obra, filtro, fluidos e vela. A moto foi completamente desmontada, revisada e remontada.

Licenciamento, ~ R$ 500,00. Seguro ~ R$ 900,00.

Pneu. Na Fazer, rodo em média 15 mil com o traseiro. No carro rodamos 40 mil fácil. Custo dos 4 pneus de um carro popular, R$ 700,00. Pra rodar 40 mil nesta moto, só pneu traseiro tenho que trocar 3x, já fudeu tudo pra moto né.

A moto de longe é sim bem mais econômica. Acho que o grande diferencial vai no consumo, quando o comparativo fica entre dois veículos novos. Fizemos um levantamento médio por aqui. Um carro popular novo 1.0 gasta mais ou menos R$ 7.000,00 de combustível pra rodar 30k. Uma 250cc gasta em média 1/3 disso.

Não estou contabilizando aqui questões patrimoniais como depreciação e afins, mas se a moto for honda por exemplo é bem pequena. Se você realmente busca a menor depreciação e custo que pode existir num veículo não tem o que comentar, a moto é uma honda 125/150. Já fiz as contas, é mais barato manter a mecânica da fan 125 em dia do que minha bike de trilha, kkkkkkkkk. Só o pedivela dela que não é dos caros da pra comprar umas 3 relações completas desta moto.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
diegonunes
Dinossauro

O que voces chama de moto grande? Eu considero uma xj6, hornet, bandit 650 (N, heheh), 650 GS, Xt660, Versys... moto pro dia a dia. Manutenção trivial não é caro nestas. De longe, dependendo do carro, só ganharia em pneu.
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

diegonunes escreveu:O que voces chama de moto grande? Eu considero uma xj6, hornet, bandit 650 (N, heheh), 650 GS, Xt660, Versys... moto pro dia a dia. Manutenção trivial não é caro nestas. De longe, dependendo do carro, só ganharia em pneu.
Põe a B12 aí. A manutenção da 650 pra ela é igual. Só muda pouco o consumo e o preço do pneu (que no caso da Bandit é 100 pila mais caro).

numero_41
Motociclista

Mensagem por numero_41 »

asneto_3 escreveu:
Valdicreidison Letisgô escreveu:
numero_41 escreveu:Carro barato, podendo ser usado mesmo, mais moto de baixa cilindrada é uma boa combinação, na minha opinião.
Essa é a combinaçao q tenho aki, pra economizar é uma ootima opção

mas falta emoção... kkkkkk
Faz como eu pretendo fazer esse mês, troca o carro, divide com irmão, pai ou mãe, compra um carro mais emocionante um pouco (ta eu sei nunca vai ser como moto), e ai fds vc pega pra dar os roles, ou quando viajar com a galera, e de quebra as pepets gostam mais, kk
Cara, carro no brasil pode até ser símbolo de status, mas em linha não tem nada que corra Corra mesmo. Quanto eu tava com o Prisma 1.0, eu lembro que na serra dos macacos, acho que é esse o nome, quando fui lá pras bandas do leste selvagem comprar um teclado, eu dei um coro filha da puta em pelo menos uns dois Fusion e um Omega, tudo tiozinho que na reta pisavam fundo, mas na curva chegava até a dar dó dos caras...

Pra mim um carrinho sedan pra brincar de contraesterço tá bom, na falta de um FR decente (eu que não vou comprar um chevette, hahahahahaha). Pro dia-a-dia, tirando a Maria Fumaça, basta a Hunter "900" e um carrinho popular pra trabalhos mais pesados. Mais que isso já vira esquema "Phallic extensor 2099" e não é muito comigo, rs...
diegonunes
Dinossauro

Não pretendo ter carrão. Preciso apenas de um carro comum. Porém é preciso estar impecável, tanto esteticamente (não aceito uma moça ou algo danificado, mesmo que seja ligeiramente no meu carro) quanto mecanicamente. Quero um carro pra não me causar dor de cabeça. Um Gol G3 ou G4, prata ou cinza urano, com rodinhas aro 15, ar, som surround ambiente, leve toquinho nas molas e um reboque pra levar minha bike pra onde eu quiser, hehehe, apenas isso.

Moto uma 600cc naked, nada mais. Apenas com os mesmos atributos estéticos e mecânicos do carro.

A emoção é relativa. Existe a emoção momentânea, de curto prazo, que agente enxerga logo que compra um bem e tem a emoção a logo prazo, aquela que você enxerga quando quer vender, kkkkkkkkkk.
diegonunes
Dinossauro

Pois é numero_41. Infelizmente tem muita gente besta que acha que carro é status. É impressionante como grande parte da população por exemplo acha que quem anda de bike é um miserável, passa-fome. Percebi isso inclusive em rodas de amigos. Depois que esclareci as idéias sobre o assunto, teve nego que ficou pasmo, afinal, tem gente no grupo que ando com bicicletas de até 20 mil reais.

Mas é isso ai, cada pessoa tem seus valores.
Manowar
Roda Presa

Mensagem por Manowar »

Baeta, passar segurança, convenhamos, um carro dessa idade NUNCA vai passar. Porém, nunca me deixou na mão; setembro do ano passado eu mudei pra Ijuí, rodei 1150km direto em um dia pra chegar lá; fiquei um mês, não deu certo, fui pra Cascavel. Ida e volta no natal aqui pra Campinas, depois acabei voltando de vez pra cá. Sempre com o carro lotado de mudança, nessa brincadeira foram uns 5000km. O meu maior incômodo é que o carburador 3E é MUITO enjoado, siceramente acho que se surgisse um rolo em um 2E eu até encarava, porque injetar eu já fui ver, está fora de questão. De resto ela tá bala, faz 9km/l de álcool, é 1.8 toda preparada, ou seja, emoção eu tenho de sobra.
Agora uma coisa que o amigo tocou, e realmente acontece, é o preconceito. Não é só nóia não, rola muito, você chega no lugar com um carro velho o pessoal te olha diferente sim. Eu quase discuti com a ex-namorada de um amigo meu. Ela ficava falando "ah, deve ser uma aventura andar em um carro desses né, deve quebrar toda hora, você vai pra praia fica fervendo" (detalhe, já fui pra praia 2 vezes e nada, nem subindo nem descendo a serra). Agora, quando eu fui na casa dos pais dela, que é de fundo e tem um quarto só, tanto que o irmão tem que dormir na sala, eu não fiquei falando nada.
Eu sei que já rolou esse debate aqui em outras ocasiões, mas até hoje ninguém pos na ponta do lápis. Por exemplo, mencionaram o IPVA, realmente não é tudo isso, mas porque o IPVA pra moto acho que é 2%, certo? Mas não era 4% em cima de 18000, 18000 é a periodicidade em km, ou seja, você roda 18000km por ano, paga IPVA uma vez por ano, logo a cada 18000km sái aquilo do seu bolso.
A curiosidade também surgiu porque estou iniciando a vida de profissional liberal, e tenho algumas viagens pra fazer, então estou me perguntando se vale mesmo a pena faze-las de moto... to achando que vou meter as caras assim mesmo!
Imagem
XLX250R 87
Fazer 2007
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

esse preconceito rola mesmo. Teve uma época que só andava de D20 89 azul calcinha rsrs. Ia namorar, pra balada, casamento, faculdade o escambau. O povo olha torto mesmo. A vantagem é que ninguém tinha coragem de jogar carro pra cima de mim. E namorar na D20 era tudo de bom rsrsrrs.

Quanto ao 3E, realmente, esse bichinho é chato mesmo.

Quanto as viagens a trabalho, só voce mesmo para avaliar se vale a pena ou não.
Emano
Motociclista

Mensagem por Emano »

PriesT escreveu:
Emano escreveu:

que manutenção?

Pastilha a cada 25 mil km dá uns 250 pra trocar as 3. Troca uma vez por ano.

Óleo troco a cada 3 meses. 60 reais, 80 com filtro.

Pneu geralmente dura comigo 20 mil km o traseiro (que é mais ou menos o que vai durar esse que tá nela) e 30 mil km o dianteiro. O jogo pra Bandit dá uns 1200 a 1300 reais.

Revisão mão de obra 250 ~ 300 reais, duas por ano.

Relação não entra na conta. Dura 2 anos.

Filtro de ar pus K&N.

Impostos é pau a pau. O DPVAT é mais caro, mas o IPVA é mais barato.

2000 a 2500 reais por ano de manutenção. Esqueci algo?

Isso não pesa no bolso.

.
Como que vc consegue isso no pneu da b12?

o exagero que falei... foi em relação a comparação da manutenção da b12 e um carro popular e não em manter uma b12.
Em um carro popular gasto muito menos que essa sua cota aí em cima de 2000 a 2500 ano ;-)
Osama B Laden
Dinossauro

Mensagem por Osama B Laden »

Kokimoto escreveu:Sei que sai mais caro financeiramente, mas procuro ter uma 125cc para usar diariamente. É que a equação pode se inverter se levar um tombinho bobo, pois as peças de motos 600cc+ são bem caras. :o Acaba funcionando como um complemento do seguro. :cry:

BINGO !

Agora acrescente a esta sábia observação, o que eu disse lá na primeira página sobre os custos de um tombo com ferimentos.

Não consigo pensar em calcular o custo do uso de uma moto, desprezando o fator acidente.

Tá todo mundo contabilizando só pneu, gasolina, manutenção básica etc, mas e se o cara se acidentar e precisa ficar uns dias/semanas/meses de molho ?

Ai bichão, quando voltar a ativa já tá na roça, de verde e amarelo.
Lucas BiM
Roda Presa

Mensagem por Lucas BiM »

Osama B Laden escreveu:

BINGO !

Agora acrescente a esta sábia observação, o que eu disse lá na primeira página sobre os custos de um tombo com ferimentos.

Não consigo pensar em calcular o custo do uso de uma moto, desprezando o fator acidente.

Tá todo mundo contabilizando só pneu, gasolina, manutenção básica etc, mas e se o cara se acidentar e precisa ficar uns dias/semanas/meses de molho ?

Ai bichão, quando voltar a ativa já tá na roça, de verde e amarelo.
Principalmente pq vc falou que é profissional liberal.
YES 06 > NFazer 10/11 > YES 11 > Tenere 250 > Tracer 9 GT+ 🇮🇹
Responder