Dilema de custos - Carro 1.0 X Moto 250
Dilema de custos - Carro 1.0 X Moto 250
Hail galera!
Resolvi colocar o famigerado dilema de custos entre moto 250 e um carro 1.0 na ponta do lápis. Comecei uma planilha do google:
Tem algum jeito de publicar uma pagina aqui? Ah, sei lá, pode ser no link:
https://spreadsheets.google.com/spreads ... utput=html
Ela pode ser acessada e modificada livremente no link:
https://spreadsheets.google.com/spreads ... c&hl=pt_BR
Lembrando que qualquer coisa feita nesta planilha será permanentemente gravada, então se quiser dar uma brincada antes, salvem em excel pra não ferrar de vez com ela.
Considerei juros de poupança (0,5%) pois eu, e acredito que a maioria, não sou investidor. O item "equipamentos" é porque todo mundo que anda de moto acaba comprando uma capa de chuva, um bauleto, uma jaqueta de cordura, e assim por diante né... estipulei R$ 500,00 por ano, no meu caso é pouco, mas acho que é por isso mesmo que estou compartilhando aqui, pra galera dar cada um o seu pitaco e a gente chegar em um número plausível.
Valeu!
Resolvi colocar o famigerado dilema de custos entre moto 250 e um carro 1.0 na ponta do lápis. Comecei uma planilha do google:
Código: Selecionar todos
<iframe width='500' height='300' frameborder='0' src='https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/pub?hl=pt_BR&hl=pt_BR&key=0AsDnPwyppFaKdEtJRjdyQ3NZc0hYeDFTcXN2WXBZaGc&output=html&widget=true'></iframe>https://spreadsheets.google.com/spreads ... utput=html
Ela pode ser acessada e modificada livremente no link:
https://spreadsheets.google.com/spreads ... c&hl=pt_BR
Lembrando que qualquer coisa feita nesta planilha será permanentemente gravada, então se quiser dar uma brincada antes, salvem em excel pra não ferrar de vez com ela.
Considerei juros de poupança (0,5%) pois eu, e acredito que a maioria, não sou investidor. O item "equipamentos" é porque todo mundo que anda de moto acaba comprando uma capa de chuva, um bauleto, uma jaqueta de cordura, e assim por diante né... estipulei R$ 500,00 por ano, no meu caso é pouco, mas acho que é por isso mesmo que estou compartilhando aqui, pra galera dar cada um o seu pitaco e a gente chegar em um número plausível.
Valeu!

XLX250R 87
Fazer 2007
Re: Dilema de custos - Carro 1.0 X Moto 250
Quer algo barato, né???
Bicicleta.
Bicicleta.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
- Leandro 66
- Motociclista
Manowar,
Aqui em casa aposentamos o carro (devido a baixa km que costumávamos rodar por mês < 500km) e estamos com 2 motos 125cc. Quando é preciso vamos de taxi, compras de supermercado fazemos de taxi também. Viagem? Só alugar um carro, não costumamos viajar muito (menos de 2x por ano).
Não sei aí na sua cidade, mas o maior problema aqui em Vitória é que o número de taxis em circulação, muito baixo, isso se resolve com uma agenda no celular repleta de números com pontos de taxi.
A sua conta aí é diferente da minha pq o carro daqui estava financiado, com juros altos e tal. Enfim o carro virou renda fixa e as motos estão quitadas.
Abraço
Aqui em casa aposentamos o carro (devido a baixa km que costumávamos rodar por mês < 500km) e estamos com 2 motos 125cc. Quando é preciso vamos de taxi, compras de supermercado fazemos de taxi também. Viagem? Só alugar um carro, não costumamos viajar muito (menos de 2x por ano).
Não sei aí na sua cidade, mas o maior problema aqui em Vitória é que o número de taxis em circulação, muito baixo, isso se resolve com uma agenda no celular repleta de números com pontos de taxi.
A sua conta aí é diferente da minha pq o carro daqui estava financiado, com juros altos e tal. Enfim o carro virou renda fixa e as motos estão quitadas.
Abraço
YES 06 > NFazer 10/11 > YES 11 > Tenere 250 > Tracer 9 GT+ 
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
Mesmo sendo menos econômico, não deixamos de ter um carrinho na garagem. Além de ser bom para sair de noite, ir ao mercado, etc (coisas que realmente poderiam ser feitas de taxi), tem também a possibilidade de alguém passar mal e precisar ir ao hospital de madrugada, etc. Além de levar a vó para passear e tudo mais.
- numero_41
- Motociclista
Carro barato, podendo ser usado mesmo, mais moto de baixa cilindrada é uma boa combinação, na minha opinião.
Acabei não deixando claro, a intenção é ficar um tempo (1ano, 1,5 ano +-) sem carro na garagem pra juntar uma grana, depois um carrinho básico ta ótimo.Kokimoto escreveu:Mesmo sendo menos econômico, não deixamos de ter um carrinho na garagem. Além de ser bom para sair de noite, ir ao mercado, etc (coisas que realmente poderiam ser feitas de taxi), tem também a possibilidade de alguém passar mal e precisar ir ao hospital de madrugada, etc. Além de levar a vó para passear e tudo mais.
YES 06 > NFazer 10/11 > YES 11 > Tenere 250 > Tracer 9 GT+ 
Eu sei galera, no meu caso eu tenho uma Parati 86 - não pago seguro, não pago IPVA e a depreciação + capital empatado é muito baixa.
Estou propondo isso mais por curiosidade mesmo, e pra aprender um pouco mais sobre os custos em cima de uma moto que eu sei muito pouco.
Estou propondo isso mais por curiosidade mesmo, e pra aprender um pouco mais sobre os custos em cima de uma moto que eu sei muito pouco.

XLX250R 87
Fazer 2007
bicho, no caso de moto 250 nem vale a pena perder tempo com isso. É MUITO mais econômico.
Mesmo a Bandit 1200 é bem mais econômica do que um carro 1.0 (se não é fica pau a pau).
Mesmo a Bandit 1200 é bem mais econômica do que um carro 1.0 (se não é fica pau a pau).
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12
Macumunando coisas caóticas
Macumunando coisas caóticas
Se for pra segurar uma grana, fica só com a moto. Carro sai caro na ponta do lápis: tem manutenção, estacionamento, consumo, impostos...
Tem uma reportagem de tv falando que compensa mais mesmo usar táxi do que manter um carro pra quem usa pouco.
Tem uma reportagem de tv falando que compensa mais mesmo usar táxi do que manter um carro pra quem usa pouco.
Roberto Ito
GS 500E 08/09
GS 500E 08/09
- Valdicreidison Letisgô
- Motociclista
Essa é a combinaçao q tenho aki, pra economizar é uma ootima opçãonumero_41 escreveu:Carro barato, podendo ser usado mesmo, mais moto de baixa cilindrada é uma boa combinação, na minha opinião.
mas falta emoção... kkkkkk
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
Faz como eu pretendo fazer esse mês, troca o carro, divide com irmão, pai ou mãe, compra um carro mais emocionante um pouco (ta eu sei nunca vai ser como moto), e ai fds vc pega pra dar os roles, ou quando viajar com a galera, e de quebra as pepets gostam mais, kkValdicreidison Letisgô escreveu:Essa é a combinaçao q tenho aki, pra economizar é uma ootima opçãonumero_41 escreveu:Carro barato, podendo ser usado mesmo, mais moto de baixa cilindrada é uma boa combinação, na minha opinião.
mas falta emoção... kkkkkk
-
GoGoBoy
- Mito
Stradinha é pura economia
- Quem é ele?
- Ele é o mercador da morte...
qual é o negócio, he-man?
Priest, será mesmo? Começa pelos pneus, quanto custa um pneu traseiro duma Bandit e quanto tempo dura? Põe na ponta do lápis, a conta não é tão cartesiana assim não...

XLX250R 87
Fazer 2007
acho que já rolou algum tópico assim e chegou se a conclusão que manter uma 250cc é mais barato que qualquer carro, agora passou dessa cc dai o bicho pega a grande verdade é que ninguem quer ficar colocando na ponta do lápis o custo pra se manter uma moto até pq senão dependendo do modelo até desanima do sonhoManowar escreveu:Priest, será mesmo? Começa pelos pneus, quanto custa um pneu traseiro duma Bandit e quanto tempo dura? Põe na ponta do lápis, a conta não é tão cartesiana assim não...
eu mesmo só planilho as manutenções mas sem ficar lançando valores, só a sensação /prazer que a moto me dá, já se paga o custo de mante-la.
o mais caro de uma 4cc é pneu e seguro o resto é tranquilo mesmo. acho que o Priest tava só se referindo a consumo mesmo.
acho que se colocar umas rodas 16 ~17 no carro 1.0 dai o valor já empata.
-
GoGoBoy
- Mito
moto grande = tesão
quem não pensa assim, é um frustrado sobre duas rodas
- Quem é ele?
- Valdicreidison Letisgô
- Motociclista
por ai memsoGoGoBoy escreveu:moto grande = tesão
moto pequena é uma bosta (só quem tem moto pequena pode falar isso
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
- Osama B Laden
- Dinossauro
Quer economia ?
Vejamos:
1 - Diária de um hospital quando a velha de 83 anos não vê a moto.... R$ 2.000,00
2 - Remédios e fisioterapia (por mês)....R$ 2.500
3 - Se morrer..... Isso não tem preço
4 - Trauma pessoal e familiar.... dificl quantificar
5 - Gasolina... centavos comparado aos itens acima.
Vejamos:
1 - Diária de um hospital quando a velha de 83 anos não vê a moto.... R$ 2.000,00
Manowar escreveu:Priest, será mesmo? Começa pelos pneus, quanto custa um pneu traseiro duma Bandit e quanto tempo dura? Põe na ponta do lápis, a conta não é tão cartesiana assim não...
Tenho uma B12 e um Corsa 1.0.
O maior custo da moto em relação ao carro são os pneus e o filtro de ar, de resto é bem semelhante.
3,5 lts de óleo (sendo que o óleo do carro, mineral, GTX, custa 5,00 mais caro do que o da moto, Lubrax MotoGP), 20,00 ambos os filtros de óleo.
Consumo parecido nos dois veículos, sendo que na estrada o carro fica, pois andando a 140/150 km/h na moto, faço em torno de 15 km/l, no carro nem ando nesta velocidade, mas andando a 120 km/h fica nisso aí +-.
Isso referindo-se a manutenção periódica.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
- Barros_RN
- Motociclista
- Contato:
É +- por aí....Osama B Laden escreveu:Quer economia ?
Vejamos:
Depois do meu acidente e quase 6 meses de muleta, fui obrigado a comprar um carrinho... Mas como a maioria aqui, no final do ano estarei voltando as duas rodas.
Realmente os custos citados acima são verdadeiros...
Mas posso te garantir uma coisa, depois de 8 meses sem andar em uma moto (e quase sem andar mesmo kkkkk) o primeiro passeio que fiz foi com a turma aqui pelo litoral e isso sim não tem preço...
----------------------------------------------------------------------
Quando TUDO falhar e nada mais resta a fazer, leia o Manual de Instruções.
Quando TUDO falhar e nada mais resta a fazer, leia o Manual de Instruções.