Qual é o tempo de vida útil de um motor de moto bigtrail?
Qual é o tempo de vida útil de um motor de moto bigtrail?
Caríssimos, tenho uma varadero e acho interessante que desde a compra em janeiro de 2008, zero km, até hoje, depois de rodar 80 mil km, continuo com a bateria original. Qual seria o tempo de vida útil do motor com as manutenções periódicas? Abs Falcao.
- Leandro 66
- Motociclista
Re: Qual é o tempo de vida útil de um motor de moto bigtrail
O motor da Xt660r vai até 400.000/500.000km
Varadero uns 250.000km
Dafra gs650 uns 50.000km
E por ai vai...
Varadero uns 250.000km
Dafra gs650 uns 50.000km
E por ai vai...
Yamaha MT 09
- CARLOS-BSB
- Dinossauro
- Contato:
Vou acompanhar. Mas eu acho que é isso aí, esses motores, bem cuidados, duram uma eternidade.
.
.
DEUS abeçoe a todos
Porque a Dafra G650 só vai até 50.000Km ??? Não é o tão famoso robusto e durável austríaco da Rotax?
-
Bira
é xtzeiro xiita falando mal porque o motor agora é montado pela loncin.Janu escreveu:Porque a Dafra G650 só vai até 50.000Km ??? Não é o tão famoso robusto e durável austríaco da Rotax?
Creio que a vida de qq motor depende muito da forma como o dono(ou donos) cuidam da moto.
Conheço uma XX que ja passou dos 200 mil km e tá legal... assim como conheço cupim de aço que detonou uma Bandit com menos de 15 mil.
Fazendo sempre a manutenção correta, creio que os motores atuais passam facil de 100 mil. Qq motoca de motomano passa de 100 mil rodados na cidade. Não vejo maiores problemas nisso.
Conheço uma XX que ja passou dos 200 mil km e tá legal... assim como conheço cupim de aço que detonou uma Bandit com menos de 15 mil.
Fazendo sempre a manutenção correta, creio que os motores atuais passam facil de 100 mil. Qq motoca de motomano passa de 100 mil rodados na cidade. Não vejo maiores problemas nisso.
Poutz... 100 mil? Achei que durassem bem mais, sei lá...
Exibido!FALCAO escreveu:Caríssimos,tenho uma varadero e acho interessante que desde a compra em janeiro de 2008, zero km, até hoje, depois de rodar 80 mil km, continuo com a bateria original. Qual seria o tempo de vida útil do motor com as manutenções periódicas? Abs Falcao.
Putz, tremenda "falta de sacanagem" fazer uma pergunta dessas aqui no M@D
Ainda se tivesse perguntado algo assim:
- quanto tempo dura um teclado? e um sofá?

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
buenas... na época que calculei algumas vidas úteis de componentes mecânicos.... normalmente se usam coeficientes e tal e se projeto um % médio de acerto para a durabilidade... por exemplo para rolamentos isto é bastante comum de se calcular... tem até no manual deles como calcular...uma forma de avaliar é pegar que rolamentos são utilizados no motor e simular os cálculos de vida útil..., se eles forem o limitador....
Mas em geral eu diria que , hoje em dia, com a avanço da engenharia e o objetivo de reduzir custos de produção, os coeficientes estão cada vez mais justos, ou seja, tem menos folgas para erro e desta forma a tendência é que durem menos que os antigos, mas não que sejam ruins, apenas não são superprojetados como antigamente...
Em média a vida útil deve ficar em 10 anos para uso normal com uns 20 mil km por ano....logo deve durar uns 200 mil km...com uma certeza de uns 90% ...,
Agora isto , eu suponho, para qualquer tipo de moto...., o mau uso , a falta de lubrificação, o corte do giro, etc... devem mudar radicalmente estes tempos ai... por isto as esportivas tendem a durar menos, mas não pelo projeto e sim pela forma de uso de seus compradores...
Ténéré...
Mas em geral eu diria que , hoje em dia, com a avanço da engenharia e o objetivo de reduzir custos de produção, os coeficientes estão cada vez mais justos, ou seja, tem menos folgas para erro e desta forma a tendência é que durem menos que os antigos, mas não que sejam ruins, apenas não são superprojetados como antigamente...
Em média a vida útil deve ficar em 10 anos para uso normal com uns 20 mil km por ano....logo deve durar uns 200 mil km...com uma certeza de uns 90% ...,
Agora isto , eu suponho, para qualquer tipo de moto...., o mau uso , a falta de lubrificação, o corte do giro, etc... devem mudar radicalmente estes tempos ai... por isto as esportivas tendem a durar menos, mas não pelo projeto e sim pela forma de uso de seus compradores...
Ténéré...
De supertenere 750 ano 1997
Tua lógica tá totalmente errada ...Leandro 66 escreveu:O motor da Xt660r vai até 400.000/500.000km
Varadero uns 250.000km
Dafra gs650 uns 50.000km
E por ai vai...
Dura muito mais um motor de Varadeiro (1000) do que um motor de XT (660) ...
BMW GS 650 vai longe tmb, diria que têm a mesma durabilidade de uma XT 660 ...
Já vi BMW GS 1150 com 284 mil km's ...
Já vi KTM 950 Adventure com 216 Mil km's ...
Já vi XT 660 com 190 mil km's ...
V-Strom 1000 com 150 mil km's ...
Dando manutenção correta, nos períodos certos, essas motos são para uma vida toda eu diria ...
FLWs

Um bom exemplo é os encontros de motos, os caras de SS derretem as motocas ...zébuscapé escreveu:Agora isto , eu suponho, para qualquer tipo de moto...., o mau uso , a falta de lubrificação, o corte do giro, etc... devem mudar radicalmente estes tempos ai... por isto as esportivas tendem a durar menos, mas não pelo projeto e sim pela forma de uso de seus compradores...
Com certeza isso implicará num futuro, vai encomodar na mão do 2 ou 3 dono ...
A durabilidade caí sem sombra de dúvida ...
FLWs

Aproveitando o gancho...to em vista de uma XT 660R 2008. So que a moto tem 65000km...diz o cara que foram 3 viagens longas que ele fez. Fico meio cabreiro pois como pretendo usa-la cidade + estrada em mais uns 2 anos (ou menos) a moto ja teria 100.000km e fazer um motor desses não deve ser nada barato. A moto POR fora está bonita, diz o cara que fazia as manutenções. Não tem tempo de mandar em mecanicao, pois é longe pra ir buscar e teria só um dia pra isso.
E agora?
E agora?

FILIPE
[EX] CBR 450 SR 1993 [EX] NXR 125 kS 2004 Bros [EX] XRE 300 ABS 2011
Agora no MSM!

AVISO
Por razões de segurança, a gerência agradece que não alimentem as aves.
Obrigado .
Filipe,
Eu compraria uma motoca com alta kilometragem, somente se eu conhecesse a procedência, histórico ...
Moto de longe e ir na confiança de um desconhecido é foda, vai saber, é questão de sorte ...
Vai que o cara rodou esses 65 mil km's e não fez nada, vai encomodar na sua mão, é um exemplo ...
Agora se a moto foi tratada a cotonete, 65 mil km's é pouco pra esse motor ...
Na minha opinião vale a pena vc procurar uma menos rodada, nem que tiver que puxar umas pratas a mais ...
FLWs
Eu compraria uma motoca com alta kilometragem, somente se eu conhecesse a procedência, histórico ...
Moto de longe e ir na confiança de um desconhecido é foda, vai saber, é questão de sorte ...
Vai que o cara rodou esses 65 mil km's e não fez nada, vai encomodar na sua mão, é um exemplo ...
Na minha opinião vale a pena vc procurar uma menos rodada, nem que tiver que puxar umas pratas a mais ...
FLWs

Me lembrei de algumas coisas com esse tópico:
- Uma HD que rodou 1 milhão de km´s lá na gringa (não sei se abriram o motor, vi o vídeo no Youtoba).
- Uma Caravan (GM), ambulância de alguma cidadezinha aqui no BR q rodou tbm 1 milhão de km´s, diziam q o motor nunca foi aberto.
- Uma Mercedes de um taxista lá em Portugal que rodou 1.100.000 km´s sem abrir o motor e com o câmbio automático original, o portuga disse q trocou a caixa de câmbio aos 1.200.000, pois a 3ª não passava direito, mas o motor continuava firme!
Bom equipamento (vale pra HD? hahah), manutenção e uso correto...........a receita é simples!
- Uma HD que rodou 1 milhão de km´s lá na gringa (não sei se abriram o motor, vi o vídeo no Youtoba).
- Uma Caravan (GM), ambulância de alguma cidadezinha aqui no BR q rodou tbm 1 milhão de km´s, diziam q o motor nunca foi aberto.
- Uma Mercedes de um taxista lá em Portugal que rodou 1.100.000 km´s sem abrir o motor e com o câmbio automático original, o portuga disse q trocou a caixa de câmbio aos 1.200.000, pois a 3ª não passava direito, mas o motor continuava firme!
Bom equipamento (vale pra HD? hahah), manutenção e uso correto...........a receita é simples!
Na garagem: procurando um citycom... Achei, quebrou, parou e vim de guincho.
Se foram:
G650GS 11/11
Lander 11/11
Fazer250 06/06
F650GS Dakar 05/05
Bandit1200N 07/07
Intruder125 08/09
Se foram:
G650GS 11/11
Lander 11/11
Fazer250 06/06
F650GS Dakar 05/05
Bandit1200N 07/07
Intruder125 08/09
-
Bira
honda civic EX 2000 1.6 com 750 mil km, maltratado à beça e rodando no GNV, mas nunca abriu motor. Essa eu vi no RJ. Táxi.haru escreveu:Me lembrei de algumas coisas com esse tópico:
Caraculis...Tem tantas variáveis aí que se na pergunta não tiver especificado em que condições, a coisa vai longe.
Como citaram, tem que ver se foi cuidada a cotonete, ou se estava na mão de um cupim de ferro. Se sofreu manutenções periódicas ou se só foi mexida qdo apresentava problemas. Se rodou mais em estrada ou no tráfego intenso das grandes cidades.
PQP, como disse, isso pode ir longe.
Comprar qquer veículo com alta km é complicado. Mesmo que vc compre de um conhecido, vai chegar uma hora que vai querer vender. E aí o bicho pode pegar.
Apesar de alguns ´professores´ das ´faculdades integradas M@d´ dizerem que km não quer dizer nada, volta e meia alguns deles aparecem por aqui dizendo que comprou uma moto de garagem de um tiozão que praticamente não andava com a moto.
Estou ainda prá ver um desses chegar aqui dizendo que comprou uma moto zerada com alta km
(e antes que alguns raivosos apareçam, não estou querendo dizer que não exista moto com alta km e que não esteja inteira. Tem todo aquele blá blá blá que todo mundo já conhece de cor e salteado que 'as vezes uma moto com alta km e bem cuidada é bem melhor que uma com baixa km e que estava na mão de um cupim de ferro, etc, etc. Dispensável dizer isso).
Como citaram, tem que ver se foi cuidada a cotonete, ou se estava na mão de um cupim de ferro. Se sofreu manutenções periódicas ou se só foi mexida qdo apresentava problemas. Se rodou mais em estrada ou no tráfego intenso das grandes cidades.
PQP, como disse, isso pode ir longe.
Comprar qquer veículo com alta km é complicado. Mesmo que vc compre de um conhecido, vai chegar uma hora que vai querer vender. E aí o bicho pode pegar.
Apesar de alguns ´professores´ das ´faculdades integradas M@d´ dizerem que km não quer dizer nada, volta e meia alguns deles aparecem por aqui dizendo que comprou uma moto de garagem de um tiozão que praticamente não andava com a moto.
Estou ainda prá ver um desses chegar aqui dizendo que comprou uma moto zerada com alta km
(e antes que alguns raivosos apareçam, não estou querendo dizer que não exista moto com alta km e que não esteja inteira. Tem todo aquele blá blá blá que todo mundo já conhece de cor e salteado que 'as vezes uma moto com alta km e bem cuidada é bem melhor que uma com baixa km e que estava na mão de um cupim de ferro, etc, etc. Dispensável dizer isso).
Poise Fuyosa, acho que o jeito então é esperar mais, pois não tenho as pratas a mais adicionaisFuSoYa escreveu:Filipe,
FLWs

FILIPE
[EX] CBR 450 SR 1993 [EX] NXR 125 kS 2004 Bros [EX] XRE 300 ABS 2011
Agora no MSM!

AVISO
Por razões de segurança, a gerência agradece que não alimentem as aves.
Obrigado .
FuSoYa escreveu:Tua lógica tá totalmente errada ...Leandro 66 escreveu:O motor da Xt660r vai até 400.000/500.000km
Varadero uns 250.000km
Dafra gs650 uns 50.000km
E por ai vai...
Dura muito mais um motor de Varadeiro (1000) do que um motor de XT (660) ...
BMW GS 650 vai longe tmb, diria que têm a mesma durabilidade de uma XT 660 ...
Já vi BMW GS 1150 com 284 mil km's ...
Já vi KTM 950 Adventure com 216 Mil km's ...
Já vi XT 660 com 190 mil km's ...
V-Strom 1000 com 150 mil km's ...
Dando manutenção correta, nos períodos certos, essas motos são para uma vida toda eu diria ...
FLWs
No forum Transalp de Portugal, tem um senhor que tem uma Transalp com 525,000mil.
Fiquei de boca aberta, inclusive tem foto da moto e do dono.
cb 1300cc
Eu acredito que qualquer motor de marca com qualidade, fazendo a manutenção como diz o manual dura mais que 300.000km. Ainda mais no mundo de hoje, não temos planete para ficar fazendo coisas descartáveis.
O consorcio da minha hornet está me matando de ansiedade
Minha ansiedade acabou fui contemplado dia 26/05/2010 uuuuuuuuuuuuup
Minha ansiedade acabou fui contemplado dia 26/05/2010 uuuuuuuuuuuuup