Cuca Mole turbina XT660r
Re: Cuca Mole turbina XT660r
Os donos de Srad são coxinhas e não andam na chuva!Helder.soares escreveu:uma pergunta de leigo para conhecedores do sistema srad: SNME os dutos de captação ficam na frente da moto, ok? e numa chuva... não entra água pq??? como funciona o sistema de "extração" de água????
- SPEED RACER
- Mito
BoaGelous escreveu:Os donos de Srad são coxinhas e não andam na chuva!Helder.soares escreveu:uma pergunta de leigo para conhecedores do sistema srad: SNME os dutos de captação ficam na frente da moto, ok? e numa chuva... não entra água pq??? como funciona o sistema de "extração" de água????
No meu caso o dreno só funciona pra água da lavagem, srsrsrsrsrsr
B-King Of The Urban Jungle
- whitedeath
- Motociclista
não da pra colocar as fotos aki? não é todo mundo que tem conta no forum da xt + eu queria ver o mamute
"Os covardes morrem muitas vezes antes de sua verdadeira morte; os valentes provam a morte só uma vez."
RAlves escreveu:Lelis, qualquer motor pode ser turbinado, e so colocar a turbina dimensionada coretamente.
Ja vi a venda turbinas .15 que seria interessantes numa 125 de alto giro... rs.
Monocilindrico perde eficiencia na turbina (comparado ao bi/tri/tetra) pela pulsacao no escape... quanto mais constante melhor o fluxo e mais rapido a turbina ganha rpm, fazendo a turbina "aparecer" mais cedo.
Verdade. Tando você quanto o Nr 41 estão certos. A eficiência neste caso não está tão ligada à concepção do diâmetro/curso do motor e sim ao número de cilindros. Além da pulsasão do escape, em tese, a partir de 4 cilindros screamer, sempre se teria uma válvula de admissão aberta, o que aproveitaria melhor a pressão gerada pela turbina.
- Optimus Leo
- Mito
Eu ja tenho me cansado de explicar que o rendimento desses sistemas "Ram Air" como o SRAD ou similares de algums veiculos e puro engano...para notar uma diferencia notoria no bundometro, voce teria que ir a mais de 400 km/h e sem nenhuma pertubacao atmosferica.
Resumo: Marketing e idiotas que acreditam nisso.
Resumo: Marketing e idiotas que acreditam nisso.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
- Optimus Leo
- Mito
Vamos jogar algums numeros nisto:
O maior ganho possivel de pressao (Boost) teorico que voce podera ter e de ums 0.4 psi (para boost e turbo, so sei usar unidades inglesas...facam as conversoes voces a essa porra de kg sobre metro cuadrado e tals) a mais ou menos 250 km/h e isto aumenta (e disminui) com o cuadrado da velocidade.
Claro, isto e em condicoes ideais, num dyno, num tunel de vento, etc...
Na vida real, na estrada, tem un monte de variaveis que NAO vao deixar voce alcanzar esses 0.4 PSI de pressao extra na admissao. Mesmo assim, considerando condicoes ideais, esses 0.4 psi fariam que um motor de 180 HP de algum litrao aumentase somente sua potencia de quase 5 hp, permitindo o motor ingerir aprox. um 2.7% de ar extra.
Entao, resumindo...a grande maioria dos bundometros instalados nos Homo Sapiens Sapiens NAO conseguem perceber porra nenhuma por abaixo de uma mudanca de pelo menos 4%.
Ou seja, pura balela e letrinhas bonitas na rabeta, e os caras de marketing maravilhados com os incredulos que vao comprar motos e carros por essa bobagem.
O maior ganho possivel de pressao (Boost) teorico que voce podera ter e de ums 0.4 psi (para boost e turbo, so sei usar unidades inglesas...facam as conversoes voces a essa porra de kg sobre metro cuadrado e tals) a mais ou menos 250 km/h e isto aumenta (e disminui) com o cuadrado da velocidade.
Claro, isto e em condicoes ideais, num dyno, num tunel de vento, etc...
Na vida real, na estrada, tem un monte de variaveis que NAO vao deixar voce alcanzar esses 0.4 PSI de pressao extra na admissao. Mesmo assim, considerando condicoes ideais, esses 0.4 psi fariam que um motor de 180 HP de algum litrao aumentase somente sua potencia de quase 5 hp, permitindo o motor ingerir aprox. um 2.7% de ar extra.
Entao, resumindo...a grande maioria dos bundometros instalados nos Homo Sapiens Sapiens NAO conseguem perceber porra nenhuma por abaixo de uma mudanca de pelo menos 4%.
Ou seja, pura balela e letrinhas bonitas na rabeta, e os caras de marketing maravilhados com os incredulos que vao comprar motos e carros por essa bobagem.
-
sirangelo
- Motociclista
Quem usou o "RAM AIR" primeiro, foi a Kawasaki.
Mas em fichas técnicas de motos SS já vi indicando a potência gerada sem uso do ram air e com o uso em alta velocidade.
Exemplo da ficha técnica da ZX10R 2011.
Potência máxima 147,1 kW (200,1 CV) / 13.000 rpm
Potência máxima com RAM Air 154,4 kW (209,9 CV) / 13.000 rpm
Acho que 10 cavalos é coisa pra caramba!
Acho que se não funcionasse nunca de forma satisfatória em uma estrada não fariam.
Exemplo da ficha técnica da ZX10R 2011.
Potência máxima 147,1 kW (200,1 CV) / 13.000 rpm
Potência máxima com RAM Air 154,4 kW (209,9 CV) / 13.000 rpm
Acho que 10 cavalos é coisa pra caramba!
Acho que se não funcionasse nunca de forma satisfatória em uma estrada não fariam.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
-
Gaucho
o 1ª Ram Air foi projeto pelo maior engº do Mundo...............DEUSsirangelo escreveu:Quem usou o "RAM AIR" primeiro, foi a Kawasaki.

-
sirangelo
- Motociclista
Se humanos tivessem RAM AIR, teríamos focinho de porco. 
sirangelo escreveu:Se humanos tivessem RAM AIR, teríamos focinho de porco.
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
- bkm_br
- Dinossauro
- Contato:
Existe o CAI para os carros que é o ram air que vem nas SRAD. Com carro não tem o mesmo efeito que em motos mas ja quase todo carro de pista usa algum sistema desses. Aqui uma fabrica que faz CAIs pra diversos carros.asneto_3 escreveu:somente em casos de pressão positiva por indução de ar por carenagens por exemplo... como nas SRAD's, que continuam sendo aspirado.... nunca vi isso em carros, mas deve existir, creio até que os F1 sejam assim, por isso monitoram tanto as dimensões dos restritores e bla bla blaRAlves escreveu:E isso mesmo kbca.
Mas num motor normalmente aspiro nunca vai alcancar 100% de eficiencia por causa dos atritos.

"Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros"
Estes CAI só servem para puxar ar "frio", o que já da uma melhora.bkm_br escreveu:Existe o CAI para os carros que é o ram air que vem nas SRAD. Com carro não tem o mesmo efeito que em motos mas ja quase todo carro de pista usa algum sistema desses. Aqui uma fabrica que faz CAIs pra diversos carros.asneto_3 escreveu:somente em casos de pressão positiva por indução de ar por carenagens por exemplo... como nas SRAD's, que continuam sendo aspirado.... nunca vi isso em carros, mas deve existir, creio até que os F1 sejam assim, por isso monitoram tanto as dimensões dos restritores e bla bla blaRAlves escreveu:E isso mesmo kbca.
Mas num motor normalmente aspiro nunca vai alcancar 100% de eficiencia por causa dos atritos.
Não provocam efeito de entrada de ar forçada (mesmo que muito leve), como os das motos, em alta velocidade.
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
- bkm_br
- Dinossauro
- Contato:
Depende do desenho e da localização do CAI, o problema que a grande maioria vai vezes pra conseguir dar o efeito de Ram Air precisa de uma tomada de ar direta para o coletor, é complicado fazer isso em um carro. Muitas vezes o sujeito tem que arrancar um farol do carro pra conseguir isso.marquinho escreveu:Estes CAI só servem para puxar ar "frio", o que já da uma melhora.bkm_br escreveu:Existe o CAI para os carros que é o ram air que vem nas SRAD. Com carro não tem o mesmo efeito que em motos mas ja quase todo carro de pista usa algum sistema desses. Aqui uma fabrica que faz CAIs pra diversos carros.asneto_3 escreveu:somente em casos de pressão positiva por indução de ar por carenagens por exemplo... como nas SRAD's, que continuam sendo aspirado.... nunca vi isso em carros, mas deve existir, creio até que os F1 sejam assim, por isso monitoram tanto as dimensões dos restritores e bla bla blaRAlves escreveu:E isso mesmo kbca.
Não provocam efeito de entrada de ar forçada (mesmo que muito leve), como os das motos, em alta velocidade.

- Optimus Leo
- Mito
PQP, deixem de bostar informação erronea...mais a noite voltarei a publicar um artigo que desmente toda essa porra de Ram Air, nao passa de marketing.
- Leandro 66
- Motociclista
Vi que a BMW declara 5cv a mais a 250km/h na S1000RR com a ajuda do ram air.
Yamaha MT 09
- Optimus Leo
- Mito
Para quem souber ingles, informacao MUITO boa nestes artigos...olha so o que falam sobre as perdas desde a entrada de ar no intake ate chegar nos cilindros...e como tambem fizeram testes presurizando o intake da moto para tratar de ter condicoes quase ideais
http://www.sportrider.com/tech/146_9910_ram/index.html
http://www.sportrider.com/tech/146_9912_ram/index.html
Em algums casos funciona, mais 99% do tempo ninguem vai sentir diferenca alguma
http://www.sportrider.com/tech/146_9910_ram/index.html
http://www.sportrider.com/tech/146_9912_ram/index.html
Em algums casos funciona, mais 99% do tempo ninguem vai sentir diferenca alguma
- numero_41
- Motociclista
Dinâmica de fluídos é uma merda.
De qualquer forma...
Velho, CAI não tem nada a ver com ar de bode, (s.i.c.), ao menos pelo que sei... A teoria que conheço quanto a CAI é que como o motor normalmente fica puxando ar de dentro do cofre do motor, ambiente provavelmente quente (dado que o motor mais produz calor do que movimento), este ar irá ocupar um volume maior, como geralmente substâncias se dilatam conforme a temperatura aumenta, logo, diminuindo a quantidade de mistura possível dentro de um cilindro.
Em tese, caso esse mesmo ar seja puxado de um ambiente mais fresco que o do cofre do motor, ar mais denso é igual a mais ar, logo daria alguma diferença de potência. Os Peugeot 206 e os Twingo têm um esquema que talvez faça isso de uma maneira mais fácil, com aquele furo no capô, presumo eu que em cima do filtro de ar.
Resumindo... A idéia não é uma tentativa de admissão forçada, mas sim pegar ar mais denso, pelo que me consta.
Curiosidade: Na época do xuning, alguns engenheiros amadores mais afoitos decidiram fazer aparatos desses de baixo-custo, com canos PVC e filtros de mechas de metal, que retiravam o ar frio que ficava próximo ao assoalho do carro... Os resultados não eram muito bons durante uma chuva.
De qualquer forma...
Velho, CAI não tem nada a ver com ar de bode, (s.i.c.), ao menos pelo que sei... A teoria que conheço quanto a CAI é que como o motor normalmente fica puxando ar de dentro do cofre do motor, ambiente provavelmente quente (dado que o motor mais produz calor do que movimento), este ar irá ocupar um volume maior, como geralmente substâncias se dilatam conforme a temperatura aumenta, logo, diminuindo a quantidade de mistura possível dentro de um cilindro.
Em tese, caso esse mesmo ar seja puxado de um ambiente mais fresco que o do cofre do motor, ar mais denso é igual a mais ar, logo daria alguma diferença de potência. Os Peugeot 206 e os Twingo têm um esquema que talvez faça isso de uma maneira mais fácil, com aquele furo no capô, presumo eu que em cima do filtro de ar.
Resumindo... A idéia não é uma tentativa de admissão forçada, mas sim pegar ar mais denso, pelo que me consta.
Curiosidade: Na época do xuning, alguns engenheiros amadores mais afoitos decidiram fazer aparatos desses de baixo-custo, com canos PVC e filtros de mechas de metal, que retiravam o ar frio que ficava próximo ao assoalho do carro... Os resultados não eram muito bons durante uma chuva.
- Optimus Leo
- Mito
O problema de um CAI (Os curtos sao chamados de Short Ram intake, os CAI sao os longos que chegam ate la embaixo do cofre) e que qualquer ganho de maior densidade do ar por estar um pouco mais frio, sao perdas geradas pela friccao e perda de pressao do ar tendo que recorrer uma distancia maior.
- bkm_br
- Dinossauro
- Contato:
Tanto o Ram Air (admissão aerodinamicamente forçada) quanto o CAI (ar "mais frio") e mesmo a combinação dos 2 funcionam sim, mas os efeitos não é nem perto de turbinar qualquer motor. Falar que não funciona porque o "bundanômetro" não detecta é mimimi.