Dúvidas fora de estrada
Dúvidas fora de estrada
Não posto muito aqui, porém acho que é o local mais indicado pra perguntar o que quero saber...
To planejando fazer uma "expedição" em estradas não muito "sociais" e queria saber o seguinte:
pra encarar estrada de chão, bastante quilometragem, vocês lubrificam a corrente ou deixam ela seca?
Não sei ao certo, mas chuto que vão ser uns 500 km de estrada de terra/pedras, dum total de 1500...
E outra...como o pneu tá do meio pro fim, acho que vou colocar um novo antes de encaras essas estradas...
O que vocês sujerem pra medida original duma tornado? (120/80-18)
Pneu misto on/off ou um off duma vez?
Rinaldi presta?
Levorin presta?
Pirelli MT70 seria uma escolha legal?
Michelin sirac? (muito "on"?)
Ou tasco um metzeler , igual o original?
Pra quem quiser ver, o passeio que pretendo fazer, é esse:
ROTEIRO
T+
To planejando fazer uma "expedição" em estradas não muito "sociais" e queria saber o seguinte:
pra encarar estrada de chão, bastante quilometragem, vocês lubrificam a corrente ou deixam ela seca?
Não sei ao certo, mas chuto que vão ser uns 500 km de estrada de terra/pedras, dum total de 1500...
E outra...como o pneu tá do meio pro fim, acho que vou colocar um novo antes de encaras essas estradas...
O que vocês sujerem pra medida original duma tornado? (120/80-18)
Pneu misto on/off ou um off duma vez?
Rinaldi presta?
Levorin presta?
Pirelli MT70 seria uma escolha legal?
Michelin sirac? (muito "on"?)
Ou tasco um metzeler , igual o original?
Pra quem quiser ver, o passeio que pretendo fazer, é esse:
ROTEIRO
T+
Não tem mais assinatura porque o Photobucket é uma bosta
Re: Dúvidas fora de estrada
Faça o seguinte: leve apenas um WD 40 ou algo do gênero e a cada parada aplique o spray na corrente. Assim ele já "limpa" a corrente, tirando a poeira/areia e ao mesmo tempo dá uma lubrificada de leve. NO trecho de asfalto, mantenha a lubrificação corriqueira.
Quanto aos pneus, EU usaria algo como um Rinaldi RT36, que te dará boa desenvoltura no asfalto e na terra. O MT70 é uma opção no mesmo nível, embora o desenho do RT36 sugira que ele vá melhor no off. EU dispensaria qualquer coisa que fosse menos off que isso. Encarar 500km de estrada de terra/pedra com pneu onroad tira toda a diversão deste trecho.
Em tempo: acho que é tópico para estar no principal mesmo!
Quanto aos pneus, EU usaria algo como um Rinaldi RT36, que te dará boa desenvoltura no asfalto e na terra. O MT70 é uma opção no mesmo nível, embora o desenho do RT36 sugira que ele vá melhor no off. EU dispensaria qualquer coisa que fosse menos off que isso. Encarar 500km de estrada de terra/pedra com pneu onroad tira toda a diversão deste trecho.
Em tempo: acho que é tópico para estar no principal mesmo!
Gelous...a intenção não é fazer trilha, mesmo porque, primeiro, não tenho muita experiencia na coisa...segundo, dependendo do trecho, estarei com bagagem, que vai consistir em talvez um par de alforges, talvez uma mala de rabeta ou uma mochila e talvez algo no tanque. É apenas passear devagar e curtir as paisagens dos aparados da serra e serra domar (tem umas 4 subidas e descidas por estrada de chão muito similares, mas talvez, muito mais legais do que a serra do rio do rastro. Mas pelo que tenho visto, é bastante pedra.
Não pretendo fazer isso rápido, pois to imaginando a princípio, levar uns 5 dias na região, pra absorver bem as coisas.
Pra encarar as pedras, o ideal é a pressão normal, maior ou menor do que o recomendado?
Refiz o roteiro, porque vi que faltou uma subida que não tinha visto...mas pode mudar de novo.
ROTEIRO II
T+
Não pretendo fazer isso rápido, pois to imaginando a princípio, levar uns 5 dias na região, pra absorver bem as coisas.
Pra encarar as pedras, o ideal é a pressão normal, maior ou menor do que o recomendado?
Refiz o roteiro, porque vi que faltou uma subida que não tinha visto...mas pode mudar de novo.
ROTEIRO II
T+
Gelous...um detalhe: o rinaldi só tem 110/80 traseiro...muda alguma coisa? O original é 120/80
T+
T+
Nero, independentemente de não ser trilha, este trecho de terra será o que vc fará de diferente, correto? Então, EU daria prioridade pra ele e, por isso mesmo, colocaria pneus do tipo que sugeri. Mesmo devagar, é diferente vc curtir uma estrada de terra com pneus que lhe dêem boa margem de segurança e com pneus que lhe passariam alguns sustos.
Quanto à calibragem, andar em terra o ideal é usar uma calibragem mais baixa. No entanto, como vc mesmo já adiantou que estará carregado e que passará por muitos lugares com pedras, sugiro manter a calibragem padrão ou algo ligeiramente mais baixo apenas. Isto porque quando se usa calibragem baixa (13-14 libras) em terrenos com pedras, a tendência é de a câmara de o pneu "morder" a câmara de ar na quina do aro e acabar furando/rasgando.
Então, acho que 20 libras com bagagem é suficiente. Se tiver MUITO pesado, um pouco mais (22-24); menos pesado, um pouco menos (18).
--
Pode botar o 110 sossegado. Para a potência da Tornado tá passando de bão (pra ter ideia, minha YZ250F usa pneu 100/90)!
Quanto à calibragem, andar em terra o ideal é usar uma calibragem mais baixa. No entanto, como vc mesmo já adiantou que estará carregado e que passará por muitos lugares com pedras, sugiro manter a calibragem padrão ou algo ligeiramente mais baixo apenas. Isto porque quando se usa calibragem baixa (13-14 libras) em terrenos com pedras, a tendência é de a câmara de o pneu "morder" a câmara de ar na quina do aro e acabar furando/rasgando.
Então, acho que 20 libras com bagagem é suficiente. Se tiver MUITO pesado, um pouco mais (22-24); menos pesado, um pouco menos (18).
--
Pode botar o 110 sossegado. Para a potência da Tornado tá passando de bão (pra ter ideia, minha YZ250F usa pneu 100/90)!
Não sei se a Pirelli ainda vende o RallyCross, mas, este seria a pedida perfeita para o roteiro.
Este pneu é pneu trail apesar de não parecer, ele vai bem em estrada de chão e pedras e tem um bom grip no asfalto, dá até para fazer umas curvinhas no asfalto bem rápidas.
Procura destes num representante Pirelli, não costumava ser caro.
Eu sei que ainda o vendem lá fora, é exportado, made in Brasil.
É pneu 80% off e 20% on.
Já o usei e não me deu sustos, muito pelo contrário, em pedras ele nem se abala.
Um abraço,
Kleber
Este pneu é pneu trail apesar de não parecer, ele vai bem em estrada de chão e pedras e tem um bom grip no asfalto, dá até para fazer umas curvinhas no asfalto bem rápidas.
Procura destes num representante Pirelli, não costumava ser caro.
Eu sei que ainda o vendem lá fora, é exportado, made in Brasil.
É pneu 80% off e 20% on.
Já o usei e não me deu sustos, muito pelo contrário, em pedras ele nem se abala.
Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.
In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
The Highlander.
Kleber, até existe pra vender, o problema é o preço: coisa de 300 pilas um pneu dianteiro..
Não conhecia esse RT36, gostei do preço! Mas muito pequeno para XT600 e como não confio nos Rinaldi onroad para onroad, que dirá um offroad para usar numa viagem com trechos de terra E asfalto. Você já usou esse RT36 no asfalto? Aguenta uma viagem de 10.000 kms, sendo uns 7.500 kms de asfalto andando as 120 km/h carregado?
To querendo um pneu 50/50 com preço melhor que o E07 (380 reais!!). Qual colocar?
To querendo um pneu 50/50 com preço melhor que o E07 (380 reais!!). Qual colocar?
Caramba!!Gelous escreveu:Kleber, até existe pra vender, o problema é o preço: coisa de 300 pilas um pneu dianteiro..
Tá isto mesmo?
Nunca foi um pneu caro, aliás, vende pouco por aqui, a galera nem conhece.
Já usei muito, só não tenho na KLX por causa do aro 17 na traseira, eles não tem um de medida decente neste aro.
Pelo menos não encontrei aqui no Brasil.
Eu já usei nas minhas Teneres, usei no Sertões de 95 na DR350 para os primeiros dias onde a gente pega bastante asfalto.
Usei um dianteiro na KLX no Sertões de 96, na traseira foi um Dunlop usado e depois já em MInas um traseiro Dunlopão excelente zero.
Que coisa.
Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.
The Highlander.
The Highlander.
Má credo...não acho pneu por aqui...nenhum desses citados.
O mais perto que achei foi o Michelin Sirac.
T+
O mais perto que achei foi o Michelin Sirac.
T+
Nero, eu detesto o SIRAC (tanto no asfalto, quanto na terra).
Para asfalto: Pirelli MT90 S/T ou A/T ou Metzeler Tourance.
Para Terra: Mitas E07, Metzeler Enduro 3 Sahara, Pirelli MT 40
Para Offroad em Viagens: Mitas E-09, Metzeler Karoo, etc.
Para durar mais que 25k kms: Mitas E-08.
Sente só o Mitas E-09: http://loja.forumxt600.com.br/product_i ... cts_id=253 (foda é o preço).
Para asfalto: Pirelli MT90 S/T ou A/T ou Metzeler Tourance.
Para Terra: Mitas E07, Metzeler Enduro 3 Sahara, Pirelli MT 40
Para Offroad em Viagens: Mitas E-09, Metzeler Karoo, etc.
Para durar mais que 25k kms: Mitas E-08.
Sente só o Mitas E-09: http://loja.forumxt600.com.br/product_i ... cts_id=253 (foda é o preço).
Esse mitas 08 e 09 não são Off demais? o asfalto não vai moer eles?
O metz original que tá na moto tem 5000 km e tá com menos da metade da vida...acho que não chega a 8000. Achei muito bom pro asfalto, mas ele parece ir muito rápido...e olha que eu não acelero tanto assim.
De repente esse pneu seria pra fazer a viagem, e depois voltava pro original.
Um pneu 50%-50% seria o ideal, creio...nem muit "on", nem muito "off".
Gostei daquele rinaldi, mas não acho o desgraçado por aqui. Até achei o pirelli MT60/70 com preço bom, mas indisponível no site da della via:
http://www.dellavia.com.br/controller.a ... o=detalhes
E a diferença pros outros, em preço , é absurda, pra um pneu de moto 250cc...
Se eu achasse hoje, pegava esse MT70. Queria ver se achava esse pneu por perto de casa...ter que encomendar um pneu pra moto 250cc de fora do estado é dose...
T+
O metz original que tá na moto tem 5000 km e tá com menos da metade da vida...acho que não chega a 8000. Achei muito bom pro asfalto, mas ele parece ir muito rápido...e olha que eu não acelero tanto assim.
De repente esse pneu seria pra fazer a viagem, e depois voltava pro original.
Um pneu 50%-50% seria o ideal, creio...nem muit "on", nem muito "off".
Gostei daquele rinaldi, mas não acho o desgraçado por aqui. Até achei o pirelli MT60/70 com preço bom, mas indisponível no site da della via:
E a diferença pros outros, em preço , é absurda, pra um pneu de moto 250cc...
Se eu achasse hoje, pegava esse MT70. Queria ver se achava esse pneu por perto de casa...ter que encomendar um pneu pra moto 250cc de fora do estado é dose...
T+
Nero, eu sou fã dos Mitas, mas eles tem suas limitações sim.
O E-07 é o pneu perfeito para o que você tá querendo: http://loja.forumxt600.com.br/product_i ... cts_id=289 . Ele dura fácil uns 20k kms, vai muito bem na terra e "cumpre o papel" no asfalto. O E-08 ( http://loja.forumxt600.com.br/product_i ... cts_id=257 ) é totalmente onroad, não chega a ser um MT90 em se tratando de performance no asfalto, mas a durabilidade é absurda (>25k kms). E o E-09 eu nunca usei, mas pelos relatos é excelente na terra, mas deixa a desejar no asfalto e gasta "rápido" se usar direto no asfalto.
Vai de E-07 que, tirando o preço, é um puta pneu (muita gente no Clube XT utiliza). Na terra vai bem, no asfalto molhado tem que tomar cuidado, mas dura uma eternidade! Será meu próximo pneu (a menos que eu ache o Metzeler Enduro 3 por um preço bom).
O E-07 é o pneu perfeito para o que você tá querendo: http://loja.forumxt600.com.br/product_i ... cts_id=289 . Ele dura fácil uns 20k kms, vai muito bem na terra e "cumpre o papel" no asfalto. O E-08 ( http://loja.forumxt600.com.br/product_i ... cts_id=257 ) é totalmente onroad, não chega a ser um MT90 em se tratando de performance no asfalto, mas a durabilidade é absurda (>25k kms). E o E-09 eu nunca usei, mas pelos relatos é excelente na terra, mas deixa a desejar no asfalto e gasta "rápido" se usar direto no asfalto.
Vai de E-07 que, tirando o preço, é um puta pneu (muita gente no Clube XT utiliza). Na terra vai bem, no asfalto molhado tem que tomar cuidado, mas dura uma eternidade! Será meu próximo pneu (a menos que eu ache o Metzeler Enduro 3 por um preço bom).
Achei o tal Levorin Duna , por 140 pila montado.
Que tal? Presta? Ou é "On" demais? Achei muito similar ao Metz enduro3
T+
Que tal? Presta? Ou é "On" demais? Achei muito similar ao Metz enduro3
T+
Nero, nunca usei um Levorin... So na bicicleta e pretendo continuar assim!!
Se quer baixo custo, vai de Rinaldi ou Maggion.
Mas aí é que tá ...não é tanto questão de custo e sim de disponibilidade aqui perto de casa. E até tem o Maggion aqui, mas até mais barato que o levorin.Marcus DT escreveu:Nero, nunca usei um Levorin... So na bicicleta e pretendo continuar assim!!
Sinceramente, o cara da loja me falou uma coisa que até meio que concordei...
Colocou os pneus numa escada e tascou o rinaldi e o maggion abaixo do levorin. Disse que o levorin é fornecedor da Honda...procede isso? Pra CG´s sei que são...mas numa XRE será que tão colocando esses, ou ainda usam o Metz enduro3?
(EDIT)
Acabei de ligar pra honda aqui...ainda usam o Metz e equipam as XRE.
Querem mais de 300 pila por um pneu aqui...
T+
Alguma opinião sobre o Maggion viper?
T+
T+
Nero, eu já tive um Maggion Viper. Na época eu tava com um Sirac 130 menos de meia vida e comprei o Maggion Viper justamente pq iria encarar um trecho de lama. Ficou melhor que o Sirac menos de meia vida, na lama E no asfalto, mas tá longe de ser um bom pneu no offroad. É um pneu justo para uso no asfalto (aderência boa - pelo menos novo, dura relativamente bem, etc), mas tem MUITA coisa melhor pro offroad.
Se tu vai ficar com a moto por muito tempo e utilizá-la regularmente na terra coloque o Mitas E-07. Esse pneu dura 25.000 kms, ou seja, apesar de mais caro ele "se paga".
Se tu vai ficar com a moto por muito tempo e utilizá-la regularmente na terra coloque o Mitas E-07. Esse pneu dura 25.000 kms, ou seja, apesar de mais caro ele "se paga".
Marcus,
Comprei um par de enduro 3 sahara na zoom motocenter... joga no google.
Baratinho!
Pra mim, ate agora, ta muito melhor que o Pirelli scorpion A/T... e olha que sempre achei o pirelli excelente.
O levorin duna ja usei na nx 150... mas no maximo nela mesmo... nao usaria numa 250...mais peso e velocidade.
eu acho que com o enduro 3 sahara vc estara bem servido.
Nao gosto de mitas. Dura muito e verdade, mas e uma merda no asfalto, qualquer um. Tanto molhado quanto seco.
Comprei um par de enduro 3 sahara na zoom motocenter... joga no google.
Baratinho!
Pra mim, ate agora, ta muito melhor que o Pirelli scorpion A/T... e olha que sempre achei o pirelli excelente.
O levorin duna ja usei na nx 150... mas no maximo nela mesmo... nao usaria numa 250...mais peso e velocidade.
eu acho que com o enduro 3 sahara vc estara bem servido.
Nao gosto de mitas. Dura muito e verdade, mas e uma merda no asfalto, qualquer um. Tanto molhado quanto seco.
Um pouquinho fora do assunto: to andando no velocross aqui na minha região(oeste do pr) e to tendo alguns problemas com pneus, já usei rinaldi, levorin, maggion. Vou ter que trocar o traseiro novamente pois geralmente depois de meia vida as garras começam de se rasgar por completo. Tenho rodado por volta de 15 libras de pressão. To afim de por o Rinaldi RMX 35. O que acham, lembrando que aqui tenho pego pistas algumas vezes muito duras nos treinos, por falta de gradeamento/chuva.
Outra esses rinaldi aqui nos "vizinhos"(Paraguai) tão saindo 125 pila o par!
Outra esses rinaldi aqui nos "vizinhos"(Paraguai) tão saindo 125 pila o par!