Impressões sobre Fazer e CB300

Grupo de discussão geral sobre motos.
foxdanger
Roda Presa
Contato:

Re: Impressões sobre Fazer e CB300

Mensagem por foxdanger »

Junin escreveu:
Saurus escreveu:
Lucas BiM escreveu:
foxdanger escreveu:
Filipe escreveu:Resumindo a CB 300 é mais moto :roll:

Nunca serão!

:wt: :wt: :wt: :wt: :wt: :wt:
NUNCA! :bnn:
É tudo a mesma coisa, é tudo "diprásticu".

Motocas honestas, desempenho honesto, preço absurdo (tinha que custar no máximo uns R$ 6K zero Km, mas com tanto imposto em cima, o sócio das montadoras/fabricantes e revendedores acaba enriquecendo sem fazer força nenhuma).

Ao meu ver, o relato, muito legal, por sinal, só confirma que a diferença entre essas motos é pequena e que as vantagens se alternam, ou seja cada uma tem suas vantagens e desvantagens em relação à outra. No conjunto, são muito parecidas em termos de desempenho geral.
Saurus captou bem o que eu quis dizer.
São motos bem honestas mesmo, poderiam custar muito menos. Infelizmente isso tá longe de acontecer.
Bom, eu esqueci de mencionar que na CB eu achei o punho do acelerador "pesado" . Tanto eu quanto meu pai sentimos dores na mão ao andar na CB. Pode ser uma caracteristica só desse modelo. Algum defeito ..
Outro ponto é que EU acho a fazer mais confortável na cidade. E acho os botões do guidão muito mais bonitos e fáceis de acionar. Mas isso é bem pessoal e pesa o fato que eu sempre tive Yamaha, então estou acostumado com a posição dos botões.

Estou querendo fazer um UP. E minha área é das trails.
Estou na dúvida entre Tenere e a XRE. Ontem após o passeio a XRE ficou até mais bonitinha com esse freio ABS. Mas mesmo assim ainda acho a Teneré mais completa..Painel bonito, os faróis, tanque de combustível com a tampa LINDA...hehe , motor da fazer (que é super confiável). O que pesa contra a teneré é somente os problemas que tem aparecido sobre um barulho na suspensão , alguns relatos de vazamento de oleo e a traseira, que pode ser resolvida com um baú. A XRE eu acho horrivel aquela frente PICA PAU... tem os problemas do motor babando óleo e o pior, é aqui na minha cidade a HONDA é muito ruim de serviço, e a Yamaha muito prestativa...
Enfim, to numa encruzilhada...Indecisão danada...
As vezes penso em pegar uma Falcon dessas ultimo modelo..Preta com laranja......O duro é achar uma BBB !!

É isso, abraço a todos..obrigado aos que elogiaram..No próximo prometo levar uma câmera fotográfica melhor, aquelas que tiram foto sozinhas...hehehe..Pq eu fiquei devendo fotos dessa rodovia, que tem uns lugares muito bonitos... !!

Ai Junin, essa parada da dor na mão cara, eu acho que é exatamente pela parada que te falei da posição de pilotagem... na CB vc fica relativamente mais inclinado do que na fazer, e ai vc fica jogando mais o peso pra frente, forçando mais os braços... pode conferir.

A cara, não podemos deixar de destacar que a Fazer (a nova versão) é ANOS LUZ mais bem acabada e MUITO, MAS MUITO mais bonita que a CB. O visual dessa Fazer nova é senssacional. Já a antiga eu não curtia nada nada :D. Não gosto do farol redondo e não gosto da traseira dela... e também tinha muitas curvas, era tudo meio arredondado... a nova é cheia de linhas retas, tudo pontiagudo, bem mais manero :D

Agora pra te aconselhar, vou dar minha opnião.

Eu curto BEM MAIS a XRE cara. No início eu tinha muito preconceito com ela, mas hj eu acho ela bem manera. Mó motão e super robusta e é bem bonita. Linhas retas e talz... E pow, depois que ficar mais velinha, da pra colocar ela na versão motard que aí fica mais linda ainda! Já vi algumas assim e são um espetáculo! :D

A tenere eu naum curtia a antiga e curti menos ainda essa nova, feiona :/
Biz 125 KS 2008 ( Omelete ) -> XTZ 125XE 2010 ( Pretinha ) -> NFazer YS250 ( Moulin Rouge: http://tinyurl.com/3cqckst )
foxdanger
Roda Presa
Contato:

Mensagem por foxdanger »

eAIUUHeiAheuiAUHIehiAheiAHIehiAheuiAHiehaIehiAheiA

Pow, eu na XTZ fazia 38km/l, as vezes 40 :D

Melhor na minha Biz com Injeção Eletronica. Fazia 58/60 km/l :D MUIIIIITOOOOO economica heheheh :D
Biz 125 KS 2008 ( Omelete ) -> XTZ 125XE 2010 ( Pretinha ) -> NFazer YS250 ( Moulin Rouge: http://tinyurl.com/3cqckst )
Filipe
Dinossauro

Mensagem por Filipe »

foxdanger escreveu:eAIUUHeiAheuiAUHIehiAheiAHIehiAheuiAHiehaIehiAheiA

Pow, eu na XTZ fazia 38km/l, as vezes 40 :D

Melhor na minha Biz com Injeção Eletronica. Fazia 58/60 km/l :D MUIIIIITOOOOO economica heheheh :D

Ta zuando que uma biz faz isso??? Andando até 80km/h consegue fazer isso?
Imagem
FILIPE
[EX] CBR 450 SR 1993 [EX] NXR 125 kS 2004 Bros [EX] XRE 300 ABS 2011
Agora no MSM!
Imagem
AVISO
Por razões de segurança, a gerência agradece que não alimentem as aves.
Obrigado .
foxdanger
Roda Presa
Contato:

Mensagem por foxdanger »

JURO filipe...

pior que tipo, qundo eu peguei, via a galera no forum falando que fazia 40 e poucos com um litro...

ai eu peguei a minha... rodei o primeiro tanque deu 59... rodei o segundo deu 60... e assim foi... FIKEI BOLADO!

rodei um ano e meio com a motoca cara, sempre fazendo nessa media, 57, 58 60....

Mas é as novas biz, akelas que tem injecao, as antigas naum chega nem perto disso...

E pow, andando na boa neh, até uns 80 por ai (dentro da faixa de 60 a 80 da biz que é onde ela e bem economica)... dando umas esticadinhas de 90 e 100 nos tuneis da vida e talz...

PS: Pra quem vai andar soh eprto de casa e talz, fazer akele percurso curto da casa pro trampo, a biz pra mim é a melhor moto que tem cara.... muito util e muito economica :D
Junin
Motociclista

Mensagem por Junin »

Essa nova fazer ficou show de bola ...Prefiro ela à CB! A roxa então ...
A dor na mão que eu mencionei não foi devido à posição de pilotagem, e sim sobre a força que eu fazia para manter a moto acelerando. :wt:
É dificil explicar isso, o punho da CB volta mais rápido a posição normal ( sem acelerar) . Ele tem uma "tensão" maior... e isso causou uma dor na mão..Volto a repetir..Não foi uma dor que impedisse a viagem..Foi apenas um desconforto..
Vai ver eu to precisando malhar mais..kkkkk

Mas para mim a posição de viagem foi melhor na CB.

Quanto à Teneré/XRE...Cara ...se você soubesse a indecisão que eu to com essas motos você ia ter insônia igual eu ..To mais tendecioso a pegar a Tenere...Quando penso que vou andar na XRE com aquele bico do pica pau na frente não rola..Prefiro ter uma moto menos potente mas mais bonita. E gosto é igual C#..Cada um tem o seu..Eu acho a teneré linda..Tanto a antiga quanto essa nova.
Editado pela última vez por Junin em 24 Mai 2011, 10:35, em um total de 1 vez.
asneto_3
Roda Presa

Mensagem por asneto_3 »

Junin escreveu:
foxdanger escreveu:Perae amigo:

Fato 1 - Fazer 2008? 2009? As Fazer's 2010 / 2011 tem o consumo MUITO menor que isso ae... Em estrada eu faço 30km/l tocando a media de 110/120km/h
E ai foxdanger blz?.. A Fazer é 2008! Está com 14000Km. Sobre o consumo, relaxa!! Eu sei que tem gente que consegue fazer melhor que isso..Pode ser que na nova eu consiga fazer um consumo melhor. Mas 1º, como eu disse, foi um passeio em uma região com muita subida e muita descida. Se eu tivesse sozinho, teria feito esse trajeto na velocidade de 90 a 100km/h e acho que o consumo seria melhor. Mas, para acompanhar a Drag eu estava sempre na casa dos 110 para cima, e a moto estava a quase 8mil giros, sendo o limite aos 10 ! Tem também o fator peso. Eu peso 95kg. Por ultimo pode ser o meu estilo de pilotar, que ai eu vou ficar te devendo, mas vai ver eu faço alguma coisa diferente !! ;-)

SOu proprietário de uma New Fazer, e posso opinar tmb, quanto a media, pode ser duas coisas ou em um trecho você mediu uma e na volta a outra, ou seu pai toca muito mais suave que vc(bem mais provável), meu grande amigo aqui pra rodar de moto, tem uma CB tmb tanto a minha quanto a dele ai entre 7~10mil km, e já andamos nas duas desse mesmo modo, andando a 110~120 (7~7,5mil RPM) a dele faz 26, a minha faz 29, pode até ser que depois inverta andando um pouco mais, mas nunca vai chegar nessa velo fazendo 20 baixo.
Alem de tudo essa Fazer pode estar "batizada", sei la neh!

Fato 2 - O freio da Fazer é bom, essa de dedinho ai vc forçou, pq na minha fazer 2011/2012 eu freio com o dedinho mindinho tranquilamente (pra exemplo de força, pq na verdade eu uso o dedo indicador). Só se a antiga tinha esse freio duro ai, pq a nova é excelente. O ABS da CB com certeza deve ser melhor, mas nem é pra tanto...

Na fazer do meu pai eu não consigo frear com o mindinho não, com o 2º e 3 dedos eu consigo. Mas mesmo assim eu preciso colocar muito mais força do que na CB. Mas essa força também não é nada que vá me tirar as energias..

O Freio Mesmo na normal é melhor mesmo, na Fazer não tem muita constância, tem hora que eu sinto tipo vibrando, parecendo que o disco está empenado, só que muito mais suave!

Fato 3 - Sobre potência, a CB pode até levar um pouco mais, mas nada muito notável...
Realmente , nada muito notável. São duas motos bem parecidas...Não é atoa que são concorrentes.
Realmente, anda mais mesmo, primeira vez que sai do farol com ela, ela cresceu tão rapido o giro de 1 marcha que chegou a estourar giro sem eu ver, primeira e segunda dela é bem curtinha, ela arranca muito mais, não tem nem comparação, se sair em movimento, e de 3 marcha pra cima, vai ser quase tudo a mesma coisa, tipo se a honda tiver alguem grande e de peito aberto, e a Fazer alguem abaixado no tanque, vai junto quase até a velo final, ai depois disso, muito devagarzinho a CB vai distanciando aos poucos....
Da a impressão de andar bem mais, mas pq o giro cresce só mais pro final e de uma vez só, mas não é grande coisa... acho que a CB daria conta de emprurrar uma relação mais longa um pouquinho, andando a 120 com mais folga!

Fato 4 - A posição de pilotagem vai de cada um, mas pra mim que tenho 1.85 achei bem melhor a fazer.
;-)
Não da pra comparar muito isso aqui, já testei tmb, e o que acontece é que depois de vc andar um tempo com qualquer moto, ao passar pra outra vc tem um ótimo relaxamento, isso já testei da Fazer para outras motos tmb, e quem pegou a Fazer achou a mesma coisa (menos dois amigos que tem Lander, que disseram horores do guidon baixo, mas acharam muito melhor o vento enquanto inclinado). Tanto eu e meu amigo discordamos tudo do que já lemos em revistas e reportagens, nós dois concordamos que a Fazer tem uma ciclistica melhor, parece que é mais alongada, mais firme, guidon mais pesado, mais rigida, pode até cansar um pouco mais, mas com o tempo passa mais segurança (isso com a susp um clik mais mole que o ajuste intermediário de fabrica, fiquei de na próxima revisão colocar no mais rigido pra brincar), o que peca é o motor xoxo perto da CB!

lembrando que já andei nas duas motos e que to falando da Fazer 2011/2012....

Tópico bom e bem escrito. Parabéns pelo passeio! Toq uerendo fazer um desses agora dia 5 do mês que vem aqui no Rio de Janeiro.

Se alguém quiser indicar algum legal agradeço. Dentro do estado do Rio por favor pq vou e volto no mesmo dia :D
Obrigado, no RJ eu não posso opinar pois nunca fui, mas se um dia passar por aqui dá um toque que eu levo você nessa serra que eu fui ontem..
Eu tenho certeza que optei pela moto certa por nenhum dos motivos que estão acima,
Não tenho tanto medo de parar ela em lugar nenhum, no máximo coloco uma travinha de disco (aqui por perto o indice ainda é mt pequeno).
Todo mundo pode dizer que honda é tem manutenção mais barata, que eu vou continuar discordando, só enquanto revisão ela faz de 5~5mil km, a CB de 3~3milkm, serviço em CC yamaha, ao menos aqui muito mais barato, e se for cotar peças em CC, aposto que da empate ou muda mt pouca coisa! Fiz revisão de 5Mil, gastei se não me engano 76 reais (Até 3x ou desconto de 10%), para trocar o Óleo(sobrou 0,5), passar um Ar no filtro de Ar, lubrificar uma uns pedidos e mais de coisa das verificações da garantia, e mais a pastilha traseira que não gastei 11 reais comprando pela minha loja.
E principalmente pq pra mim, ainda mais na minha cidade Honda é moto de VILENO, num aguento esses Fuleros que num tem nem dinheiro pra andar de BUS e compra uma ONDA pra desfilar e contar vantagem, vá até qualquer encontro de moto e repare em quem esta de CB e quem está de YAMAHA!
Valdicreidison Letisgô
Motociclista

Mensagem por Valdicreidison Letisgô »

foxdanger escreveu:JURO filipe...

pior que tipo, qundo eu peguei, via a galera no forum falando que fazia 40 e poucos com um litro...

ai eu peguei a minha... rodei o primeiro tanque deu 59... rodei o segundo deu 60... e assim foi... FIKEI BOLADO!

rodei um ano e meio com a motoca cara, sempre fazendo nessa media, 57, 58 60....

Mas é as novas biz, akelas que tem injecao, as antigas naum chega nem perto disso...
No teste da revista a injetada perdeu em quase tudo pras BiZ carburadas, ate no consumo as injetadas perderam e feio ainda.
Carburada eram 3km/l mais economicas :shock: :shock: :shock:

alguem mediu consumo errado, kkkkkkk
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
pardalrs
Roda Presa

Mensagem por pardalrs »

Lee escreveu:Tópico bom de ler!
Honesto!
Parabéns aos 3 mosqueteiros! ;-)
X2
Excelente topico, honesto, boas fotos
Abraço
Pardalrs
Motociclista

Mensagem por Junin »

asneto...

Bom , quanto à medição foi feito o seguinte: Os 142 km km que eu mencionei foram os primeiros 142 km da viagem. Abastecemos e seguimos viagem. Após 18km , ou seja , 160km de viagem, eu passei para a CB e meu pai pra fazer. Quando chegamos aqui na cidade abastecemos denovo para verificar o consumo.. E a fazer deu 20,9 e a CB 25,4.
Eu mencionei o melhor consumo das 2 no relato.. Pode ser que a gasolina seja inferior, pois foi abastecida na rodovia...não conheço o posto.. Pode ser isso tudo somado... Serra, gasolina ruim, peso, minha fazer está bixada......Não sei o que deu..Apenas relatei o que eu VI.
Na cidade conseguimos fazer uma media de 28km/L.
No próximo passeio vou por um trecho mais plano ver se essa é a diferença!!
Sobre a posição de pilotagem, isso é muito relativo.. Tudo que disse foi apenas o que eu senti. Aconselho a todos andarem na moto que querem comprar, pois a opinião da maioria pode não ser a sua...
Editado pela última vez por Junin em 24 Mai 2011, 10:37, em um total de 1 vez.
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

A "dureza" do acelerador da CB não seria por causa do cabo de retorno? A CB3 tem cabo de retorno, né?
Todas as motos Honda que tive e que usavam o sistema de cabo de retorno sempre tiveram acelerador mais duro que os modelos Yamaha que tive também com cabo de retorno.

Gostei do relato também, bem honesto, objetivo. Parabéns!

E parabéns pela saude do paizão e do tiozão, gostei de ver a vitalidade e vontade deles, tem muito cabra com essa idade que está em casa de pantufa assistindo novela das seis e enchendo o saco da mulher!
Uma coisa é certa: não é toda hora que se vê um senhor de 65 anos pilotando uma pesada Drag por aí.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

Estranho o relado sobre o consumo, ciclistica e conforto. Aqui é unânime ouvir que a CB é mais dura, sai de traseira nas curvas e que bebe um pouco mais. Quando a elasticidade do motor é inevitável. Dobro de válvulas, acionamento por tuchos (a yamaha ainda usa balacim no motor 250cc) e comando duplo. Isso garante uma folga e melhor desempenho em altas rotações. Não tem o que discutir. Apesar da furada inicial dos motores 300cc da honda, o motor é melhor e mais moderno se comparado ao 250cc da yamaha. Não se compara um motor primitivo com um motor que usa recursos mecânicos superiores. Em relação aos freios. Em geral, as motos yamaha tem um freio mais borrachudo. No comparativo o amigo está certo. O freio da CB300 é mais facilmente acionado e tranca mais rápido. O freio da Fazer é mais brando, menos trancoso, mas isso não significa dizer que não freia o suficiente.

O grande segredo da fazer é o conjunto, muito harmonioso. Comprei 2 Fazer 0 km e sei o que estou falando. Questões estéticas são puramente pessoais, não vale discutir.

Pra mim, são duas motos honestas, vai de gosto. Andou, gostou, levou. O resto é detalhe.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Junin escreveu: Estou na dúvida entre Tenere e a XRE. Ontem após o passeio a XRE ficou até mais bonitinha com esse freio ABS. Mas mesmo assim ainda acho a Teneré mais completa..Painel bonito, os faróis, tanque de combustível com a tampa LINDA...hehe , motor da fazer (que é super confiável). O que pesa contra a teneré é somente os problemas que tem aparecido sobre um barulho na suspensão , alguns relatos de vazamento de oleo e a traseira, que pode ser resolvida com um baú. A XRE eu acho horrivel aquela frente PICA PAU... tem os problemas do motor babando óleo e o pior, é aqui na minha cidade a HONDA é muito ruim de serviço, e a Yamaha muito prestativa...
Enfim, to numa encruzilhada...Indecisão danada...
Ae Kamerad Junin... belo passeio e bom relato... mas não se iluda, pois:

XRE300 = BOSTONDA
TENERÉ 250 = YAMAMERDA

A XRE baba óleo e a Tenere estoura as mangueiras do radiador de óleol.
Essas motokas evoluiram bastante nos quesitos motor (com a injeção) e ciclística mas a qualidade dos materiais cada vez mais deixa a desejar.

Exceto pelo ABS opcional da XRE, entre ela e a Teneré não existem diferenças objetivas que valham mais do que umas duas ou três linhas de discussão.
Eu fiquei com a Teneré por um único motivo: na Yamaha foi onde eu consegui o maior desconto. Simples assim.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

gostei pelo passeio com os "véio" :bnnd:

show! :wsh:

saudações
Dipt
Motociclista

Mensagem por Dipt »

Legal o passeio e o relato.

Especial de primeira. ;-) ;-)
INTRUDER LC 1500 2000 La GoRdA
"Bebo, fumo, ando de Opala e de moto, não gosto de covardia e futilidade, sou reacionário pra caralho e meu ídolo de infância é Charles Bronson!!!
Junin
Motociclista

Mensagem por Junin »

piccoli : Então não sou eu que preciso malhar mais, você também já notou essa diferença.. heheh

piccoli e Rauber : Esse meu tio tem uma saúde melhor que de muitos aqui do fórum. Às vezes acho ele mais animado que eu. Ele é um gps em pessoa.. Tem 47 anos de carteira , mas dirige caminhão desde os 13 anos de idade. É muito bom viajar com ele, pois conhece cada canto desse Brasil.. Ano que vem pretendo ir ao Churrastiba e se eu for vou levá-lo para vocês o conhecerem. O meu pai nós estamos incentivando-o a andar de moto.. Mas ele tá precisando começar uma academia.. Ele é muito sedentário, então nós tinhamos que parar muitas vezes para ele esticar as pernas... teve uma hora que ele deu cãibra ... Mas a viagem com eles foi muito boa... Meu pai chegou eu perguntei a ele de 0 a 10 quanto ele estava sentindo de dor...ele disse 90 ...hehehe Mas ele adorou e disse que tem que comprar uma moto maior para viajar..
Abraço
Junin
Motociclista

Mensagem por Junin »

Russo : A cada dia eu vejo muito claro isso que você disse . Se eu pudesse eu esperaria a Teneré 660 ou compraria a XT660. Mas como não é a minha realidade, eu fico entre XRE, TENERÉ, FALCON ...
foxdanger
Roda Presa
Contato:

Mensagem por foxdanger »

Valdicreidison Letisgô escreveu:
foxdanger escreveu:JURO filipe...

No teste da revista a injetada perdeu em quase tudo pras BiZ carburadas, ate no consumo as injetadas perderam e feio ainda.
Carburada eram 3km/l mais economicas :shock: :shock: :shock:

alguem mediu consumo errado, kkkkkkk

A pelo amor de deus, naum tem a menor comparação das biz novas com as antigas.... Não vou nem discutir essa parada... tive uma zero km e meu camarada tinha uma carburada... pow, a moto era TODA pior, nem da pra comparar...

E o consumo da minha moto era esse q eu te falei... Colocava sempre 5 reais nela, 2 litros... rodava 120 km's cravados, colocava 5 reais de novo... e por ai vai... Rodei um ano e meio marcando exatamente certinho, eu sou bem perfeccionista come ssas paradas cara. Rodei 15 mil km com essa biz, de 0 a 15 mil, e todas as marcacoes ficaram nessa media entre 110, 120km a cada 5 reais que na epoca dava 1.9 litros de gasosa.... Vendi a moto e ela tava zerinha ainda, biz eh uma excelente motoquinha cara. Simples e cumpre o que promete.
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Ué, gente... tucho? A CB3 usa tucho? Achei que fosse braço oscilante como é na Falconete. Afinal, como é o comando da CB3?

Quanto à Bizoca, a melhor moto urbana que poderia existir aqui seria uma Biz 250 (com o corpinho dela aumentado na proporção da cilindrada). Eita motinho boa de andar. E por demais de resistente, a Bizoca 100 do meu genro era um calhambeque, dormia na rua, até guidão frouxo ela tinha. Mas não perdia a agilidade, a resistência mecânica, a maciez de rodar e o bom conforto considerando que era uma moto pequena e leve.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Cara, que legal! Sou de Patrocínio/MG, minha família é de Santa Rosa, distrito de Coromandel. Nota 10 mesmo!

O relato também foi ótimo, mas aqui vai dar polêmica! rsrs
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

piccoli escreveu:Ué, gente... tucho? A CB3 usa tucho? Achei que fosse braço oscilante como é na Falconete. Afinal, como é o comando da CB3?.
Comando por tucho, igual a Twister.
Responder