Impressões sobre Fazer e CB300

Grupo de discussão geral sobre motos.
Junin
Motociclista

Impressões sobre Fazer e CB300

Mensagem por Junin »

Ontem eu , meu pai e um tio fomos dar uma volta de moto. Saímos da minha cidade, e visitamos mais 2 cidades (Coromandel e Vazante), num total de 340km. Meu tio estava na Dragstar , meu pai na CB300 e eu na Fazer. Na volta eu passei para a CB300 e meu pai veio na Fazer.
Vou colocar as minhas impressões sobre as 2 motos NA RODOVIA, lembrando que tenho 1,89m.

Ciclística: A CB leva a melhor, com ligeira diferença. Após ter andado 160km na Fazer, ao passar para a CB já pude notar uma melhora da dor nas costas.. A posição de pilotagem é mais confortável, para mim, na CB. Ao fazer curvas me sentia mais confiante na CB, mesmo nunca tendo andado na CB. E eu ando bastante na Fazer (pois é a moto do meu pai , a CB é de um primo meu que emprestou para que pudéssemos dar uma volta).

Freios: Bom, os freios valem uma pausa .. :-D ... Eu sempre tive Yamaha (Neo, XTZ 125, Fazer). Todos dizem o quanto os freios da Yamaha são ruins. Eu não achava, pois conseguia frear normalmente, até subir na CB ontem. A Cb que estávamos é equipada com freios ABS. PQP !!! Que freio bom.... dá pra frear com apenas 1 dedo e manter os outros 4 no punho..heheh ..Na XTZ 125 nunca passei aperto por conta dos freios, mas a questão é que para frear a XTZ eu tenho que colocar muito mais força na manete.. Mas freia também... Ponto para a CB em relação à Fazer.

Banco : Pra mim foi empate.. Ambos precisam de uma pausa após uns 40 minutos andando.

Retrovisores : Os da CB são muito bonitos, mas quando eu estava acima de 100km/h ele vibrava tanto que não conseguia ver nitidamente qual moto estava atrás de mim. Ponto para os da Fazer, que mesmo não sendo LINDOSSSS, pelo menos são funcionais.

Desempenho : Não dá pra negar que a CB anda mais que a Fazer , aliás são 50cc à mais e 26,5cv contra 21cv.
Porém, não é uma diferença muito grande.. Não estávamos disputando corrida, mas para uma viagem de 110 / 120 km/h as duas vão muito bem . Com uma diferença que nas subidas mais íngremes, a CB vai distanciando um pouco, bem pouco mesmo.Só lembrando que eu e meu pai temos o mesmo peso.

Consumo : A CB levou a melhor, fez 142km com 5,4 L, média de 26,2 Km/L e a Fazer fez os mesmos 142 com 6,7L, dando uma média de 21,1 Km/L . Esse consumo deve ser lembrado que estávamos em uma região com muita serra, logo a Fazer estava sempre em uma rotação maior para acompanhar as outras 2 motos.

Esses foram os pontos que eu pude perceber nesse passeio. As 2 são boas motos. Com paciência e respeitando os limites que elas possuem dá pra ir longe. Definitivamente o estilo que mais me agrada é das Trails e Big Trails... Quem mandou crescer tanto..

Agora vão algumas fotos para ilustrar o meu momento de Querido Diário..... :bnnd:

O TRAJETO
Imagem
EU E MEU PAI
Imagem
PARADA EM VAZANTE PARA ALMOÇAR
Imagem
FOMOS TENTAR ACHAR UM LUGAR CHAMADO "POÇO VERDE" , MAS NÃO CONSEGUIMOS
Imagem
Imagem
ABASTECENDO
Imagem
Imagem
MEU TIO E MEU PAI NA PONTE SOBRE O RIO PARANAÍBA
Imagem
Imagem
TINHA UNS PESCADORES
Imagem
MEU TIO, AOS 65 ANOS, VENDO SE AINDA TEM EQUILÍBRIO :lol:
Imagem
ENTRADA DE VAZANTE
ImagemImagem
UMA GRUTA QUE VISITAMOS
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
ULTIMA PARADA PARA UMA COCA...
Imagem
A PAISAGEM
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

BOM É ISSO PESSOAL, COM CERTEZA EU NÃO CONSEGUI REGISTRAR TODA A BELEZA QUE TEM NESSAS SERRAS, POIS SOU UM PÉSSIMO FOTOGRAFO... MAS ESTA AI O NOSSO PASSEIO !!
ABRAÇO A TODOS..
Andrew
Roda Presa

Re: Impressões sobre Fazer e CB300

Mensagem por Andrew »

Parabéns, belo passeio ... quanto a comparação é uma honda com ABS, não precisa falar mais nada ;-) :lol:
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Bom o passeio heim?
Boa a comparação também, apenas uma coisa, eu andei em uma Fazer e achei o freio dianteiro excelente, mesmo sem ABS, infinitamente superior ao das antigas Twister...
Suzuki RV 90,Yamaha RS 125,Honda ML125,Yamaha DT 180, Agrale 16.5/27.5 Elefantre/27.5,XL250 R, Honda 450 DX, Yamaha RD 350 LC, Honda Hornet e New Hornet, Kawasaki Z 1000, Suzuki DRZ 400 E

Imagem EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAIS
Lee
Roda Presa

Mensagem por Lee »

Tópico bom de ler!
Honesto!
Parabéns aos 3 mosqueteiros! ;-)
Saddam
Roda Presa

Mensagem por Saddam »

ainda acho que a fazer anda mais que a cb hehehehe

bom relato!

ótimas fotos!
Motoatividoso :beer:
Junin
Motociclista

Mensagem por Junin »

decoZ escreveu:Bom o passeio heim?
Boa a comparação também, apenas uma coisa, eu andei em uma Fazer e achei o freio dianteiro excelente, mesmo sem ABS, infinitamente superior ao das antigas Twister...
decoZ, eu acho que me expressei errado.. Eu adoro o freio da Fazer do mesmo modo que adoro o freio da XTZ 125..Pois eu sempre so tinha andado nelas e para mim são 2 motos totalmente na mão .
Eu fiquei surpreso com a pequena força que é preciso fazer para frear a CB.. A Fazer freia super bem, mas é preciso alicatar mais o freio. Só isso..hehe
foxdanger
Roda Presa
Contato:

Mensagem por foxdanger »

Perae amigo:

Fato 1 - Fazer 2008? 2009? As Fazer's 2010 / 2011 tem o consumo MUITO menor que isso ae... Em estrada eu faço 30km/l tocando a media de 110/120km/h

Fato 2 - O freio da Fazer é bom, essa de dedinho ai vc forçou, pq na minha fazer 2011/2012 eu freio com o dedinho mindinho tranquilamente (pra exemplo de força, pq na verdade eu uso o dedo indicador). Só se a antiga tinha esse freio duro ai, pq a nova é excelente. O ABS da CB com certeza deve ser melhor, mas nem é pra tanto...

Fato 3 - Sobre potência, a CB pode até levar um pouco mais, mas nada muito notável...

Fato 4 - A posição de pilotagem vai de cada um, mas pra mim que tenho 1.85 achei bem melhor a fazer.

lembrando que já andei nas duas motos e que to falando da Fazer 2011/2012....

Tópico bom e bem escrito. Parabéns pelo passeio! Toq uerendo fazer um desses agora dia 5 do mês que vem aqui no Rio de Janeiro.

Se alguém quiser indicar algum legal agradeço. Dentro do estado do Rio por favor pq vou e volto no mesmo dia :D
Biz 125 KS 2008 ( Omelete ) -> XTZ 125XE 2010 ( Pretinha ) -> NFazer YS250 ( Moulin Rouge: http://tinyurl.com/3cqckst )
Danilodsp
Roda Presa

Mensagem por Danilodsp »

Bacana o relato.
Só fiquei surpreso com o consumo, viajei na minha Fazer e uma amigo em uma CB300, a uns 100km/h a Fazer tinha um consumo muito melhor, andando a uns 120 a diferença de consumo ficava praticamente nenhuma. Mas isso de consumo varia muito.
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Gente, imagino que o fator do consumo maior, seja pelo fato até citado no texto, era uma região serrana, muita montanha acima, naturalmente a Fazer com menos potência e torque terá sempre que forçar mais o motor para uma mesma velocidade que a CB300, então é natural este maior consumo, mesma coisa acontece com um carrinho 1.0, se viajar aí pelos 140 km/h, bebe mais do que um 1.6...
Suzuki RV 90,Yamaha RS 125,Honda ML125,Yamaha DT 180, Agrale 16.5/27.5 Elefantre/27.5,XL250 R, Honda 450 DX, Yamaha RD 350 LC, Honda Hornet e New Hornet, Kawasaki Z 1000, Suzuki DRZ 400 E

Imagem EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAIS
Adelson_AL
Roda Presa

Mensagem por Adelson_AL »

Legal Junin!
Parabéns pelo excelente comparativo!
Belas fotos!
Um abração,
Adelson...
"O motociclista não precisa procurar pela felicidade: ele a encontra no caminho...".

Imagem
Filipe
Dinossauro

Mensagem por Filipe »

Resumindo a CB 300 é mais moto :roll:
Imagem
FILIPE
[EX] CBR 450 SR 1993 [EX] NXR 125 kS 2004 Bros [EX] XRE 300 ABS 2011
Agora no MSM!
Imagem
AVISO
Por razões de segurança, a gerência agradece que não alimentem as aves.
Obrigado .
foxdanger
Roda Presa
Contato:

Mensagem por foxdanger »

Filipe escreveu:Resumindo a CB 300 é mais moto :roll:

Nunca serão!

:wt: :wt: :wt: :wt: :wt: :wt:
Biz 125 KS 2008 ( Omelete ) -> XTZ 125XE 2010 ( Pretinha ) -> NFazer YS250 ( Moulin Rouge: http://tinyurl.com/3cqckst )
Lucas BiM
Roda Presa

Mensagem por Lucas BiM »

foxdanger escreveu:

Nunca serão!

NUNCA! :bnn:
YES 06 > NFazer 10/11 > YES 11 > Tenere 250 > Tracer 9 GT+ 🇮🇹
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Lucas BiM escreveu:
foxdanger escreveu:

Nunca serão!

É tudo a mesma coisa, é tudo "diprásticu".

Motocas honestas, desempenho honesto, preço absurdo (tinha que custar no máximo uns R$ 6K zero Km, mas com tanto imposto em cima, o sócio das montadoras/fabricantes e revendedores acaba enriquecendo sem fazer força nenhuma).

Ao meu ver, o relato, muito legal, por sinal, só confirma que a diferença entre essas motos é pequena e que as vantagens se alternam, ou seja cada uma tem suas vantagens e desvantagens em relação à outra. No conjunto, são muito parecidas em termos de desempenho geral.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
foxdanger
Roda Presa
Contato:

Mensagem por foxdanger »

Saurus bem sensato.

Acho as motos bem honestas tb... Agora realmente o preço deixa a desejar... Apesar de que a Fazer pelo menos é bem mais barata que a CB.... Mas ambas são muito caras...

Concordo que essas motos não podiam passar de 6 conto. Lá fora moto 250 custa 2 mil dolares no maximo... e to falando de motos 250 MUITO melhores q essas nossas....
Lucas BiM
Roda Presa

Mensagem por Lucas BiM »

Quando comprei a minha fui pelo custo e beneficio, atendimento da concessionaria (q me deixou fazer test drive), e o indice de roubo, este ultimo não deu muito certo...
YES 06 > NFazer 10/11 > YES 11 > Tenere 250 > Tracer 9 GT+ 🇮🇹
Junin
Motociclista

Mensagem por Junin »

foxdanger escreveu:Perae amigo:

Fato 1 - Fazer 2008? 2009? As Fazer's 2010 / 2011 tem o consumo MUITO menor que isso ae... Em estrada eu faço 30km/l tocando a media de 110/120km/h
E ai foxdanger blz?.. A Fazer é 2008! Está com 14000Km. Sobre o consumo, relaxa!! Eu sei que tem gente que consegue fazer melhor que isso..Pode ser que na nova eu consiga fazer um consumo melhor. Mas 1º, como eu disse, foi um passeio em uma região com muita subida e muita descida. Se eu tivesse sozinho, teria feito esse trajeto na velocidade de 90 a 100km/h e acho que o consumo seria melhor. Mas, para acompanhar a Drag eu estava sempre na casa dos 110 para cima, e a moto estava a quase 8mil giros, sendo o limite aos 10 ! Tem também o fator peso. Eu peso 95kg. Por ultimo pode ser o meu estilo de pilotar, que ai eu vou ficar te devendo, mas vai ver eu faço alguma coisa diferente !! ;-)

Fato 2 - O freio da Fazer é bom, essa de dedinho ai vc forçou, pq na minha fazer 2011/2012 eu freio com o dedinho mindinho tranquilamente (pra exemplo de força, pq na verdade eu uso o dedo indicador). Só se a antiga tinha esse freio duro ai, pq a nova é excelente. O ABS da CB com certeza deve ser melhor, mas nem é pra tanto...

Na fazer do meu pai eu não consigo frear com o mindinho não, com o 2º e 3 dedos eu consigo. Mas mesmo assim eu preciso colocar muito mais força do que na CB. Mas essa força também não é nada que vá me tirar as energias..

Fato 3 - Sobre potência, a CB pode até levar um pouco mais, mas nada muito notável...
Realmente , nada muito notável. São duas motos bem parecidas...Não é atoa que são concorrentes.

Fato 4 - A posição de pilotagem vai de cada um, mas pra mim que tenho 1.85 achei bem melhor a fazer.
;-)

Tópico bom e bem escrito. Parabéns pelo passeio! Toq uerendo fazer um desses agora dia 5 do mês que vem aqui no Rio de Janeiro.

Se alguém quiser indicar algum legal agradeço. Dentro do estado do Rio por favor pq vou e volto no mesmo dia :D
Obrigado, no RJ eu não posso opinar pois nunca fui, mas se um dia passar por aqui dá um toque que eu levo você nessa serra que eu fui ontem..
Junin
Motociclista

Mensagem por Junin »

Saurus escreveu:
Lucas BiM escreveu:
foxdanger escreveu:

Nunca serão!

É tudo a mesma coisa, é tudo "diprásticu".

Motocas honestas, desempenho honesto, preço absurdo (tinha que custar no máximo uns R$ 6K zero Km, mas com tanto imposto em cima, o sócio das montadoras/fabricantes e revendedores acaba enriquecendo sem fazer força nenhuma).

Ao meu ver, o relato, muito legal, por sinal, só confirma que a diferença entre essas motos é pequena e que as vantagens se alternam, ou seja cada uma tem suas vantagens e desvantagens em relação à outra. No conjunto, são muito parecidas em termos de desempenho geral.
Saurus captou bem o que eu quis dizer.
São motos bem honestas mesmo, poderiam custar muito menos. Infelizmente isso tá longe de acontecer.
Bom, eu esqueci de mencionar que na CB eu achei o punho do acelerador "pesado" . Tanto eu quanto meu pai sentimos dores na mão ao andar na CB. Pode ser uma caracteristica só desse modelo. Algum defeito ..
Outro ponto é que EU acho a fazer mais confortável na cidade. E acho os botões do guidão muito mais bonitos e fáceis de acionar. Mas isso é bem pessoal e pesa o fato que eu sempre tive Yamaha, então estou acostumado com a posição dos botões.

Estou querendo fazer um UP. E minha área é das trails.
Estou na dúvida entre Tenere e a XRE. Ontem após o passeio a XRE ficou até mais bonitinha com esse freio ABS. Mas mesmo assim ainda acho a Teneré mais completa..Painel bonito, os faróis, tanque de combustível com a tampa LINDA...hehe , motor da fazer (que é super confiável). O que pesa contra a teneré é somente os problemas que tem aparecido sobre um barulho na suspensão , alguns relatos de vazamento de oleo e a traseira, que pode ser resolvida com um baú. A XRE eu acho horrivel aquela frente PICA PAU... tem os problemas do motor babando óleo e o pior, é aqui na minha cidade a HONDA é muito ruim de serviço, e a Yamaha muito prestativa...
Enfim, to numa encruzilhada...Indecisão danada...
As vezes penso em pegar uma Falcon dessas ultimo modelo..Preta com laranja......O duro é achar uma BBB !!

É isso, abraço a todos..obrigado aos que elogiaram..No próximo prometo levar uma câmera fotográfica melhor, aquelas que tiram foto sozinhas...hehehe..Pq eu fiquei devendo fotos dessa rodovia, que tem uns lugares muito bonitos... !!
foxdanger
Roda Presa
Contato:

Mensagem por foxdanger »

Junin escreveu:
foxdanger escreveu:Perae amigo:

E ai foxdanger blz?.. A Fazer é 2008! Está com 14000Km. Sobre o consumo, relaxa!! Eu sei que tem gente que consegue fazer melhor que isso..Pode ser que na nova eu consiga fazer um consumo melhor. Mas 1º, como eu disse, foi um passeio em uma região com muita subida e muita descida. Se eu tivesse sozinho, teria feito esse trajeto na velocidade de 90 a 100km/h e acho que o consumo seria melhor. Mas, para acompanhar a Drag eu estava sempre na casa dos 110 para cima, e a moto estava a quase 8mil giros, sendo o limite aos 10 ! Tem também o fator peso. Eu peso 95kg. Por ultimo pode ser o meu estilo de pilotar, que ai eu vou ficar te devendo, mas vai ver eu faço alguma coisa diferente !! ;-)

Na fazer do meu pai eu não consigo frear com o mindinho não, com o 2º e 3 dedos eu consigo. Mas mesmo assim eu preciso colocar muito mais força do que na CB. Mas essa força também não é nada que vá me tirar as energias..

Realmente , nada muito notável. São duas motos bem parecidas...Não é atoa que são concorrentes.

;-)

Obrigado, no RJ eu não posso opinar pois nunca fui, mas se um dia passar por aqui dá um toque que eu levo você nessa serra que eu fui ontem..

=D Cara, curto muito minas, se um dia eu for ai de novo, vou pedir ajuda mesmo :D

Como tu falou, viajar acima de 8 mil RPM ai o consumo vai pras cucuias mesmo.... Acho que era o Russo que tava explicando outro dia ai que a faixa de consumo ideal da Fazer é entre 6.000 e 7.500 rpm, à baixo disso gasta um pouco mais e acima disso gasta MUITO mais, que depois de 7.500 o consumo sobe absurdamente... fora que vc é bem mais pesado tb, eu sou levinho, peso 65 só :D
Junin
Motociclista

Mensagem por Junin »

Ah então tá explicado ...Eu com 65kg ia fazer 50 por litro na XTZ... :lol: :lol:
O dia que você passar aqui vou te levar pra comer umas pamonhas pra ver se você engorda um pouco..kkk
Responder