ER-6N x XJ6 x Bandit 650 N x F 800 R x CB 600F Hornet xZ750

Grupo de discussão geral sobre motos.
Gaucho

Re: ER-6N x XJ6 x Bandit 650 N x F 800 R x CB 600F Hornet xZ

Mensagem por Gaucho »

Yell escreveu: O que faz a ER-6 se tornar interessante é o rendimento muito proximo dela para as 4 cilindros de valor e potencia mais proximas.
Acredito que tirando algumas peçasa específicas, uma bicilindrica leve vantagem no custo de manutenção. Apenas Credito. Nada tenho de concreto pra afirmar isso.
c certeza manter uma moto de 2 cil é + barato q outra de 4

4 velas, 4 bicos injetores, 4 bobinas, 16V, 4 pistões, 4 bielas, 4 jgs de anéis, 4 jogos de bronzinas

quase tudo é dobrado
Fredericow
Motoqueiro

Mensagem por Fredericow »

Yell escreveu: Bem, nem vou tentar entender onde vc quer chegar...
Bandit não é a unica 4 cilindros do mercado...nem a mais moderna nem a mais top...
MAs tem suas vantagens em relação às outras 4 cilindros.. e desvantagens tb...questão de gosto..
Vc usa ela na cidade assim como eu usava a NH6 na cidade... maciota,, cuidado por causa da potencia... etc...
Serve pra ter na cidade? claro que sim...
ER-6 serve pra se ter e usar na cidade? calro que sim...E na estrada? claro que sim...
Não é o fato de ser uma bicilindrica que faz com que ela seja pior qu euma 4 cilindros.
Isso que eu defendo...
A questão é qu eno Brasil, compra-se por status e não necessariamente por característica ou utilização, ou gosto mesmo, atração pelo visual da moto...
Aí, Status é foda (o motel tb)!!!!!!!!!!!
Onde quero chegar é que se a moto for usada só dentro da cidade para ir e vir, uma 250/300cc resolve com um custo muito menor.
Eu me referi à bandit por ser a moto que eu conheço, estou com ela há quase um ano e já rodei um pouco com ela pra saber sobre os custos básicos de manutenção. As demais nakeds comercializadas aqui no Brasil não fogem da mesma estrutura. Com uma hornet ou xj6 o gasto será o mesmo, pneu, gasolina, óleo, filtros e vez ou outra velas. Não vejo onde pode haver um gasto em manutenção diferente entre as motos relacionadas nesse tópico, claro que não considero o custo da hora técnica da mão de obra da oficina autorizada.

O maior problema é a generalização que é feita, como você mesmo fez ao dizer que no Brasil se compra moto por status. Isso eu discordo.
Comprar por status é querer ser reconhecido perante a sociedade pelo que se tem e não pelo que se é. Isso só convence dois tipos de pessoas, os interesseiros e os ignorantes.

E mesmo entre os que compram moto por status, em muitos caso encaram uma er6 por ter cores mais vivas que as concorrentes e desenho com linhas futuristas. Se o motor dela com dois cilindros tem desempenho similar à um four, ótimo. Fica então à critério somente do gosto do freguês, pois a finalidade será a mesma e o desempenho bem próximo. Bem diferente da ninjinha que com 250cc tem desempenho superior às demais 250cc do mercado.
honda sh150i
Janu
Motoqueiro

Mensagem por Janu »

Fredericow escreveu: O maior problema é a generalização que é feita, como você mesmo fez ao dizer que no Brasil se compra moto por status. Isso eu discordo.
Comprar por status é querer ser reconhecido perante a sociedade pelo que se tem e não pelo que se é. Isso só convence dois tipos de pessoas, os interesseiros e os ignorantes.
Dizer "TODOS" também não concordo, mas "UMA GRANDE PARTE", concordo plenamente.

Existem MUITAS pessoas que não compram motos com menos de 1.000cc nem morto, unicamente e exclusivamente pelo Status :ft: .
Yell
Motoqueiro

Mensagem por Yell »

Senhores, claro que considero que pelo menos os usuários do M@D compram moto, não pelo status, mas por quetões de gosto pessoal...Mas mesmo aqui existem os que se rendem ao status..Comprar motão porque gosta de ter motão é uma coisa...
Comprar motão pra mostrar que pode compar motão é outra...
E Fred, se vc acha que ninguem compra moto pra se mostrar, vc mora em que mundo?
Yell

Pior que a Desonestidade, só a Hipocrisia!!!!!!!!!
Yell
Motoqueiro

Mensagem por Yell »

Fredericow escreveu:
Yell escreveu: Bem, nem vou tentar entender onde vc quer chegar...
Bandit não é a unica 4 cilindros do mercado...nem a mais moderna nem a mais top...
MAs tem suas vantagens em relação às outras 4 cilindros.. e desvantagens tb...questão de gosto..
Vc usa ela na cidade assim como eu usava a NH6 na cidade... maciota,, cuidado por causa da potencia... etc...
Serve pra ter na cidade? claro que sim...
ER-6 serve pra se ter e usar na cidade? calro que sim...E na estrada? claro que sim...
Não é o fato de ser uma bicilindrica que faz com que ela seja pior qu euma 4 cilindros.
Isso que eu defendo...
A questão é qu eno Brasil, compra-se por status e não necessariamente por característica ou utilização, ou gosto mesmo, atração pelo visual da moto...
Aí, Status é foda (o motel tb)!!!!!!!!!!!
Onde quero chegar é que se a moto for usada só dentro da cidade para ir e vir, uma 250/300cc resolve com um custo muito menor.
Eu me referi à bandit por ser a moto que eu conheço, estou com ela há quase um ano e já rodei um pouco com ela pra saber sobre os custos básicos de manutenção. As demais nakeds comercializadas aqui no Brasil não fogem da mesma estrutura. Com uma hornet ou xj6 o gasto será o mesmo, pneu, gasolina, óleo, filtros e vez ou outra velas. Não vejo onde pode haver um gasto em manutenção diferente entre as motos relacionadas nesse tópico, claro que não considero o custo da hora técnica da mão de obra da oficina autorizada.

O maior problema é a generalização que é feita, como você mesmo fez ao dizer que no Brasil se compra moto por status. Isso eu discordo.

E mesmo entre os que compram moto por status, em muitos caso encaram uma er6 por ter cores mais vivas que as concorrentes e desenho com linhas futuristas. Se o motor dela com dois cilindros tem desempenho similar à um four, ótimo. Fica então à critério somente do gosto do freguês, pois a finalidade será a mesma e o desempenho bem próximo. Bem diferente da ninjinha que com 250cc tem desempenho superior às demais 250cc do mercado.
A questão levantada entre as bi e tetra cilindricas é que elas devem ser versáteis, apesar de potentes. E isso implica em ser utilizável na cidade e na estrada...
Tem muita gente que só tem uma R1 e anda com ela pra todos os lugares. Mas o custo disso é alto e pra maioria fica pesado.
Daí o interesse nas 600...custo mais baixo que de uma SS e utilizável nos dois ambientes sem queda considerável de conforto...
Falar das 250/300 nesse caso é heresia.
Tem gente que anda com elas na estrada, mas sabe-se que nao são indicadas pra isso...
Continuo afirmando que no Brasil compra-se motos por Status...mesmo que a maioria dos nossos conhecidos não ajam assim. MAs com certeza a maioria tende a agir assim...
Encarar um determinado modelo por causa das cores diferentes, ou do numero de concessionarias ou outras questões já fica dentro do gosto pessoal.
E sim, muita gente quer ser reconhecido por ter , por que ser é mais dificil...
E pessoas interesseiras e "ingnorantes" são o que mais tem na vida...

Mas A B6 e talvez a XJ6 tenham um custo de manutenção similar à ER-6. Pneus iguais, etc...
só botando na ponta do lápis pra saber. De preferencia em oficina de confiaça e fora da concessionária...

MAs ainda acho que a er-6 tende a ser mais experta na cidade...
Yell

minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Yell escreveu:Tem muita gente que só tem uma R1 e anda com ela pra todos os lugares. Mas o custo disso é alto e pra maioria fica pesado.
Daí o interesse nas 600...custo mais baixo que de uma SS e utilizável nos dois ambientes sem queda considerável de conforto...
Tem gente que anda com elas na estrada, mas sabe-se que nao são indicadas pra isso...
Continuo afirmando que no Brasil compra-se motos por Status...mesmo que a maioria dos nossos conhecidos não ajam assim. MAs com certeza a maioria tende a agir assim...
Encarar um determinado modelo por causa das cores diferentes, ou do numero de concessionarias ou outras questões já fica dentro do gosto pessoal.

Mas A B6 e talvez a XJ6 tenham um custo de manutenção similar à ER-6. Pneus iguais, etc...
só botando na ponta do lápis pra saber. De preferencia em oficina de confiaça e fora da concessionária...

Imagem
Commuting: http://en.wikipedia.org/wiki/Commuting

Não existe um termo em português pra isso, mas o deslocamento de casa para o trabalho e outros deslocamentos urbanos ou metropolitanos deveria ser o principal uso de motos naked e até mesmo esportivas, já que o ganho de tempo e a praticidade que se tem para encontrar lugar para estacionar é muito maior do que com o carro, fora o prazer que é começar o dia de trabalho com uma voltinha de moto e encerrar com uma volta pela cidade, ou alguma estradinha próxima, pra esfriar a cabeça depois de um dia cheio.

É esse o tipo de uso dado pelos europeus a suas motos no dia-a-dia. Isso de comprar moto pra ficar enfeitando garagem não funciona. A manutenção normal de uma moto grande no dia-a-dia não é muito diferente da de uma 250cc, basta saber escolher pneus e dominar bem a maquina (e o impeto) pra não sair fazendo besteira no trânsito que funciona muito bem.

Um carro popular com alguns opcionais custa pouco mais de 30mil reais, uma moto naked 4 cilindros de 600 a 1250cc também, e as esportivas também se situam na faixa de valor de um sedan médio. O custo de manutenção é praticamente o mesmo, a diferença é que é muito mais prazeroso ir pro trabalho de moto boa do que de carro 1.0. }:)
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Ja foi o tempo em que eu andava de moto por necessidade de economia.
Ia pra tudo que é canto, sol, chuva, frio, calor... sempre de moto.
Atualmente compro moto somente pela emoção, se eu fosse usar a razão, não teria mais moto.
E usando a emoção, fica dificil argumentar sobre o que é certo ou errado. Pois o que eu acho correto, pode ser totalmente equivocado pra outros.
Tirando a zoação madiana, que acho legal, eu não sou de ficar criticando essa ou aquela moto... cada um anda no que gosta ou no que pode comprar.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

JAL escreveu:Tirando a zoação madiana, que acho legal, eu não sou de ficar criticando essa ou aquela moto... cada um anda no que gosta ou no que pode comprar.
x2. :wsh:
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

Smoker escreveu:
JAL escreveu:Tirando a zoação madiana, que acho legal, eu não sou de ficar criticando essa ou aquela moto... cada um anda no que gosta ou no que pode comprar.
x2. :wsh:
x3 :wsh:
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Gaucho

Mensagem por Gaucho »

JAL escreveu:Ja foi o tempo em que eu andava de moto por necessidade de economia.
Atualmente compro moto somente pela emoção,
2
Fredericow
Motoqueiro

Mensagem por Fredericow »

Yell escreveu: A questão levantada entre as bi e tetra cilindricas é que elas devem ser versáteis, apesar de potentes. E isso implica em ser utilizável na cidade e na estrada...
Tem muita gente que só tem uma R1 e anda com ela pra todos os lugares. Mas o custo disso é alto e pra maioria fica pesado.

boa parte dos consumidores de motos de + de 600cc, descontando os que compram a moto para decoração do lar, já tiveram outras motos de menor cilindrada e potência e buscam uma que possibilite fazer viagens ou passeios com algum conforto. Não adianta andar com uma 250/300 na estrada com o acelerador em 90% o tempo todo acionado e ainda passar sufoco com carretas vazias, carros 1.0 e etc. Numa 600cc isso geralmente não ocorre.
E estou pra te dizer que para uso urbano e turismo, o custo de manutenção de uma ss de 1000cc é equivalente ao de uma 600cc naked. A revisão dessas motos consiste praticamente em conferir o aperto dos parafusos e efetuar troca de filtros e óleo. O grande problema dessas motos é sofrer algum acidente sem seguro, pois o preço de meia dúzia de peças para reparar os arranhões de uma queda boba podem passar de metade do valor da moto.
Com relação à versatilidade da er6, a xj6, hornet e outras, compartilham da mesma característica. Ainda acho que a escolha desses modelos se dá principalmente pelo fato da identificação do consumidor com o modelo adquirido. A própria xj6, apesar de ter um visual bem atraente, não é uma moto imponente como uma hornet antiga (05-07), de longe ela é quase confundida com uma fazer 250. E seu motor 4 cilindros é o que tem menor potência. A hornet atual, até dava pra tirar onda na época do lançamento (quando você mesmo comprou uma), hoje além de ter uma em toda esquina, o visual dela tornou-se comum por ser adotado na cb300 e agora na cg150mix. Claro que ela ainda tem um dos melhores propulsores da categoria, mas isso é coisa que poucos conseguem fazer uso fora das retas.
O que quero dizer é que, por causa de fatores como custo de aquisição, manutenção, potência e consumo, a maioria das motos de 600cc podem ser comparadas num mesmo nível, seja ela com motor 2 ou 4 cilindros.
O que faria uma grande diferença seria ter motos como a tdm900 com preço mais acessível, pois é uma moto com bom desempenho para qualquer função e que consome menos que qualquer naked 600cc.
Claro que boa parte dos proprietários de moto com valor superior @ R$20 mil não tem a preocupação com consumo de combustível. Mas andar numa tornado @ 130 e ela fazer 15km/l contra uma bandit 1200 que faz 16km/l com garupa, conforto e velocidade maior. Se a questão do consumo fosse primordial, eu iria andar de lander ou ybr o resto da vida. Os litros que gasto em uma semana sustentavam ambas por 1 mês.
O custo de uma moto grande estão relacionados ao prazer e conforto, assim como quem compra carros com motor 1.8 e 2.0. Se adotarmos uma forma de olhar extremista, só vamos aprovar quem anda em moto 125cc e carros 1.0, acima disso seria pura ostentação.
honda sh150i
Yell
Motoqueiro

Mensagem por Yell »

Fredericow escreveu:
Yell escreveu: A questão levantada entre as bi e tetra cilindricas é que elas devem ser versáteis, apesar de potentes. E isso implica em ser utilizável na cidade e na estrada...

boa parte dos consumidores de motos de + de 600cc, descontando os que compram a moto para decoração do lar, já tiveram outras motos de menor cilindrada e potência e buscam uma que possibilite fazer viagens ou passeios com algum conforto. Não adianta andar com uma 250/300 na estrada com o acelerador em 90% o tempo todo acionado e ainda passar sufoco com carretas vazias, carros 1.0 e etc. Numa 600cc isso geralmente não ocorre.
E estou pra te dizer que para uso urbano e turismo, o custo de manutenção de uma ss de 1000cc é equivalente ao de uma 600cc naked. A revisão dessas motos consiste praticamente em conferir o aperto dos parafusos e efetuar troca de filtros e óleo. O grande problema dessas motos é sofrer algum acidente sem seguro, pois o preço de meia dúzia de peças para reparar os arranhões de uma queda boba podem passar de metade do valor da moto.
Com relação à versatilidade da er6, a xj6, hornet e outras, compartilham da mesma característica. Ainda acho que a escolha desses modelos se dá principalmente pelo fato da identificação do consumidor com o modelo adquirido. A própria xj6, apesar de ter um visual bem atraente, não é uma moto imponente como uma hornet antiga (05-07), de longe ela é quase confundida com uma fazer 250. E seu motor 4 cilindros é o que tem menor potência. A hornet atual, até dava pra tirar onda na época do lançamento (quando você mesmo comprou uma), hoje além de ter uma em toda esquina, o visual dela tornou-se comum por ser adotado na cb300 e agora na cg150mix. Claro que ela ainda tem um dos melhores propulsores da categoria, mas isso é coisa que poucos conseguem fazer uso fora das retas.
O que quero dizer é que, por causa de fatores como custo de aquisição, manutenção, potência e consumo, a maioria das motos de 600cc podem ser comparadas num mesmo nível, seja ela com motor 2 ou 4 cilindros.
O que faria uma grande diferença seria ter motos como a tdm900 com preço mais acessível, pois é uma moto com bom desempenho para qualquer função e que consome menos que qualquer naked 600cc.
Claro que boa parte dos proprietários de moto com valor superior @ R$20 mil não tem a preocupação com consumo de combustível. Mas andar numa tornado @ 130 e ela fazer 15km/l contra uma bandit 1200 que faz 16km/l com garupa, conforto e velocidade maior. Se a questão do consumo fosse primordial, eu iria andar de lander ou ybr o resto da vida. Os litros que gasto em uma semana sustentavam ambas por 1 mês.
O custo de uma moto grande estão relacionados ao prazer e conforto, assim como quem compra carros com motor 1.8 e 2.0. Se adotarmos uma forma de olhar extremista, só vamos aprovar quem anda em moto 125cc e carros 1.0, acima disso seria pura ostentação.

Perfeito!
Concordei com tudo o que vc falou...
Mas se colocarmos todas as 600 no mesmo patamar, teremos os detalhes fazendo a diferença. COnsiderando um unico consumidor que vai ter de escolher
entre os modelos naked do mercado, e levando em conta que ele vai usar apenas a razão, sendo que considera todas bonitas de cores agradáveis e etc...
Ainda acho que o custo-benefício da ER-6 frente as outras ainda é o melhor...apesar dela ser bicilindrica.
Teria uma? Talvez...
Quem sabe? Sei que evitaria ter uma Hornet de novo, mas quem pode saber o futuro.. vai que aparece um doido querendo trocar sua hornet pela minha falcon? hehehehe
Ou uma bandit...
Sei qu ehoje, a moto qu eeu gostaria de ter é uma B12/1250... e foda-se o custo qu eisso ia ter...
Gastaria muito com ela, pois iria a BH praticamente todo mês só pra dar uma voltinha.. hehehehe
Yell

Augusto Intruder
Roda Presa

Mensagem por Augusto Intruder »

A grande diferença da Bandit pras demais é o conforto do piloto e principalmente da garupa...Como viajo quase sempre com garupa, não á pra pensar em outra naked.
Leandro 66
Motociclista

Mensagem por Leandro 66 »

Augusto Intruder escreveu:A grande diferença da Bandit pras demais é o conforto do piloto e principalmente da garupa...Como viajo quase sempre com garupa, não á pra pensar em outra naked.
100% :drunk:

E ainda tem a opção de ficar muito mais confortavel na estrada com a versão S.
:beer:
Yamaha MT 09
Responder