YAMAHA XJ6-N PROBLEMAS COM A EMBREAGEM
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Re: YAMAHA XJ6-N PROBLEMAS COM A EMBREAGEM
Eu sempre disse que a embreagem da minha ex-XJ6 era macia e que o câmbio era preciso, mas virou lenda essa história de que a embreagem é dura e o câmbio é difícil de lidar, boa parte por culpa de revistas que parecem copiar o conteúdo das matérias umas das outras.BAROLA escreveu:PRA QUEM FOR COMPRAR UMA XJ, O TESTE É SIMPLES! APERTE O MANETE DE EMBREAGEM, SE ELE ESTIVER MOLE COMO SE FOSSE NUMA MOTO 125cc, ESTÁ TUDO OK, ESTA É A VERDADEIRA EMBREAGEM DA XJ, MACIA E MOLE AO EXTREMO!
SE ESTIVER UM POUCO PESADA OU DURA, AINDA QUE APARENTE SER NORMAL DE MOTO GRANDE, ESTÁ ERRADO!
Tomara que o problema seja resolvido logo. É uma moto excelente.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
- foxdanger
- Roda Presa
- Contato:
Engraçado, agora com esse tópico eu fiquei na dúvida:
Será que eu uso a embreagem corretamente?
Eu ando de moto a uns 5 anos, mas nunca tive nenhuma referência pra saber se eu ando certo ou errado... Minhas motos nunca deram problema na embreagem não, mas será mesmo que eu to fazendo certo?!
O que vocês chama de ficar "queimando a embreagem"?
O que seria errado?
Será que eu uso a embreagem corretamente?
Eu ando de moto a uns 5 anos, mas nunca tive nenhuma referência pra saber se eu ando certo ou errado... Minhas motos nunca deram problema na embreagem não, mas será mesmo que eu to fazendo certo?!
O que vocês chama de ficar "queimando a embreagem"?
O que seria errado?
Biz 125 KS 2008 ( Omelete ) -> XTZ 125XE 2010 ( Pretinha ) -> NFazer YS250 ( Moulin Rouge: http://tinyurl.com/3cqckst )
- Saurus
- Mito
Barola, os caras vão trocar os discos de embreagem também?
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Acelerar a moto com a embreagem acionada total ou parcialmente, isso queima os discos da embreagem, que são feitos de cortiça (mesmo material da rolha das garrafas de vinho) intercalados com discos de metal. Quando você aciona a embreagem a distância entre os discos aumenta e o eixo gira livre, sem transferir movimento para o pinhão. Quando a embreagem não está acionada os discos se juntam e o atrito faz com que o movimento seja transferido para o pinhão.foxdanger escreveu:O que vocês chama de ficar "queimando a embreagem"?
O que seria errado?
Se você mantem a embreagem parcialmente acionada por muito tempo os discos "patinam" e o atrito gera calor... carbonizando a superfície dos discos de cortiça e fazendo-os perder a eficiência. Como a embreagem trabalha banhada pelo próprio óleo do motor, isso pode "sujar" o sistema com resíduos que podem prejudicar a circulação do óleo pelo motor, principalmente na parte de cima, reduzindo a vida útil de comandos e válvulas e consequentemente do motor inteiro.
Errado é andar com a mão na embreagem ou ir soltando ela muito lentamente nas arrancadas ou nas trocas de marcha. Também é errado fazer borrachão (que detona a embreagem rapidamente).
Isso aí, eu, tu e o Jota estávamos lá representando o M@D, há séculos atrás.BAROLA escreveu:Brother, eu acho que lembro docê... hehe... a gente não se conheceu naquele encontro do Clube XT 600 em São Thomé das Letras uns trocentos anos atrás? rsrs...Marcus DT escreveu:Gaucho, não conhecia essa dica, boa!!
Que bom que diagnosticou o problema, pois é bem chato ter que abrir a tampa da embreagem de uma moto tão nova. Fique de olho no serviço, na XT600 só a junta custa R$ 80, imagino da XJ. Faça questão de tudo 110% original, nada de reaproveitar junta, trocar disco mas não trocar separadores, etc. E boa sorte com a moto.
- foxdanger
- Roda Presa
- Contato:
minholi! SHOWDI CARA! Valeu mesmo, consegui entender perfeitamente! 
E que bom, pq eu então estou dirigindo corretamente, eu solto a acelerador, aperto a embreagem passo a marcha e solto a embreagem cpor completo e só aí eu acelero de novo, então tá tudo ok!
Mas é bom entender o funcionamento dessas paradas corretamente e o que elas acarretam.
Valeu mesmo as dicas cara, abraços!
PS:
Mais uma coisa minholi,
se é ruim acelerar ela com a embreagem puxada, logo acelerar ela no ponto morto também não é bom?
Agora que vc falou lembrei que na minha primeira moto eu tinha a péssima mania de ficar segurando a embreagem e ficar dando akelas aceleradas quando vc ta próximo de parar num sinal ou algo assim sabe?! Ainda bem que não faço mais isso
E que bom, pq eu então estou dirigindo corretamente, eu solto a acelerador, aperto a embreagem passo a marcha e solto a embreagem cpor completo e só aí eu acelero de novo, então tá tudo ok!
Mas é bom entender o funcionamento dessas paradas corretamente e o que elas acarretam.
Valeu mesmo as dicas cara, abraços!
PS:
Mais uma coisa minholi,
se é ruim acelerar ela com a embreagem puxada, logo acelerar ela no ponto morto também não é bom?
Agora que vc falou lembrei que na minha primeira moto eu tinha a péssima mania de ficar segurando a embreagem e ficar dando akelas aceleradas quando vc ta próximo de parar num sinal ou algo assim sabe?! Ainda bem que não faço mais isso
Biz 125 KS 2008 ( Omelete ) -> XTZ 125XE 2010 ( Pretinha ) -> NFazer YS250 ( Moulin Rouge: http://tinyurl.com/3cqckst )
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Obrigado!foxdanger escreveu:se é ruim acelerar ela com a embreagem puxada, logo acelerar ela no ponto morto também não é bom?
Acelerar com a moto no Neutro não queima embreagem porque o motor está desengrenado, o câmbio não está atuando.
Queimar embreagem não é uma coisa tão fácil de acontecer. No uso normal dificilmente você vai conseguir esse feito uma hora pra outra, mesmo com o hábito de dar umas aceleradinhas pra subir o giro na hora de reduzir marchas (eu faço isso as vezes pra facilitar a entrada das marchas, reduzir um pouco o efeito da desaceleração do motor e porque é um jeito estiloso de reduzir marcha
É desprezível o aquecimento gerado num período tão curto de tempo (umas aceleradinhas, uma utilização por período mais longo, etc.), o que detona mesmo os discos é fazer borrachão sem saber o que está fazendo direito ou dar meia embreagem nas arrancadas, que é o que o pessoal também chama de "queimar a embreagem", que consiste em fazer a moto arrancar com o giro do motor na faixa de maior potência e dosar a entrega de potência na roda com a embreagem, isso sim acaba rapidinho com os discos.
- foxdanger
- Roda Presa
- Contato:
Pow irado cara! Valeu mesmo pela resposta! 
Acho mesmo então que to de boa, não tenho feito cagada hehehehehe
Valeu mesmo!
Acho mesmo então que to de boa, não tenho feito cagada hehehehehe
Valeu mesmo!
Barola, depois posta aí tuas impressões da XJ6. Acompanha ou não acompanha as outras 600 da categoria?
- BAROLA
- Novato
- Contato:
"Saurus", eu lembro desse apelido de antigamente, ou estou enganado? Vc tinha uma twister? Certa vez falamos de escapamento? Ou minha memória tá um bagaço? rsrs...Saurus escreveu:Barola, os caras vão trocar os discos de embreagem também?
Pelo visto deixei-a nas maõs de um mecânico muito sério! O cara é amigo daquele mecânico meu amigo Renato, e ambos trabalharam juntos, a moto está em Pouso Alegre na concessionária Sul Motos.
Pelo visto, como ele mesmo me disse, por exemplo, se o disco tiver algum desgaste por pequeno que seja, ainda que esteja dentro da tolerância, ele irá pedir a troca, pois o correto é o sistema estar zerado e qualquer desgaste deva ter ocorrido devido o defeito de fábrica! Então estou torcendo pra que troquem tudo e pelo pouco que conversei confio no João Paulo, mecânico desta concessionária! Se algo não vier correto, do jeito que eu ando meu fio, vai abrir o bico no mesmo dia! rsrs...
foxdanger, como o minholi disse, o desgaste na sua descrição de uso é insignificante, mas já rolou aqui no M@D muito antigamente muitos artigos ensinando que embreagem só serve mesmo para sair com a moto ou no máximo reduzir marchas! Para aumentar as marchas ou até mesmo como os pilotos de corridas as trocas são feitas no tempo do motor ou com um pequeno toque com os dedos na ponta do manete! O errado é trocar marchas como fazemos em carros de uma maneira demorada (que o sistema de embreagem é diferente) , perceba que o giro cai quando pisamos na embreagem e isso não é tão legal nas motos onde o giro é legal ficar constante! Mas com o tempo você pega as manhas de subir e descer marchas utilizando o acelerador e evitando ao máximo a embreagem, mas que isso também não se torne uma "neura", é apenas um aprendizado pra quando um dia precisar (no caso de um cabo de embreagem arrebentado, por exemplo). Veja no meu vídeo número 3 que postei na primeira mensagem aqui deste tópico, as marchas sobem e descem no tempo enquanto a mão está ocupada filmando! Até o ponto morto na hora de estacionar a XJ foi feito no tempo!
minholi, muitos dizem sobre dar borrachão prejudica a embreagem, mas particularmente eu discordo, pois depende mesmo de como você solta a embreagem no momento certo e sem demoras! Já o esforço que o motor faz enquanto a roda desliza no chão, te garanto, é beeeem menor do que carregar um garupa com a moto subindo um morro, por exemplo! A roda gira em falso sobre o asfalto, é o meio termo do que se estivesse suspensa no ar ou em um dinamômetro! Mas isso é uma opinião particular minha, ok? Veja um videozinho, onde eu passo até uma segunda durante um borrachão, pra "polpar" o motor!
Marcus, então era tu meixxmo lá em São Tomé, isso mesmo, junto do Jota! Não tô ruim da cabeça!
Vou montar um tópico da XJ, veja só!
http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... =1&t=25661
Abraços,
Thiago - Barola
YAMAHA XJ6-N "morango" - Escapamento Hurricane
Três Corações-MG
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=7 ... 4257895959
YAMAHA XJ6-N "morango" - Escapamento Hurricane
Três Corações-MG
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=7 ... 4257895959
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Por isso que eu falei que "fazer borrachão sem saber o que está fazendo" é que é o problema.BAROLA escreveu:minholi, muitos dizem sobre dar borrachão prejudica a embreagem, mas particularmente eu discordo, pois depende mesmo de como você solta a embreagem no momento certo e sem demoras! Já o esforço que o motor faz enquanto a roda desliza no chão, te garanto, é beeeem menor do que carregar um garupa com a moto subindo um morro, por exemplo! A roda gira em falso sobre o asfalto, é o meio termo do que se estivesse suspensa no ar ou em um dinamômetro! Mas isso é uma opinião particular minha, ok? Veja um videozinho, onde eu passo até uma segunda durante um borrachão, pra "polpar" o motor!![]()
- Saurus
- Mito
Eu mesmo. Quanto à Twister, passei a jac.. digo, a trapizon...digo, a moto adiante na primeira oportunidade. Quando vendi ela, logo em seguida comprei uma XTE. Foi um dos melhores negócios que fiz...BAROLA escreveu:"Saurus", eu lembro desse apelido de antigamente, ou estou enganado? Vc tinha uma twister? Certa vez falamos de escapamento? Ou minha memória tá um bagaço? rsrs...Saurus escreveu:Barola, os caras vão trocar os discos de embreagem também?![]()
...
Abraços,
- foxdanger
- Roda Presa
- Contato:
Pow Barola, minholi, vcs são dez! Altas explicações! 
Mas agora me deu um certo "medo"...
Vc disse que pra subir é ruim quando vc aperta a embreagem e a rotação do motor cai... Isso acontece comigo, eu geralmente faço assim (tenho uma Fazer 2011/2012):
1º Marcha, acelero soltando a embreagem "lentamente" (não tão lentamente assim como num carro por exemplo).
Quando o giro chega entre 6k e 7k eu solto o acelerador por completo depois aperto a embreagem inteira (de uma vez), passo a marcha, solto a embreagem toda de uma vez também, e acelero novamente... e assim faço nas outras marchas...
Tá certo isso? O correto é não apertar toda e sim só um pouquinho? Apertar toda de uma vez tá certo (ao invés de ir apertando gradualmente, acho que isso seria MUITo errado né?! ).
Doideira isso, um assunto que pra mim parecia simples, to vendo que vai bem mais além
Valeu pelas dicas galera!
Mas agora me deu um certo "medo"...
Vc disse que pra subir é ruim quando vc aperta a embreagem e a rotação do motor cai... Isso acontece comigo, eu geralmente faço assim (tenho uma Fazer 2011/2012):
1º Marcha, acelero soltando a embreagem "lentamente" (não tão lentamente assim como num carro por exemplo).
Quando o giro chega entre 6k e 7k eu solto o acelerador por completo depois aperto a embreagem inteira (de uma vez), passo a marcha, solto a embreagem toda de uma vez também, e acelero novamente... e assim faço nas outras marchas...
Tá certo isso? O correto é não apertar toda e sim só um pouquinho? Apertar toda de uma vez tá certo (ao invés de ir apertando gradualmente, acho que isso seria MUITo errado né?! ).
Doideira isso, um assunto que pra mim parecia simples, to vendo que vai bem mais além
Valeu pelas dicas galera!
- Saurus
- Mito
fox, não fique preocupado, pois a condução normal da moto não estraga. O que estraga embreagem são as brincadeiras de ficar empinando, fazendo zerinho, etc sem conhecimento de causa. Engarrfamentos constantes também sacrificam a embreagem, principalmente para por a moto em movimento , a partir de velocidade zero (isso consome muito combustível, desgasta a embreagem, irrita o condutor, etc).
No mais, embreagem é coisa que só newbie usa.
No mais, embreagem é coisa que só newbie usa.
- foxdanger
- Roda Presa
- Contato:
Ok, vou relaxar então
Não devo tá fazendo tão errado assim, ou na minha outra moto eu já teria tido problema depois dos 15.000km q rodei com ela...
Mas vc tem razão, uma vez eu fui "tentar aprender" a empinar com um amigo meu, fiz algumas tentativas e foi impressionante como logo depois notei que a embreagem tinha ficado uma BOSTA! Levei no dia seguinte pra regular ela...
Fazer essas cagadas sem saber é fods mesmo, nunca mais tento nada disso
Pelo menos não com a minha moto eiUAHieAHehAI
Mas vc tem razão, uma vez eu fui "tentar aprender" a empinar com um amigo meu, fiz algumas tentativas e foi impressionante como logo depois notei que a embreagem tinha ficado uma BOSTA! Levei no dia seguinte pra regular ela...
Fazer essas cagadas sem saber é fods mesmo, nunca mais tento nada disso
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Mais uma vez obrigado!foxdanger escreveu:1º Marcha, acelero soltando a embreagem "lentamente" (não tão lentamente assim como num carro por exemplo).
Tá tudo certo. Só uma coisa a ser melhorada, que você vai notar a diferença:
Não solte o acelerador por completo. Só faça um movimento rápido com o punho direito, desacelerando bem pouco, e passe a marcha (usando ou não a embreagem), sem deixar o giro do motor cair praticamente nada, vai notar que a moto vai acelerar mais rápido, que as marchas vão entrar mais facilmente e que você vai ficar mais descansado no trânsito, porque evitando que haja desaceleração nas trocas de marchas você não fica tomando trancos, que por mais leves que possam ser, fazem seu corpo trabalhar pra lidar com a aceleração e desaceleração. Tente fazer a moto acelerar da forma mais constante possível.
Pra dar certo tem que ser sincronizada a passagem da marcha com a desaceleração parcial. Quanto mais você conhecer a sua moto, menos você vai deixar o giro cair e mais lisa vai ser a sua tocada. Pra passar marchas sem usar a embreagem tem que saber o tempo certo, mas isso é coisa que só andando pra entender, é igual dar um chute numa bola e pegar "na veia".
BAROLA escreveu:Vamos lá!
já tenho até acompanhamento particular do mecânico que é meu amigo, rsrs, mas meu medo está sendo com o fabricante! Mas não posso esquecer que o povo da concessionária daqui é embirrado comigo de não ter comprado com eles (o gerente em especial) mas o Renato que é meu brother vai contactar o fabricante e fazer o que for possível!
Com ou sem medo, existe lei pra consumidor... peças de desgasta, é minimo de 90 dias a garantia, o resto é 1 ano, além de ter prazo de 30 dias para devolução quando o produto não atende o propósito (esse ultimo não sei direito se aplica a veiculos, mas ja utilizei para outros produtos)
Comet GT agora 350 efi / Bis 100 / e outros bixos "4 patas"
- foxdanger
- Roda Presa
- Contato:
minholi escreveu:Mais uma vez obrigado!foxdanger escreveu:1º Marcha, acelero soltando a embreagem "lentamente" (não tão lentamente assim como num carro por exemplo).
Tá certo isso? O correto é não apertar toda e sim só um pouquinho? Apertar toda de uma vez tá certo (ao invés de ir apertando gradualmente, acho que isso seria MUITo errado né?! ).![]()
Tá tudo certo. Só uma coisa a ser melhorada, que você vai notar a diferença:
Não solte o acelerador por completo. Só faça um movimento rápido com o punho direito, desacelerando bem pouco, e passe a marcha (usando ou não a embreagem), sem deixar o giro do motor cair praticamente nada, vai notar que a moto vai acelerar mais rápido, que as marchas vão entrar mais facilmente e que você vai ficar mais descansado no trânsito, porque evitando que haja desaceleração nas trocas de marchas você não fica tomando trancos, que por mais leves que possam ser, fazem seu corpo trabalhar pra lidar com a aceleração e desaceleração. Tente fazer a moto acelerar da forma mais constante possível.
Pra dar certo tem que ser sincronizada a passagem da marcha com a desaceleração parcial. Quanto mais você conhecer a sua moto, menos você vai deixar o giro cair e mais lisa vai ser a sua tocada. Pra passar marchas sem usar a embreagem tem que saber o tempo certo, mas isso é coisa que só andando pra entender, é igual dar um chute numa bola e pegar "na veia".
CARA, VC EH FO**!
Hoje, antes de ler o seu post, eu vim pra casa, já tentando fazer isso, e cara, FOI MUITO melhor dirigir do trabalho pra casa!
Eu fiz assim:
Qaundo eu ia subir as marchas, eu dava akela desacelerada e só um LEVE toque na embreagem e passava a marcha.
Vários detalhes bons:
1 - BEM menos tranco, fikei bem mais descansado do q o normal
2 - Sempre achei estranho que quando eu passava a marcha, ouvia aquele "CLECK" da marcha entrando... Não ouvi uma vez sequer esse som,, as marchas entrando perfeitamente sem cleck e sem dificuldade.
3 - A rotação não cai e fica bem mais fácil acelerar mesmo.
Como vc disse, não to passando sem apertar não, mas to apertando bem de leve pra passar, num to afundando a embreagem toda não, só um totozinho e já passo. Perto dos 7k rpm.
Pow achei BEM melhor andar assim, caraca, valeu MESMO pelas dicas cara!
Mais uma coisa, na hora de reduzir, ai sim eu tenho que apertar toda a embreagem, se não as marchas não entram, pelo menos na minha na hora de reduzir, só apertando tudo pra marcha entrar.... Ta certo isso né? Vc disse lá em cima que pra reduzir tinha que apertar mesmo, normal né?!
Valeu mesmo galera! Abraços!
VIVENDO E APRENDENDO!!!
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Sim, ou isso ou dê umas aceleradas leves pra subir o giro do motor na hora de reduzir a marcha, isso deixa o engate mais fácil também. Se fizer isso vai ver que consegue engatar a marcha mais rápido e sem trancos também. O segredo sempre é manter os eixos do câmbio/pinhão em rotações compatíveis.foxdanger escreveu:Mais uma coisa, na hora de reduzir, ai sim eu tenho que apertar toda a embreagem, se não as marchas não entram, pelo menos na minha na hora de reduzir, só apertando tudo pra marcha entrar.... Ta certo isso né? Vc disse lá em cima que pra reduzir tinha que apertar mesmo, normal né?!
Quanto menor for a diferença na hora que soltar a embreagem, menor o traco, igual na hora da aceleração.
Editado pela última vez por minholi em 05 Mai 2011, 21:54, em um total de 2 vezes.
- foxdanger
- Roda Presa
- Contato:
VC EH O CARA!
Obrigado pela total atenção cara!
Valeu mesmo galerinha M@D!
Obrigado pela total atenção cara!
Valeu mesmo galerinha M@D!