Corrente com/sem emenda?

Grupo de discussão geral sobre motos.
KleberGT
Motoqueiro

Re: Corrente com/sem imenda?

Mensagem por KleberGT »

Amigos,

Fodasticamente falando, não existem correntes sem emendas.

Todas são abertas com a ferramenta correta.

A que tem emenda, como se diz, tem uma trava que deve ser colocada na posição correta para que não se abra com o sentido da rotação.

Não é a emenda que faz com que a corrente se abra, pois, o excesso de folga abre também a dita sem emenda.
Ela quebra, como dizem que ocorre na XT660R.

O que alguns costumam preferir a corrente fechada nas de grande cilindrada, pois, estas pegam altas velocidades.
A rotação na corrente é alta, assim como o torque gerado na corrente é muito forte, assim, a corrente tem metais mais nobres na sua composição.

A ferramenta que se usa é parecida com a de bicicleta.

Há alguns anos era ferramente extremamente rara de se encontrar, agora, até já fabricam no Brasil.
Existem varias e uso uma Ferramenta original Regina, a mesma que fabrica as correntes, que comprei no Ebay, custou 170 reais, isto com o envio, veio da Inglaterra para mim.
Pega corrente de comando até uma 630.
Nem imagino o que usa uma corrente 630, é grande pra cacete.

Já tentaram tirar a corrente de uma Shadow?
Desmontar a balança é para chorar, aí, a ferramenta vem a calhar e é só pegar a nova fechada e abrir o elo em qualquer lugar e colocar de volta depois que foi para o lugar, coisa de 15 minutos e voce tem a corrente no lugar onde deveria estar.

Já pensou no monta e desmonta balança da Shadow?

Um abraço,
Kleber

PS: Durante anos tive a mesma dúvida, com ou sem emenda, hoje, não tenho preferência, vai a que encontrar.
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

KleberGT escreveu:Amigos,

A que tem emenda, como se diz, tem uma trava que deve ser colocada na posição correta para que não se abra com o sentido da rotação.

Não é a emenda que faz com que a corrente se abra, pois, o excesso de folga abre também a dita sem emenda.

O que alguns costumam preferir a corrente fechada nas de grande cilindrada, pois, estas pegam altas velocidades.
A rotação na corrente é alta, assim como o torque gerado na corrente é muito forte, assim, a corrente tem metais mais nobres na sua composição.

Há alguns anos era ferramente extremamente rara de se encontrar, agora, até já fabricam no Brasil.
Existem varias e uso uma Ferramenta original Regina, a mesma que fabrica as correntes, que comprei no Ebay, custou 170 reais, isto com o envio, veio da Inglaterra para mim.

Desmontar a balança é para chorar, aí, a ferramenta vem a calhar e é só pegar a nova fechada e abrir o elo em qualquer lugar e colocar de volta depois que foi para o lugar, coisa de 15 minutos e voce tem a corrente no lugar onde deveria estar.

Um abraço,
Kleber

PS: Durante anos tive a mesma dúvida, com ou sem emenda, hoje, não tenho preferência, vai a que encontrar.
Penso o mesmo

Vejo cada máquina trabalhando com corrente emendada com grampos e m condição muito mais severa que a moto e nunca vi abrir, só tem que montar o grampo no sentido correto mesmo.
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

e qual e o sentido o correto??

eu acabei de trcar a relaçao de intruder no fds passado. ela esta com menos de 500km´s rodados. Eu coloquei o grampo com a parte aberta apontando pra tras qnd passa por cima.
Tornado 300
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

É assim mesmo.
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Sinceramente, NUNCA vi um mecânico tirar a balança para instalar uma corrente sem emenda. Como já disseram aí, tem ferramenta que abre a corrente sem perder confiabilidade. Se o mecânico cobrar 20 pratas pra instalar uma relação tenha certeza que ele NÃO irá desmontar sua balança. E se cobrar 150, fiquei de olho, pq é grande a chance dele falar uma coisa e fazer outra! Eu prefiro sem tirar a balança, a menos que já esteja fazendo uma revisão completa (que inclua desmontar a balança p/ engraxar, etc).
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

tou aqui matutando porque teria que tirar a balança da moto pra isso... não eh só tirar a roda? (tou acostumado com MITOS e não com moto, dai a pergunta... na sportster eh só tirar a roda pra trocar a correia.)

[]x
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Gaucho

Mensagem por Gaucho »

Marcus DT escreveu:Sinceramente, NUNCA vi um mecânico tirar a balança para instalar uma corrente sem emenda. Como já disseram aí, tem ferramenta que abre a corrente sem perder confiabilidade. Se o mecânico cobrar 20 pratas pra instalar uma relação tenha certeza que ele NÃO irá desmontar sua balança. E se cobrar 150, fiquei de olho, pq é grande a chance dele falar uma coisa e fazer outra! Eu prefiro sem tirar a balança, a menos que já esteja fazendo uma revisão completa (que inclua desmontar a balança p/ engraxar, etc).

Marcos,

a mesma coica acontece em motores onde a corrente de comando é no meio dos cilindros (CB400, CBX 750 etc)

p trocar a corrente, o certo é abrir o motor todo :roll:

todas as correntes de comando q troquei, abrí o elo :-D
Gaucho

Mensagem por Gaucho »

b0fh escreveu:tou aqui matutando porque teria que tirar a balança da moto pra isso... não eh só tirar a roda?
pare de matutar

olhe p qq moto na rua q vc vai perceber
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Well escreveu:É assim mesmo.
Achei um desenho:
Imagem
SPYder
Mito

Mensagem por SPYder »

KleberGT escreveu:Amigos,

Um abraço,
Kleber

Pode fechar o tópico. Hehehe
Ótimo post.
-Sem moto nenhuma
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Blz well! A minua ta assim mesmo. E fiz na cagada. Nnca me atendei a esta fato e ja e a segunda relacao q troco sozinho.
Tornado 300
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

Gaucho escreveu:
b0fh escreveu:tou aqui matutando porque teria que tirar a balança da moto pra isso... não eh só tirar a roda?
pare de matutar

olhei umas fotas e entendi... mas que merda de quadro vcs tem nessas motinhas japoneusas hein???? kkkkk

só lamento. sportster rules. engenharia luso-americana eh o bicho.

fui
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Marcus Vinicius
Motociclista

Mensagem por Marcus Vinicius »

Tanto faz!
Isso não ecziste! :lol:
Gaucho

Mensagem por Gaucho »

b0fh escreveu:
Gaucho escreveu:
pare de matutar

olhei umas fotas e entendi... mas que merda de quadro vcs tem nessas motinhas japoneusas hein???? kkkkk

só lamento. sportster rules. engenharia luso-americana eh o bicho.

fui
não é nem questão do quadro, é q nas HDs a caixa de marcha é separada do motor
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Marcus DT escreveu:Sinceramente, NUNCA vi um mecânico tirar a balança para instalar uma corrente sem emenda. Como já disseram aí, tem ferramenta que abre a corrente sem perder confiabilidade. Se o mecânico cobrar 20 pratas pra instalar uma relação tenha certeza que ele NÃO irá desmontar sua balança. E se cobrar 150, fiquei de olho, pq é grande a chance dele falar uma coisa e fazer outra! Eu prefiro sem tirar a balança, a menos que já esteja fazendo uma revisão completa (que inclua desmontar a balança p/ engraxar, etc).
Mecânico eu num sei ,mas na minha XT660 eu removi a balnça pra colocar a corrente nova, e fiz isso em 2h de trampo.
B-King Of The Urban Jungle
edcintra
Novato

Mensagem por edcintra »

E aí Swaizer, blz? Tá aí o depoimento do caso que te contei na terça 26.
Tive problemas com uma KMC com retentor, que vem com a emenda com trava. O duro é que o problema não foi com a trava, ela até que aguentou bem, o que quebrou foi a chapa contrária a trava, aquela que vem arrebitada em dois pinos. Minha sorte foi ter quebrado em baixa velocidade, porque a corrente se enroscou entre o cubo traseiro e a balança da Teneré. Eu tinha trocado a relação há pouco tempo, devia estar com meia vida, já tinha rodado uns 10.000 km.
Comprei outra nova e coloquei na rua mesmo, isso porque carrego algumas ferramentas básicas.
Agora, imagina se a danada quebra na castelo a 120... a sorte é que Deus cuida dos motociclistas e dos bêbados, pelo menos quando não estão abusando demais.
Deixei a corrente velha na oficina pra verem se existe garantia e to no aguardo.

abraço
Swaizer
Motociclista

Mensagem por Swaizer »

Boas...

Obrigado, a todos, pelos esclarecimentos e casos apresentados.

[]'s

FUI
Verum Ipsum Factum

... über die Straße

Ignorantia Felicitas
Fernando - BH
Motoqueiro

Mensagem por Fernando - BH »

Se a corrente arrebentou vc precisa de luvas para não sujar a mão.
Leilão de luvas é a solução...............http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... 12&t=25592
"A religião é considerada pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos sábios como falsa e pelos políticos como útil." Seneca 4 AC - 65 DC
Leandro 66
Motociclista

Mensagem por Leandro 66 »

No manual da Bandit a suzuki orienta a não usar rorrente com emenda!

Isso é uma coisa dificil de seguir.
:beer:
Yamaha MT 09
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

Leandro 66 escreveu:No manual da Bandit a suzuki orienta a não usar rorrente com emenda!

Isso é uma coisa dificil de seguir.
no Manuél da RF tb....cabei de ver.... a minha é origi, porém acho que só vai durar mais uns 15kkm já vou preparar o bolso...(600dilmas +ou-).
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Responder