Sobre a xT 660
Re: Sobre a xT 660
Caracas, ri muito com esse post!!! Ri pra kct!!!Allende escreveu:Carai... Jota, quando eu tiver interesse numa moto, favor se abster.
NUNCA vi uma propaganda tão ruim da Xt66![]()
Até eu desanimei.
Ps.: inté eu desanimei...
BMW F 800 GS Trophy
"Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado"
"Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado"
Voce não entendeu o espírito da coisa.SPEED RACER escreveu:Complementando...
O freio dianteiro não é grande coisa, meio borrachudo, com aeroquip melhora pouca coisa mas melhora.
...
Freio muito bom na terra, trava a roda toda hora.
Moto trail não pode frear como moto de asfalto, é chão toda hora.
Tem que haver um meio termo, sem contar que o pneu não aguenta também.
Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.
In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
The Highlander.
Se fosse para indicar, indicaria uma que não vende mais zero no Brasil, mas, continua vendendo lá fora, Suzuki DR650, muito mais moto que a XT660, mais simples, suspensão dá um banho, balança de aluminio, freio bestial, manutenção quase nenhuma.
O problema é encontrar uma que preste, tá tudo ou muito zero ou muito acabada.
É moto para pagar menos de 10 contos numa inteira 2000/2001.
Quem teve ou tem pode confirmar as minhas palavras.
Não tem problema com correntes, aliás, correntes quebrando me parece coisa de qualidade de corrente errada para o modelo, isto não deveria acontecer.
A Lander usa 428H, a mesma da DT180, é um exemplo de coisa errada.
Não uso mais corrente DID nacional há anos, é esta a original da XT660?
As últimas DIDs que tive foi em moto de trilha 520 com retentor e acabavam com uma rapidez impressionante.
Um abraço,
Kleber
O problema é encontrar uma que preste, tá tudo ou muito zero ou muito acabada.
É moto para pagar menos de 10 contos numa inteira 2000/2001.
Quem teve ou tem pode confirmar as minhas palavras.
Não tem problema com correntes, aliás, correntes quebrando me parece coisa de qualidade de corrente errada para o modelo, isto não deveria acontecer.
A Lander usa 428H, a mesma da DT180, é um exemplo de coisa errada.
Não uso mais corrente DID nacional há anos, é esta a original da XT660?
As últimas DIDs que tive foi em moto de trilha 520 com retentor e acabavam com uma rapidez impressionante.
Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.
The Highlander.
The Highlander.
- SPEED RACER
- Mito
E o que me diz da falcon, que tem o mesmo proposito e freia 50x mais ?KleberGT escreveu:Voce não entendeu o espírito da coisa.SPEED RACER escreveu:Complementando...
O freio dianteiro não é grande coisa, meio borrachudo, com aeroquip melhora pouca coisa mas melhora.
...
Um abraço,
Kleber
B-King Of The Urban Jungle
- Fernando - BH
- Motoqueiro
SANDRO-CB escreveu:andando normal...sem ser jaspion ou gelous...ela faz tranquilo 21/22 na cidade....moto fantastica...e fodástica sim......essa moto é uma das melhores já fabricadas, com certeza.
SANDRO-CB400 vc sabe tudo.............
"A religião é considerada pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos sábios como falsa e pelos políticos como útil." Seneca 4 AC - 65 DC
- CARLOS-BSB
- Dinossauro
- Contato:
O quê? XT660R 2008 com procedência e preço condizente? Compra logo... Ainda mais se for a azul. 
Já tive, sou fã e teria outra, só que 2008 Azul.
.
Já tive, sou fã e teria outra, só que 2008 Azul.
.
DEUS abeçoe a todos
2008, azul, com 4.800 km originais, comprovados, segundo dono, de procedencia, por 20 k, só no dindin....
De gente daqui do m@d...(tá certo, isso não é procedência....)
E o banco do brasil nao me libera tdo isso...
E agora, q fazer, o q nao fazer...comprar ou nao comprar?
De gente daqui do m@d...(tá certo, isso não é procedência....)
E o banco do brasil nao me libera tdo isso...
GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
- Carlos_GS500
- Dinossauro
espere primeiro receber a grana da cagiva...
"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."
Sei que o Kleber é fodástico quando o assunto é off-road, mas às vezes ele fala umas coisas que eu até vou ver se foi ele mesmo que falou.SPEED RACER escreveu:E o que me diz da falcon, que tem o mesmo proposito e freia 50x mais ?KleberGT escreveu:Voce não entendeu o espírito da coisa.SPEED RACER escreveu:Complementando...
...
Um abraço,
Kleber
Os freios das minhas motos são sempre excelentes. É uma coisa que eu faço questão! Esse negócio de que freio de moto trail tem que ser ruim é uma bobagem sem tamanho.
Fernando - BH escreveu:SANDRO-CB escreveu:andando normal...sem ser jaspion ou gelous...ela faz tranquilo 21/22 na cidade....moto fantastica...e fodástica sim......essa moto é uma das melhores já fabricadas, com certeza.
SANDRO-CB400 vc sabe tudo.............Vc é do 600.com ????
A moto é boa, nada mais.
![]()
![]()
Uai, compra logo! Se não gostar, vende! Tá perto do RS mesmo, lá vc vende essa mesma moto por 29800,00.Anzolim escreveu:2008, azul, com 4.800 km originais, comprovados, segundo dono, de procedencia, por 20 k, só no dindin....
De gente daqui do m@d...(tá certo, isso não é procedência....)![]()
E o banco do brasil nao me libera tdo isso...![]()
Cara, vou engolir o cuspe antes de falar:Anzolim escreveu:2008, azul, com 4.800 km originais, comprovados, segundo dono, de procedencia, por 20 k, só no dindin....
...
Se vc não quiser eu quero!!
(claro que se a moto estiver impecável, como você sugeriu).
BMW F 800 GS Trophy
Que Cagiva Carlota???Carlos_GS500 escreveu:espere primeiro receber a grana da cagiva...
Eu sou louco, não burro...
Ih...foi mal aí Andrei, Israel, Marcio...
GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
Agora vai!Guga escreveu:Cara, vou engolir o cuspe antes de falar:Anzolim escreveu:2008, azul, com 4.800 km originais, comprovados, segundo dono, de procedencia, por 20 k, só no dindin....
E agora, q fazer, o q nao fazer...comprar ou nao comprar?![]()
...
Se vc não quiser eu quero!!
(claro que se a moto estiver impecável, como você sugeriu).
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
Recomendo, até o momento só alegria. Valente e andando tranquilo não é gastona. Abrs.
“Eu quase nada sei, mas desconfio de muita coisa.”(Guimarães Rosa)
- Renato_sbc
- Roda Presa
Eu tive uma por pouco mais de um ano e uns 10.000 km - 2007 preta.
Teria outra.
Assim como as XT600, não estrangule a corrente e a mantenha bem lubrificada (eu colocava uma pequena camada de graxa spray tanque sim, tanque não). Mantendo dessa maneira e sem ficar dando tranco, com uma corrente de boa qualidade, a vida útil é grande. Numa XT600 que tive rodei 40.000 km com a relação original.
E se precisar a 660 anda no álcool. A 100% se o clima estiver quente (mas a partida a quente fica difícil), e com tranquilidade (mas perde potência em alta) se tiver uns 20% de gasolina. Tem uma regulagem da injeção acessível pelo painel que permite isso.
Teria outra.
Assim como as XT600, não estrangule a corrente e a mantenha bem lubrificada (eu colocava uma pequena camada de graxa spray tanque sim, tanque não). Mantendo dessa maneira e sem ficar dando tranco, com uma corrente de boa qualidade, a vida útil é grande. Numa XT600 que tive rodei 40.000 km com a relação original.
E se precisar a 660 anda no álcool. A 100% se o clima estiver quente (mas a partida a quente fica difícil), e com tranquilidade (mas perde potência em alta) se tiver uns 20% de gasolina. Tem uma regulagem da injeção acessível pelo painel que permite isso.
Isso é a mesma coisa que ter uma SS e não poder passar de 150 pq estraga o motor.Renato_sbc escreveu:e sem ficar dando tranco
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
Falcon não é moto trail, isto é fake.SPEED RACER escreveu:E o que me diz da falcon, que tem o mesmo proposito e freia 50x mais ?KleberGT escreveu:Voce não entendeu o espírito da coisa.SPEED RACER escreveu:Complementando...
...
Um abraço,
Kleber
A Honda quando mandou o JUca Bala correr no Dakar, ele correu de XR400 com adaptação no tanque e farol para parecer uma Falcon e não me venha dizer que é o mesmo motor que não é.
O projeto mecânico da Falcon veio do mesmo projeto, mas, a construção de cada um é de material diferente e utilizações diferentes, por isto, o cilindro de uma é pior do que o outro, o comando de válvulas tem diferenças, etc.
Suspensões e freio nem se comparam.
Aliás, a XR400 freia muito mais do que a Falcon, parece contraditório, mas, não é, o cilindro de freio tem uma pegada diferente, mais sensível para sentir freiando com tato.
É a tal sensibilidade que faz a diferença no tato do freio.
No caso da XT660, é moto pesada, suspensão de pouco curso, cerca de 200 mm de curso e só.
Não dá para ter um freio muito estúpido.
A minha KLX650 de rua freia pior do que a minha klx650R de trilha freiava.
Olha que o freio da de rua é oversized, mas, tem uma pegada dura, freia bem, mas, o da de trilha era bem melhor, ele tinha tato. Voce sabia a hora que ia desgarrar, aí afrouxava um pouco e continuava freiando.
A de rua é força na mão e nenhum tato, mas, freia.
Tá tudo original, breve um aerokip chegando para ela, da RCA que é dos melhores nacionais.
Carinho, mas, é bom.
Outra coisa, oleo também faz diferença, pouca, mas, tem.
Não estou falando em aguentar altas temperaturas, estou falando em sensibilidade mão/manete/disco/pneu.
Tomemos como exemplo um oleo de freio Varga Dot 3 e Dot 4 numa Blazer, o DOT 4 é melhor logo de cara, nem precisa descer a Serra.
O oleo Motul 600 de freio é excelente, gosto dele bastante.
Hoje tem tantos para fazer diferença.
Odiei um Elf que usei, totalmente sintético, preferi um Varga.
São poucos os que percebem a diferença, mas, consigo sentir diferença.
Outra coisa que a galera esquece é que a pastilha tem tendência a absorver as titicas que usam para lavar a moto, aí a pastilha estraga, ela não gasta, mas, não freia mais direito.
Freio é uma das coisas mais misteriosas que existem; voce pega duas motos zero km e faz a revisão de entrega e entrega ao cliente, em uma semana, uma freia mais do que a outra e voce não tem explicação.
As Teneres 88/89 eram isto; uma freiava duro e uma outra era uma seda, era tudo igual, não mudava nada.
Aí vieram umas 2 faróis ótimas de freio e outras uma bosta.
Não tem explicação exata.
O segredo é usar pastilha de boa marca, escolher bem o composto que vai utilizar, escolher o oleo e trocar após uns 2/3 anos os mangotes de freio por um aerokip decente, isto para as que andam muito, pois, as que andam pouco, os mangotes aguentam mais de 5 anos fácil.
Mais um ponto; hoje existem vários fabricantes de discos de freio, cuidado, não compre gato por lebre, tem uns que são para enganar trouxa, o aço não é como deveria ser.
Aliás, na dúvida, compre original na revenda e não original na loja da esquina, existem falsificações também.
Falando em correntes que quebram, compre corrente Regina Gold importada na Corcopin/SP, não é tão mais caro e não arrebenta nem pelo cacete.
Um abraço,
Kleber
The Highlander.
The Highlander.
Boa aulaKleberGT escreveu:Falcon não é moto trail, isto é fake.SPEED RACER escreveu:E o que me diz da falcon, que tem o mesmo proposito e freia 50x mais ?KleberGT escreveu:Voce não entendeu o espírito da coisa.SPEED RACER escreveu:Complementando...
...
Um abraço,
Kleber
A Honda quando mandou o JUca Bala correr no Dakar, ele correu de XR400 com adaptação no tanque e farol para parecer uma Falcon e não me venha dizer que é o mesmo motor que não é.
O projeto mecânico da Falcon veio do mesmo projeto, mas, a construção de cada um é de material diferente e utilizações diferentes, por isto, o cilindro de uma é pior do que o outro, o comando de válvulas tem diferenças, etc.
Aliás, a XR400 freia muito mais do que a Falcon, parece contraditório, mas, não é, o cilindro de freio tem uma pegada diferente, mais sensível para sentir freiando com tato.
No caso da XT660, é moto pesada, suspensão de pouco curso, cerca de 200 mm de curso e só.
Olha que o freio da de rua é oversized, mas, tem uma pegada dura, freia bem, mas, o da de trilha era bem melhor, ele tinha tato. Voce sabia a hora que ia desgarrar, aí afrouxava um pouco e continuava freiando.
Tá tudo original, breve um aerokip chegando para ela, da RCA que é dos melhores nacionais.
Carinho, mas, é bom.
Não estou falando em aguentar altas temperaturas, estou falando em sensibilidade mão/manete/disco/pneu.
Tomemos como exemplo um oleo de freio Varga Dot 3 e Dot 4 numa Blazer, o DOT 4 é melhor logo de cara, nem precisa descer a Serra.
Outra coisa que a galera esquece é que a pastilha tem tendência a absorver as titicas que usam para lavar a moto, aí a pastilha estraga, ela não gasta, mas, não freia mais direito.
Freio é uma das coisas mais misteriosas que existem; voce pega duas motos zero km e faz a revisão de entrega e entrega ao cliente, em uma semana, uma freia mais do que a outra e voce não tem explicação.
As Teneres 88/89 eram isto; uma freiava duro e uma outra era uma seda, era tudo igual, não mudava nada.
O segredo é usar pastilha de boa marca, escolher bem o composto que vai utilizar, escolher o oleo e trocar após uns 2/3 anos os mangotes de freio por um aerokip decente, isto para as que andam muito, pois, as que andam pouco, os mangotes aguentam mais de 5 anos fácil.
Mais um ponto; hoje existem vários fabricantes de discos de freio, cuidado, não compre gato por lebre, tem uns que são para enganar trouxa, o aço não é como deveria ser.
Aliás, na dúvida, compre original na revenda e não original na loja da esquina, existem falsificações também.
Falando em correntes que quebram, compre corrente Regina Gold importada na Corcopin/SP, não é tão mais caro e não arrebenta nem pelo cacete.
Um abraço,
Kleber
E sobre o lance de pastilha de cerâmica, metálica etc... Qual compensa mais colocar para uso dirário em transito intenso?
E sobre esses disco de freios powerbrakes...sabes dizer se presta?
SIte: http://www.powerbrakes.com.br/?&secao=l ... ria=190287

FILIPE
[EX] CBR 450 SR 1993 [EX] NXR 125 kS 2004 Bros [EX] XRE 300 ABS 2011
Agora no MSM!

AVISO
Por razões de segurança, a gerência agradece que não alimentem as aves.
Obrigado .
Voce não me entendeu pelo visto.Gelous escreveu:Sei que o Kleber é fodástico quando o assunto é off-road, mas às vezes ele fala umas coisas que eu até vou ver se foi ele mesmo que falou.SPEED RACER escreveu:E o que me diz da falcon, que tem o mesmo proposito e freia 50x mais ?KleberGT escreveu:Voce não entendeu o espírito da coisa.SPEED RACER escreveu:Complementando...
...
Um abraço,
Kleber
Os freios das minhas motos são sempre excelentes. É uma coisa que eu faço questão! Esse negócio de que freio de moto trail tem que ser ruim é uma bobagem sem tamanho.
Não sou Fodastico em nada, só que já tive trocentas motos de trilha, de cross e de rua.
Principalmente as Big Trail véias, pois as de hoje são para alemão grande (sou alemão pequeno).
Quando o assunto é terra, o necessário é grip e sensibilidade.
Os freio de moto de rua alicatam e pronto, as de trilha freiam.
Se o freio for muito bom, é chão.
Existe uma relação entre pneu e freio que são diferentes.
Uma moto de Cross tem um freio muito bom para os pneus que usam.
As Trail em tese teriam pneus melhores que um pneu Cross, mas, não são, pois, cada um em seu lugar.
Na terra um pneu cross agarra bastante, quase tanto quanto uma speed no asfalto ou um trail no asfalto, mas, são diferentes, as utilizações são diferentes e os objetivos são diferentes.
Não dá nem para comparar um com o outro.
O freio sofre influência, para melhor ou para pior, do pneu que voce usar.
Cara é muto fácil, use um pneu street numa trail e use o freio, no asfalto, vai parecer melhor logo de cara.
A XT660 realmente tem o freio ruim?
Então agora vou esculhambar de vez:
As antigas R5 e RD350 tinham bons freios para as suas épocas, até mesmo a LC tinha um freio bem razoável.
Onde pegavam? No grip ao chão.
As R5 eram freio a tambor, eram duas sapatonas que até estancavam a roda, aí, chão.
As RD350 eram a disco, mas, um disco, até bom, mas, os pneu, uma bosta, aí era chão.
Ambas fizeram jus ao apelido de viuvas negras, aceleravam muito mais rápido do que conseguiam freiar, todo mundo colocou a culpa no motor 2T não ter freio moto, mas, isto não era tão importante.
Ambas freiavam bem com o que existia na época.
O engraçado é que as RD250 tinham 30HP e usava o mesmo conjunto das R5 mais velhas que tinham 36 HP. Ambas com os mesmo freio a tambor, igualzinhos, mas, as RD250 não matavam.
Engraçado, né?
Lembram? Estamos falando de freios e não de assassinas.
As RD350 tinham 39 HP e aceleravam bastante, tinha um freio a disco que freiava bem, tão bem que travava a roda como se a tambor fosse, mas, tinha mais tato que as mais velhas a tambor.
Aí vieram as LC trocentos anos depois, com os 55 HP, as nacionais vieram com menos do que era lá fora, depois foi tudo igualado, mas, lá fora tinhamos umas com 60 HP de fábrica.
Qual a diferença dos freios? Afinal, era muito mais HP.
Era duplo disco na frente e um disco atrás, muito melhor do que as véias RDs ou R5.
As pinças eram de um pistão, apesar de já existir as de 2 pistões.
Poxa, a motinha tinha agora freio, né? Não.
Continuou sendo uma bosta, mas, por causa dos pneus.
A moto andava muito bem, era leve, mas, os pneus eram do tempo das mais antigas, ficariam muito bem nelas.
Pois, bem, quando as RD estavam quase saindo de linha, eis que a Pirelli fabrica no Brasil um pneu melhorzinho e que era o que já usavam lá fora há algum tempo, mas, derivado de um desenho e composto de pista.
Nada fora mudado e as RD começaram a fazer curva e a freiarem como nunca tinham freiado.
Espero que tenha dado para entender que as vezes o defeito não está no projeto do freio, mas, na combinação utilizada.
Outra coisa, suspensão influencia no desempenho do freio também.
Quanto mais contato a roda tiver com o solo, mas, efeito o freio tem, é óbvio.
Só que a galera não troca o oleo quando deve ou esquece que cada moto deve ser ajustada para cada dono.
Um dono mais pesado faz a moto parecer mole e dançante, enquanto um mais leve vai parecer que a moto é mais durinha.
É um conjunto absurdo de variáveis para definir que um freio é uma bosta, que eu costumo não condenar nada assim logo de cara.
Erros de projeto existem, erros de cálculo existem, mas, esta de que uma mesma regulagem serve para todos, é uma asneira danada, se não todos usariam o mesmo número de sapato ou o mesmo tamanho de calça ou camisinha como a minha ExtraLarge e SupergrandeFodastico da Super Johnson & Enorme que uso normalmente.
Amigos, o freio tá ruim?
Procura o defeito, ele existe.
O Freio não é o excelente que voce imaginou, compra outra moto de outro modelo, aquele não foi feito para o teu gosto.
De moto trail que tenho um exemplo de muito bom freio: Suzuki DR800, é igualzinho ao que a GS500 usava.
Motos tão diferentes e desempenhos diferentes.
Acham o freio da GS500 bom?
Tem gente que reclama.
Já ouvi dizer que o da CB500 era muito melhor.
Vou encerrar por aqui, pois, Fodasticamente chegou a minha hora de encerrar.
Gelous, a tua 450 deve ter um freio muito bom, não é?
Um abraço,
Kleber
The Highlander.
The Highlander.
Sobre a POwerBrake, já ouvi falar bem dos kits de freio deles para carro, mas, de moto, não conheço ninguém que usou, assim, não posso falar nada.Filipe escreveu:Boa aulaKleberGT escreveu:Falcon não é moto trail, isto é fake.SPEED RACER escreveu:E o que me diz da falcon, que tem o mesmo proposito e freia 50x mais ?KleberGT escreveu:Voce não entendeu o espírito da coisa.SPEED RACER escreveu:Complementando...
...
Um abraço,
Kleber
Carinho, mas, é bom.
Um abraço,
Kleber![]()
E sobre o lance de pastilha de cerâmica, metálica etc... Qual compensa mais colocar para uso dirário em transito intenso?
E sobre esses disco de freios powerbrakes...sabes dizer se presta?
SIte: http://www.powerbrakes.com.br/?&secao=l ... ria=190287
Sobre o composto das pastilhas, vou usar de exemplo a pastilha Frasle e a Cobreq.
A Frasle era ótima, macia, freiava pra cacete, mas, acabava rápido.
A Cobreq era ótima, durava pra cacete, mas, o freio era duro, meio pau, toco mesmo.
Os compostos de ambas eram diferentes e as duas tinham amianto.
Hoje mudou tudo, não pode amianto, aí, a Frasle sumiu, tá dificil de achar e a Cobreq tá uma Bosta.
Olha que a Cobreq já foi fornecedora da Yamaha do Brasil, mas, não é mais.
Hoje temos tantas pastilhas de diferentes marcas e composições que fica dificil de dizer qual a melhor, ainda inventaram umas sinterizadas e outras semi metalicas ou metalicas. Temos também até ecológicas.
É muita coisa para se testar que não dá para ter uma idéia do que usar exatamente.
Então vamos e olhemos a pagina das pastilhas Fischer, lá tem o desempenho de cada modelo deles, dá para ter uma ideia.
Em todo caso, se tiver Nissin original sem Miojo, tÔ dentro, ou uma EBC da verdinha, tô dentro também.
Existem outras marcas que são comparaveis a estas, mas, a memória me falha, sempre dou preferência a estas.
Tem umas outras, mas, tenho estado tentado em comprar uma Fischer destas novas gerações e experimentar, os caras estão exportanto pastilha, devem ter aprendido alguma coisa.
O Fodastico está ficando cansado em falar de freio,.
Vamos falar de acelerar?
Um abraço,
Kleber
PS: Usei a estória das RDs para exemplificar uma injustiça sobre os freios delas e sobre a falta de freio motor, não eram eles que causavam o acidente, era sempre o cara que estava por cima com a mão do acelerador, a moto era toda ergonomicamente feita para acelerar e não para freiar e aí, um segundo de distração e na hora de começar a freiar a jaca, já tinha passado do ponto de freiada.
As Hondas 4T eram a mesma merda, a diferença é que eram mais pesadas e acabavam freiando melhor por causa do melhor grip com as bostas de pneus daquela época.
Sobre pneus tem um monte de estorias interessantes também.
Um dia, eramos 2 RS125 e 3 RX125, lá pros idos de 1979/1980, eis que meu primo me compra um pneu desconhecido em São Cristovão, numa casa que não mais existe, tinha uns pneus bonitos e baratos, mais baratos do que os Pirellis originais dos nossos Bólidos 125 Yamaha.
Meu primo comprou um pneu traseiro e um dianteiro, tinham o desenho exatamente iguais, meio esquisito, mas, era assim.
Comprou mais pelo preço que pela marca, desconhecida para ele (Michelin).
Encontro meu primo, num fim de tarde subindo o Alto da Boa Vista e chegávamos na curva do bandolim (engraçado, hoje tem gente que nem sabe o nome da curva, nem tem mais a placa lá), curva famosa do tempo dos pegas do Alto, voltando aos fatos, entramos 3 RX125 e 2 RS125 na tomada da curva e mão embaixo, no meio da curva havia uma agua escorrendo oriunda da pequena cacheira ao lado da curva, todos deitaram e de repente levantavam no meio da curva, alguns escorregando, entretanto, meu primo continuou deitado e fez a curva como se não existisse a agua e foi embora de mão embaixo. Ficamos espantados, nunca tinhamos visto aquilo.
Mão colada e só alcançamos o meu primo lá na Pracinho do Alto.
Caramba, uma curva e perdemos ele por muito.
Fomos tentar entender como ele fizera aquela curva, ele aponta para os pneus como o fator determinante.
Nenhum de nós acreditou logo de cara na explicação.
Ele nos contou que descobrira o pneu por acaso e que o pneu era inacreditável e por acidente, perto de casa, ele passou em situação molhada e a moto ignorou a agua.
Aquilo mostrou uma nova realidade que ele não conhecia, nunca tinha visto.
Na segunda feira fomos todos lá na loja tentar comprar um par para cada um, não conseguimos, acabaram e não iria receber mais, foram comprados num leilão da receita.
Pois, é, ficamos sem os pneus e os pneus de meu primo não duraram muito, mas, era uma beleza de andar.
Uns meses depois, eu era da equipe de pista do Autodromo, da Formula 1, e tinha uma corrida de moto, carioca de velocidade.
Eu trabalhava na pista e antes da largada fui dar uma bizoiada nos boxes.
Eis que encontro umas formulinhas 125, umas TZs, TAs com os mesmos pneus que meu primo comprara.
Caraca. Os pneus eram de pista.
Não não eram, eram pneus de moto de rua, descobri depois.
Como eramos atrasados nas coisas, vendiam aquela bostareLLi para a gente, alias, só tinha Bostarelli ou Funsa Uruguaio.
Tinha uma outra marca, mas, nem me lembro o nome, lembrei MAGGION, outra grande Bosta.
Continua uma Bosta até hoje.
Hoje até um Rinaldi presta, alguns modelos são bons (Cross), mas, Maggion, esqueça.
Os Michelin ficaram na lembrança, hoje, jã não tem tanta diferença, a Bostarelli virou uma respeitável Pirelli com pneus nacionais bons.
Só para exemplificar como as coisas que não damos tanta importãncia podem ter muita diferença.
Fodasticamente falando, boas freiadas.
The Highlander.
The Highlander.