Passeio de Sábado - Fotos
-
Luiz Almeida
- Mito
Re: Passeio de Sábado - Fotos
A Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio é realmente fantástica. Trabalhei como coordenador - e fiz entrevistas - em uma pesquisa mais complexa ainda, a PPV (Pesquisa sobre Padrão de Vida) em conjunto com órgão da ONU (diárias internacionais!). Cada domicílio era pequisado através de duas entrevistas de mais de duas horas em espaço de 15 dias. Cada coisa que eu vi...eduardovieira escreveu:[Luiz... você falando essas coisas... só lembro da época da PNAD... adorava fazer aquilo quando trabalhava lá... pra mim... a melhor pesquisa...
Conhecia o pessoal na listagem... depois ia visitar nas entrevistas...
Quando lembra do nome... a maior felicidade mesmo...
Não tem como sair... sem pelo menos um cafezinho... no fim da tarde... feito num fogão a lenha...
Tempo bom...
Até mais...
Mas para quem gosta de mato mesmo, há uma função na Divisão de Geociências perfeita; a de Reambulador. O cabra sai para o mato com o mapa ou foto de satélite para identificar o nome dos mais diversos acidentes geográficos. Uma estradinha, um riacho, açude, serrotes, boqueirões, etc.
O Franz me pediu para escrevinhar um relato do dia de trilha, mas só consegui uns poucos parágrafos. Estou em fase meio travada e com muita conta de balanços públicos para analisar.
Em breve vocês verão os filmetes devidamente editados. Por enquanto só vi os da minha máquina. Prefiro fotos.
Inté
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Pô Luiz... massa demais!
Tem um primo da minha esposa que é geólogo e trabalha numa mineradora, fazendo estudo de solo. Anda o dia inteiro de L200 no meio do mato, ganha bem, custo todo por conta de empresa (moradia, deslocamento, alimentação, etc, etc, etc)... maravilha! E eu formado em Direito! :(
Lembro também que, um dia desses, estava vendo um programa na tv a cabo (na casa da sogra, é claro) e estava passando um programa do tipo "como funciona tal coisa". E estavam falando dos "correios" da Inglaterra, mostrando o caminho percorrido por uma carta enviada de Londres até um lugar inóspito!
Pois bem, no final da "cadeia de produção", quem entregava a carta era um carteiro que ia de quadricíclo, passando por um lugar maravilhoso, de bermuda, capacetinho de ciclista... massa demais.... pensei: "quero ser carteiro nesse lugar", he, he, he!
Tem um primo da minha esposa que é geólogo e trabalha numa mineradora, fazendo estudo de solo. Anda o dia inteiro de L200 no meio do mato, ganha bem, custo todo por conta de empresa (moradia, deslocamento, alimentação, etc, etc, etc)... maravilha! E eu formado em Direito! :(
Lembro também que, um dia desses, estava vendo um programa na tv a cabo (na casa da sogra, é claro) e estava passando um programa do tipo "como funciona tal coisa". E estavam falando dos "correios" da Inglaterra, mostrando o caminho percorrido por uma carta enviada de Londres até um lugar inóspito!
Pois bem, no final da "cadeia de produção", quem entregava a carta era um carteiro que ia de quadricíclo, passando por um lugar maravilhoso, de bermuda, capacetinho de ciclista... massa demais.... pensei: "quero ser carteiro nesse lugar", he, he, he!
-
Luiz Almeida
- Mito
Na mesma trilha, em 1984.
Disputando espaço com as tropas de jumentos. Que, desviavam o corpo, não a cangalha.

Disputando espaço com as tropas de jumentos. Que, desviavam o corpo, não a cangalha.

Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Afff!! Aquela XL vermelha com o capacete também vermelho e aba branca me são familiares.
Me lembrei dos primeiros treieiros aqui em BH. O tempo voa e a velhice vai se achegando.
-
Luiz Almeida
- Mito
Honda Way Pretti !pretti escreveu:Afff!! Aquela XL vermelha com o capacete também vermelho e aba branca me são familiares.Me lembrei dos primeiros treieiros aqui em BH. O tempo voa e a velhice vai se achegando.
Minha moto é a que está na frente e meu capacete é o branco que está sobre o banco da moto do Franz.
Acho que ainda tenho um capacete igual ao vermelho, só que branco, com o nome XL 250 R na lateral.
Largada do Enduro da Serra do Sufoco, em 1985. Eu na XL vermelha e Franz Georg na branca. Fomos a dupla Número 1 e vencemos o Enduro. Nem Rallymax havia !

Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Que massa!!!
Como diz o velho jargão:
"Relembrar é viver!"
Tb. tive uma XL vermelha.
Fui sem sorte com ela, foi a moto que mais me incomodou.
Tô pensando seriamente e mudar para o nordeste quando me aposentar.
Clima excelente, ótimas praias, sem falar nas primas... hehehe
um abraço
m@gro
Como diz o velho jargão:
"Relembrar é viver!"
Tb. tive uma XL vermelha.
Tô pensando seriamente e mudar para o nordeste quando me aposentar.
um abraço
m@gro
-
Luiz Almeida
- Mito
Para mim a XL 250 foi uma das melhores motos que tive. Respeitando-se a época e a tecnologia. Rodei mais de 60 mil km com ela sem nenhum problema. E olhe que era trilha todos os sábados e pelo menos seis Enduros, incluindo um Cerapió e dois Enduros das Águas, sendo este último durante dois dias de muita lama e alagadiços.m@gro escreveu: Tb. tive uma XL vermelha.
um abraço
m@gro
Aqui é o paraíso dos motociclistas. Não faz frio e chove pouco.
Inté
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Que inveja Luiz Almeida...
e nóis aqui no sul abaixo de 0c e muita chuva... hehe é a vida...
vou me mudar para Fortaleza... sol ano inteiro, isso é bão...
e nóis aqui no sul abaixo de 0c e muita chuva... hehe é a vida...
vou me mudar para Fortaleza... sol ano inteiro, isso é bão...
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
De Biz na Patagônia 2013
Fico surpreso em saber que vc chegou a participar de edições do Cerapió! Muito legal!
No embalo Luiz, compareço com uma DT 180 82 num Enduro não tão antigo realizado em Macacos-MG. Isso daí foi na chegada já dentro de BH num posto de gasolina. Atente para a bota Cobra e o ordinário colete Peel´s, o máximo disponível na época.

E essa aqui foi num Enduro dos Ouros, prova de dois dias de ida e volta a Ouro Preto. Na época com a "nervosa" Agrale Explorer.

E finalmente, na chegada de um Enduro da Independência lá no BH Shopping

No embalo Luiz, compareço com uma DT 180 82 num Enduro não tão antigo realizado em Macacos-MG. Isso daí foi na chegada já dentro de BH num posto de gasolina. Atente para a bota Cobra e o ordinário colete Peel´s, o máximo disponível na época.

E essa aqui foi num Enduro dos Ouros, prova de dois dias de ida e volta a Ouro Preto. Na época com a "nervosa" Agrale Explorer.

E finalmente, na chegada de um Enduro da Independência lá no BH Shopping

-
Luiz Almeida
- Mito
Riégua Pretti ! Aqui não consigo ver as tuas fotos.
Fiz muito Enduros e fui campeão cearense em 86.
O Cerapió foi idéia do Franz Georg, este meu parceiro de 1 enduro e muitas trilhas. Ele começou falando que iria organizar um Enduro entre o Ceará e o Pauí. Isso entre as cervejotas que tomávamos nas quintas feiras para combinar a trilha do sábado. Entre um papo e outro foi surgindo o nome para o planejado enduro; começou com Será Pior Ir e chegamos em Cerapió, nome decidido pela turma toda num boteco.
Franz e Gabriel Galdino fizeram o levantamento do primeiro enduro Cerapió, em 1987. Na parte do Piauí houve a participação do Irlich Cordão, que hoje é o dono da marca. Cordão certa vez falou que o nome devia-se a uma área de território em litígio entre o Ceará e o Piauí - inverdade.
Naquele Cerapió de 87 fiquei em quinto lugar, entre 82 duplas inscritas sendo algumas profissionais bem patrocinadas. Minha XL competiu toda original e tive como equipamento de navegação uma Rallymax e meu parceiro uma Odomax.
O terceiro dia de enduro foi terrível. Um calor desgraçado e a gente no tempo certo e nada de aparecer PCs. Houve uma confução com o Cordão e quase não houve PC no terceiro dia.
Tempos depois soube que o Franz se afastou da organização porque haviam fixado preço pela informação da localização dos PCs. Ao saber disso perdi o ânimo para fazer enduros.
Na verdade, fazer enduro atrapalhava o prazer de fazer trilhas pelo simples prazer de sair do asfalto e ir em busca do desconhecido. Todo mundo começou a fazer das trilhas treino para enduros.
Abraço
Fiz muito Enduros e fui campeão cearense em 86.
O Cerapió foi idéia do Franz Georg, este meu parceiro de 1 enduro e muitas trilhas. Ele começou falando que iria organizar um Enduro entre o Ceará e o Pauí. Isso entre as cervejotas que tomávamos nas quintas feiras para combinar a trilha do sábado. Entre um papo e outro foi surgindo o nome para o planejado enduro; começou com Será Pior Ir e chegamos em Cerapió, nome decidido pela turma toda num boteco.
Franz e Gabriel Galdino fizeram o levantamento do primeiro enduro Cerapió, em 1987. Na parte do Piauí houve a participação do Irlich Cordão, que hoje é o dono da marca. Cordão certa vez falou que o nome devia-se a uma área de território em litígio entre o Ceará e o Piauí - inverdade.
Naquele Cerapió de 87 fiquei em quinto lugar, entre 82 duplas inscritas sendo algumas profissionais bem patrocinadas. Minha XL competiu toda original e tive como equipamento de navegação uma Rallymax e meu parceiro uma Odomax.
O terceiro dia de enduro foi terrível. Um calor desgraçado e a gente no tempo certo e nada de aparecer PCs. Houve uma confução com o Cordão e quase não houve PC no terceiro dia.
Tempos depois soube que o Franz se afastou da organização porque haviam fixado preço pela informação da localização dos PCs. Ao saber disso perdi o ânimo para fazer enduros.
Na verdade, fazer enduro atrapalhava o prazer de fazer trilhas pelo simples prazer de sair do asfalto e ir em busca do desconhecido. Todo mundo começou a fazer das trilhas treino para enduros.
Abraço
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
-
Luiz Almeida
- Mito
Falando em Minas...
O saudoso Eduardo Amaral e Franz foram à BH de XL e aproveitaram para fazer uma trilha na região. Notaram que ao cruzar com outros trilheiros, eles faziam um sinal com os dedos. Amaral entendeu que era um cumprimento e sempre que cruzava com outro grupos de trilha fazia o sinal de V com os dedos. V de paz e amor ou de vitória, como queiram.
Quando pararam para descansar em um boteco qualquer no meio dos matos foi que vieram a saber qual o significado do "cumprimento". Era uma sinalização informando quantas motos vinham atrás.
Por conta do paz e amor do Amaral, muita gente ficou esperando encontrar duas motos inexistentes logo após a dupla cearense passar...
Inté
O saudoso Eduardo Amaral e Franz foram à BH de XL e aproveitaram para fazer uma trilha na região. Notaram que ao cruzar com outros trilheiros, eles faziam um sinal com os dedos. Amaral entendeu que era um cumprimento e sempre que cruzava com outro grupos de trilha fazia o sinal de V com os dedos. V de paz e amor ou de vitória, como queiram.
Quando pararam para descansar em um boteco qualquer no meio dos matos foi que vieram a saber qual o significado do "cumprimento". Era uma sinalização informando quantas motos vinham atrás.
Por conta do paz e amor do Amaral, muita gente ficou esperando encontrar duas motos inexistentes logo após a dupla cearense passar...
Inté
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
huahuahuahuaLuiz Almeida escreveu:Falando em Minas...
Inté
Essa foi ótima, Luiz! Esse sinal com os dedos foi criação dos belo horizontinos tamanha a quantidade de gente indo pras trilhas nos finais de semana em Macacos naquela época - era uma febre!
A trilha da Perdidas e a Desaparecidas ( que veio a receber mais tarde uma etapa do especial de velocidade do Mundial de Enduro ) tinham movimento intenso.
Como eram trilhas estreitas, onde passava uma moto de cada vez em muitos trechos e as velocidades foram ficando cada vez mais altas cm a chegada das motos importadas, ficou estabelecido que pela manhã até 11 horas o tráfego preferencial era no sentido BH-Macacos-Honório Bicalho-Rio Acima e à tardinha o contrário. Ainda assim tive um colega com o dedo do pé arrancado em batida de frente!
-
Luiz Almeida
- Mito
Só os mineiros conseguiram ter trilhas congestionadas ! hehehehe
Quando nos encontramos, Nelson Bezerra, Franz Georg e eu, os pioneiros em trilhas aqui o Ceará, revivemos tantas histórias que daria um livro só de comédias de trilhas e enduros.
Tem essa do Alfio, o italiano bem dotado:
Numa trilha travada e cheia de bifurcações o Alfio sumiu na nossa frente e poderia ter pego caminho errado. Perguntamos a um passante se tinha visto alguém de moto com roupas do tipo da nossa.
- Sim, ele tava prá dentro dessa vereda, mijando.
- Será que ele ainda está por lá?
- Oia seu môço, deve de tá sim, porque butá aquela trosoba prá dentro de volta deve dá um trabái da peste !
Inté
Quando nos encontramos, Nelson Bezerra, Franz Georg e eu, os pioneiros em trilhas aqui o Ceará, revivemos tantas histórias que daria um livro só de comédias de trilhas e enduros.
Tem essa do Alfio, o italiano bem dotado:
Numa trilha travada e cheia de bifurcações o Alfio sumiu na nossa frente e poderia ter pego caminho errado. Perguntamos a um passante se tinha visto alguém de moto com roupas do tipo da nossa.
- Sim, ele tava prá dentro dessa vereda, mijando.
- Será que ele ainda está por lá?
- Oia seu môço, deve de tá sim, porque butá aquela trosoba prá dentro de volta deve dá um trabái da peste !
Inté
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
-
Luiz Almeida
- Mito
Filminhos no Youtube:
OFF ROAD - 25 ANOS (38 minutos)
01 - O Riacho (3:03)
02 - Abrindo o Bar (0:54)
03 - JUMENTOS (2:12)
04 - Cello Solo (2:17)
05 - A PEDRA (2:21)
06 - FAZENDINHA (3:31)
07 - Rio das Nêga (1:46)
08 - TUCUNDUBA (3:36)
09 - SUBINDO (2:59)
10 - DESCENDO (3:21)
11 - DESCENDO MAIS (4:18)
12 - CORREDEIRA (1:12)
13 - 'PROMOTORY' (4:21)
14 - Fechando o Bar (2:13)
OFF ROAD - 25 ANOS (38 minutos)
01 - O Riacho (3:03)
02 - Abrindo o Bar (0:54)
03 - JUMENTOS (2:12)
04 - Cello Solo (2:17)
05 - A PEDRA (2:21)
06 - FAZENDINHA (3:31)
07 - Rio das Nêga (1:46)
08 - TUCUNDUBA (3:36)
09 - SUBINDO (2:59)
10 - DESCENDO (3:21)
11 - DESCENDO MAIS (4:18)
12 - CORREDEIRA (1:12)
13 - 'PROMOTORY' (4:21)
14 - Fechando o Bar (2:13)
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
MARAVILHA, por isso é que eu gostaria de ser rico, poder ter uma moto de cada estilo e curtir de tudo sobre duas rodas...
PARABÉNS Luis Almeida...bons relatos...e fotos...
Demais as fotos...
É nessas horas que a gente lembra como é bom ser on/off Road.
É nessas horas que a gente lembra como é bom ser on/off Road.
PCX 150 -> Sh 150i
Biz 100 -> Intruder 250 -> Sahara 350 -> GS 500 -> MSM
Bros 125 -> Fazer 250 -> Falcon 400 -> MSM
Fazer 250 -> CB 300R -> NC 700X -> MSM
PCX 150 -> Sh 150i
Deco, não precisa ser rico! Não pra fazer essas trilhas aí, com o Luiz!decoh6 escreveu:MARAVILHA, por isso é que eu gostaria de ser rico, poder ter uma moto de cada estilo e curtir de tudo sobre duas rodas...
Ainda pode comprar, já deixa na casa do Luiz
hauhahauhahauhahaaaaaa.....olhe, até que não é má idéia não...Gelous escreveu:Deco, não precisa ser rico! Não pra fazer essas trilhas aí, com o Luiz!decoh6 escreveu:MARAVILHA, por isso é que eu gostaria de ser rico, poder ter uma moto de cada estilo e curtir de tudo sobre duas rodas...
PARABÉNS Luis Almeida...bons relatos...e fotos...Basta uma DT200 véia, uma XRinha, ou uma Tornado mais novinha, aquela que couber no seu bolso! Com 2,5k até 6k tem muita coisa interessante, com documentos em dia que dá pra fazer esses passeios tranquilamente!
![]()
Ainda pode comprar, já deixa na casa do Luiz, quando quiser fazer trilha, pega a pimentinha, vai rodando pra Fortaleza, faz sua trilha com ele e ainda deixa a moto pra ele lavar!
Só esquecemos é de perguntar pro Luis...hehehehe...
Agora, falando sério, o que voce disse, beleza, ainda vou fazer isto, sempre foi um sonho, até dois anos atrás, eu tinha uma XL 250 R 1983 absolutamente impecável, era uma beleza pois eu trabalhei no interior da Bahia e trilhas era minha diversão aos fim-de-semanas. A única coisa de ruim, era que sempre as fazia só, a cidade que eu trabalhei era muito pequena e não tinha ninguém que curtia ir para o mato, eles diziam que eu era doido!!! pode um negócio desses? Mas que eu curti demais, isto lá eu curti...
-
Luiz Almeida
- Mito
Posso hopedar as motos, sim ! heheheheh
Verdade, não precisa ser rico para ter estes prazeres, sou prova disso !
Mas, queria lembrar que perto de todas cidade tem lugares bacanas para ser trilhar. E hoje é mais fácil descobrir com o Google Heart ou com os mapas municipais detalhados que o IBGE fornece gratuitamente em seu site.
Fala Ferrugem !
Abração
Verdade, não precisa ser rico para ter estes prazeres, sou prova disso !
Mas, queria lembrar que perto de todas cidade tem lugares bacanas para ser trilhar. E hoje é mais fácil descobrir com o Google Heart ou com os mapas municipais detalhados que o IBGE fornece gratuitamente em seu site.
Fala Ferrugem !
Abração
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
-
kalixto
- Motoqueiro
- Contato:
Simplismente sensacional, as fotos, os causos sempre muito bem narrados pelo Luiz Almeida.

Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
Himalayan 450 2026.
[