Página 1 de 2

Primeiro motociclista autuado pela Lei Seca no Trânsito BA

Enviado: 26 Jun 2008, 07:22
por Guerreiro-BA
Um motociclista foi autuado na noite de terça-feira no bairro da Ribeira por dirigir embriagado. Esse foi o primeiro, e por enquanto único, flagrante de mistura de álcool e direção em Salvador depois da regulamentação, no último dia 20, da lei 11.705, conhecida como Lei Seca no Trânsito.

Com a mudança no Código de Trânsito Brasileiro, a tolerância a álcool para motorista passa a ser zero. Quem for flagrado com qualquer concentração de álcool no sangue está sujeito ao pagamento de multa de R$957,70, perda do direito de dirigir por 12 meses e à apreensão do veículo até que outra pessoa habilitada busque o automóvel.

Foram essas as punições aplicadas ao motociclista flagrado pela Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET). “No teste do bafômetro, detectamos a ingestão do álcool, levamos ele até o DPT [Departamento de Polícia Técnica], onde fez exame de sangue, que fica pronto em dez dias. Esse documento servirá como prova, caso a pessoa conteste a multa”, explica Renato Araújo, gerente de trânsito da SET.

Nas situações em que o condutor abordado pelo agente não aceite fazer o teste do bafômetro, o agente de trânsito pode servir como testemunha e declarar o uso de álcool pelo comportamento da pessoa. De acordo com o médico Alberto Sabbag, diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a pessoa que ingeriu álcool apresenta agitação, agressividade, pode vomitar e tem o cheiro de álcool no hálito.

Nesse caso, a autuação é baseada no testemunho do agente de trânsito ou policial, da mesma forma de quem fez o exame. “A obrigação da prova é do condutor. Se ele apresenta sintomas de embriaguez, podemos autuá-lo”, afirma Araújo.

Prisão – De acordo com o art. 306 da nova lei, a condução de veículo com teor de álcool no sangue superior a 0,6 g por litro é enquadrada como crime de trânsito. Nesse caso, o motorista está sujeito a prisão de seis meses a três anos, além de ser multado, ter a carteira suspensa ou ficar proibido de tirar nova habilitação. “Se o condutor se recusar a ir para a delegacia, o agente pode solicitar reforço policial”, explica Renato. O índice alcoólico equivale aproximadamente ao consumo de dois copos de cerveja.

Com a mudança no Código de Trânsito, se uma pessoa sob influência de álcool se envolver em acidente com lesão corporal, o crime passa a ser considerado doloso, com intenção, ao invés de culposo, como era visto antes.

Outros produtos – O aumento do rigor da legislação levantou a procupação quanto a possíveis casos de presença de álcool no sangue devido ao consumo de outros produtos, que não as bebidas alcóolicas, como loções, produtos de higiene bucal ou remédios que contenham álcool. De acordo com o médico Alberto Sabbag, não odeveria haver receio, já que o bafômetro não detectaria o álcool presente em alimentos ou medicamentos.

“É lenda dizer que o álcool de um produto de higiene seria detectado pelo bafômetro, já que o exame verifica a quantidade de álcool no ar que vem do pulmão. Além disso, o teor alcoólico de doces e medicamentos são mínimos, por isso seria necessário abusar destes produtos para influenciar no exame”, afirma.

Já Renato Araújo defende que os bafômetros utilizados pela SET são capazes de identificar qualquer quantidade de álcool consumido. “Se a pessoa comer alguma coisa ou tomar um remédio aparece no teste. Mas não importa, já que a legislação diz somente que o motorista não pode estar sob influência de álcool, independente de sua origem. De qualquer forma, a pessoa estaria descumprindo a lei”, fala.

Sabbag concorda no entanto que o motorista de fato estaria irregular. “A legislação fala da influência de álcool, então, mesmo que a pessoa não tenha ingerido bebida alcoólica, se apresentar álcool no sangue, estará cometendo irregularidade. Então, orientamos quem quer ingerir produtos a base de álcool a antes pensar se vai dirigir”, explica.

Fiscalização - O gerente de trânsito da SET explica que o bafômetro será usado sempre que houver suspeita de embriaguez. “Vamos fiscalizar mais em situações que sabemos que há muita ingestão de bebida alcoólica, como em festas e durante o verão. No São João, por exemplo, não fizemos blitz pela cidade, porque estava vazia. Focamos mais no Pelourinho, mas não encontramos nada”, diz.

A SET conta com dois bafômetros eletrônicos, que, segundo Araújo, são suficientes para atender à cidade, já que o órgão possui também aparelhos descartáveis, que ele afirma terem a mesma eficiência. “Mesmo assim, a gente repete o exame com o aparelho eletrônico quando o descartável aponta teor alcoólico”, explica.

De acordo com Sabbag, não há como esconder a ingetão de álcool. “Não adianta tomar café, banho frio ou correr. Nada tira o efeito do álcool. Para isso, o único remédio é esperar”, diz.

Ele explica que o tempo que o organismo leva para metabolizar o álcool varia de acordo com as características da pessoa e com a quantidade de bebida ingerida. Mas, em média, um copo de cerveja ou de vinho leva de seis a oito horas para ser expelido pelo corpo. Durante este período, a pessoa está sob efeito de álcool.

Endereço da matéria:
http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=906789
Copyright © 2007 A TARDE On Line • Internet.com.Informação

Re: Primeiro motociclista autuado pela Lei Seca no Trânsito BA

Enviado: 26 Jun 2008, 07:28
por Gelous
Maravilha! Tomara que a fiscalização seja rigorosa, pelo menos agora no início, pois é a fiscalização eficiente (certeza de multa) que reprime o consumo de álcool e não o tamanho da multa.

Re: Primeiro motociclista autuado pela Lei Seca no Trânsito BA

Enviado: 26 Jun 2008, 07:28
por decoZ
Até que enfim, parece que vamos ter um pouquinho de ordem por aqui em Salvador, já que lei de trânsito passou longe daqui... ;-)

Re: Primeiro motociclista autuado pela Lei Seca no Trânsito BA

Enviado: 26 Jun 2008, 07:43
por n3cr0n
ixe o que vai ter de nego aqui do M@D que vai tar lascado nao ta no gibi :P

Re: Primeiro motociclista autuado pela Lei Seca no Trânsito BA

Enviado: 26 Jun 2008, 08:25
por Juca
Atitude louvável, mesmo a lei parecendo um pouco severa demais e prática de menos. Agora uma dúvida: É possível o caboclo tomar um daqueles porres homéricos e, ao dirigir já no dia seguinte, ainda ter álcool no sangue?

Re: Primeiro motociclista autuado pela Lei Seca no Trânsito BA

Enviado: 26 Jun 2008, 08:28
por Pretti
Sobre o assunto a Folha anda fazendo umas análises interessantes. Vejam a seguir:

*http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 5932.shtml[/web]

Re: Primeiro motociclista autuado pela Lei Seca no Trânsito BA

Enviado: 26 Jun 2008, 08:40
por zulay
POis é com essa Lei, até a taca de vinho que muitos tomam no almoço ou jantar vai ter que ser substituida por suco de uva rssss.

Re: Primeiro motociclista autuado pela Lei Seca no Trânsito BA

Enviado: 26 Jun 2008, 08:42
por kalixto
Tolerância zero eu acho absurdo, pra mim tem finalidade puramente arrecadatória e ainda torna a vida do "seu guarda" corrupto mais fácil, pois passa a valer a pena dar quinhentão pra se livrar do pepino todo.
Se o cara tá alcoolizado é provoca um acidente ai sim devia se ferrar mesmo. Mas ao meu ver todos que provocam acidente deviam, ser penalizado de forma exemplar. Ainda mais se causou por motivo torpe, tipo cruzou o sinal vermelho, a preferencial, ultrapassou em local devidamente sinalizado como proibido, o basico é conhecer e respeitar a sinalização, se não tem condição pra isso não pode estar dirigindo por ai.
O que falta é conhecimento tecnico e pratico pra maioria das pessoas que hoje dirigem, por isso esse monte de acidentes. o pessoal só sabe botar o veiculo para andar, mas numa situação adversa já perdem o controle da situação.
Conseguiu dar uma volta, fazer uma baliza só pra um lado ainda tá habilitado. Ninguem treina frenagem de emergencia, ficar ligado no trânsito lá na frente e atento tb ao que vem atras, se o carro derrapa, aquaplana qual a atitude tomar.
Digo isso, porque eu bebo, e nunca me envolvi em acidente porque eu sempre gostei de ler coisas nessa área, então tenho o conhecimento tecnico e vou pondo em pratica isso. eu sei dirigir de forma defensiva que é se adequando ao fluxo existente e sempre se antecipando aos erros dos outros e evitando o acidente.
Eu se bebo ando com mais cuidado ainda, pois sei que se me envolver em acidente mesmo que tenha razão to ferrado.
Claro evito beber e dirigir muitos kms, por sono e tal, tanto que quando vou viajar procuro sempre ir pela manhã e quando chego no local tomo a 1° gelada do dia.
Agora é inverno, geralmente vc vai direto pra casa mas quero ver no verão como é que fica.
Fora que o cara vai pro motel, ele toma algo lá, e ninguem vai no motel pra tomar porrete. Tem coisa mais interessante pra fazer lá.
O cara vai jantar com a companheira, num jantar romantico, numa cantina italiana e vai tomar água.
Feijoada de sabado sem caipirinha e cerva, Almoço de domingo na sogra é ainda sem poder beber algo.
Não vai deixar de ocorrer n acidentes todos os dias e tão tirando todo o direito do cidadão de tomar uma.
parece simples proibe e pronto, então eu como não fumo pode proibir totalmente o cigarro.
O problema é evitar acidentes e o custo que isso representa pra sociedade?
tem uma medida mais simples, todo veiculo vai ser chipado e limitado na velocidade e não passa de 80 km/h, com certeza ia diminuir a gravidade dos acidentes e custo que isso tem pro Brasil.
È mais é o tipo de lei que não representa o Brasileiro pois os parlamentares aprovam isso porque viraram tudo patrão, andando só com motorista agora, vai dizer que eles não bebem tb, e aquele monte de festa e jantares que eles participam.
O lula aprova isso agora porque não dirige mais, maior manguaça.
já era um saco morar nas grandes metropoles, ficou mais ainda, quero ir morar lá no interior, lá na praia e ter a liberdade de andar sem cinto de segurança, tomando umas, de chinelão, sem camisa.
Pra ser feliz nas cidades grandes só tomando anti-depressivo, dai pode dirigir que vc não é perigoso.
È na verdade lei polêmica assim, tem na verdade efeito de desviar atenção pro que realmente tá acontecendo de errado no pais, que é muita arrecadação e muita corrupção e muito mau uso do dinheiro.

Re: Primeiro motociclista autuado pela Lei Seca no Trânsito BA

Enviado: 26 Jun 2008, 08:56
por Logan
"Pra ser feliz nas cidades grandes só tomando anti-depressivo, dai pode dirigir que vc não é perigoso." Perfeito, sem comentários com relação a essa frase.

Falando da Lei, acho que deveria ter uma certa tolerancia... Pode ter certeza que vai ter muito cabra por ai se ferrendo sem ter culpa no cartório. Mais uma entrata para policiais corruptos.

Abraços

Re: Primeiro motociclista autuado pela Lei Seca no Trânsito BA

Enviado: 26 Jun 2008, 08:56
por Juca
kalisto, concordo em partes com você. Também acho exagero esse limite, mas não concordo com o fato de que só quem provoca acidente deve ser penalizado. Essa lei não surgiu apenas para punir (e para arrecadar dinheiro, como parece ser o propósito "oculto" dela...) e sim para EVITAR o acidente. Depois que o bêbado já matou uma pessoa e acabou com uma família, qualquer tipo de punição não vai devolver essa vida.
Eu acho que a lei deveria ser a antiga, mas a fiscalização deveria ser mais rigorosa. Do jeito que está, por agora vai ter uma fiscalização muito forte, mesmo porque é novidade, mas depois vai voltar ao descaso que era antes.

Re: Primeiro motociclista autuado pela Lei Seca no Trânsito BA

Enviado: 26 Jun 2008, 09:01
por Luiz Almeida
Imaginem uma blitz. O sujeito que tomou uma taça de vinho pode ser multado em R$ 952 e perder a carteira. O cheiradão e o fumadão passarão numa boa. E talvez ainda digam: "Pô, esse pessoal que enche a cara põe a vida da gente em risco"

Re: Primeiro motociclista autuado pela Lei Seca no Trânsito BA

Enviado: 26 Jun 2008, 09:02
por Nando
Se é pra adotar a tolerância zero, poderia ser na corrupção que eles toleeeeeram um bocado... }:)

Re: Primeiro motociclista autuado pela Lei Seca no Trânsito BA

Enviado: 26 Jun 2008, 09:08
por logoff
Babaquisse isso. Jah viram a reportagem que 2 bombons de licor ou "trufas" fazem vc tomar a multa e perder a carteira por um ano?

Nem sagu ñ vou comer mais auheuahe.


Deviam continuar com os niveis de alcool anterior, que se n me engano equivalia a 1 lata e meia de cerveja, mas jogar essas multas altas, apreensão de carteira e até botar no xadrez. Mas essa de tolerancia zero é RIDICULO

Re: Primeiro motociclista autuado pela Lei Seca no Trânsito BA

Enviado: 26 Jun 2008, 09:14
por Jota
Ridícula essa lei.
É a mesma coisa que aplicar pena de morte a quem estaciona em local proibido.

Re: Primeiro motociclista autuado pela Lei Seca no Trânsito BA

Enviado: 26 Jun 2008, 09:25
por braniak
a condução de veículo com teor de álcool no sangue superior a 0,6 g por litro é enquadrada como crime de trânsito. Nesse caso, o motorista está sujeito a prisão de seis meses a três anos, além de ser multado, ter a carteira suspensa ou ficar proibido de tirar nova habilitação. “Se o condutor se recusar a ir para a delegacia, o agente pode solicitar reforço policial”, explica Renato. O índice alcoólico equivale aproximadamente ao consumo de dois copos de cerveja.
Vou procurar esse bafômetro descartável pra ver quanto fica 3~4 garrafas de 600ml.. :?

Começar a ir a pé até o bar. :cry:

Re: Primeiro motociclista autuado pela Lei Seca no Trânsito BA

Enviado: 26 Jun 2008, 09:34
por MRR
e a pergunta que não quer calar:

se dirigir embriagado dá cadeia, governar, nas mesmas condições, é passível de que punição??? }:) }:) }:)

Re: Primeiro motociclista autuado pela Lei Seca no Trânsito BA

Enviado: 26 Jun 2008, 09:58
por Luiz Almeida
O importante é a lombra negrada !

Besteira isso de tomar cachaça, cerveja ou vinho. Whiske é ridículo.

Vamos fumar orégado e cheirar cola que é o que está na moda !

Re: Primeiro motociclista autuado pela Lei Seca no Trânsito BA

Enviado: 26 Jun 2008, 10:15
por Felipe Ghost Rider
Agora eu vou é comprar um chaveiro-bafômetro desses aqui.

Imagem

5 doletas.... e se eu trouxer uns 20 eu vendo na balada fácil fácil.

huahauha


Pra quem tiver interesse...

http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.6315

Fiuuuuuum

Re: Primeiro motociclista autuado pela Lei Seca no Trânsito BA

Enviado: 26 Jun 2008, 10:57
por jabsb
Fecha o bonde FGR, vamos enriquecer com a desgraça alheia. Algo tipo vender "marcador de pontos GPS" hahahahaha!!!!
Gelous escreveu:Maravilha! Tomara que a fiscalização seja rigorosa, pelo menos agora no início, pois é a fiscalização eficiente (certeza de multa) que reprime o consumo de álcool e não o tamanho da multa.
Enquanto o governo não cuidar da parte dele (sinalização, conservação, educação, etc), eu não dou razão para NADA. Simplesmente porque não dá para cobrar sem dar o exemplo.

Re: Primeiro motociclista autuado pela Lei Seca no Trânsito BA

Enviado: 26 Jun 2008, 11:12
por decoZ
É galera, tudo bem que eu tambem acho exagerado, mas voces venham morar em Salvador que vão entender que por aqui tem que fazer isto mesmo, a coisa aqui é feia demais. Aos domingos até evito sair de moto pois é muito perigoso.