Amaciando o motor

Grupo de discussão geral sobre motos.

Respeitam as recomendações do manual quanto ao AMACIAMENTO DO MOTOR?

SIM
34
76%
NÃO
11
24%

Total de votos: 45
Junin
Motociclista

Amaciando o motor

Mensagem por Junin »

Bom, pesquisei esse assunto e não o tinha como tópico.

Minha dúvida é a seguinte.
To com uma moto nova. Agora é amaciar. No manual diz que não se deve ultrapassar os 5000rpm por tempo prolongado pelos primeiros 150km. Vocês seguem à risca essas recomendações?
O rapaz que me vendeu a moto disse que eu posso andar na moto normalmente. Que o que estraga os motores são as reduções inadequadas.
Que eu tenho que "descer o cacete" na moto agora pois se acontecer algo tem a garantia.
Na minha ex- xtz 125 eu amaciei na risca... Ela ficou manca , mas na verdade ela É manca...
As vezes ficava na dúvida se eu tivesse acelerado mais durante o amaciamento ela correria mais !?1
E ai?
Vamos fazer um enquete ! :box:
Rauber
Mito

Re: Amaciando o motor

Mensagem por Rauber »

eu fazia: depois do motor quente vai esticando aos poucos todas as marchas... ;-)

essa de dar pau pro motor "se soltar" é para "sistemas" antigos, de anos atrás...
onde as tolerâncias de fabricação eram maiores e realmente,
para as peças "sentarem" tinha que dar uma "usinada" sim }:)

saudações
Junin
Motociclista

Mensagem por Junin »

Rauber: Depois de andar uns 15, 20 minutos você acelerava todas as marchas até o red line???
Catossi
Novato

Mensagem por Catossi »

Tem que usa fluido de amaciamento }:)
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Junin escreveu:Rauber: Depois de andar uns 15, 20 minutos você acelerava todas as marchas até o red line???
não pra tanto né?! :roll:

EVENTUALMENTE SIM... uma ou outra esticada...

mas normalmente não!

talvez 2/3 do limite... sei lá...

mas nada tão paranóico... controlar exatamente km e rotação e temperatura é insano :bomb:

forçar bastante durante a garantia!?

vai que a motoca é boa e passa 1 ano de garantia e estoura com 1 ano e 2 meses ?! }:) }:)

saudações
Junin
Motociclista

Mensagem por Junin »

Rauber escreveu:
Junin escreveu:Rauber: Depois de andar uns 15, 20 minutos você acelerava todas as marchas até o red line???
não pra tanto né?! :roll:

EVENTUALMENTE SIM... uma ou outra esticada...

mas normalmente não!

talvez 2/3 do limite... sei lá...

mas nada tão paranóico... controlar exatamente km e rotação e temperatura é insano :bomb:

forçar bastante durante a garantia!?

vai que a motoca é boa e passa 1 ano de garantia e estoura com 1 ano e 2 meses ?! }:) }:)
Exatamente como penso!

saudações
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Deveria ter mais opções, do tipo respeitou a risca; na maior parte do tempo tentava respeitar; usou a moto normalmente; usou a moto esgoelando, descendo o cacete.

A risca ninguém consegue, só se for coxinha e só usa a moto na cidade em trânsito lento.

Eu uso a moto normalmente, sem paranoias, preocupar-se com isso é coisa pra qdo meu pai tirou Corcel I zero. Na maioria dos carros nem vem mais parte no manual com "período de amaciamento". Várias publicações, inclusive a Quatro Rodas, já apareceu escrito que se preocupar com isso é bobagem.

Penso que esse negócio de amaciamento em motos pode ser:
Um jeito das montadoras manterem seus clientes vivos, fazendo com que não acelerem muito enquanto não estão acostumados com a moto;

ou, o mais provável:

Um jeito das montadoras se isentarem de danos ao motor, se o motor estragar colocar a culpa no propriotário que não seguiu a risca o manual dizendo pra andar igual freira véia virgem.

[ ]'s
Imagem
Filipe
Dinossauro

Mensagem por Filipe »

Usa isso que não tens com que se preocupar :lol:

Imagem
Imagem
FILIPE
[EX] CBR 450 SR 1993 [EX] NXR 125 kS 2004 Bros [EX] XRE 300 ABS 2011
Agora no MSM!
Imagem
AVISO
Por razões de segurança, a gerência agradece que não alimentem as aves.
Obrigado .
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Eu acho que se não amaciar de leve, o motor andará mais por ter mais folgas mais cedo, mas estas estarão irregulares e o motor durará menos.
Acho que todo motor deve ser amaciado sim, não com tanto rigor como antigamente, mas têm.

Qualquer veículo vem recomendando amaciamento, alguns motores precisam ser até desligados depois do primeiro uso por um tempo certo, aguardar esfriar, e ligados novamente, tudo controlado por tempo (não motor de carro e moto). Algum engenheiro mecânico ae tem um exemplo?

Quando o motor é retificado, acho mais crítico ainda o amaciamento por causa de "micro erros" de medida que a retífica pode cometer.

Ainda digo que o amaciamento não é por uma km fixa, depende de como é feito, se o dono for zeloso demais, o motor pode demorar bem mais para amaciar 100%.

Mas..... cada um é cada um!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Fernanda-DF
Mito
Contato:

Mensagem por Fernanda-DF »

eu observo rigorosamente o que está no manual. talvez uma ou duas vezes eu ultrapasso um pouco as rpm recomendadas, mas por poucos segundos.

inclusive não empresto a moto pra ninguém nesse período.

lembrando que não é só motor que tem período de amaciamento, tem os freios e pneus, que não devem ser exigidos demais nos primeiros kms.
-oo-

O boss é meu broder.
Surinami
Roda Presa

Mensagem por Surinami »

Eu costumo andar até uns 500 km de boa, depois eu dou umas esticadas pra ela n ficar manca... a ultima moto que comprei nova, amaciei no percurso Santo amaro/Alphaville, Alphaville/Santo amaro(marginal e castelo) a motoquinha ficou bem esperta..

já vi vários motomanos esticando até cortar o giro, mas nunca tive coragem de fazer isso.
Em processo de aculturação.
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Fernanda-DF escreveu:eu observo rigorosamente o que está no manual. talvez uma ou duas vezes eu ultrapasso um pouco as rpm recomendadas, mas por poucos segundos.

lembrando que não é só motor que tem período de amaciamento, tem os freios e pneus, que não devem ser exigidos demais nos primeiros kms.
;-)
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

JAL escreveu:
Fernanda-DF escreveu:eu observo rigorosamente o que está no manual. talvez uma ou duas vezes eu ultrapasso um pouco as rpm recomendadas, mas por poucos segundos.

;-)
X3!
E digo mais, não empresto a moto nem durante e nem depois de amaciar.
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

To seguindo manuel mesmo.

O ruim foram os primeiros 150km, que manda *evitar* passar os 5000 rpm, aí a moto morria a uns 75/80km/h

Dos 150 aos 500 manda "desenvolver" as marchas e evitar passar dos 6000 RPM, aí ela crava un s90/95km/h (de novo a palavra EVITAR), fala também para as vezes variar a rotação/velocidade.

Dos 500 aos 1000 fala pra usar a moto normalmente evitando (novamente evitar) manter rotação acima de 7000 por períodos longso de tempo.
NC750x

-- no donut for you! --
Nelson Braga
Roda Presa

Mensagem por Nelson Braga »

Minha próxima moto zero km vou deixar ela com a Fernanda durante o amaciamento.... rs.....

Bem.... eu não sigo à risca..... sigo alguns conselhos.... não esgoelar a bixinha.... não manter rotação constante..... não encarar uma viagem longa.... ou seja.... usar a moto com prudência.... o que aliás deveria ser feito durante toda a sua vida.

Quanto aos pneus e freios.... também deve ser respeitado o período de "amaciamento", sabendo que pneus novos "escorregam".... não devendo forçar um curva ou acelerada..... e as pastilhas/dicosc de freios possuem sua eficiência muito reduzida no inicio, devendo se evitar velocidades altas e situações que possam exigir do freio em maior eficiência, como por exemplo não respeitar as distâncias de segurança entre um veículo e outro.... sendo que neste período, esta distância deve ser ainda um pouco maior.

Tem um mecânico aqui em BH que quando comprei minha CB600F disse pra eu nem esquentar a cabeça com o amaciamento, que era, claro, para eu não ficar cortando giro na moto, mas que eu podia andar normal. Muitos me dizem isso.... mas fazer o que né?! Manual é manual! :)

Abraços!
MSM
Leandro 66
Motociclista

Mensagem por Leandro 66 »

Querendo ou não quem mais entende do veiculo que vc esta comprando é quem fabricou.

Não é o amiguinho do MAd, o mecanico da esquina, etc...

Sigo a risca o amaciamento e depois ando como bem entender.

Dar pau desde zero pra não ficar manca? Ridiculo, sempre que vou comprar uma moto semi nova ja fico pensando se foi respeitado o amaciamento e se a moto não é de cupim de aço. Então vou fazer o mesmo com a minha moto? Não teria motivo então pra comprar 0km.
:beer:
Yamaha MT 09
Richard.
Dinossauro

Mensagem por Richard. »

Leandro 66 escreveu:Querendo ou não quem mais entende do veiculo que vc esta comprando é quem fabricou.

Dar pau desde zero pra não ficar manca? Ridiculo, sempre que vou comprar uma moto semi nova ja fico pensando se foi respeitado o amaciamento e se a moto não é de cupim de aço. Então vou fazer o mesmo com a minha moto? Não teria motivo então pra comprar 0km.

Também faço isso.

Sem contar que essa história de dar pau para não ficar manca, o cara está apenas adiantando o processo de desgaste dos componentes, por isso ela parece mais solta.

A outra que seria "manca", vai deixar de ser depois de um tempo, a unica diferença é que o desgaste vai ser mais lento, pois ela não foi forçada para adiantar o processo.
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
Parada
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Parada »

Rauber escreveu: essa de dar pau pro motor "se soltar" é para "sistemas" antigos, de anos atrás...
onde as tolerâncias de fabricação eram maiores e realmente,
para as peças "sentarem" tinha que dar uma "usinada" sim }:)

saudações
Rauber, não seria o contrário não??? Antigamente, como o atrito das peças era maior, aí sim deveria ser seguido a risca o manual justamente para as peças casarem e vc ter um melhor desempenho e maior durabilidade....tanto que, começaram a usar coxins internos para evitar demasiado atrito das peças!!! Hoje em dia isso ja não é mais necessário....lógico, vai de cada um seguir o manual ou não.....com certeza não é recomendado esgoelar a moto, tirar de giro, andar sempre no limite de rotação....mas também não precisa andar na maciota o tempo todo!!!
Kuati escreveu:
ou, o mais provável:

Um jeito das montadoras se isentarem de danos ao motor, se o motor estragar colocar a culpa no propriotário que não seguiu a risca o manual dizendo pra andar igual freira véia virgem.

[ ]'s
mais ou menos....não diria nem isso porque não tem como comprovar se o motor foi amaciado ou não corretamente (como diz o manual, claro)...porém, eles não colocam isso a toa no manual....com certeza vem de uma pesquisa e as montadoras sabem que a grande maioria usa a moto apenas para o lazer, o que dminui o tempo de uso durante o ano....sendo assim....muitos passam da garantia de 1 ano as vezes até sem dar o limite do tempo de amaciamento previsto no manual.....ao meu ver, é uma forma da pessoa não exigir da moto e, claro, se der algum problema, que esse apareça depois de passado a garantia, assim nós trouxas temos que pagar pelo serviço!!! mas esse é o meu entendimento, claro!!!

abs
Leandro 66
Motociclista

Mensagem por Leandro 66 »

Richard. escreveu:
Leandro 66 escreveu:Querendo ou não quem mais entende do veiculo que vc esta comprando é quem fabricou.

Também faço isso.

Sem contar que essa história de dar pau para não ficar manca, o cara está apenas adiantando o processo de desgaste dos componentes, por isso ela parece mais solta.

A outra que seria "manca", vai deixar de ser depois de um tempo, a unica diferença é que o desgaste vai ser mais lento, pois ela não foi forçada para adiantar o processo.

Exatamente ;-)
:beer:
Yamaha MT 09
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Parte #1: http://mototuneusa.com/break_in_secrets.htm
Parte #2: http://mototuneusa.com/power_news_--_fu ... epower.htm
Parte #3: http://mototuneusa.com/power_news_--_th ... erbike.htm
Parte #4: http://mototuneusa.com/power_news_--_th ... _speed.htm
Parte #5: http://mototuneusa.com/power_news_--_circular_logic.htm

Imagem
A factory technician gives a shiny new bike the " Pin-It-To-Win-It " high RPM blast thru the gears !!

Meanwhile, the next one in line gets ready for the same treatment.

Yep, It's True:
The Manufacturers Have Been Totally Contradicting Their Own Rules About Break-In Since At Least The Early 80's !!! According to conventional wisdom, all new engines are severely-damaged right at the factory

5 Different Explanations For This Photo:

1) That's MotoMan in the photo.
He managed to find an early '80's motorcycle which was never used, bought it, set up a fake motorcycle factory in his basement, put on the white suit, and had one of his buddies photograph it !!

2) MotoMan truly is the Evil Master of Photoshop.
Pixel by pixel, in a stunning display of artistic deception, he has painstakingly created an artificial scene which has never actually existed !!

3) This is a motorcycle factory in a parallel universe.
The manufacturers don't redline new engines in this dimensional plane ... no way... period !!

4) The Manufacturers only use a light throttle setting and gently rev the engine to 4,000 RPM.
It's true that we can't determine the RPM and throttle setting being used in this photo.

But, then that would mean that all of the actual witnesses to the full throttle MAX rpm treatment can't tell the difference Between the sound of an engine at 1/3 throttle and 4,000 RPM and one that's being screamed at full throttle all the way to redline.

There is one more possibility:

5) The Manufacturers have been full throttle revving new bikes to the MAX for at least 20 years, which directly contradicts what they say in their owner's manuals.

This can be an uncomfortable bit of info, because of the much stronger tendency toward automatically believing what we're told, instead of actually thinking about what we're told.

Screeeeeamin' All The New Car Engines

I often visit car manufacturers assembly lines and when the engines are assembled they are all hot tested for various faults, oil leaks, ignition faults, compression, etc. These hot test beds are basically computer controlled dynos and take the engine several times through the entire rev range as well as holding at preset rev points for preset amounts of time.

What I cannot reconcile is the harshness on the factory hot tests with the ease/duration of many of the manufacturers break in procedures.

All The New Ducatis Must First Sing Soprano In Bologna

I toured the Ducati factory a year ago, I remember being shown a booth near the end of the assembly process where each engine was put into through several high rpm runs while hooked up to some fancy looking (to me anyway) equipment. Each bike went through this.

At the time I though it was odd since it was clearly not being treated in the way the owner's manual suggests for a new engine.
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Responder