Scooters & iscútis - Tópico Único

Grupo de discussão geral sobre motos.
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Kokimoto »

RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Muito interessante. A energia do idle stop vem de capacitores e não da bateria. Muito top!

"O que não é verdade, já que para partida com idling stop basta virar o acelerador e a energia vem de capacitores colocados no alternador, e não da bateria."
Tornado 300
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Rapai, eu seria um que desligaria o start-stop por pura ignorância, não sabia que a energia vinha de capacitores e não da bateria...

Porém, não há regeneração de energia das frenagens creio eu, se a bateria tiver meio bichada, o trajeto for curto, o retificador não tem tempo de carregar o capacitor, será que o capacitor não pega energia da bateria? Ou então o retificador opta por carregar o capacitor ao invés da bateria?
Imagem
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

As vezes me passa uma vontade de ir na Honda (tem uma do lado de um dos lugares que trabalho) e fazer uma merda...

Tem que ser que nem bater uma punheta antes de sair com alguma pvcta, para saber se a vontade passa ou não
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Optimus Leo escreveu: 23 Fev 2021, 12:05 Tem que ser que nem bater uma punheta antes de sair com alguma pvcta, para saber se a vontade passa ou não
:rof:

Cara eu acho que se fosse o motor da sh300 eu estaria no mesmo barco. Mas esse de 150cc no preço que estão pedindo. Nao obrigado fico com na punheta. :lol:
Tornado 300
Optimus Leo
Mito

Então, nem falo só pela PCX ADV, mas também pela SH150

A SH300 que me atrai, mas quando ela tava no preço e condições boas (20 conto + 1 ano de seguro), eu não tinha como gastar a grana. Agora ela está em 24 conto, e o pior? As usadas não baixam de preço! Eu achei que a SH300 em 20 conto ia fazer as usadas ficar mais baratas, além do fato das SH terem fama de não serem boas de mercado, mas o que eu vejo é que nego não mexe no preço, vendem a um preço que compensa mais comprar zero km. Isso antes dos veículos 0km derem uma aumentada. Agora as usadas aumentaram também.

Tem uns anúncios de SH150 que eu devo de ver a mesma moto anunciada faz uns 3-4 meses, coisa de repassador de veículos, o cara não baixa um centavo, legit muquirana hard, a moto encalhada e nada do cara baixar o preço...deve estar com muuuuuuuuuuuuuuita calma para vender ou sei lá.

É aquilo, eu meio que perdi o tesão de andar de moto pelos momentos (voltei a ficar apaixonado por carros + assaltos e não poder comprar a moto que EU quero, e sim a que os vileiros não se interessam muito, o que me deixa com opções que não me dão tesão tipo CUstom e afins, para isso prefiro scooter), mas preciso de moto para locomoção diaria na cidade de cuckados que é SP. Então a Lead me atende, mas ao mesmo tempo, quero algo com mais potência e que eu possa ir fazer algum rolezinho no fds sem passar tanto sufoco nas rodovias (que infelizmente são as vias de acesso para os lugares que eu gosto de andar).

Ai fico direto olhando as SH150, SH300...até pensei numa Downtown 300 mas já ta uns 27 e tanto também, então deixa quieto.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Essa ADV150 pra usar só na cidade é massa mesmo.
Mas qdo olho o preço e o motor um tanto fraco pra pegar rodovia, acho que iria de XRE 190 com baú (apesar de achar q Baú destrói o visual da moto).
Imagem
Optimus Leo
Mito

Então Kuati, eu até fico pensando em pegar uma Crosser 150 e tacar um bau de 42 litros, mas mesmo assim acho que não cabe tudo que levo na Lead diariamente :lol:

A Crosser eu sei que é mais comfortavel e deixaria eu brincar um pouco no fds...além de ser bem economica (li relatos que andando na maciota chega a 40 kml), mas tem a questão dos assaltos, acho que é mais visada que uma SH150 ou similares...

ADV150 eu acho que ainda não ouvi relatos de assalto porque tem pouquissimas circulando nas ruas :lol: só questão de tempo pros macactos começar a roubar para desfilar nas quebradas
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Kuati escreveu: 23 Fev 2021, 11:07 Rapai, eu seria um que desligaria o start-stop por pura ignorância, não sabia que a energia vinha de capacitores e não da bateria...

Porém, não há regeneração de energia das frenagens creio eu, se a bateria tiver meio bichada, o trajeto for curto, o retificador não tem tempo de carregar o capacitor, será que o capacitor não pega energia da bateria? Ou então o retificador opta por carregar o capacitor ao invés da bateria?
Carregar capacitor é praticamente instantâneo, lembro que nas aulas a gente carregava eles na tomada e deixava em cima da mesa pra ver alguém pegar e tomar choque kkkkk

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Rubens Melo
Motoqueiro

Mensagem por Rubens Melo »

Pra quem ja teve moto custom, a suspensão é mais ou menos a mesma merda ou chega a ser pior que uma Nmax?
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Cara, palpitometro na alta. Pois o mais próximo que tive de custom foi uma intruder 125cc.

Deve depender muito do modelo da custom.
Tornado 300
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Isso aí, depende da Custom e depende do Scooter, o ADV150 tem susps melhores que XMax 250 que tem suspensões muito melhores que o NMax 160, que por sua vez é melhor que PCX150...

Imagem

Esse aí é o sistema softail da Harley (amortecedores vão por baixo da moto), é muito melhor que o amortecedor de uma básica 883.

Mas eu gosto de falar que, no geral, scooters são customs que fazem curva, freiam, não são cofres pesados, práticos...

[ ]'s
Imagem
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Eu tive Virago 250 e hoje tenho SH 300. As duas de pequeno porte. Então acho que dá para comparar.
Para o piloto a sensação de suspensão firme é a mesma. Mas o SH 300 pontua mais porque permite variar a posição de pilotagem e até ficar em pé na plataforma em ruas esburacadas. Para meus 1,72 em um scooter com banco alto, a SH 300 para mim é quase a posição de pilotagem de uma trail pequena. Facilita a vida em piso ruim. Já a Virago, você senta estilo saco de batatas: sentou, ficou. Eu desconheço como se ajeitar numa moto com pedaleiras avançadas na hora de pegar uma rua esburacada.
Para piloto + carona, vergonha alheia para a Virago: o SH 300 é um Landau. Com a Virago cada vez que passava em algum nano buraco, quem ia na carona reclamava. Minha mulher andou no SH 300 de boa, tranquila. Porque o SH 300 na posição 2 de pré carga levando carona, fica macio sem perder a estabilidade que por sinal quase iguala a uma boa naked. SH 300 é muito bom de curvas.
Os scooters evoluíram. Não teria uma Virago 250 novamente mesmo que ainda fosse comercializada no Brasil. Mas outro SH 300, sem dúvida que teria caso continuasse em linha.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

piccoli escreveu:...Eu desconheço como se ajeitar numa moto com pedaleiras avançadas na hora de pegar uma rua esburacada...
Pois então, essa manha eu aprendi com o Custom (Ary) e sempre que precisei e pude fazer eu usei: é só ficar de pé sobre as pedaleiras... da garupa!
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Zeh
Motoqueiro

Mensagem por Zeh »

Russo escreveu: 24 Fev 2021, 14:01
piccoli escreveu:...Eu desconheço como se ajeitar numa moto com pedaleiras avançadas na hora de pegar uma rua esburacada...
Pois então, essa manha eu aprendi com o Custom (Ary) e sempre que precisei e pude fazer eu usei: é só ficar de pé sobre as pedaleiras... da garupa!
Num outro fórum eles ensinam diferente. Você tem q puxar o guidão para si, fazendo força para conseguir ficar em pé na pedaleira avançada. Até q um destemido foi tentar, num guidão seca sovaco e sem o cartilhado na base onde era fixo na mesa e... O guidão desceu e foi parar na perna dele! :lol:
Zeh :emo206:
Imagem
Rubens Melo
Motoqueiro

Mensagem por Rubens Melo »

Kuati escreveu: 24 Fev 2021, 08:55 Isso aí, depende da Custom e depende do Scooter, o ADV150 tem susps melhores que XMax 250 que tem suspensões muito melhores que o NMax 160, que por sua vez é melhor que PCX150...

Mas eu gosto de falar que, no geral, scooters são customs que fazem curva, freiam, não são cofres pesados, práticos...

[ ]'s
Cara só não abracei uma ADV ainda porque não tem nem pra ver aqui em BH, preciso fazer um TD em uma antes mas se for essa coca-cola toda mesmo vai ser ideal pra mim.
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

As CC não tem para TD? Eu já vi uma única na rua desde o lançamento.
Tornado 300
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

aqui já vi varias..
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Para quem está pensando em SH 300, eu opino sobre a falta de algumas coisas:
- freio de estacionamento: deveria ser obrigatório, quase 180 Kg abastecido e a Honda fica garganteando como "primium". O Lead tinha e era scooter de entrada.
- painel melhor: as luzes de advertência - principalmente de setas - são quase invisíveis com muita claridade. Cadê o tic-tic de seta do Lead que não tem no "primium" SH 300?
- rabeta com espera para bauleto. A Honda deveria compensar o pouco espaço sob o banco. Economizou moedas nessa, como sempre. Mas nunca economiza no preço
- rever o CVT: ele desacopla a 25 Km/h no painel. O SH tem um mínimo de freio motor que parece que não mas ajuda na desaceleração, sim. Tem ruas perto da minha casa que de tanto buraco se andar acima de 20 Km/h, vou deixar parafusos, plásticos e obturações pelo caminho. E aí, por causa do CVT que desacopla cedo, tenho que descer um longo declive na banguela. A Honda não "tropicalizou" esse item. De novo: o scooter de entrada Lead, desacopla a 10/15 Km/h, sendo mais seguro nisso.
Optimus Leo
Mito

E eu querendo que a Lead desacoplasse bem antes...ta cheio de ruas que eu poderia pegar na banguela de buenas mas ai tenho que freiar demais, perdendo o impulso
Responder