Scooters & iscútis - Tópico Único

Grupo de discussão geral sobre motos.
Kuati
Mito

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Kuati »

Biz é muito boa... mas... molha os pés... o escudo pouco protege... tem q lubrificar relação... capacetário pequeno... farol que tá mais pra uma lanterna... freios na versão a tambor não param o troço... pneuzinhos finos que dão pouca segurança principalmente em piso molhado/escorregadio... muito visada pela bandidagem...

Mas, ela tem preço de manutenção de pinga, excelente liquidez, suspensões macias, capacetário pequeno dá pra resolver com um baú.

O lance de ter de trocar de marchas não me incomoda, aliás acho uma vantagem perante scooter, pois dá pra deixar em ponto morto com o troço ligado quando vc vai fechar um portão por exemplo... scooter é um saco, ou coloca no cavalete ou desliga e liga.

O q mais me incomoda na Biz é a feiura do troço e fator comunzice, o resto das más características tolero bem.
Imagem
ALUANI
Dinossauro

Mensagem por ALUANI »

gosto muito da biz...a nova ficou mais mió
mas tá cara pra karai
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Biz é coisa de interior, cidade pequena, lugar com estrada de terra e tal e é a opção que as mulheres escolhem em vez de andar numa CG (talvez pela questão da troca de marchas), mas numa capital ou cidade maior, ter uma Biz não faz sentido algum.

Suspensão é melhor que scooter para encarar estradinha de terra, mas uma CG vai ainda melhor na mesma situação

Espaço baixo o banco é melhor do que CG e motos, porém chega a ser ridículo frente ao da maioria das scooters.

Não precisa de manete de embreagem, mas tem que trocar marcha

Manutenção barata, mas CGzolas também é

Anos atrás que não tinha quase opções de scooter no mercado, motos do estilo cub eram uma opção viavel para aqueles que queriam um pouco mais de comforto ou não tinham a manha de usar embreagem, também que cub sempre foi pensado em ser um estilo de moto barato, para locomoção básica para paises emergentes.

Agora temos bastantes opções de scooter, não vejo o motivo de cubs existir apenas para atender alguns nichos, e aqui no Brasil dichos nichos são só em algumas regiões.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Allende
Mito

Mensagem por Allende »

Tem a questão do peso, não sei se da economia de gasosa e sim: mesmo pequeno o espaço embaixo do banco é o ouro, pra ir a padaria, mercado ou botar as contas, carteira, celular.
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Ainda acho que numa cidade grande Biz tenha seu valor, afinal são poucas cidades com asfalto tapete, aí as susps da Biz se mostram melhores*.

E tem outra, cidade grande a probabilidade de acidente é maior, aí o preço de pinga das peças e a facilidade em encontrar peças tb ajudam.

Questão do peso um scooter pequeno tb é leve, Lead mesmo dá impressão que vc consegue colocar embaixo do braço e sair andando por aí.

*Aliás não mencionei, mas Biz é péssima de curva com suas susps molengas e entre eixos curto, muito instável.
Imagem
Optimus Leo
Mito

Cidade grande Biz é super visada, o que faz scooter ser melhor nesse quesito

Lembro de quando visitei Tubarão, SC era pura biz em todo lado kkkkkkkkkkkkkkkkk bolsão de moto no centro era só Biz, muitas mulheres andando tmb, coisa que é até meio rara de se ver aqui em SP (proporcionalmente falando, vi muita mais mulher andando de moto no interior no sul do que aqui em SP)
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Kuati escreveu: 15 Jan 2021, 10:03 Ainda acho que numa cidade grande Biz tenha seu valor, afinal são poucas cidades com asfalto tapete, aí as susps da Biz se mostram melhores*.

E tem outra, cidade grande a probabilidade de acidente é maior, aí o preço de pinga das peças e a facilidade em encontrar peças tb ajudam.

Questão do peso um scooter pequeno tb é leve, Lead mesmo dá impressão que vc consegue colocar embaixo do braço e sair andando por aí.

*Aliás não mencionei, mas Biz é péssima de curva com suas susps molengas e entre eixos curto, muito instável.
Aqui em Friburgo, praticamente só a avenida que corta a cidade de uma ponta à outra (é trecho de rodovia estadual), tem asfalto. O resto, ou é paralelepípedo ou é de terra mesmo. Aí a suspensão da Biz dá um show. Aliás, foi justamente o que me fez comprar uma. Num TR de uma concessionária daqui, fiz trocentas estripulias com a unidade de TR. Na minha opinião, a suspensão se comportou melhor até que a de uma Titan. Quase tão boa quanto de uma Bros. Talvez você nunca tenha guiado uma Biz a partir de 2018. Ficou muuuuuito melhor que as anteriores.

Quanto à estabilidade, segue o que eu falei acima. Os pneus finos não atrapalham em nada, tanto em pista seca ou enlameada. Até os freios ficaram excelentes, mesmo sem ABS, só com o CBS.

Cara, sugiro você dar um rolê numa Biz depois de 2018. Você verá que a evolução foi gigantesca.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Controle de tração nessa scooter ultra potente

https://www.moto.com.br/scooter/conteud ... 60242.html
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Kokimoto escreveu: 18 Jan 2021, 13:50 Controle de tração nessa scooter ultra potente

https://www.moto.com.br/scooter/conteud ... 60242.html
Esse iscúti deve ter uns 300CV e uns 150Kgfm para precisar de controle de tração...
Optimus Leo
Mito

Olha, considerando que muitos de usuarios de scooter são cabaços que pegaram como primeira moto (é o que tenho notado em SP pelo menos), e justamente por achar ela manca, ficam naquela de enrolar o cabo completamente em qualquer saida de sinal, ou até no meio das curvas e tal, o que normalmente não é um problema, mas no molhado, o que tem de neófito sobre duas rodas que não sabe que as faixas brancas ficam super escorregadias, somado aos pneus meio vagaba que vem de fábrica na maioria das scooters, o resultado é chão.

TC não faz milagres, mas ajuda bastante diminuir essas cagadas de cabaço
linuz
Roda Presa

Mensagem por linuz »

Isso mesmo, diminuir cagadas. Ajudar a salvar numa saída ou numa curva com piso escorregadio, etc...
linuz
terra do pinhão-pr
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Estes dias eu levei um escorrega com os incríveis 15cv da sh150. Numa saída de sinal numa areia deu uma rabeada. Só continuei acelerando e fui embora, mas se fosse quando tava começando a andar de moto era cueca perdida

Enviado da pqp

Allende
Mito

Mensagem por Allende »

Tenho uns 10 metros de brita aqui pra chegar em casa. Controle de tração ajuda a passar fácil pelo lugar, de Nmax eu ia afundando.
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Tio Frei escreveu: 20 Jan 2021, 16:38 Estes dias eu levei um escorrega com os incríveis 15cv da sh150. Numa saída de sinal numa areia deu uma rabeada. Só continuei acelerando e fui embora, mas se fosse quando tava começando a andar de moto era cueca perdida

Enviado da pqp
Fala sério que tu conseguiu essa façanha!!!! :o
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Saurus escreveu: 20 Jan 2021, 19:23
Tio Frei escreveu: 20 Jan 2021, 16:38 Estes dias eu levei um escorrega com os incríveis 15cv da sh150. Numa saída de sinal numa areia deu uma rabeada. Só continuei acelerando e fui embora, mas se fosse quando tava começando a andar de moto era cueca perdida

Enviado da pqp
Fala sério que tu conseguiu essa façanha!!!! :o
Opa, areia solta em saída de esquina não precisa muito pra patinar não, fui sair meio rápido pra despachar os carros que estavam comigo numa saída de sinal e deu uma escorregadinha, deve acontecer muito por aí e assustar muito recém habilitado, pra esses casos um TC ajuda, ainda mais que scooter tem a relação mais curta e acaba tendo um tiquinho a mais de torque na roda. Pra uma motinha que já tem ABS nas duas, é meia dúzia de linhas a mais na programação da ECU.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

TC em moto manca deve ser fundamental em países muito frios com gelo na pista... aqui eu já acho que não faça muita diferença nas pequenas... mas pode sim livrar de um chão num caso de óleo na rotatória ou outra coisa escorregadia sobre o asfalto.

Já tomei susto com cera de pneu merda (Dunlop) e até tomei tombo, tá certo que foi de CB1300, mas tivesse controle de tração jamais cairia.

Mas... li certa vez que para colocar controle de tração num carro era coisa ridiculamente barata, não chegava a 2 dólares, pois ele trabalha em conjunto com os sensores e centralina do ABS, logo, melhor ter.
Imagem
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Tio Frei escreveu: 20 Jan 2021, 16:38........ da sh150. ........
Comparando com Nmax ou PCX, como é o conforto da SH?
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Nmax não sei, mas muito melhor que pcx.

Eu tinha dor na levar todo dia com a pcx, com a sh nunca senti.. a posição ajuda, além das rodas e suspensoes melhores

Enviado da pqp

froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Tio Frei escreveu: 05 Fev 2021, 22:55 Nmax não sei, mas muito melhor que pcx.

Eu tinha dor na levar todo dia com a pcx, com a sh nunca senti.. a posição ajuda, além das rodas e suspensoes melhores

Enviado da pqp
Agora a dúvida é: 150 ou 300?
O peso da 300 desanima...marromenos 170kg! :shock:
edit: 162 kg secos; deve passar de 175 kg cheios! Peso de moto 500cc.
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

SH 300 é pesado só quando empurrar na garagem. Venceu o repouso, vira uma bicicleta aro 20 de piá.
Se você tem uma Strom, vai gostar do SH3. Na saída de um sinal, sabendo tocar o CVT ele arranca na frente e tira distância de qualquer coisa que tenha mais de duas rodas. E Vence qualquer subidão sorrindo, mesmo com duas pessoas. Para mim isso é fundamental. Não existe modo mais tiozão que o meu. Mas quando precisa de torque, ele está lá, pronto para uso.
Responder