Óleo Mineral x Óleo Sintetico
Re: Óleo Mineral x Óleo Sintetico
algumas oficinas possuem um aparelho que analisa uma gota do oleodiniz escreveu:Como assim "analisa" o óleo? Como é essa análise?ltadeu escreveu:uso sintético troco a cada 10 k se chance tenho analiso o óleo e só troco quando a analíse indica que chegou a hora
cromatografia se não me engano é o método utilizado
pode ser feito tanto com mineral como com sintético
e não lambuza os dedos
todo cuidado é pouco, a aventura pode ser louca, o aventureiro não.
vai qui ô vô tá lá. by fernanda
1 2 3 e agora vô
Não correu risco de nada, óleo mineral ou sintético são bons, não fundem motor, o problema é que seu motor ficou internamente sujo, só isso.Spidi XX escreveu:Bah... então tô fudido pois usava o Mobilzão de R$ 10 numa XX 97... rodei 45.000km nelaEdil escreveu:Em resumo, motos de alta cilindrada e alto desempenho necessitam mais de óleo sintético, a menos que não se importe muito com carbonização interna.
Tenho esses dados retirados da vida real, rs. Minha ZX não aceita o mineral, a temperatura fica mais alta e é preciso completar, já com o sintético não. Isso é claro, andando de forma agressiva.
Pra quem usa a moto mais pra passeio, acredito não ter muita diferença.
em dois anos... fiquei correndo risco?
Óleo sujo é sinal de que está fazendo o serviço corretamente... está limpando o motor
internamente... é processo da queima da gasolina e não tem a ver com o óleo usado...
Óleo mineral é como óleo de cozinha, vai deixar aquele vestígio de fritura ao longo dos anos. (peças/cabeçote amarelados)
Essa borra q o pessoal falou no fundo do motor não é de troca de óleo e sim de completar o óleo com marcas diferentes Mineral x Sintético. Em alguns casos eles não são compatíveis.
Comet GT 250
LUBRAX TOP TURbO !!
hahahahahahahahaCarlos_GS500 escreveu:Tu anda pra burro? Quase 5 meses e 2 mil km é andar pra burro???georgesjr escreveu:
já estou nos 7.000 (quase ) e eu ando pra burro mesmo , prova que eu não sou coxinha hahaha e uso o tempo todo ela every minute , every time , every single day
Georges.
Vc ta de scanagem né???
Na minha primeira semana com a strada rodei 1.000km em 6 dias... No primeiro mes com a gs rodei 6 mil km!!!
Anda pra burro, Georges?
huahuahuahuahua
E você, Carlos, tá fazendo bico de motoboy? hahahahaha
Acho que 6 mil em mês nem o motoboy...
- Carlos_GS500
- Dinossauro
Foi sim... Ctba- Vitoria... Vitória- Guarapari-Vitóra Todo dia. Vitoria- CTBA!!! Foda foi auentar o preço da gasosa em vix. Aq em ctba tava 2,25. Em vix não abasteci por menos que 2,71. Em alguns pontos 2,89JaZz escreveu:hahahahahahahahaCarlos_GS500 escreveu:Tu anda pra burro? Quase 5 meses e 2 mil km é andar pra burro???georgesjr escreveu:
já estou nos 7.000 (quase ) e eu ando pra burro mesmo , prova que eu não sou coxinha hahaha e uso o tempo todo ela every minute , every time , every single day
Georges.
Vc ta de scanagem né???
Na minha primeira semana com a strada rodei 1.000km em 6 dias... No primeiro mes com a gs rodei 6 mil km!!!
Anda pra burro, Georges?
huahuahuahuahua
E você, Carlos, tá fazendo bico de motoboy? hahahahaha
Acho que 6 mil em mês nem o motoboy...
"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."
- georgesjr
- Motoqueiro
- Contato:
Desisto Alguns curitibanos são dados como causa perdida.
البحث عن السلام
-
kalixto
- Motoqueiro
- Contato:

bom eu andei 6655 km com a falcon troquei quando comprei por precaução mobil preto, andei um pouco por aqui ida e volta pro serviço e viajei pra Pitanga e depois troquei de novo porque já tinha rodado 1200km e eu queria ver se tinha baixado/consumido oleo, depois troquei mais uma vez por mobi preto, dai resolvi testar esse actevo principalmente pra ver se diminuia o barulhao do motor da falcon e hoje depois de rodado uns 1.800 km pus de novo castrol actevo.
2 litros, 22 reais. Hoje não troquei filtro pois tinha trocado na outra troca.
Pra mim o importante do que um oleo fodastico e caro e nunca andar nem com o nivel alto e nem abaixo do que pode prejudicar o motor, não andar com oleo contaminado, velho e já com suas propriedades já não funcionais. Prefiro mais trocas em menores intervalos do que arriscar a botar um oleo pra tocar daqui 5.000km e perder o motor por descuido de nivel ou ate por o oleo ter perdido suas propriedades e eu não ter me tocado.
carburador- se pega de 1º pela manhã ( a minha no inicio judiei da bateria, depois que descobri que o problema e no sensor do pezinho e só recolher o mesmo, puxar o afogador e pimba de prima)se tem lenta, não falha em baixa nem em alta e a moto consome o considerado normal 17 a 20 km/l. pra que ficar mexendo.
Não pretendo me casar com essa moto e sei que usar motul não vai agregar preço na moto na hora de passar ela pra frente.
ps - a Falcon não é de historico conhecido meu, peguei na troca da Vulcan 750N, e a km dela não da pra saber se é real ou não, ainda mais considerando que é 2001.
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
Himalayan 450 2026.
[
Certo Kalixto!kalixto escreveu:Pra mim o importante do que um oleo fodastico e caro e nunca andar nem com o nivel alto e nem abaixo do que pode prejudicar o motor, não andar com oleo contaminado, velho e já com suas propriedades já não funcionais. Prefiro mais trocas em menores intervalos do que arriscar a botar um oleo pra tocar daqui 5.000km e perder o motor por descuido de nivel ou ate por o oleo ter perdido suas propriedades e eu não ter me tocado.
Não pretendo me casar com essa moto e sei que usar motul não vai agregar preço na moto na hora de passar ela pra frente.
Também tenho esse pensamento... se os japas que são os principais interessados pela
durabilidade e credibilidade do motor decidiram, não será nós pobres mortais que vamos
interferir nesse quesito.
O que você pode fazer para dar mais uma garantia pro óleo no motor é trocar ele um pouco
antes do recomendado e assim rodar com óleo sempre novo. Isso que os japas também
já previram o usuário "descuidado"... aquele que acha que é só rodar...
Se quiser colocar óleo de R$ 50 o litro e pode e depois falar na roda de amigo que é fodão
e tal... blz... show de bola...
Eu já prefiro colocar o que é recomendado pela fábrica (ou especificado pela mesma) e
trocar com 1k/1,5k a menos. Em viagem deixo correr o que recomenda a fábrica... já que
não fica tempo parado.
Na CB500/XX recomenda a troca 6.000km MOBILZÃO... mas sempre troquei com 4k 5k no
máximo... isso na cidade. Na estrada foda-se os 6k mesmo.
Lembrando que todas as motos Suzuki passaram do sintético para o LUBRAXZÃO de 8 pila...
isso no manual. Tinha gente que chegava a pagar R$ 150 numa troca de óleo de uma
Vstrom... agora não sai R$ 40. Isso em concessionária. Hayabusa também. Bandit também...
sem churumelas ok kkk
negócio é ficar atento ao nível do óleo e km... rodar com o recomendado e tá tudo ok.
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
De Biz na Patagônia 2013
- Mau/Santos
- Mito
- Saurus
- Mito
Spidi, já eu sou de opinião que o que está recomendado no manual do proprietário (ou seria própriotario?Spidi XX escreveu:Certo Kalixto!kalixto escreveu:Pra mim o importante do que um oleo fodastico e caro e nunca andar nem com o nivel alto e nem abaixo do que pode prejudicar o motor, não andar com oleo contaminado, velho e já com suas propriedades já não funcionais. Prefiro mais trocas em menores intervalos do que arriscar a botar um oleo pra tocar daqui 5.000km e perder o motor por descuido de nivel ou ate por o oleo ter perdido suas propriedades e eu não ter me tocado.
Também tenho esse pensamento... se os japas que são os principais interessados pela
durabilidade e credibilidade do motor decidiram, não será nós pobres mortais que vamos
interferir nesse quesito.
O que você pode fazer para dar mais uma garantia pro óleo no motor é trocar ele um pouco
antes do recomendado e assim rodar com óleo sempre novo. Isso que os japas também
já previram o usuário "descuidado"... aquele que acha que é só rodar...
Se quiser colocar óleo de R$ 50 o litro e pode e depois falar na roda de amigo que é fodão
e tal... blz... show de bola...
Eu já prefiro colocar o que é recomendado pela fábrica (ou especificado pela mesma) e
trocar com 1k/1,5k a menos. Em viagem deixo correr o que recomenda a fábrica... já que
não fica tempo parado.
Na CB500/XX recomenda a troca 6.000km MOBILZÃO... mas sempre troquei com 4k 5k no
máximo... isso na cidade. Na estrada foda-se os 6k mesmo.
Lembrando que todas as motos Suzuki passaram do sintético para o LUBRAXZÃO de 8 pila...
isso no manual. Tinha gente que chegava a pagar R$ 150 numa troca de óleo de uma
Vstrom... agora não sai R$ 40. Isso em concessionária. Hayabusa também. Bandit também...
sem churumelas ok kkk
negócio é ficar atento ao nível do óleo e km... rodar com o recomendado e tá tudo ok.
Creio que, no caso das motos, se um fabricante recomenda troca a cada 3.000 km rodados, a coisa foi dimensionada para suportar, com tranquilidade e sobras, uns 5.000 km.
A função do lubrificante é formar uma barreira que reduza ou elimine o contato direto entre peças atritantes. Quanto menos viscoso mantendo suas propriedades lubrificantes o óleo for, melhor, pois até facilita o trabalho da bomba de óleo. Óleo muito viscoso dificulta o bombeamento e que o óleo alcance pontos mais difíceis. Óleo menos viscoso consegue chegar em pontos muito pequenos ou com pouquíssima folga com facilidade, lubrificando esses pontos atritantes.
Portanto, trocar o óleo na quilometragem especificada pelo fabricante ou um pouco depois está pra lá de bom. Antes disso é desperdício de dinheiro, de lubrificante e prejudica ainda mais o meio ambiente (por causa do descarte).
Sintético ou mineral? Ambos são excelentes. Os sintéticos exigem trocas menos frequentes. Não vejo óleo sintético como bobagem, preciosismo, desperdício ou algo que o valha. Vejo como uma alternativa para quem costuma esquecer o período de troca ou não quer se dar ao trabalho de ficar trocando o óleo rigidamente dentro dos períodos recomendados para lubrificantes minerais. Penso que desmerecer os benefícios dos lubrificantes sintéticos ou os crer inócuos, uma coisa desprovida de fundamento.
Lubrificantes sintéticos são mais duráveis que os minerais, porém são mais caros. Não dá para fazer uma omelete sem quebrar os ovos.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Calixtao, tu comprou esse castrol ai pensando q era o actevo(SG-semi sintetico) ou sabia q ele era o mineral SF, da linha de entrada da castrol?
agora eles mudaram, antes Actevo era só o semi sintetico, esse ai era apenas 'GP' mineral, SF... negada vai nadar de braçada vendendo como se fosse o semi sintetico e com preço lá em cima, esse oleo ai é tao barato qnto o GP lubrax, 8-9 pila, o semi custa de 12 pra cima
agora eles mudaram, antes Actevo era só o semi sintetico, esse ai era apenas 'GP' mineral, SF... negada vai nadar de braçada vendendo como se fosse o semi sintetico e com preço lá em cima, esse oleo ai é tao barato qnto o GP lubrax, 8-9 pila, o semi custa de 12 pra cima
E o que eu falei na mensagem anterior? Você só reinterou o que eu disse... para aqueles que acham que oSaurus escreveu:Spidi, já eu sou de opinião que o que está recomendado no manual do proprietário (ou seria própriotario?) está com bastante reserva de quilometragem rodada. Os fabricantes de lubrificantes também produzem óleos modernos que superam e muito as exigências dos motores. Eles tem que prever que o consumidor vai, eventualmente, esquecer o período de troca ou só terá oportunidade de trocar depois do que foi recomendado.
óleo não dura tudo o que o manual diz... troque antes... compensa pelo baixo valor e estará sempre com óleo
novo...
Spidi: O que você pode fazer para dar mais uma garantia pro óleo no motor é trocar ele um pouco antes do
recomendado e assim rodar com óleo sempre novo. Isso que os japas também já previram o usuário "descuidado"...
aquele que acha que é só rodar...
É melhor trocar com um pouco menos de km do que pagar 3x 5x mais no óleo sintético, sendo que você não poderáSaurus escreveu:Portanto, trocar o óleo na quilometragem especificada pelo fabricante ou um pouco depois está pra lá de bom. Antes disso é desperdício de dinheiro, de lubrificante e prejudica ainda mais o meio ambiente (por causa do descarte)..
deixar ele com 3x 5x a quilometragem de um mineral. Puro desperdício de dinheiro. Simples...
Trocas menos frequentes? depende... eu não deixaria minha moto rodar por exemplo 12.000km comSaurus escreveu:Sintético ou mineral? Ambos são excelentes. Os sintéticos exigem trocas menos frequentes. Não vejo óleo sintético como bobagem, preciosismo, desperdício ou algo que o valha. Vejo como uma alternativa para quem costuma esquecer o período de troca ou não quer se dar ao trabalho de ficar trocando o óleo rigidamente dentro dos períodos recomendados para lubrificantes minerais. Penso que desmerecer os benefícios dos lubrificantes sintéticos ou os crer inócuos, uma coisa desprovida de fundamento.
Lubrificantes sintéticos são mais duráveis que os minerais, porém são mais caros. Não dá para fazer uma omelete sem quebrar os ovos.
um óleo sintético. Sendo que no caso estaria pagando no MÍNIMO 3x a mais pelo litro, recebendo em
troca o dobro da quilometragem apenas. Prefiro então pagar os R$ 10 do Mobil e trocar no recomendado
pela fábrica ou até antes, pois estará valendo a pena rodar sempre com óleo novo.
Obviamente que o sintético é melhor... mas não vi ainda tanto benefício que justifique o uso dele.
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
De Biz na Patagônia 2013
-
kalixto
- Motoqueiro
- Contato:
tinha visto que era SF. tinha visto que era mineral. Agora realmente achava que tinha a tal tecnologia actevo. ai parece que é grupo mesmo.kkkAnder escreveu:agora eles mudaram, antes Actevo era só o semi sintetico, esse ai era apenas 'GP' mineral, SF... negada vai nadar de braçada vendendo como se fosse o semi sintetico e com preço lá em cima, esse oleo ai é tao barato qnto o GP lubrax, 8-9 pila, o semi custa de 12 pra cima
veja como eles desconversam, falam do extra e emendam a falar do SF sem dizer que ele não tem as mesmas moleculas tal actevo do extra.
http://www.salaodamotocicleta.com.br/ho ... a=sm_n0028
mal não vai fazer pra falcom e foi 11 reais contra 13 reais do mobil, to no lucro ainda. Mas esse Actevo é Fake.
Viva a pilantragem.
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
Himalayan 450 2026.
[
uso sintético mobil racing4T (prateado com dourado) na husky já que motores de especiais são bem chatinhos e usam pouco óleo.
já na X somente mineralzão, mas troco a cada 2500km metade do km que a yamaha recomenda.
já na X somente mineralzão, mas troco a cada 2500km metade do km que a yamaha recomenda.
Editado pela última vez por Cleber T. em 08 Jan 2009, 14:40, em um total de 1 vez.
honda biz ks
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW ///M3 frozen black f80
BMW 528i e39 turbo
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW 528i e39 turbo
-
Criamangostas
- Mito
Bom, continuo usando o GP Lubrax de R$ 11,00 na concessionária desde que comprei a burguinha 0 km. Troco a cada 3.000 kms, tal e como especifica o manual. Pra uma motinha cujas RPMs máximas são de mais ou menos 7.500, tá muito bom.

É o Mobil1? Nunca achei esse óleo pra comprar. É bão? Quanto custa o litraço de quatro?Cleber T. escreveu:uso sintético mobil racing4T (prateado com dourado) na husky já que motores de especiais são bem chatinhos e usam pouco óleo...
já na X somente mineralzão.
Manda uma MP pro bagé ou pro evandro que eles vão te responder melhor esta dúvidaGelous escreveu:É o Mobil1? Nunca achei esse óleo pra comprar. É bão? Quanto custa o litraço de quatro?Cleber T. escreveu:uso sintético mobil racing4T (prateado com dourado) na husky já que motores de especiais são bem chatinhos e usam pouco óleo...
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM
Atual: MSM
deve ser bom a motoca ainda não reclamou uhauhauhahuaGelous escreveu:É o Mobil1? Nunca achei esse óleo pra comprar. É bão? Quanto custa o litraço de quatro?Cleber T. escreveu:uso sintético mobil racing4T (prateado com dourado) na husky já que motores de especiais são bem chatinhos e usam pouco óleo...
paguei 42 reais o L o lugar + barato q achei....a média é 50~55
mas ai na husky entra 1,6L , na sua YZ deve ser menos ainda, nosso caso eu prefiro gastar + em óleo de primeira.
é esse aqui gelo
honda biz ks
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW 528i e39 turbo
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW 528i e39 turbo
- Optimus Leo
- Mito
Como eu ando basicamente en trafego pesado, ou em altas RPM quase todo o tempo, sintetico para mim e muito melhor, ja que sua degradacao e menor comparada com un mineral.
Agora, se tivesse uma monocilindrica como a XT225, ai sim eu jogava mineral...a excecao de que fosse uma KTM, WR, Husky
ou similar de competicao que eu prefiro usar sintetico.
Agora, se tivesse uma monocilindrica como a XT225, ai sim eu jogava mineral...a excecao de que fosse uma KTM, WR, Husky
ou similar de competicao que eu prefiro usar sintetico.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
O reconhecimento é o primeiro passo para a cura!georgesjr escreveu:Desisto Alguns curitibanos são dados como causa perdida.