Longas viagens de moto: quando menos é mais!

Grupo de discussão geral sobre motos.
Bonaparte
Motociclista

Re: Longas viagens de moto: quando menos é mais!

Mensagem por Bonaparte »

Tb acho que é bem por aí!
Para manter uma 250/300 mono a nessa velocidade, tem que ficar atento e forçar em toda subida, embalar, etc.
Numa média e alta cc. é diferente. E com bagagem?
A frenagem então, nem se compara!
A equação é ter o melhor dos dois mundos (moto leve e ágil e moto firme, confortável e forte) numa máquina só.

Ainda estou gostando da doideira de ter 3 carburadas na garagem e sentir o prazer diferente de cada uma delas.
:cool:

Abraço!
Bonaparte

Tornado e Vulcan 650
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Imagem
Imagem

Hj temos essa feinha bicilíndrica aí tb, me parece uma boa opção, porém pneu com câmara...
E tb me parece faltar proteção pra parte de baixo do motor.
Problema é q ela é pequena e não sei se ficaria bom um apoio de pé/perna ali no mata-cachorro original da versão emperequetada.

Imagem

Pra anão pode ser uma boa opção, já pra cabra grande como o da foto acima...
Tanque de 17 litros tb é pequeno, autonomia de 400 km puxando fraco, enrolar pouco mais o cabo faz 20 km/l o que dá apenas 340 km de autonomia.
Eu a cogitaria a Versys 300 pra uma aventura, mas sobrando algum seria VStrom 650 XT sem pestanejar.

Imagem

Talvez seja falta de costume, mas acho q prefiro o visual da versão anterior.

[ ]'s
Imagem
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Kuati escreveu:Imagem
Imagem

Hj temos essa feinha bicilíndrica aí tb, me parece uma boa opção, porém pneu com câmara...
E tb me parece faltar proteção pra parte de baixo do motor.
Problema é q ela é pequena e não sei se ficaria bom um apoio de pé/perna ali no mata-cachorro original da versão emperequetada.

Imagem

Pra anão pode ser uma boa opção, já pra cabra grande como o da foto acima...
Tanque de 17 litros tb é pequeno, autonomia de 400 km puxando fraco, enrolar pouco mais o cabo faz 20 km/l o que dá apenas 340 km de autonomia.
Eu a cogitaria a Versys 300 pra uma aventura, mas sobrando algum seria VStrom 650 XT sem pestanejar.

Imagem

Talvez seja falta de costume, mas acho q prefiro o visual da versão anterior.

[ ]'s
Custa mais que uma CB500X, anda menos e bebe mais. Só para quem for apaixonado no visual ou na marca.

Enviado de meu LG-M700 usando o Tapatalk
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Bonaparte escreveu:Tb acho que é bem por aí!
Para manter uma 250/300 mono a nessa velocidade, tem que ficar atento e forçar em toda subida, embalar, etc.
Numa média e alta cc. é diferente. E com bagagem?
A frenagem então, nem se compara!
A equação é ter o melhor dos dois mundos (moto leve e ágil e moto firme, confortável e forte) numa máquina só
:ft:
Kuati escreveu: ... Tanque de 17 litros tb é pequeno, autonomia de 400 km puxando fraco, enrolar pouco mais o cabo faz 20 km/l o que dá apenas 340 km de autonomia...
[ ]'s
Um tanque de 17 L numa motoka não é pouca coisa não. Tanque pequeno é o da Savage, com 10,5L, da Sportster com 12L e o da Ducati Scrambler, com 13,5L e 300 km também não é pouca coisa não, é chão prá caramba, em torno de 4h pilotando.

17 L tem o meu Harlão, e com ela uma vez eu fiz os 320 km entre Erechim (RS) São Mateus do Sul (PR), voltando do aniversário do Spidi, e outra vez eu fiz os 310 km entre Londrina e Ponta Grossa, voltando do Churrastácio, ambas as vezes sem reabastecimento, com apenas uma paradinha rápida no meio do caminho para esticar as pernas. As duas vezes que citei cheguei no posto de gasolina "no bafo", com a luz da reserva piscando.

O tanque da minha ex-Teneré 250 era de 16 L. Uma vez fui de Curitiba a Pitanga com ela e só fui abastecer na volta, em Guarapuava quando acendeu a luz da reserva.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Eu tô velho e não aguento mais de 2h sem dar uma parada para aliviar a bunda. Faço viagens de 12h de pilotagem por dias seguidos numa boa, mas sempre com essas paradinhas a cada hora e meia ou duas. Com isso, capacidade de tanque nunca foi problema, e embora minha moto carregue 16 litros eu nunca cheguei a colocar mais de 14. Também creio que hoje já não haja estrada com mais de 200km de intervalo entre postos, tem?

Enviado de meu LG-M700 usando o Tapatalk
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Eu também paro a cada 1:30h-2:00h. Aí aproveito tomo água e abasteço.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Ratão
Motoqueiro

Mensagem por Ratão »

Vocês falam tão bem da vstrom que bateu curiosidade: tem algo que a desabone? Defeitos? Projeto?
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Meu problema de parar pra abastecer muito é que tenho notado como essas "paradinhas" terminam somando muito tempo de viagem, e terminam deixando mais cansado ao me obrigar a pilotar de noite.

Impossivel eu fazer tipo pitstop de chegar, botar gasolina e vazar

Tenho que tirar o tank bag, encher, pagar, voltar a montar o tank bag, ai da vontade de tomar um cafe, RedBull ou similar pra "ficar ligado", ai vem a vontade de dar um dois, comer um pão de queijo ou chocolate...ai vou ver e passei 40 min no posto. Tenho que melhorar isso.

Além de que tem momentos que entro num ritmo, na "zona" e ai tenho que parar pra botar gasolina e quebra o momentum que levo...
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

Ratão escreveu:Vocês falam tão bem da vstrom que bateu curiosidade: tem algo que a desabone? Defeitos? Projeto?
Que eu saiba não tem defeito, mas na minha opinião não dá emoção ao pilotar. Parece que faz tudo bem demais.

Abraços Du.
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

Du escreveu:...Parece que faz tudo bem demais...
Essa é a moto que eu procuro: uma que faça tudo bem demais!
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Du escreveu:
Ratão escreveu:Vocês falam tão bem da vstrom que bateu curiosidade: tem algo que a desabone? Defeitos? Projeto?
Que eu saiba não tem defeito, mas na minha opinião não dá emoção ao pilotar. Parece que faz tudo bem demais.

Abraços Du.
Hoje a única moto que me faz ter vontade de comprar fora a Vstrom 1000 e a 650, é a Tiger 800. Mas tenho medo da manutenção, preço alto demais.

Ficarei mais propenso a comprar uma Suzuki mesmo.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Bonaparte
Motociclista

Mensagem por Bonaparte »

Ratão,
Tive a DL650 modelo antigo (sem ABS).
Para deixar claro, a moto é muito boa!
Teria outra sem problemas, mas segue o que poderia ser melhor.

Banco mais arredondado (a com ABS já é assim). Por muito tempo montado o canto do banco incomoda a perna.
É importante instalar cavalete central (não vem!).
A moto é grande, comprida. Elevar o guidão deixa mais confortável.
Espaço para o garupa é pequeno. Tente instalar o baú o mais para trás possível.
Para os curiosos (e não mecânicos) é muito complicada de fuçar. Velas e filtro de ar muito escondidos.

Acho que é isso.
Abraço!
Bonaparte

Tornado e Vulcan 650
Jota

Mensagem por Jota »

a única coisa que a desabona é a falta de emoção ao pilotar, pq o motor é muito linear.
tirando isso, a ciclística da moto é espetacular, aquele chassi de alumínio perimetral faz a dl raspar pedaleira com muita facilidade e segurança, a moto é muito , mas muito boa de curva mesmo.
já tive duas, uma sem abs, que fiquei com ela 3 anos. rodei 40 mil km. zero defeito. nem a transmissão secundária deu sinal de desgaste.
pastilha dianteira original, rsrsrs. a segunda, com abs, tem o banco um pouco melhor, mas é a mesma moto, exceto a roda raiada com câmara, uma frente com bico e um painel mais moderno.
essa terceira geração parece ter feito algumas melhorias...painel moderno com tomada 12v, assistente de baixo giro (que deve ser algo maravilhoso pra andar no trânsito travado), controle de tração e motor um pouco mais forte.

o problema da vstrom é só o tédio do motor totalmente linear, nem é o fato de ser fraco, já que são 70hp. se quiser, anda a 140 tranquilo, com a moto apenas ronronando.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Eu sou ainda mais velho que vcs, passada a primeira hora inicial os tempos que aguento sobre a moto vão caindo.
Além da lombar, meu maior problema são as pernas engessadas, pra aguentar mais distância precisaria de custom adaptada, scooter, ou midtrail com lugar a frente pra apoiar pé/pernas.

Mas começamos a falar de moto pra aventura em lugar inóspito...

---

Defeito da Strominha é ser uma moto racional em excesso, falta motor caso queira endoidar, parece uma Honda, nem quebrar quebra pra dar uma emoçãozinha, e nem há no que mexer pra melhorar, desapontando os fuçadores.
Até no preço ela manda bem (ao menos até um tempo atrás).
Essa racionalidade toda é um tanto irracional pra gente que é motoqueiro. Boooring...

É uma puta compra boa qdo o foco da aventura é a viagem e não a moto.

[ ]'s
Imagem
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Jota escreveu:
a única coisa que a desabona é a falta de emoção ao pilotar, pq o motor é muito linear.
tirando isso, a ciclística da moto é espetacular, aquele chassi de alumínio perimetral faz a dl raspar pedaleira com muita facilidade e segurança, a moto é muito , mas muito boa de curva mesmo.
já tive duas, uma sem abs, que fiquei com ela 3 anos. rodei 40 mil km. zero defeito. nem a transmissão secundária deu sinal de desgaste.
pastilha dianteira original, rsrsrs. a segunda, com abs, tem o banco um pouco melhor, mas é a mesma moto, exceto a roda raiada com câmara, uma frente com bico e um painel mais moderno.
essa terceira geração parece ter feito algumas melhorias...painel moderno com tomada 12v, assistente de baixo giro (que deve ser algo maravilhoso pra andar no trânsito travado), controle de tração e motor um pouco mais forte.

o problema da vstrom é só o tédio do motor totalmente linear, nem é o fato de ser fraco, já que são 70hp. se quiser, anda a 140 tranquilo, com a moto apenas ronronando.
Penso que só sairei da ST se for para uma Vstrom, os modelos de 2014 em diante principalmente. Para o meu uso que é precipuamente viagens, é a melhor opção do mercado em termos de conforto e confiabilidade.
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Kuati escreveu:Eu sou ainda mais velho que vcs, passada a primeira hora inicial os tempos que aguento sobre a moto vão caindo.
Além da lombar, meu maior problema são as pernas engessadas, pra aguentar mais distância precisaria de custom adaptada, scooter, ou midtrail com lugar a frente pra apoiar pé/pernas.
Ae Kamerad Kuati...

Eu achava que não iria me adaptar com a Ducatinha. Velheira, dor nos braços (epicondilite bilateral,médico queria operar), dor na lombar, câimbra nas pernas, escápula e joelho ferrados por causa de acidentes e etc. Achava mesmo que até iria parar de motoquear. Daí resolvi procurar auxílio profissional. Fiz umas sessões de fisioterapia e faço Pilates duas vezes por semana, religiosamente. Hoje, aos 55 anos de idade, me sinto mais à vontade pilotando uma motoka que aos 40.

Detalhe: desde que comecei a fazer o Pilates, bar só às sextas-feiras e no máximo 2 ou 3 chopps. Durante a semana, nada de álcool e aos sábados e domingos apenas duas doses por dia (2 uisques ou duas cervejinhas ou duas taças de vinho). E muito pouca gordura (bacon, calabreza, torresmo, etc).
É claro que uma vez ou outra, numa festa, num aniversário, eu bebo um pouco mais, mas só um pouco, tipo "dobrar a dose".
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Russo escreveu:
Kuati escreveu:Eu sou ainda mais velho que vcs, passada a primeira hora inicial os tempos que aguento sobre a moto vão caindo.
Ae Kamerad Kuati...

Eu achava que não iria me adaptar com a Ducatinha. Velheira, dor nos braços (epicondilite bilateral,médico queria operar), dor na lombar, câimbra nas pernas, escápula e joelho ferrados por causa de acidentes e etc. Achava mesmo que até iria parar de motoquear. Daí resolvi procurar auxílio profissional. Fiz umas sessões de fisioterapia e faço Pilates duas vezes por semana, religiosamente. Hoje, aos 55 anos de idade, me sinto mais à vontade pilotando uma motoka que aos 40.

Detalhe: desde que comecei a fazer o Pilates, bar só às sextas-feiras e no máximo 2 ou 3 chopps. Durante a semana, nada de álcool e aos sábados e domingos apenas duas doses por dia (2 uisques ou duas cervejinhas ou duas taças de vinho). E muito pouca gordura (bacon, calabreza, torresmo, etc).
É claro que uma vez ou outra, numa festa, num aniversário, eu bebo um pouco mais, mas só um pouco, tipo "dobrar a dose".
Pilates... :frag: :lol: }:)
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Exercícios ajuda um bocado mesmo. Mas tenho saco pra fazer não, no máximo levanto uns pesos em casa mesmo, só pra não ficar 100% sedentário.
Mas ainda acho q o melhor exercício pra andar de moto é andar de moto, a época que aguentava mais km sem ter de parar foi justamente a época que eu andava mais de moto, todo fds era no mínimo 200 km. Mesmo assim nunca consegui, virar iron butt. Vez que fiz 1200 km num dia foi das experiências mais sofridas da minha vida.

Chega uma hora q é a lombar, os punhos, os braços, músculos adutores... e qdo passa muito tempo, tipo mais de 500 km, são os ísquios que começam a queimar.

Imagem

Imagem

Eu não sei qual o pior, acho q é qdo começa a queimar/doer ali na região dos ísquios (imagem marcada em verde), por isso q faço pêndulo até em curva aberta, pois começou a doer ali ferrou...

[ ]'s
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kamera Kuati...

Dê uma espiada nesse vídeo que tem exemplos de exercícios específicos para a lombar:

PS: quando ela fala que é prá segurar 10 segundos você pode pensar: é moleza... mas a partir da 10ª, 11ª repetição os 10 segundos parecem durar uma hora :cry:
Imagem
Robson

Mensagem por Robson »

Putz..... lendo todos esses relatos, ai chego à conclusão de que faço muito bem em viajar sozinho kkkkkk

Os mais legais sao as considerações do Kuati.... 300 km é autonomia pra caraleo numa moto.

Leo, precisa rever teus conceitos em paradas mesmo, ja fiz isso q vc faz, hoje so paro longamente em posto para almoçar mesmo.... o resto das paradas é abastecer, pagar e seguir, nesse tempo o sangue ja circulou no corpo e ja deu aquela reativada nas pernas.

Eu sempre parei com no maximo 2h de pilotagem, mantem o corpo ativo, faço um alongamento rapido e sigo.

Mumurato, nao faria essa viagem que quer fazer com um PCX so pelo fato de ser CVT. de quebrar, nao vai ser qualquer mecanico que vai mexer.

No mais, concordo com o Rods, chega uma hora que vc percebe que nao precisa de uma moto de 120CV para andar bem na estrada....

E viagem de moto para mim hoje é quase sofrimento kkkkk to curtindo mais meus passeios curtos, e aqui nao falta lugar pra visitar.
Responder