ABS, vale pagar a diferença?

Grupo de discussão geral sobre motos.
hira
Motoqueiro

Re: ABS, vale pagar a diferença?

Mensagem por hira »

Meu primo jah passou reto numa curva pq por inexperiencia e panico, travou o traseiro da GS500 0km dele.
Acredito que se tivesse o ABS+CBS, isso nao teria acontecido. Tipo, pra pilotos inexperientes, acho que ajuda bastante, neh.
HIRA®
b1rdie
Motoqueiro

Mensagem por b1rdie »

Acho que não dá para comparar abs em carro e moto, nada a ver. Nenhum carro, salvo alguns gurgel antigão permitem frear as rodas independentemente umas das outras, então o abs é uma maravilha tecnológica que estabiliza o carro em qualquer situação, especialmente se a derrapagem afetar só um lado.
Já nas motos vc controla cada roda (na XX num é bem assim) e pode aliviar a mão ou pé se sentir a derrapagem, mas acho que a opção do abs pode ser um bom fator de segurança para quem ainda não tem a sensibilidade. Só se adquire a sensibilidade com o tempo e não precisa ser fera pra chegar nesse estágio, mas sem dúvida precisa um tempo.
Portanto, se vai pegar a hornet como primeira moto possante e leve (sei que uns vão xingar), o abs é um equipamento de segurança que sem dúvida vale a pena, pois penso que por menor que seja um estrago que você possa evitar graças ao abs, ele já está pago. Porque qualquer contato das partes duras ou carnosas do conjunto piloto/moto com o asfalto, com certeza vai custar mais caro que o abs.
ltadeu
Motoqueiro

Mensagem por ltadeu »

interessante tb era se discutir os sistemas integrais de freios que existem em honda, bmw, yamaha etc
no integral da bmw tanto faz voce utilizar o freio traseiro ou o dianteiro que a força é distribuída para as duas rodas,
no semi integral isso acontece quando se usa o dianteiro, no traseiro não, esses freios são servo-assistidos e contam com abs
na yamaha só existe o integral também com abs, na xx não me lembro se é o integral mas não tem abs
nesse sistema o uso de abs junto é muito interessante pq impede sim o travamento da roda que fica leve, a traseira
poucos tem a sensibilidade de aliviar o freio pouco antes da roda travar e muitos ainda teimam em alicatar mesmo com a roda travada

obs. um dos maiores sustos que passei foi com uma moto com esse sistema integral
entrei forte, sem tomada adquada, totalmente errado numa curva bem aberta dei um toque no freio traseiro para corrigir
a moto levantou e se não estivesse numa pista de mão dupla sem transito e com bastante espaço aqui não estaria
não esperava a freiada na frente e assim não esperava que moto teimasse em ir reto
e lembrando mais uma vez, freiar se treina e muito, mas na reta e no seco
ltadeu.com.abs
sistema integral de freio?? é bom ???. eu prefiro o semi-integral !!!!

vai qui ô vô tá lá. by fernanda

1 2 3 e agora
Fernando Gargantini
Roda Presa

Mensagem por Fernando Gargantini »

h151 escreveu:Meu primo jah passou reto numa curva pq por inexperiencia e panico, travou o traseiro da GS500 0km dele.
Acredito que se tivesse o ABS+CBS, isso nao teria acontecido. Tipo, pra pilotos inexperientes, acho que ajuda bastante, neh.

Infelizmente não, apesar de ser mais seguro por não travar as rodas, o ABS freia ,até por isso mesmo, bem forte. E freiar sem critério, especialmente bem forte em uma curva, não é uma boa idéia. A moto levanta e com certeza "passa reto"
Por isso, o ABS não substitui experiência, ele só facilita, especialmente em pisos molhados ou escorregadios.
Imagem Imagem
Matheusf
Roda Presa

Mensagem por Matheusf »

Pessoal,

Em sistema algum o artificial substitui um cérebro bem treinado. Por isso que pilotos de avião ficam tanto tempo no simulador.

O que o ABS faz é ajudar o menos experiente num aperto que ele não está acostumado.

Numa freada em curva, se o cara apertar o freio traseiro com força, se não tiver ABS ele vai travar a roda e vai derrapar e ir para o chão ou até conseguir se controlar e aidna ficar em cima da moto, mas se tiver ABS, a roda não vai travar e ele vai conseguir se equilibrar mais facilmente.

Se na mesma curva o cara apertar o da frente, tendo ABS ou não, a moto vai levantar e controlar vai ser muito difícil, pois já fez um tanto de coisa errada.

Mas numa reta o cara apertar demais o freio, com ABS a roda não vai travar e ele ainda consegue manobrar a mesma, mas se não tiver ABS, as rodas vão travar e ele vai perder o controle da moto.

Simples assim. Não tem o que ficar imaginando coisa. O ABS só vai funcionar se as rodas estiverem quase travando, caso contrário ele não vai funcionar.

Só comparem o funcionamento da moto quando o ciclista apertou o freio a ponto de travar a ou as rodas e não em situações diferentes.

E em qualquer situação possível e imaginável, eu prefiro muito mais a roda rodando do que travada (excessão na areia fofa).

[]´s
Lelo
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Lelo »

ltadeu escreveu:interessante tb era se discutir os sistemas integrais de freios que existem em honda, bmw, yamaha etc
no integral da bmw tanto faz voce utilizar o freio traseiro ou o dianteiro que a força é distribuída para as duas rodas,
no semi integral isso acontece quando se usa o dianteiro, no traseiro não, esses freios são servo-assistidos e contam com abs
na yamaha só existe o integral também com abs, na xx não me lembro se é o integral mas não tem abs
nesse sistema o uso de abs junto é muito interessante pq impede sim o travamento da roda que fica leve, a traseira
poucos tem a sensibilidade de aliviar o freio pouco antes da roda travar e muitos ainda teimam em alicatar mesmo com a roda travada

obs. um dos maiores sustos que passei foi com uma moto com esse sistema integral
entrei forte, sem tomada adquada, totalmente errado numa curva bem aberta dei um toque no freio traseiro para corrigir
a moto levantou e se não estivesse numa pista de mão dupla sem transito e com bastante espaço aqui não estaria
não esperava a freiada na frente e assim não esperava que moto teimasse em ir reto
ltadeu.com.abs
Li numa revista um caso desses, estavam testando uma BMW com ABS integral e teve um piloto (acho que o Eduardo Zampieri) que entrou forte numa curva e freou o traseiro, a moto levantou e foi em linha reta até a autra margem da pista..
Fernando Gargantini
Roda Presa

Como era de se esperar.

Acho que o melhor dos dois mundos é ter como desligar o ABS.
Imagem Imagem
Matheusf
Roda Presa

Mensagem por Matheusf »

Em termos Fernando.

Explico: Se a moto não possui freio integral e não é uma moto para off-road, não acho necessário existir a opção de desligar o ABS, caso contrário, desligar me parece algo fundamental.

[]´s
AntonioFSA
Novato

Mensagem por AntonioFSA »

Honestamente, quando comprei a H6 nova nem pensei em ABS por conta de diferença de preço. Como estava tentando reduzir mil ou quinhentos reais, não pensei em pagar 3.000 a mais.
Acho o ABS um item de segurança que vale a pena, assim como todos os itens de segurança. A questão é o custo-benefício.
Eu já me acostumei a dosar a frenagem, inclusive em paradas bruscas, e acho (puro achismo) que ABS em curva, diante da necessidade de frenagem brusca, não evita o quedão. Penso que ABS é interessante mesmo em paradas bruscas em reta, em um calçamento por exemplo, que é comum por aqui.
Quando freamos a moto em calçamento e o pneu trava ela ganha velocidade, mas o cara já acostumado imediatamente solta o freio e alicata novamente. É o ABS instintivo de quem já está acostumado com moto.
Acho que o ABS em carro oferece um ganho maior do que em moto, já que em carro não há risco de queda em curva (embora tenha o risco de rodar) e moto em reta não é difícil de frear quando você usa o freio dianteiro que a faz mergulhar lançando o peso sobre a roda que está sendo freada.
Por fim, lembremos a célebre frase do Gurgel: o que não tem não quebra. Um item a menos para quebrar e dar dor de cabeça.
Fernando Gargantini
Roda Presa

Matheusf escreveu:Em termos Fernando.

Explico: Se a moto não possui freio integral e não é uma moto para off-road, não acho necessário existir a opção de desligar o ABS, caso contrário, desligar me parece algo fundamental.

[]´s
Para uma tocada forte esportiva, precisa sim. Mas se você quiser realmente uma tocada forte esportiva, não vai querer uma Hornet...
Imagem Imagem
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Tá, mas o que travar o pneu traseiro ou, pior, o dianteiro, vai me ajudar numa pilotagem esportiva?

Sensibilidade sobre o maquinário? Sim, mas e daí?

Sei lá, lendo este tópico todo, a única desvantagem que vejo do ABS além de abandono do barco e situações raríssimas, é que, ao se acostumar com o sistema, vc vira um cabaço propenso a acidentes ao pilotar uma moto sem ABS.

[ ]'s
Imagem
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Kuati escreveu:Tá, mas o que travar o pneu traseiro ou, pior, o dianteiro, vai me ajudar numa pilotagem esportiva?

Sensibilidade sobre o maquinário? Sim, mas e daí?

Sei lá, lendo este tópico todo, a única desvantagem que vejo do ABS além de abandono do barco e situações raríssimas, é que, ao se acostumar com o sistema, vc vira um cabaço propenso a acidentes ao pilotar uma moto sem ABS.

[ ]'s
Kuati

A questão é que um cara muito experiente vai experimentar o travamento em frações de milésimos de segundo e poderá ( dependendo da circunstância ) fazer ele mesmo a correção, diminuindo a dosagem no manete, levantando a moto, etc.
Questão de preferência e capacidade, sujeita a riscos naturalmente.
O ABS, tal como vc diz, serve como desaprendizado.
Matheusf
Roda Presa

Mensagem por Matheusf »

Não tenha dúvida que o ABS vai te ajudar a desaprender a soltar o freio assim que a roda trava, mas isso acontece não só com o ABS, mas com qualquer tecnologia em equipamentos, seja na moto, no carro, no avião, nas máquinas das fábricas e por aí vai.

Eu ainda fico com a segunraça que o ABS me concede.

[]´s
ltadeu
Motoqueiro

Mensagem por ltadeu »

o abs não melhora ou piora a qualidade do piloto
assim se freiar de forma inadequada vai levar chão com ou sem abs
parece que virou uma coisa mágica, tenho na moto não preciso aprender a freiar, é só acelerar
não é por aí, é um equipamento essencial na minha opinião, como o são capacete, luva roupa etc
e ainda acho que sem ou com abs se deve treinar freiar a moto
com o abs no treinamento vc pode até tentar melhorar seu feling ao evitar que ele se acione
se tem disponível no modelo da moto que escolho é obvio para mim que não o dispensarei
mas repito não muda o piloto, melhora a moto e como melhora
ltadeu.com.abs

1 2 3 e agora
Matheusf
Roda Presa

Mensagem por Matheusf »

Exato ih.tadeu! (culpe a Nina) rsrsrs

O que o pessoal tem em mente é que o ABS vai mudar a forma de freiar, mas não. Ele só vai mudar a freiada no limite.

Parece que o pessoal pensa que o ABS vai funcionar durante toda o período da freada e que ou você está freando forte ou não está.

Não é assim. Tem sim que saber dosar a freada. Não é toda hora que se freia forte.

E como já disse, o ABS só vai funcionar no limite da frenagem e não durante a mesma.

[]´s
b1rdie
Motoqueiro

Mensagem por b1rdie »

Essa estoria de dar uma soltadinha pra nao deixar a roda travar vai acabar mal.
Concordo com o kuati que o abs pode te deixar mal acostumado, o sistema combinado da XX ja teve o mesmo efeito em mim e sempre que saio com outra moto preciso ficar esperto pra evitar travar a roda trazeira.
Mas acho que pra aprender a controlar o freio traseiro o abs pode ate ajudar a achar o ponto, porque, pelo menos na unica moto com abs (dakar) que andei dava pra sentir o momento que o sistema entra em acao.
"Que me perdoem os freios, mas acelerar é fundamental".
Nvícios Imoraes.
adulterado por limites de caráter
b1rdie
Motoqueiro

Mensagem por b1rdie »

ltadeu escreveu:interessante tb era se discutir os sistemas integrais de freios que existem em honda, bmw, yamaha etc

ltadeu.com.abs
Na XX num tem abs. O sistema de freio eh duplo combinado, ou seja, sempre um tambem aciona o outro, mas o funcionamento ]e muito complicado e so no manual de servico da moto eh que o sitema esta explicado em detalhes, sao quatro paginas de desenho :roll:
Em resumo sao tres calipers com tres pistoes, os pistoes centrais (um em cada jogo) sao os que fazem o link, assim, o freio dianteiro aciona tambem o caliper central do trazeiro (os outros 2 calipers sao comandados pelo pedal). O freio trazeiro aciona tambem o caliper central , primeiro do lado esquerdo, e se aumentar a pressao aciona tambem o lado direito (central). Os outros 4 calipers dianteiros sao acionados no manete.
Assim o funcionamento na pratica e bastante progressivo, e usando pedal e manetes de forma normal, nao se percebe diferenca. Mas eh praticamente impossivel travar a roda traseira.
Muitas criticas sao sobre o desempenho em curvas em tocada esportiva pra que gosta de corrigir usando o freio traseiro. Acho que esta tecnica nao faz parte do projeto das XX e para mim nao faz falta, gosto de ralar pedaleiras vez ou outra.
Quanto a frear na curva, por motivo de emergencia, sigo a dica do Keith Code: " Usar o freio dianteiro e conscientemente desinclinar a moto ao mesmo tempo eh o procedimento correto para frenagem de emergencia em curvas"
Acho que a varadero tambem tem os freios linkados, mas no sistema semi-integral. Acredito que por ser dual-purpose deve ser possivel freiar so com a traseira. em moto estradeira o sistema da XX me parece muito bom, mas se fosse pra andar tbem em trilhas com trechos em descida prefiro ter o freio traseiro totalmente sob meu controle, ate pra poder escolher o jeito e o lugar onde vou cair :cry:
ltadeu
Motoqueiro

Mensagem por ltadeu »

citando b1rdie " ......Quanto a frear na curva, por motivo de emergencia, sigo a dica do Keith Code: " Usar o freio dianteiro e conscientemente desinclinar a moto ao mesmo tempo eh o procedimento correto para frenagem de emergencia em curvas"............ "

quando esparramei estava com uma xx, dei o toque no traseiro para diminuir o raio da curva
é obvio que isso não aconteceu, não é falha da moto, não é falha do sistema
e sim do piloto que burro esqueceu por não ter o costume de andar com a moto
a varadeiro usa o mesmo principio da xx, na gs o traseiro freia só o traseiro
na emergencia é isso mesmo levanta e alicata e quem para é o dianteiro e quem salva é o santo
ou o canto do olho, a tal de visão, a procura de um lugar para escapar do obstáculo ...
ltadeu.com.freio

1 2 3 e agora
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

Fernando Gargantini escreveu:
Matheusf escreveu:Em termos Fernando.

[]´s
Para uma tocada forte esportiva, precisa sim. Mas se você quiser realmente uma tocada forte esportiva, não vai querer uma Hornet...
[modo freira ON]
se você quiser uma tocada realmente esportiva, deixa de ser mulambo e trás uma 1000RR do paraguá, deve custar uns 10.000 dólares, e vai correr
em autódromo com ela.
[modo freira OFF]

fui
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Algumas considerações Kamerads:

Existe o sistema Dual-CBS, que pode ser integral ou parcial.
- O integral atua nas duas rodas quando se pressiona a manete ou o pedal.
- O parcial atua nas duas rodas quando se pressiona o manete. Quando pressiona o pedal aciona-se apenas o freio traseiro.

Existem motos com ABS apenas na roda dianteira e existem motos com ABS em ambas as rodas.

Logo, existem motos:
- só com sistema ABS simples
- com sistema ABS nas duas rodas
- só com o sistema Dual-CBS parcial
- com sistema Dual-CBS integral
- com ABS + Dual-CBS parcial
- com ABS + Dual-CBS integral

Portanto, não adianta falar simplesmente em ABS em motos, tem-se que considerar o tipo de sistema que vem na moto, pois dependendo da configuração, a utilidade do sistema poderá variar muito.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Responder