Vale à pena comprar moto velha? (Ténéré 90)

Grupo de discussão geral sobre motos.
bkm_br
Dinossauro
Contato:

Re: Vale à pena comprar moto velha? (Ténéré 90)

Mensagem por bkm_br »

mantabodyboarder escreveu:Será que o CAlves (Não confunda com oRAlves :P) já vendeu a Sahara dele?

http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... 40#p904840
Se tivesse grana eu comprava, adoro as Sahara desde que lançaram elas, especialmente a Capitão América.
Imagem
"Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros"
StvRacer
Roda Presa

Mensagem por StvRacer »

Vinicius. escreveu:Bira, cadum sabe onde o calo aperta.

Moto desse ano da trabalho e gera custo se o cara nao gosta/nao tem tempo pra meter a mao na massa de verdade.

Na situacao que vc expos e caso eu PRECISASSE de moto, eu pegava uma moto mais nova e menor pra nao gerar gastos.

Editado.

Abraco.
x2.

Eu, com a CB, passo quase tanto tempo montando e desmontando quanto passo rodando, mas é meu gosto.
---

Imagem Imagem

..........o´¨__..................
____(o)\#|(o)________

Imagem
Ciberdek
Roda Presa

Mensagem por Ciberdek »

Bira escreveu:pergunta besta número 2:
uma sahara 97 na mesma faixa de preço de 5500-5800 seria menos complicada de cuidar ou cai no mesmo esquema de "foge que é cilada bino"?
Eu tinha uma 97. Quando comprei, foram feitas todas as manutenções e acertos básicos, e daí foram quase 2 anos sem manutenção ou gastos. Só gasolina e óleo. Mas o ruim da Sahara é que ela costuma bater corrente de comando, tem de trocar tudo (Corrente, esticadores, engrenagens, tensor interno) e ela não aceita peça paralela no motor, só original. Tudo caro e difícil de achar.

Quanto à pergunta do amigo sobre uma moto ano 90, assim como o Russo, sou suspeito pra falar porque tenho uma 7 Galo ano 90 e estoy feliz com ela. Só que diferentemente do amigo, comprei a Galo pra casar mesmo. ;-)
Imagem
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Repito pra mim mesmo que não vou responder o tópico, mas não consigo. Tem muita gente que nunca teve veículo com mais de 5 anos e vem falar mal de moto velha, sem conhecer “o problema”. Isso mexe com a honra da minha jaca :lol: !!
Quem me conhece sabe que eu não compro moto por ano, mas por estado. Aliás, sempre andei de moto “velha” (DT180 1983, DT200R 1997 e a XT600 é 1996) e NUNCA, repito, NUNCA fiquei na mão. Eu concordo que uma moto velha tem maior chance de estar em mal estado de conservação que uma moto nova (óbvio), mas falar que PORQUE é velha a moto não presta, é coisa de quem nunca teve uma moto VELHA BEM CUIDADA. Vamos por partes...

Tem que saber comprar moto velha (e já aviso “não existe almoço grátis”). Existem motos velhas REFORMADAS e as em BOM ESTADO, são duas coisas completamente diferentes. Uma moto REFORMADA é aquela que já teve trocentos donos anteriores, ninguém sabe ao certo o histórico da moto, quilometragem duvidosa, documentos atrasados e, o pior, manutenção por fazer (desde pneu careca até motor fumando). Uma moto REFORMADA - não interessa se a moto tem 1, 3, 5 ou 15 anos - nunca será igual uma moto ORIGINAL e, na minha opinião, nunca será confiável.

Já as motos velhas em BOM ESTADO são aquelas que tiveram poucos donos (de preferência um único), manutenção rigorosamente feita e documentada, mecânica impecável e está sempre pronta para viajar (docs, pneus, motor, carburador, etc). Achar uma moto dessas é difícil, e com preço baixo, praticamente impossível. Quem tem uma sabe o que tem na mão e não vai entregar a preço de banana.

Todas as 3 motos VELHAS que comprei eram único dono, baixa quilometragem e com referência. Ralei muito para achá-las, mas fiquei no mínimo 3 anos com cada uma delas e na que rodei menos foram 30.000 kms. Se eu compraria outra? Com certeza! Mas eu sou exceção a regra, sei disso. Minha primeira moto de rua foi uma DT200R com 10 anos de uso! 99% do M@D acharia isso loucura né? A moto me levou a Bento Gonçalves – RS e voltou (5.000kms). Era velha? Era 2T? Sim e sim. Mas era uma moto NOVA, peguei com 4.800 kms originais, único dono. Vendi com quase 40.000 kms e chegaria fácil aos 80.000 kms (MOTO VELHA BEM CUIDADA).

Bira, SAI FORA dessa Tenere. A moto está barata? Sim. Está ruim? Não sei. Mas o maior erro de quem compra MOTO VELHA é comprar pelo preço – a chance de se arrepender é enorme! Se você me oferecer uma MOTO VELHA REFORMADA BARATA, eu não compro pelo simples de fato saber que mesmo gastando rios de dinheiro, sempre será uma moto REFORMADA. Para meu uso (= viagens) não tem dinheiro que pague a tranqüilidade de saber que a moto é confiável.
Outra coisa fundamental, quem compra MOTO VELHA tem que ter mecânico competente o suficiente para mexer com MOTO VELHA. Minha XT600 religiosamente a cada 15.000 kms eu paro e faço manutenção preventiva. MOTO VELHA não tolera manutenção preditiva (“ah, quando começar a ficar ruim eu vejo”). Se não tiver um mecânico de confiança vai sofrer, porque mecânico “em geral” quando vê uma MOTO VELHA, pula fora.

Resumindo, MOTO VELHA NÃO É PARA QUALQUER UM. O cara que compra uma MOTO VELHA porque só tem dinheiro para uma MOTO VELHA, deveria ter comprado uma CG 0km financiada. Quem compra uma MOTO VELHA tem que ter: dinheiro para manutenção (condizente com a cilindrada da moto), mecânico conhecido (e disponível), disponibilidade para buscar peças e, o principal, a vontade de ficar com a moto por muito tempo! Se comprar porque precisa de uma moto barata, ou porque quer pegar e andar (sem fazer manutenção), vai se arrepender. Quanto mais VELHA fica minha moto, mais eu conheço a moto e confio nela (conheço cada parafuso, cada barulinho diferente do motor).

Tem uma frase que eu li uma vez num fórum de carros que resume bem tudo isso: “Não existe nada mais CARO que uma Mercedes BARATA”. Agora coloque aí XT/TENERE/CB400/ETC e entenda o que eu to dizendo.

E não, eu não vendo minha XT600 1996 por 7.000 NEM A PAU. Pelo simples motivo, vou vender ela por 7.000, colocar mais 1.000 e pegar uma XT600 2002 que muito provavelmente não chegará aos pés do estado da minha XT VELHA. Motos com mais de 10 anos o preço é feito pelo ESTADO da moto e nunca pelo ANO. Entendam isso quando estiverem procurando uma moto BOA, escolham pelo ESTADO, nunca pelo ANO e PREÇO.

Pqp, agora alguém coloca aí aquele banner dos cantores sertanejos mais famosos do M@D :lol: !!

Abs,
Marcus DT
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

As primeiras coisas a serem olhadas? Caixa de direção se ainda está boa, motor de arranque e engrenagens, verificar se a moto bebe oleo (retentores de válvulas e congenres), dá uma olhada na vela, dá para ter uma noção da coisa.

Outro termometro bem da moto é olhar os parafusos pela moto, se tiver tudo muito diferente, é moto que já foi bem futucada.

A parte eletrica está toda funcionando direito?
Um chocote deste voce não encontra hoje por menos de 300 reais, e em quase a maioria é a solução por causa dois alarmes e segredos que passearam pela moto.

Verifica se ele ainda tem a bomba de gasolina a vácuo, alguns imbecis a tiram e a moto não pode baixar a gasolina muito que fica a pé mesmo tendo gasolina no tanque.

A aparência da moto tá boa, mas, de aparência vivem os travecos, parece, mas, não é.

O valor pedido está bom, dá para desconfiar por que não foi vendida ainda.

A última Tenere zoiuda que pegamos foi comprada por 8500 e o cara gastou mais 1500 reais, a moto ficou perfeita e muito boa.
No início eu até achei caro, mas, depois, a motinha ficou muito legal, não para nem a porrada e o cara usa ela todo dia para fiscalizar obras, é engenheiro.

Tá rodando direto a 5 meses todos os dias e os trajetos são longos, está satisfeito.

Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
Dipt
Motociclista

Mensagem por Dipt »

Motão, tratorzão, melhor com um estradão e um cervejão.

Discordo um pouco da galera, sei que moto velha é prego, da trabalho, manutenção etc. Já tive CB 400, gosto de coisa com poeira em cima, tive um Jeep Willys CJ5 1959, opala 78, 84 e hoje reformei o 89 que era de meu finado pai. Coisa velha bem cuidada não imcomoda (muito).
Se ela estiver ok de funcionamento, funfando tudo e por um tempo, acho que é uma baita opção, ainda mais por este preço. Bobeia vc ganha algum na hora de revender.

Eu IA!!!
INTRUDER LC 1500 2000 La GoRdA
"Bebo, fumo, ando de Opala e de moto, não gosto de covardia e futilidade, sou reacionário pra caralho e meu ídolo de infância é Charles Bronson!!!
Bira

Mensagem por Bira »

pessoal, já desisti, vou ficar com ela não. ;-)

não tenho paciência, conhecimento, dinheiro nem tempo pra ficar futucando velharia pra deixar "mais ou menos" confiável.

vou caçar alguma coisa mais nova, ou segurar minha ansiedade e ficar sem moto mais um tempo. :bomb:

se alguém estiver disposto a abraçar essa té aí, o site da loja tá lá nas fotos da primeira página.

por mim, se alguém ainda quiser discutir o assunto, para filosofar a respeito e afins, beleza. senão, fecha o tópico e passa a régua.
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Bira escreveu:pessoal, já desisti, vou ficar com ela não. ;-)

não tenho paciência, conhecimento, dinheiro nem tempo pra ficar futucando velharia pra deixar "mais ou menos" confiável.

vou caçar alguma coisa mais nova, ou segurar minha ansiedade e ficar sem moto mais um tempo. :bomb:

se alguém estiver disposto a abraçar essa té aí, o site da loja tá lá nas fotos da primeira página.

por mim, se alguém ainda quiser discutir o assunto, para filosofar a respeito e afins, beleza. senão, fecha o tópico e passa a régua.

Sábia decisão ;-)
B-King Of The Urban Jungle
hawk
Roda Presa

Mensagem por hawk »

Bira,

Você sabe a opinião do "M@D", por que perde tempo em perguntar? E se acha cara uma Ténéré por 9/10K, porque cogitou a compra? É porque você está maluco ou porque não entende de moto "velha" mesmo?

Moto velha é pra quem gosta do modelo e sabe escolher uma boa no mercado de usados. A ténéré com seu tancão dá um banho na XT 600 em termos de autonomia...

Repito, rodo com uma esportiva ARCAICA de 20 anos (1991). Rodei 1800Km ida/volta sem queixas... as peças eu acho todas, até mais fácil que algumas Honda's/Yamaha's... todas originais.

O esquema das motos velhas é que você tem um leque de opções muito maior do que as novas (nhé nhé nhé das montadoras não trazerem moto X, tem um buraco na categoria Y, podiam fazer uma moto com XYZcc). Quem tem coragem e encara uma velhinha em bom estado não tem queixas. Quem tem medo fica com as poucas opções de motos novas.
Bira

Mensagem por Bira »

hawk escreveu:Bira,

Você sabe a opinião do "M@D", por que perde tempo em perguntar? E se acha cara uma Ténéré por 9/10K, porque cogitou a compra? É porque você está maluco ou porque não entende de moto "velha" mesmo?
de forma alguma, não considerei perda de tempo perguntar. precisava de alguns subsídios pra tomar minha decisão mesmo. ;-)

e como falei, não entendo de moto velha/antiga/como quiser chamar.
hawk escreveu: Moto velha é pra quem gosta do modelo e sabe escolher uma boa no mercado de usados. A ténéré com seu tancão dá um banho na XT 600 em termos de autonomia...
concordo e não nego, também dá um banho em conforto por causa da proteção contra o vento. ;-)
hawk escreveu: Repito, rodo com uma esportiva ARCAICA de 20 anos (1991). Rodei 1800Km ida/volta sem queixas... as peças eu acho todas, até mais fácil que algumas Honda's/Yamaha's...
sim, mas você gosta, curte, tem paciência pra catar peça, e mecânico que manja de moto antiga (isso se não é você mesmo quem faz o trabalho).

no meu caso, não dá. ;-) achei por um momento que seria uma boa pra mim, mas os "toques" e "dicas" do pessoal me deram parâmetros pra pensar e realmente decidir: não é pra mim (no começo eu realmente achava que era). por isso, repito, PRA MIM não foi perda de tempo nenhuma perguntar isso aqui no fórum. ;-)

mas fica aí a dica pra quem curte, de comprar uma ténéré 90 por um precinho baixo e fuçar o que precisar na moto. ;-)
hawk
Roda Presa

Mensagem por hawk »

Compreendido Bira!

Eu pessoalmente, apesar de pouca perna, acho a Ténéré um maquinão. A Super então... melhor ainda. Pena que, por serem motos velhas/antigas/veiacarias, você tem de passar pelo desafio de achar um "zé" que cuide bem dela... :-)

Apoio o movimento das motocas velhas. Não se deixe levar muito pelos comentários da galera do M@D. Qualquer dia prove uma dessas velhinhas que você vai ver como é bom. :-)
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Jota escreveu:eu, no lugar do bira, pegaria a xt do xtman.
eu, no meu lugar e com grana, também =D
orgulho de ser CGzeiro!
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Eu, no lugar do Bira, daria um lance no consórcio e pegaria uma moto massa!
Bira

Mensagem por Bira »

Gelous escreveu:Eu, no lugar do Bira, daria um lance no consórcio e pegaria uma moto massa!
só posso fazer isso daqui a seis meses. ;-)

por agora, ainda acho que vou encarar aquela Cargo. :lol: vai ser uma boa moto de "marcação de território" e de quebra vai servir pra ir pra academia (já que pra comprar pão na esquina é mais fácil ir a pé :lol:)
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Bira escreveu:
Gelous escreveu:Eu, no lugar do Bira, daria um lance no consórcio e pegaria uma moto massa!
só posso fazer isso daqui a seis meses. ;-)

por agora, ainda acho que vou encarar aquela Cargo. :lol: vai ser uma boa moto de "marcação de território" e de quebra vai servir pra ir pra academia (já que pra comprar pão na esquina é mais fácil ir a pé :lol:)
CARGO?

Eu que tenho alma de motoboy não tive coragem! :lol:

Veio, pegue uma FAN 125 (sem ser a nova, motorzão varetado old school, acho que é até 2008). Tu vai vender pelo preço que comprou... motoca só faz subir nerssa p)$@( de banânia.

Acho que era o Luiz Gaia que tava vendendo uma aqui dia desses bem em conta, estado aparentemente bom, e tinha até o baúzão motoboy style pra você não ficar triste que não é uma CARGO. :lol:
orgulho de ser CGzeiro!
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Bira, se interessar tem um cara em outro forum que participo que tá anunciando uma Honda CG Fan 125 ZERO km por 4.500. Interessa?
Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei »

Abraça logo Bira...

e se não for comprar, me avisa que eu compro .... rsrsrsrs
Andrei
R1200GORDA
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Pega lá Andrei, ele falou que não vai.

Confesso que se tivesse grana e pudesse comprar como 2ª moto mandava ver. Desmontaria ela e ajeitaria tudo, sem pressa, depois era só montar e rodar.

Quem falou que não temos opções 0km como antigamente tem toda a razão.
orgulho de ser CGzeiro!
Alequirino
Dinossauro

Mensagem por Alequirino »

Se o motor estiver bom abraça...gasta mais uns 1,5/2k numa revisão monstro e boa..
Andrei escreveu:Abraça logo Bira...

e se não for comprar, me avisa que eu compro .... rsrsrsrs
x2
Bira

Mensagem por Bira »

andrei, não vou ficar com a ténéré. se quiser, vai fundo. ;-) nem fui olhar a moto, aliás.

jabsb: por 1750, a cargo tá boa demais da conta. Vai ser apenas um "marcador de território" na garagem e usada para eventuais passeios dentro do bairro. Depois que pegar moto decente, vejo o que faço dela, se transformo numa café racer (idéia boa do gelous) ou passo pra frente.
Responder