E fui de Yes... de novo!
Re: E fui de Yes... de novo!
obrigado pelas respostas....
- helano
- Roda Presa
- Contato:
apenas um adendo...
EFi = Eletronic Fuel Injection --> é o tipo de injeção eletrônica que possui um único bico injetor para todos os cilindros, despejando a mistura ar/combustível no coletor de admissão, que distribui a mistura uniformemente a todos os cilindros.
MPFi = Multi Point Fuel Injection --> é o tipo de injeção eletrônica que possui um bico injetor para cada cilindro do motor. No caso dos automóveis, cujos motores normalmente tem 4 cilindros, são 4 bicos injetores. No caso das motos, principalmente as pequenas (Fz250, CB300, Lander, XRE, Bros, etc) obviamente a injeção jamais será MPFi, pois só existe nesses motores um único cilindro logo, um único bico injetor.
PGM-FI = Programmed Fuel Injection --> nada mais é do que a nomenclatura própria que a Honda adotou para a injeção eletrônica de suas motos, mas que tem exatamente os mesmos princípios de funcionamento e componentes (ECU, bico, sensores, etc.) de qualquer outra injeção. É apenas a velha mania da Honda de querer ser mais "bonitinha" que as outras.

EFi = Eletronic Fuel Injection --> é o tipo de injeção eletrônica que possui um único bico injetor para todos os cilindros, despejando a mistura ar/combustível no coletor de admissão, que distribui a mistura uniformemente a todos os cilindros.
MPFi = Multi Point Fuel Injection --> é o tipo de injeção eletrônica que possui um bico injetor para cada cilindro do motor. No caso dos automóveis, cujos motores normalmente tem 4 cilindros, são 4 bicos injetores. No caso das motos, principalmente as pequenas (Fz250, CB300, Lander, XRE, Bros, etc) obviamente a injeção jamais será MPFi, pois só existe nesses motores um único cilindro logo, um único bico injetor.
PGM-FI = Programmed Fuel Injection --> nada mais é do que a nomenclatura própria que a Honda adotou para a injeção eletrônica de suas motos, mas que tem exatamente os mesmos princípios de funcionamento e componentes (ECU, bico, sensores, etc.) de qualquer outra injeção. É apenas a velha mania da Honda de querer ser mais "bonitinha" que as outras.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)
A linha 125 Suzuki merece injeção eletrônica, seja Yes, Trudi ou Burgman. Seria uma evolução, sem dúvida.
Mas realmente, na questão preço final do produto e na manutenção, carburação ainda pesa um pouco. Se o cabra está fazendo uma viagenzinha de Yes e a injeção pifar no interior da cidade de "Perrengue Belo do Oeste", a reza vai ter que ser grande.
Mas com carburador as chances serão melhores.
A injeção é importante mas não é urgente nessas Suzukinhas. Com a carburação acertada, pegam muito fácil com motor frio ou quente, e não falham nunca. Só não possuem aquela aceleração lisinha que uma boa injeção produz. Coisas de carburador.
E também a dona Suzuki através da sua pupila Haojue deveria colocar balanceiros na Yes e na Intruder para diminuir as vibrações dos motores. Já o Burgman tem nível de vibração dentro do normal para um monocilindro, aceitável.
Mas realmente, na questão preço final do produto e na manutenção, carburação ainda pesa um pouco. Se o cabra está fazendo uma viagenzinha de Yes e a injeção pifar no interior da cidade de "Perrengue Belo do Oeste", a reza vai ter que ser grande.
A injeção é importante mas não é urgente nessas Suzukinhas. Com a carburação acertada, pegam muito fácil com motor frio ou quente, e não falham nunca. Só não possuem aquela aceleração lisinha que uma boa injeção produz. Coisas de carburador.
E também a dona Suzuki através da sua pupila Haojue deveria colocar balanceiros na Yes e na Intruder para diminuir as vibrações dos motores. Já o Burgman tem nível de vibração dentro do normal para um monocilindro, aceitável.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
Minha Intruder nunca faz abaixo de 35 Km/l. Se der sorte de pegar trânsito tranquilo por alguns dias seguidos, pode chegar a 40 Km/l.rafaexpress escreveu:Sorry GoGoBoy, mas sua YES era ZICADA !!! A minha Yes eh 06/07 e faz 37,5 km/l dps do acerto do Duarte e meu paralama dianteiro está perfeitoGoGoBoy escreveu:só o consumo dela que fica devendo...
detalhe: preste atenção no paralamas dianteiro, ele costuma rachar pois o suporte interno dele é uma porcaria
-
kalixto
- Motoqueiro
- Contato:
Eu já tive:
1- CGkse2002 (zero, rodei ate os 15.000km) fazia média de 28km/l
2 - Biz125KS 2006 (zero , rodei ate os 6.000km) fazia media de 28km/l melhor media 33km/l
3 - intruder 125 2007 (zero, rodei ate os 17.000km) fazia media de 28km/l.
tenho 115kg (considere que quando a gente se pesa não usa jaqueta, capacete, luva, tira o celular e a carteira do bolso) fora alguma bolsa ou bauleto que contem roupa de chuva, bota de chuva, luva de chuva e tire pand, lubrificante corrente e jogo de chaves).
Com o meu peso e no ritmo que se anda aqui em curitiba só se baixa pra 60km/h pra passar no radar não acredito em 125/150 fazendo 40km/l e tal.
Por isso achei muito acertado esse motor 250cc com ie da yamaha, se vc andar no máximo a 7000rpm ela te recompensa com um consumo muito bom pra mim igual o de uma 125/150cc.
1- CGkse2002 (zero, rodei ate os 15.000km) fazia média de 28km/l
2 - Biz125KS 2006 (zero , rodei ate os 6.000km) fazia media de 28km/l melhor media 33km/l
3 - intruder 125 2007 (zero, rodei ate os 17.000km) fazia media de 28km/l.
tenho 115kg (considere que quando a gente se pesa não usa jaqueta, capacete, luva, tira o celular e a carteira do bolso) fora alguma bolsa ou bauleto que contem roupa de chuva, bota de chuva, luva de chuva e tire pand, lubrificante corrente e jogo de chaves).
Com o meu peso e no ritmo que se anda aqui em curitiba só se baixa pra 60km/h pra passar no radar não acredito em 125/150 fazendo 40km/l e tal.
Por isso achei muito acertado esse motor 250cc com ie da yamaha, se vc andar no máximo a 7000rpm ela te recompensa com um consumo muito bom pra mim igual o de uma 125/150cc.
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
Himalayan 450 2026.
[
- Saurus
- Mito
Galera, as características do condutor e do trânsito tem enorme influência no consumo. Se você tem um condutor pesado, que recebe o caboclo VR constantemente, num regime de trânsito travado, com muito anda e para, muitos sinais, engarrafamentos, etc, a moto vai consumir muito mais. Se seu trajeto é mais fluido, com poucas trocas de marcha, sem ter que ficar constantemente torcendo o acelerador, alicatando freio, acelerando de novo, alicatando novamente, etc, o consumo será menor.
O problema é que o momento de maior consumo de combustível ocorre justamente quando se quer aumentar a velocidade. Para aumentar a velocidade é necessário ter energia, muito mais energia do que para manter a velocidade. A energia do motor da moto provém da queima de combustível. Quanto mais energia for necessária, maior será a quantidade de combustível necessária também.
Então, o perfil de consumo depende de uma série de fatores - variáveis e seus respectivos coeficientes e potências - a serem considerados nessa "função" - f(x).
O problema é que o momento de maior consumo de combustível ocorre justamente quando se quer aumentar a velocidade. Para aumentar a velocidade é necessário ter energia, muito mais energia do que para manter a velocidade. A energia do motor da moto provém da queima de combustível. Quanto mais energia for necessária, maior será a quantidade de combustível necessária também.
Então, o perfil de consumo depende de uma série de fatores - variáveis e seus respectivos coeficientes e potências - a serem considerados nessa "função" - f(x).
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
- helano
- Roda Presa
- Contato:
Sabe o que eu acho massa nesse fórum? a galera faz jus ao nome dele.... num único tópico já falamos sobre a Yes, sobre outras motos, sobre injeção eletrônica, sobre consumo, sobre forma de condução e em nenhum momento apareceu algum moderador mala com a babaquice de "back to topic".
Shoooowwww!!!!
Shoooowwww!!!!
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)
- georgesjr
- Motoqueiro
- Contato:
helano escreveu:Sabe o que eu acho massa nesse fórum? a galera faz jus ao nome dele.... num único tópico já falamos sobre a Yes, sobre outras motos, sobre injeção eletrônica, sobre consumo, sobre forma de condução e em nenhum momento apareceu algum moderador mala com a babaquice de "back to topic".
Shoooowwww!!!!
bem vindo ao m@d. aqui é livre meu caro.
desde que não ofenda ninguém.
البحث عن السلام
E mais: o importante não é chegar a uma conclusão. O importante é a polêmica.
E como diz o tio Picolé, esse que vos fala: não sabemos de nada mas damos palpite em tudo!
O meu palpite da hora é: Yes dá benga em CB 300!
E como diz o tio Picolé, esse que vos fala: não sabemos de nada mas damos palpite em tudo!
- Rubens Melo
- Motoqueiro
Só sei que tem fila aqui em JF pra comprar a New Fazer Roxa....
Roxa? é feia... lilás é mais shanti shock...
Ae, Lúcio, boa pedida!... a Yes continua sendo uma das 125 mais práticas para o uso...
Ae, Lúcio, boa pedida!... a Yes continua sendo uma das 125 mais práticas para o uso...
- georgesjr
- Motoqueiro
- Contato:
Rubens Melo escreveu:Só sei que tem fila aqui em JF pra comprar a New Fazer Roxa....
Kid Manu : Capacete cor de rosa , Fazer Rocha e 2 ingraçu para jogo du curintians.
piccoli escreveu:E mais: o importante não é chegar a uma conclusão. O importante é a polêmica.![]()
E como diz o tio Picolé, esse que vos fala: não sabemos de nada mas damos palpite em tudo!![]()
البحث عن السلام
- motociclista-sjc
- Motociclista
Ainda estamos a anos luz do que se pode chamar de ideal em matéria de consumo e tecnologia aplicável às motos pequenas. As montadoras de motos, assim como a Honda, ainda insistem em manter dois amortecedores na suspensão traseira, balança tubular, suspensão dianteira de suas motos dos tempos de 1980. Parece que não sabem o que fazer para melhorar como por exemplo um motorzinho 125cc refrigerado a água, injeção eletrônica, alta taxação e virabrequim roletado, pistão forjado e twinspark(duas velas), comando variável e até um turbo seria benvindo. Partida elétrica deveria ser regra e claro, a manutenção do pedal para aquelas horas mais difíceis. Podemos falar até em ABS, seria pedir demais??? Encontram saídas homéricas como eliminar contagiros como é o caso da Fan, parece que virou moda, retira-se o cavalete central: para lubrificar a corrente ficou mais complicado.
Mas o pior de tudo é o freio dianteiro à tambor, deveriam criar uma lei obrigando o freio dianteiro à disco.
Mas só sabem criar leis estúpidas...
- Rubens Melo
- Motoqueiro
motociclista-sjc escreveu:Ainda estamos a anos luz do que se pode chamar de ideal em matéria de consumo e tecnologia aplicável às motos pequenas. As montadoras de motos, assim como a Honda, ainda insistem em manter dois amortecedores na suspensão traseira, balança tubular, suspensão dianteira de suas motos dos tempos de 1980. Parece que não sabem o que fazer para melhorar como por exemplo um motorzinho 125cc refrigerado a água, injeção eletrônica, alta taxação e virabrequim roletado, pistão forjado e twinspark(duas velas), comando variável e até um turbo seria benvindo. Partida elétrica deveria ser regra e claro, a manutenção do pedal para aquelas horas mais difíceis. Podemos falar até em ABS, seria pedir demais??? Encontram saídas homéricas como eliminar contagiros como é o caso da Fan, parece que virou moda, retira-se o cavalete central: para lubrificar a corrente ficou mais complicado.
Claro, se você conhecer alguém que pague 15 milão em uma moto 125cc, derrepente eles fazem....
- helano
- Roda Presa
- Contato:
turbo numa moto 125cc?? é... seria interessante... rsrsrsrs
- motociclista-sjc
- Motociclista
Acabei esquecendo do mais importante, da segurança... minha Fan é a tambor na frente...simplesmente o submundo dos freios. Cheguei a orçar um disco para a dianteira: 600,00 instalando a frente da Titan... "Melhor trocar de moto"...Lelo escreveu:Mas o pior de tudo é o freio dianteiro à tambor, deveriam criar uma lei obrigando o freio dianteiro à disco.
Um dia eu aprendo.
- Osama B Laden
- Dinossauro
O óbvio do óbvio.Rubens Melo escreveu:motociclista-sjc escreveu:Ainda estamos a anos luz do que se pode chamar de ideal em matéria de consumo e tecnologia aplicável às motos pequenas. As montadoras de motos, assim como a Honda, ainda insistem em manter dois amortecedores na suspensão traseira, balança tubular, suspensão dianteira de suas motos dos tempos de 1980. Parece que não sabem o que fazer para melhorar como por exemplo um motorzinho 125cc refrigerado a água, injeção eletrônica, alta taxação e virabrequim roletado, pistão forjado e twinspark(duas velas), comando variável e até um turbo seria benvindo. Partida elétrica deveria ser regra e claro, a manutenção do pedal para aquelas horas mais difíceis. Podemos falar até em ABS, seria pedir demais??? Encontram saídas homéricas como eliminar contagiros como é o caso da Fan, parece que virou moda, retira-se o cavalete central: para lubrificar a corrente ficou mais complicado.
Claro, se você conhecer alguém que pague 15 milão em uma moto 125cc, derrepente eles fazem....
De que adinata emperequetar uma 125cc se o preço dela esbarrar nas 250cc. ?
Creio que mais de 90% dos donos destas motos populares as adquirem pensando em trabalho e como tal, querem o básico dos básicos e se até um freio a disco custar R$ 600,00 a mais, os caras vão migrar para uma moto mais barata.
125 a água e duas velas ? Fala mais, fala mais (by Bagé)
Pois é, meu irmão tem uma biz com freio a tambor, sempre que eu vou andar com ela percebo como é inferior ao disco, não tem o mesmo "tato".motociclista-sjc escreveu:Acabei esquecendo do mais importante, da segurança... minha Fan é a tambor na frente...simplesmente o submundo dos freios. Cheguei a orçar um disco para a dianteira: 600,00 instalando a frente da Titan... "Melhor trocar de moto"...Lelo escreveu:Mas o pior de tudo é o freio dianteiro à tambor, deveriam criar uma lei obrigando o freio dianteiro à disco.
Um dia eu aprendo.
- motociclista-sjc
- Motociclista
/Osama B Laden escreveu:125 a água e duas velas ? Fala mais, fala mais (by Bagé)
/
Eu mesmo não preciso dizer muita coisa, quem sabe os indianos, né?
http://news.oneindia.in/2009/05/20/tvs- ... e-mhc.html
O que dificulta esse país desenvolver é esse povinho.
/
/
E tem mais... http://arifbv.spaces.live.com/blog/cns! ... 2265.entry
Editado pela última vez por motociclista-sjc em 23 Abr 2010, 11:21, em um total de 1 vez.