Scooters & iscútis - Tópico Único

Grupo de discussão geral sobre motos.
drsrg
Motociclista

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por drsrg »

Russo escreveu:
Jota escreveu: 07 Fev 2019, 15:29 abs te salva em situações de pânico, impossíveis de serem previstas, e que em sua ausência te jogariam no chão.
:ft:

Hoje mesmo eu tive uma experiência que, graças ao ABS da Ducatinha não se transformou em acidente.
Eu estava na faixa central quando um carro que estava na minha frente sinalizou que iria mudar para a faixa da esquerda. Só que o carro que vinha ao meu lado, na faixa da esquerda não percebeu e buzinou assustado para o cara que estava mudando de faixa bem à minha frente, o qual, por sua vez, também se assustou e voutou bruscamente para a faixa central.
Só me restou alicatar os freios e esperar pela colisão com a lateral direita do carro, pois desviar era impossível uma vez que havia carros dos dois lados. Mas, felizmente graças ao ABS (e também aos freios Brembo), foi só um susto.
Se eu estivesse com o Harlão teria acertado o meio do carro...
De HD, daria PT no carro, né Russo?
MSM, no momento.
Versys 650 2012, 15k km em quase três anos
Shadow 2007, 11k km em 15 meses (jul/2012-out/2013)
Fredericow
Motoqueiro

Mensagem por Fredericow »

Eu adquiri um sh150 também. Antes de chegar nesse scooter eu passei por 3 leads antes e um mês com um pcx. Ao meu ver o antigo scooter de 110cc é o melhor custo x benefício, mas as rodas de 10 e 12” e a velocidade final de cerca de 80 km/h compromentem o conforto e a segurança em determinados trajetos. Mas tem um conjunto excelente de motor e porta objetos que permite agilidade e condução fácil.
O pcx peca pela ausência de uma suspensão. O mesmo defeito que eu notei num teste ride num nmax da yamaha.
Já o sh150 tem um conjunto melhor, rodas aro 16”, um banco confortável e suspensão que funciona e tem regulagem de tensão da mola. Para quem pesa mais de 100 kg e anda com garupa isso foi muito útil. A plataforma plana também foi um fator preponderante na decisão pelo modelo. Não gostei dos modelos com túnel entre as pernas, pois mais difícil o início e término do uso, além de dificultar a mudança para posição em pé em caso de obstáculo.
O consumo do scooter de 150 ficou na mesma faixa do consumo no lead, 30 km/L. Bem distante do que muita gente posta em redes sociais. Mas mesmo assim só pelo conforto de não ter a coluna agredida em cada irregularidade acho que valeu gastar quase o dobro do valor do lead no SH. Mas confesso que a melhoria de conforto não é proporcional ao valor. Perdi ainda o espaço que tinha sob o banco, pois no scooter atual o tanque de combustível roubou quase metade do espaço de carregar objetos que havia no scooter menor. A Honda elite, atualização piorada do Lead sofre do mesmo problema. Eu resolvi isso com o uso de um bauleto de 46L, apesar de prejudicar o visual a expansão de capacidade de carga permite carregar capa de chuva e um segundo capacete.
Um mimo interessante é a chave de presença, é um conforto que o dono acostuma rápido. Porém já tive uma experiência desagradável, recentemente perdi a chave por conta de um bolso furado e a moto continuou funcionando até o destino, na hora que parei e desliguei o motor percebi um alerta diferente no painel e piscas... Foi quando percebi que havia perdido a chave. Nesse caso o scooter fica inutilizado. Tem um método de ligá-lo sem a chave de presença, mas é complexo para fazê-lo numa situação de extrema necessidade ou em local com pouca segurança. Eu tive sorte que ao refazer o trajeto a pé, ao andar uns 2 km encontrei a chave num posto de gasolina, uma pessoa viu que eu perdi e deixou lá. Se eu tivesse mantido a moto ligada eu poderia ter feito o trajeto motorizado.
Inicialmente a Honda não fornece a chave reserva. Contudo, se o proprietário pedir pelo 0800 a Honda fornece uma cópia gratuitamente. Porém demora alguns meses entre o pedido e a entrega na concessionária escolhida. No meu caso ainda não recebi e se não tivesse localizado iria ter que desembolsar entre 400 e 500 reais para adquirir outra.
De uma forma geral. O scooter tem um motor que permite andar a 100 km/h no painel em pista reta, eu arriscaria até mesmo a fazer alguns passeios ou viagens. Um outro ponto de destaque são os freios combinados e com ABS nas duas rodas, a capacidade de frenagem é excelente. Sem garupa o ABS entra em ação em quase toda frenagem que utilize o freio traseiro com mais intensidade do que o dianteiro. Por fim, outro ponto positivo que notei é o sistema de partida, que aciona a moto sem fazer nenhum ruído, quem já teve o lead com seu motor de partida “moedor de plástico” ficará satisfeito com esse sistema. É o mesmo utilizado no pcx e também conta com a opção de desligamento automático ao parar no trânsito. Eu percebi que o nmax da yamaha utiliza um sistema de partida similar, porém não tem a opção de desligar automaticamente o motor, mas é uma função que geralmente eu não uso.
De maneira geral, eu gostei do scooter. Agora só trocaria ele por uma moto de verdade. Mas para o uso atual acredito que o ainda seja melhor usar o scooter por ser menos visado para roubo e ser mais fácil e confortável para usar em trajetos curtos na cidade.
honda sh150i
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Fred,

Eu fiz TR em dois SH (um 150 e um 300). Em termos de freios, concordo contigo, os freios dos SH são excelentes. Mas em termos de suspensão, não percebi diferenças em relação ao Lead, toda hora era porrada na direção mesmo com buraquinhos mínimos, se não for em asfalto mesa de sinuca, bate pra carái.

Fiquei tão decepcionado com os SH que saí da concessionária com uma biblia para pagar de uma Biz, essa sim, com toda certeza a Honda mexeu na suspensão, e muito, pois até estrada de terra com costela de vaca eu peguei com a unidade de TR e não bateu absolutamente nada, não deu fim de curso ou pancadas na direção em momento algum.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Biz é fodástica em susp. mesmo, instável para fazer curvas, mas muito confortável. Mas isso já foi mencionado aqui.
Fredericow, comentamos sobre a chave de presença páginas aí pra trás, passe a usar aqueles chaveiros de prender no pescoço e nunca mais perca a chave.

[ ]'s
Imagem
Fredericow
Motoqueiro

Mensagem por Fredericow »

Saurus, a sh150 é um Leadzão. Eu encarei pq estava preocupado com a minha coluna no lead. Aqui tem muitas irregularidades e as rodas de 12 e 10" não estava tornando minha vida fácil. Já tinha possuído um pcx antes e tinha a certeza que não me atenderia. Fiz um teste na nmax, apesar de ter um belo motor, a suspensão é terrível e a plataforma túnel não me agrada.
O sh150 tem suspensão similar ao lead, porém as rodas aro 16" aceitam melhor as irregularidades. Perdi em espaço sob o banco, mas ganhei em praticidade com a chave de presença. Tem hora que penso em vender e encarar uma cb500, a versão X seria adequada para uso urbano e para pegar a estrada. Mas ainda tenho dúvidas se é o momento adequado pra fazer a troca.
Kuati, eu me desfiz da bermuda do bolso furado e adicionei um cordão daqueles que a concessionária oferece de brinde ao chaveiro. Além disso pedi ao fabricante uma segunda chave, eles fornecem sem custo para os modelos 17 e 18, nas desse ano ela acompanha o Scooter.
honda sh150i
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Mais um problema com chave de presença ocorrido ontem com amigo de Harley: primo veio na cidade, pediu para dar um rolê na Harley, deixou na garagem e foi embora para a cidade dele com a chave de presença no bolso.
Sem chave reserva, complicou.
Chave de presença tem q ser na base do chaveiro tipo colar mesmo.

Esse lance da suspensão dura dos Scooters tá me irritando, está me dando vontade de mexer na susp. traseira, postaram aí pra trás colocar amortecedores de Citycom, tem tb quem diga pra colocar o pneu mais largo/alto possível que melhora demais, outros que dizem pra trocar o banco que tb resolve...

Problema são os preços, o par de amortecedores traseiros de Citycom fica na casa dos 1400 reais, tem bem mais barato no Mercado Livre, mas aí já desconfio de ser peça de furto/roubo.
Bancos são feios, e acho q dão um p. aspecto de moto sambada/velha, tb não são tão baratos.
Provavelmente tentarei a solução dos pneus qdo for a hora de trocar.

[ ]'s
Imagem
Bira
Motoqueiro

Mensagem por Bira »

Kuati escreveu:Mais um problema com chave de presença ocorrido ontem com amigo de Harley: primo veio na cidade, pediu para dar um rolê na Harley, deixou na garagem e foi embora para a cidade dele com a chave de presença no bolso.
Sem chave reserva, complicou.

[ ]'s
E ele não sabia dar partida com a senha?

Abç,
Bira

“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Deve saber, mas qdo me falou isso disse q a moto estava na garagem por conta disso, numa dessas deu preguiça ou não sabe o código PIN mesmo.

[ ]'s
Imagem
igor.mr
Motoqueiro

Mensagem por igor.mr »

.

MSM
cfreitas
Motociclista

Mensagem por cfreitas »

Kuati escreveu: 04 Mar 2019, 17:58 Esse lance da suspensão dura dos Scooters tá me irritando, está me dando vontade de mexer na susp. traseira, postaram aí pra trás colocar amortecedores de Citycom, tem tb quem diga pra colocar o pneu mais largo/alto possível que melhora demais, outros que dizem pra trocar o banco que tb resolve...
[ ]'s
Pois é... Fiquei com uma nmax por quase um ano.
Gostei do motor, do ABS, do consumo, do espaço embaixo do banco mais bauleto, da não necessidade de cuidar de relação, rodas de liga leve (não sofrem tanto no litoral). Mas a suspensão matou tudo isso.
Cheguei a pesquisar soluções para ela: amortecedores a gás - custam um rim e li e, vários lugares que não resolvem o problema; gambiarra de amortecedores de outras motos - tinha que mexer na fixação deste amortecedores (serrar, furar, etc.) e achei um tanto arriscado para um item que se falhar, provavelmente é chão; banco - estes foram os únicos que falaram que talvez resolvesse... mas eram caros e feios pra carai..
Enfim, vendi e peguei uma Brosta 160. Tô feliz com a motoca (por enquanto :lol: ), Mas sempre me lembro na nmax quando vou ao supermercado de moto.
--cfreitas
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

igor.mr escreveu: 12 Mar 2019, 21:25 Imagem

:crazy:
É impressao minha ou ela vem com estepe completo?
Tornado 300
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Igor,

São bonitas, tem um estilo massa, mas em termos de desempenho, devem ficar parelhos com iscútis mais "comuns" no mercado, tipo Lindy, Burgman 125, Lead, Neo, Elite, etc.

Em termos de suspensão, nada posso afirmar, mas creio que é a mesma questão de todos os iscútis que conheço, ou seja, É UMA MERDA, dura pracarái, qualquer buraquinho mínimo tem logo porrada na direção. Desconheço iscúti com suspensão "macia" e que não apresente esse problema de porradas no trem dianteiro (rodas/suspensão/direção). O que guiei e achei melhorzinho foi o NMax, mas mesmo esse sofre um pouco.

Se você quer um estilo legal, um visual descolado e não se importa em pagar mais por isso, acho legal. Mas em termos de conjunto da obra, pela praticidade e economia, o Lead ainda é, em minha opinião, o melhor projeto de iscúti de todos os tempos.

Se você quer uma coisa barata, prática e econômica, sem se importar com o visual "style", recomendo um Lead ou um Neo 125 ou até mesmo um Lindy 125 (este último é um Burgman AN125 com uma roupa piorada).
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
igor.mr
Motoqueiro

Mensagem por igor.mr »

Faaaala Saurus, n]ao, não vou comprar um trem desses não, é que nunca tinha ouvido falar e vi um camarada de outro fórum que comprou uma e fui pesquisar.

Eu não "caibo" nisso aí não, conseguia dar fim de curso na DT na cidade, imagina de scúti ! kkkkkk Pra mim só trail
.

MSM
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Desses scooters retrôs aí, os dois primeiros são lindões, gostei mais do amarelo. O bege eu passo, fein...
Costumam ser caríssimos, havia um q era coisa de 30 mil (ou mais, não me lembro), aqui no sítio teve um cara com grana que achou bonito e comprou para a esposa (não foi do mais caro) para fazer uma surpresa, acho que ela nem andou, foi direto para a loja de roupas dela para decorar a vitrine.

Edit. lembrei do mais caro, este:

Imagem

Errei no preço, são R$ 60.000,00 :shock:.

http://g1.globo.com/carros/motos/notici ... 59830.html

[ ]'s
Imagem
igor.mr
Motoqueiro

Mensagem por igor.mr »

ta louco
.

MSM
igor.mr
Motoqueiro

Mensagem por igor.mr »

Já ia desvirtuando o tópics kkkkkk
.

MSM
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Kuati escreveu: 13 Mar 2019, 10:52 Desses scooters retrôs aí, os dois primeiros são lindões, gostei mais do amarelo. O bege eu passo, fein...
Costumam ser caríssimos, havia um q era coisa de 30 mil (ou mais, não me lembro)...
[ ]'s
Vários modelos, os de 150 cc custam entre R$ 15.000 e R$ 18.000.

Para os mais saudosistas ainda, eles tem também a Lambretta, de 200 cc que custa R$ 24.000

Como eu sei disso?
Digitei scooter + motorino + preço no Google... simples assim :lol:

https://www.motorino.com.br/

PS. Já ví vários desses Motorinos Ao vivo aqui em Curitiba. São bonitos e estilosos, mas são xing-lings...
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Betao Atibaia
Motociclista

Mensagem por Betao Atibaia »

Agora com motor 4 Tempos, partida elétrica e ABS hehe,
Gostei, compraria para uso urbano
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
igor.mr
Motoqueiro

Mensagem por igor.mr »

Isso, isso.

Nos links que postei têm os preços das jubiracas. carinhas as bichinas

Russo escreveu: 13 Mar 2019, 13:49
Kuati escreveu: 13 Mar 2019, 10:52 Desses scooters retrôs aí, os dois primeiros são lindões, gostei mais do amarelo. O bege eu passo, fein...
Costumam ser caríssimos, havia um q era coisa de 30 mil (ou mais, não me lembro)...
[ ]'s
Vários modelos, os de 150 cc custam entre R$ 15.000 e R$ 18.000.

Para os mais saudosistas ainda, eles tem também a Lambretta, de 200 cc que custa R$ 24.000

Como eu sei disso?
Digitei scooter + motorino + preço no Google... simples assim :lol:

https://www.motorino.com.br/

PS. Já ví vários desses Motorinos Ao vivo aqui em Curitiba. São bonitos e estilosos, mas são xing-lings...
.

MSM
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Tem o Dafra Fiddle, ta agora por 8000 e tanto 0km, mas é carburado e são só os modelos 2017 encalhados...dá ate vontade porque devem ser pouquissimo visados em SP, mas...
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Responder