Scooters & iscútis - Tópico Único

Grupo de discussão geral sobre motos.
Ulisses Barros
Motoqueiro

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Ulisses Barros »

Uso diario em transito pesado/ urbano, anda e para, poluiçao demais, ar seco, como mencionou sobre a Neo, que tambem é Yamaha de baixar oleo, a NMax nao deve ser diferente, a TDM tambem baixa; por isso troco a cada 2.5k e pronto, custa 36 reais a troca na cc e fico tranquilo. A Nmax é minha oitava moto, a segunda 0km e desde 13 anos ando de moto. Faço isso de trocar oleo com meus carros tambem, nunca tive nenhum problema mecanico com nenhum veiculo meu; quer dizer, tive a XRE trincadeira de cabeçote, mas ai é uma outra questão que nada tinha a ver com troca de oleo, apesar da honda ter trocado a especificaçao do oleo de toda a linha 300 de 20w50 para 10w30.
Tenho mais de 10 anos de habilitaçao A, e 34 de D/E, pelo que sei o problema dos Marea era na bomba de oleo, não no oleo.
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Sobre a questao de baixar oleo. é so ficar de olho e completar SE necessario.

A troca de oleo pelo menos no meu caso nao se trata de jogar dinheiro fora como o Kuati mencionou. Pois acho q isso so é valido para motos mega-blaster-picadagalaxia q usam oleos vindos de outro planeta q custam R$6,098,123.00 cada litro. Na minha humilde neo q so usa 800ml de oleo semi-sintetico (yamalube) q pago R$28lts (eu mesmo troco em casa. nao confio no trabalho dos mecanicos de CC. Sim, é isso mesmo. Nem mesmo para trocar oleo. Nao acredito q eles deixam sair o maximo q pode do oleo velho antes de colocar o novo como eu faço. Nao acredito q eles se preocupam com o torque do bujao como eu faço). Nao se trata de economia (apesar de que é sempre bem vinda). Mas sim de fazer algo desnecessario, perda de tempo e alguns podem ate dizer preservaçao do meio ambiente (eu levo o meu oleo velho para uma empresa q faz descarte da maneira correta).
Tornado 300
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Kuati escreveu:................... que o uso seja severo.

Agora, muito difícil uso severo pra um scooter urbano com CVT, tivesse como esticar marchas ainda...

[ ]'s
Uso severo é justamente uso urbano, rodar em trechos curtos, pegar muito engarrafamento. Uso rodoviário é uso normal, onde pode-se trocar o óleo na quilometragem indicada.
Uso severo geralmente os fabricantes indicam metade da quilometragem "normal".
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Froes, o veículo foi feito pra isso e não pra pegar rodovia, não tem uso severo pra ele nos casos citados acima, talvez somente o rodar distâncias curtíssimas, tipo trabalhar a 100 metros de casa.
Continuo achando jogar dinheiro fora, mas cada um cada um. E assim como o RMD, me incomoda o lance do descarte do óleo desnecessariamente mesmo sendo longe de ser ecochato.

Trocar pouco antes? Tudo bem, mas na metade? Fora que muitas fábricas fazem a sacanagem do tipo lá fora a mesma moto é a cada 5 mil milhas (8 mil km), aqui a cada 3 mil km...
Tem a contaminação por nosso combustível bichado? Tem sim, mas o projeto já leva em consideração isso.

O assunto está sendo discutido aqui: http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... =1&t=38512

[ ]'s
Imagem
Ulisses Barros
Motoqueiro

Pega um corredor tipo av dos bandeirantes, marginais, 23 de maio, radial leste todo santo dia, acelera no talo, freio, acelera novamente, e por ai vai; pra mim são pelo menos 40km por dia assim, todos os dias da semana, fora buraco que voce tem que o meter a mão no freio, sair e acelerar novamente. No horario de pico de transito ja tem congestionamento no corredor de moto, é um anda e para sem fim, no calor, frio, chuva e muita poluição; olha um filtro de ar aqui em SP depois de 5k, tu vai ver so o preto da poluição. Isso pra mim, é condiçao severa de uso; se tu quiser andar na boa, acelerar modo freira, freiar lentamente ate pode, mas tem que ser surdo pra nao ouvir xingamentos e provocaçoes, isso aqui é um inferno sobre rodas, todo santo dia.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Ulisses Barros escreveu:Pega um corredor tipo av dos bandeirantes, marginais, 23 de maio, radial leste todo santo dia, acelera no talo, freio, acelera novamente, e por ai vai; pra mim são pelo menos 40km por dia assim, todos os dias da semana, fora buraco que voce tem que o meter a mão no freio, sair e acelerar novamente. No horario de pico de transito ja tem congestionamento no corredor de moto, é um anda e para sem fim, no calor, frio, chuva e muita poluição; olha um filtro de ar aqui em SP depois de 5k, tu vai ver so o preto da poluição. Isso pra mim, é condiçao severa de uso; se tu quiser andar na boa, acelerar modo freira, freiar lentamente ate pode, mas tem que ser surdo pra nao ouvir xingamentos e provocaçoes, isso aqui é um inferno sobre rodas, todo santo dia.
Cara, a NMax foi feita para isso mesmo. Isso é uso normal para scooter urbano. Relaxa. Eu trocaria dentro do prazo estabelecido no manual.

O meu Lead é a cada 4K Km a troca do óleo do motor e 8K~12K o da transmissão.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

Review do Lindy 125. Não entendo p#$% nenhuma de scooter, então esse meu parecer é bem cru.

Há alguns meses eu estava passeando ali por Moema e entrei numa concessionária da Suzuki, que agora também vende Haojue e Kymco. Vi umas ofertas bem interessantes, o que me fez ter a ideia de comprar uma moto de entrada para minha esposa. Pra facilitar a vida dela achei melhor um scooter por conta do CVT.

Até agora rodamos 994,7 Km com ele.

Quando fui buscar na loja, vim num cagaço danado, achando que podia acionar o freio indevidamente, no costume da embreagem, mas o cuidado valeu, eu não caí. Dias depois levei pro DETRAN, para emplacar e peguei um pedacinho da Marginal Tietê, mas sempre cuidando pra respeitar o limite imposto pelo amaciamento. Lá no DETRAN o funcionário nem sabia onde passar o lacre, porque nunca tinha visto um scooter desse na frente. Outro funcionário deu a deixa "isso é um Burgman, só que com outro nome".

Procuro ir pro trabalho de scooter pelo menos uma vez por semana, e às vezes passeio um pouquinho no fim de semana com a minha esposa. Domingo passado fomos tomar café da manhã no posto Serra Azul. Fica a uns 70 km de casa. Fomos e voltamos bem, mas dá pra perceber que em subidas longas o bichinho perde a velocidade. Também pudera: eu e ela somamos mais de 180 kg.

Uma coisa que eu descobri, trocando ideia com um amigo dono de um Burgman com injeção eletrônica, é que o nosso Lindy tem pouca autonomia. Enquanto esse amigo faz 250 km com um tanque, o Lindy da minha esposa faz pouco mais de 150. Não sei se outros exemplares têm um comportamento similar. Acontece que o tanque já é pequeno e ainda por cima eu fui orientado durante a entrega técnica na loja, a não encher o tanque até em cima, porque tem um dispositivo para coleta de gases da gasolina (exigência da legislação brasileira) que fica dentro do tanque, na parte de cima. Se a gasolina líquida pegar nesse coletor o scooter tende a engasgar um pouco. Nunca aconteceu comigo, mas eu acredito. Então abasteço apenas até onde foi recomendado.

Esse amigo do Burgman pegou o Lindy pra dar uma voltinha e disse que sentiu o Lindy mais forte que o Burgman. Isso é uma coisa muito subjetiva esse "mais forte", porque o Lindy é novo, o Burgman não é, e pode estar com a correia desgastada, por exemplo.

Agora, já perto de completar os 1000, cheguei a dar 80 km/h no Lindy. Percebi que vai mais, se eu quiser, mas resolvi poupá-lo, mesmo porque a rigor ele não é meu, é da minha mulher.

Cheguei a passar vergonha duas vezes na hora de abastecer, porque eu não conseguia abrir o banco. No Lindy você comanda a abertura virando a chave para a esquerda, mas eu "empurrava" a chave para baixo e virava para a esquerda. Daí que nada feito. Foi um frentista que descobriu que era só virar a chave sem empurrar para baixo.

Um negócio que eu gostei foi o porta tréco atrás do escudo. Ele é aberto, então já algumas vezes eu recebo folhetos no farol ou saio da padaria com alguma coisa na mão e sem buracracia nenhuma taco no porta treco. É bem prático. O perigo é esquecer alguma coisa importante ali e alguém roubar. A solução é: se for algo importante, guardo embaixo do banco ou no baú (que já vem de série). Se for uma bobagem qualquer, ponho atrás do escudo mesmo.

Uma observação: se o seu caminho tiver muitas irregularidades, como ruas de paralelepípedos ou subidas com a pavimentação judiada por caminhões pesados, eu não recomendo o Lindy. Nessa situação ele sofre.

Dúvidas, perguntem.

Abração.
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
KDK
Novato

Mensagem por KDK »

Valeu Jucie. ;-)

[]´s
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Ontem a noite por volta de 21hs voltando para casa com possibilidade de chuva a neo me da um susto ducarai! :-?

A mola do descanso central aparentemente quebrou do nada (ficou pelo caminho, nem sei onde foi parar). O descanso começou a raspar no chao. Ficou fazendo um barulho de lata muito horrivel. O pior q foi justo numa curva logo depois de uma descida longa.

Encostei a moto e vi o que havia ocorrido. Ai foi fazer uma gambis. Prender o descanso com um pedaço de arame q sempre tenho comigo e seguir viagem ate em casa.

Vou encomendar a mola da CC e por uns 15 dias vou ter q ficar sem descanso central ate a mola chegar.
Tornado 300
gusmano
Motoqueiro

Mensagem por gusmano »

RMD escreveu:Ontem a noite por volta de 21hs voltando para casa com possibilidade de chuva a neo me da um susto ducarai! :-?

A mola do descanso central aparentemente quebrou do nada (ficou pelo caminho, nem sei onde foi parar). O descanso começou a raspar no chao. Ficou fazendo um barulho de lata muito horrivel. O pior q foi justo numa curva logo depois de uma descida longa.

Encostei a moto e vi o que havia ocorrido. Ai foi fazer uma gambis. Prender o descanso com um pedaço de arame q sempre tenho comigo e seguir viagem ate em casa.

Vou encomendar a mola da CC e por uns 15 dias vou ter q ficar sem descanso central ate a mola chegar.
A mola da minha tb está cansada. Sempre que uso ele ele não sobe inteiro, tenho que ajudar com o pé.

Abs

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
A pedido daquele que tudo vê, retirado o banner ! :-P

Intruder 125 - 01/09 -> 01/10.
Fazer 250 - 01/10 -> 11/10.
Suzuki GSX 750 F - 10/10 -> 13?.
Neo - 16/? -> 21/?.
Hymalian - 23/05 -> Atual
jcreis1959
Roda Presa

Mensagem por jcreis1959 »

gusmano escreveu:
RMD escreveu:Ontem a noite por volta de 21hs voltando para casa com possibilidade de chuva a neo me da um susto ducarai! :-?

A mola da minha tb está cansada. Sempre que uso ele ele não sobe inteiro, tenho que ajudar com o pé.

Abs

Usar WD-40 no eixo do descanso
Harley Road King classic 2005
Honda MSX 125
gusmano
Motoqueiro

Mensagem por gusmano »

No fds vou desmontar meia moto para trocar o filtro de ar + vela ..ai aproveito e vejo se o wd resolve

A pedido daquele que tudo vê, retirado o banner ! :-P

Intruder 125 - 01/09 -> 01/10.
Fazer 250 - 01/10 -> 11/10.
Suzuki GSX 750 F - 10/10 -> 13?.
Neo - 16/? -> 21/?.
Hymalian - 23/05 -> Atual
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Resolvi tentar a sorte e parar numa moto peça/oficina q tem proximo a minha casa. O cara olhou e pegou a maior mola q tinha e nao q deu certinho! R$8 e resolvi na hora.

A mola da CC sairia por R$19 e 15 dias para entrega.
Tornado 300
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

8 temers não valem nem o trabalho de encaixar essas molas. Tô pra ver treco mais difícil!
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

15 dias era o tempo q pediram pra peças da minha antiga Neo, e ainda falavam q vc tinha q deixar a peça paga...

[ ]'s
Imagem
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Kuati escreveu:15 dias era o tempo q pediram pra peças da minha antiga Neo, e ainda falavam q vc tinha q deixar a peça paga...

[ ]'s

Pelo menos pararam com isso. Eu faço o pedido por telefone mesmo. Ai qnd chega me ligam para buscar.

Agora mudando um pouco de assunto. A CC yamaha onde estou comprando peças agora é tb CC KTM, Kawasaki e acredito q ate dafra. Eu vi uma cityclass 200i sendo vendida la.

0km, R$9459 (nada a mais nem a menos).

Gostei demais do precinho desta scooter! A Neo 125 esta sendo vendido por R$8990. Sou muito mais uma cityclass. Porta treco maior, motorzinho melhor e rodas 16''. Pena ela nao estar sendo vendida qnd comprei a minha neo.
Tornado 300
Ulisses Barros
Motoqueiro

Quem ja teve, a cityclass 200, diz que é uma merda.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Cityclass não é Syn, é Dafra... fuja doido!

[ ]'s
Imagem
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

Conhecido está com uma.. menos de 20k km já deu problema na sonda lambda, trincou o escape e já trocou correias/polia
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

Anos atrás, quando ainda ninguém conhecia, vi um técnico da Porto andando num Citycom e perguntei:
- E aí? Esse scooter presta?
- Presta. Estou comprando um pra mim também. A Porto comprou mais de 100. É coisa boa.

Ontem vi um técnico da Porto Seguro rodando na Av. Henrique Schaumann de scooter elétrico. Pena que não deu pra trocar ideia dessa vez. Como eu não conheço o modelo, não sei dizer qual é.

Esses caras não dão ponto sem nó. Se colocarem dinheiro num lote grande de scooters elétricos, eu vou querer saber o modelo.
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
Responder