R1200GS - recall chegou na banânia - 2003/2011 (p.93)

Grupo de discussão geral sobre motos.
Russo
Mito

Re: R1200GS

Mensagem por Russo »

Gelous escreveu:
Marcus DT escreveu:Eu acho que faz toda a diferença, principalmente no caso da GS não-ADV, que tem o tanque pequeno. Uma diferença de 3 km/l aumenta fácil 50 kms de autonomia!
Ah sim... faz TODA a diferença uma autonomia de 50km a mais! :roll:
Na cidade, onde tem um posto de gasolina em cada esquina, não faz diferença alguma.

Mas, na estrada, rodando pelo interiorzão, faz muita diferença, pois existem por ai trechos longos (de 100 a 200 km) sem postos de abastecimento e, além disso, sempre existe a probabilidade de termos que retornar ou pegar um desvio por algum motivo.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

DanielRJ escreveu:Então não quero mais... Hehehehe
Não deixaria de ter a moto por isso, mas que é um saco, é. O velho quando viaja com outras motos (inclusive a GS normal) fica brabo de ter que ficar parando a cada 200 kms por conta da baixa autonomia. Na GSA em ritmo de viagem longa (>1000km/dia) ele para a cada 300 kms, sem medo de ficar seco. Andando a 140~160 km/h são poucas as motos que conseguem rodar 300~350 km/h sem, medo de secar.

Mas é aquilo, pra andar, até uma CG atende com maestria... mas quando o cara começa a ter certos "mimos" como cardã, autonomia de 500 kms, bauletos que somam a litragem do portamalas de um carro, troca de óleo com 10k kms, suspensões reguláveis ao toque de um dedo, proteção aerodinâmica dos pés a cabeça (nem molha), etc o referencial de exigência aumenta muito.
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Russo escreveu:
Gelous escreveu:
Marcus DT escreveu:Eu acho que faz toda a diferença, principalmente no caso da GS não-ADV, que tem o tanque pequeno. Uma diferença de 3 km/l aumenta fácil 50 kms de autonomia!
Ah sim... faz TODA a diferença uma autonomia de 50km a mais! :roll:
Na cidade, onde tem um posto de gasolina em cada esquina, não faz diferença alguma.

Mas, na estrada, rodando pelo interiorzão, faz muita diferença, pois existem por ai trechos longos (de 100 a 200 km) sem postos de abastecimento e, além disso, sempre existe a probabilidade de termos que retornar ou pegar um desvio por algum motivo.
Ah sim, Russo.

Com certeza, vc que é um motociclistica novo e inexperiente, se vai fazer uma viagem com trechos longos de 100 a 200km sem posto, em vez de planejar, vai confiar na "autonomia imaginária de 50km a mais" que 1, 3 ou 3km/l podem fazer. Tá certinho!
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Daniel, a viagem para o Atacama foi ótima! Obrigado pela lembrança.

A autonomia a mais, mesmo que seja pequena, pode fazer diferença sim. Lá no Chile, na parte do desertão, pegamos um trecho de 270 km sem postos. Já estava ciente disso, então comprei um galãozinho. Acabou não precisando, mas se tivesse ido sem planejar e a moto tivesse tanque pequeno, poderia ter me ferrado!
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Kokimoto escreveu:Daniel, a viagem para o Atacama foi ótima! Obrigado pela lembrança.

A autonomia a mais, mesmo que seja pequena, pode fazer diferença sim. Lá no Chile, na parte do desertão, pegamos um trecho de 270 km sem postos. Já estava ciente disso, então comprei um galãozinho. Acabou não precisando, mas se tivesse ido sem planejar e a moto tivesse tanque pequeno, poderia ter me ferrado!
Sem planejar, vc pode se ferrar até com um tanque de 180 litros como era da Tenere 600! :lol:
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Bem, sobre o consumo, acho que todo mundo sabe que >100hp bebe. Não é este o problema. Creio que a preocupação (legítima) do Luiz é simplesmente saber se a dele está com consumo normal, visto que consumo exagerado é sintoma de piora na saúde do motor & agregados (como já disse o jota). Portanto, nada mais natural que comparar sua motoca com outras semelhantes.

Pelo jeito, é normal o motor "novo" (pós-2010) fazer 18 andando a 120 (a do Koki e a minha fazem isto), então está aí o parâmetro estabelecido para este motor.

Quanto ao motor "antigo" (pré-2010), parece que é um pouco mais beberrão - vide valores obtidos pelo Luiz e pelo Edilson.

Relembrando que, cfe. menciona o manual (e sugere a elevada taxa de compressão), o uso de gasolina >= 91 AKI melhora tanto o desempenho quanto o comsumo.
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Rehbein
Motoqueiro

Mensagem por Rehbein »

Colaborando com informações de consumo, a minha é 2007 e faz:
100 km/h = 23 km/l
120 km/h = 20 km/l
140 km/h = 18 km/l
160 km/h = 15 km/l

Isso depois de instalar o filtro de ar K&N, antes era um pouco mais econômica.

Outro dado, o computador é pessimista, na minha ele tem indicado sempre uns 10% de diferença do consumo real (medido).

Mas o que mais importa é o índice de prazer e alegrias por litro!!! ;-)

Abraços!
"Você já abraçou sua moto hoje?"
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Rehbein escreveu:Mas o que mais importa é o índice de prazer e alegrias por litro!!! ;-)
Certamente! ;-)

Mas acho que a tua é uma RT, certo? Se for, há diferenças que favorecem um consumo menor em relação à GS (menor altura, carenagem, etc).

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Gelous escreveu:
Kokimoto escreveu:Daniel, a viagem para o Atacama foi ótima! Obrigado pela lembrança.

Sem planejar, vc pode se ferrar até com um tanque de 180 litros como era da Tenere 600! :lol:
Eu vejo a grande diferença nesses 3 litros como podendo, numa dessas, escolher um posto menos pé-de-porco na rodovia.
Mas como o Russo mencionou, às vezes erra-se o caminho, e aí um tanque com 50 kms a mais de autonomia pode mesmo fazer toda a diferença.

[ ]'s
Imagem
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Autonomia é como dinheiro: quanto mais, melhor. Mais opções se abrem... eheh

Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Gelous escreveu: Ah sim, Russo.
Com certeza, vc que é um motociclistica novo e inexperiente, se vai fazer uma viagem com trechos longos de 100 a 200km sem posto, em vez de planejar, vai confiar na "autonomia imaginária de 50km a mais" que 1, 3 ou 3km/l podem fazer. Tá certinho!
Kuati escreveu: Eu vejo a grande diferença nesses 3 litros como podendo, numa dessas, escolher um posto menos pé-de-porco na rodovia.
Mas como o Russo mencionou, às vezes erra-se o caminho, e aí um tanque com 50 kms a mais de autonomia pode mesmo fazer toda a diferença.
[ ]'s
Justamente por não ser tão novo nem tão inexperiente que eu prezo bastante a questão da autonomia.
Uma das coisas que aprendi rodando por ai é que na teoria tudo é bonito, mas na prática a conversa é outra.
O roteiro pode ser o mesmo, a estrada pode ser a mesma, mas com certeza, cada viagem será diferente e nem sempre as coisas ocorrem como planejado. Várias vezes peguei estradas interrompidas por quedas de barreiras, acidentes, manutenção, etc, tendo que retornar e/ou encontrar um desvio.

A situação que o Kuati citou também é bem comum: postos de abastecimento "boca de porco". Se você sabe que tem um pouco mais de autonomia, você toca em frente até encontrar um posto melhor.

Dois exemplos que vivenciei, com a minha motoka que tem autonomia para 270 km ( 15 L X 18 Km/L):

- de Porto Alegre ao Chui - um percurso turístico bem comum. Abasteci em Poa e toquei direto até Pelotas (260 km) onde completei o tanque. De Pelotas ao Chui são outros 260 km. Beleza... dá prá fazer o trecho com duas "tanqueadas"... só que, no meio do caminho tem o banhado do Taim e são mais ou menos 220 km de retas, sem nenhum posto de combustível entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, e qualquer anomalia no consumo ou mesmo uma mínima diferença no pescador da bomba de gasolina poderia me deixar parado por pane seca. Só não fiz o percurso com o c* na mão porque abasteci novamente perto Rio Grande, no último posto antes do Taim, colocando mais 3,5L na motoca;

- de Londrina a Castro são 274 km, o que me deu confiança para decidir tocar direto de Londrina até pelo menos Pirai do Sul sem precisar parar em postos muquifo.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Vou tentar desenhar...

Se sua moto anda 270km com um tanque, vc pode passar por imprevistos aos 250-270, e certamente 50km a mais de autonomia fariam toda a diferença.

Se sua moto anda 320km com um tanque, vc pode passar por imprevistos aos 300-320, e certamente 50km a mais de autonomia fariam toda a diferença.

Se sua moto anda 370 km com um tanque, vc pode passar por imprevistos aos 300-320, e certamente 50km a mais de autonomia fariam toda a diferença.

Concordo com o que o Mamm disse, quanto mais autonomia melhor. Sou da mesmíssima opinião.

Mas, essa autonomia tem que ser real, ou seja, vc tem que saber quantos km roda sua moto com um tanque (de modo geral, não aquele consumo extraordinário que vc conseguiu rodando acompanhando uma biz e vem aqui no forum dizer que este é o consumo da sua moto rsrsrs). Sabendo disso, tá feito, vc se programa para abastecer. Se não rola posto, leva a pet e boa! rsrsrs
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Gelous escreveu:...
Concordo com o que o Mamm disse, quanto mais autonomia melhor. Sou da mesmíssima opinião.

Mas, essa autonomia tem que ser real, ou seja, vc tem que saber quantos km roda sua moto com um tanque (de modo geral, não aquele consumo extraordinário que vc conseguiu rodando acompanhando uma biz e vem aqui no forum dizer que este é o consumo da sua moto rsrsrs).
Por isso que a cada abastecida eu tiro a média de consumo daquela viagem, não é por neura não...
DanielRJ escreveu: x2. Tá louco! Nem lembro a última vez que fiz conta de consumo na minha moto. Tenho alguns amigos que ao abastecer sacam seus celulares pra fazer conta e alimentar planilha on line com dados de consumo, temperatura, pressão, altitude..... Que neura!
Gelous escreveu:...
...Sabendo disso, tá feito, vc se programa para abastecer. Se não rola posto, leva a pet e boa! rsrsrs
Não é sempre que as coisas ocorrem como programado e também não é sempre que rola levar pet com combustível. Aliás, no Brasil isso é proibido, não vale a pena dar motivo prá polícia embaçar.

O meu critério pessoal de autonomia é bem simples e vêm da aviação: eu tenho sossego se tiver combustível suficiente para ir até o próximo posto depois do próximo posto.
É claro, nem sempre isso é possível, e nessas situações eu costumo ficar com o c* na mão.

A exceção ocorreu em 2006 quando eu estava indo para o Churrasbento/RS e ao invés de ficar com o c* namão eu fiquei na (só) mão, parei por pane seca no meio da BR116... fui salvo perlo Kamerad Klein que conseguiu tirar 1/2 de gasosa de sua YBR. Se estivesse viajando desacompanhado, o que é comum, o perrengue seria bem maior.
Imagem
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Russo, conte aí como fizeram pra passar gasolina de um tanque pra outro, dias atrás um colega ficou na estrada por pane seca tb, se tivesse como passar gasolina de um tanque pra outro economizaríamos bem uma meia hora.

[ ]'s
Imagem
murilom
Roda Presa

Mensagem por murilom »

Só um pitaco: Fiz a travessia do passo de SanFransisco de Copiapo a Fiabará. 468km com um tanque com minha GS !!! Levei 14 litros extras e não usei uma gota, apenas os 20 litros do tanque (atolando entra 21 e pouco). O computador de bordo da Gs para os ultimos litros é muito preciso, faltavam 8 km para secar. Outra oportunidade andei até ficar 3 km para secar. E em várias outras até bem proximo do limite.

120 = 18km/l => 360
140 = 16km/l => 320
150 = 15km/l => 300

Mas, que é um saco ficar parando a cada 300, eu também acho. Um dia terei uma ADV !!!

Outro pitaco: sempre levo 4 litros extras na bagagem e claro uma mangueira transparente de 1.5m para usar no caso de precisar passar de um tanque para outro (com auxilio de uma pet de 500ml)

MM
Compre peças d origem duvidosa, próxima vítima será vc, com perdas de vidas, sua, seu amigo, seu filho..

CB400 82-Sahara 96-XTE 97-XTE 02-XTR 06-DL650 09-R12 08-F8 12-TEX XC 14-CRF230 14-R12 15-XTR 06
UR set 04 - AR/CH/BO set 08 - AR/UR set 09 - US R66 set 11- UR/AR/CH out 12 - AR/CH/UR nov 14
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Kuati escreveu:Russo, conte aí como fizeram pra passar gasolina de um tanque pra outro, dias atrás um colega ficou na estrada por pane seca tb, se tivesse como passar gasolina de um tanque pra outro economizaríamos bem uma meia hora.
[ ]'s
Foi um sufoco, não tinhamos nada... percorremos o mato na beira do acostamento e a única coisa que achamos uma garrafa de refrigerante de 330 ml, toda suja por dentro... mas, se não tem tú vai tú mesmo.... eheheheheh...

Desconectamos a mangueira que desce do tanque para o carburador da YBR, colocamos um pouco de gasolina na garrafa, junto com alguns pedriscos e lavamos a garrafa com a gasolina, agitando bem... depois enxáguamos com mais um pouquinho de gasosa para, finalmente, abastercermos a CB400CR... foi uma "sessão", eheheh...

Depois disso não pego mais a estrada sem estar equipado. Por sorte arranjei uma sacola plástica que vira galão para transporte de gasolina. É bem vedada, tem uma alça resistente com 4 furos para passar os dedos e uma espécie de bico para encher/esvaziar. Vendiam isso nos postos, mas foi por pouco tempo, pois parece que proibiram e não achei mais para vender. Carrego ela dobrada dentro de uma carteira de cigarros vazia, junto com as ferramentas da moto e levo tambem uma mangueira daquelas de "chuveirinho".

Imagem

Tive que usar essa sacola parara transferir gasosa da minha motoka para a motoka do Kalixto num dos nossos acampamentos, acho que foi no Guartelá.

Entretanto, acho que um daqueles sacos de arroz de 5 kg, de plásticão grosso com um corte pequeno num dos cantos pode fazer as vezes de galão provisório.

Imagem
Imagem
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

Gelous, trouxe o assunto porque considero importante saber e ter certa segurança sobre autonomia.

Chegaram os acessórios que encomendei na Moto Point.

Escapuli do trabalho terça e quarta para levar amigos, que estavam no Nacional do XT em Jericoacoara, para a Peroba. Porvo de Brasília e Goiânia. Pareciam pintos no lixo rodando com as motos na beira da praia.

Inté
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Luiz Almeida escreveu:Porvo de Brasília e Goiânia. Pareciam pintos no lixo rodando com as motos na beira da praia.

Inté
Taí algo que nunca fiz e tenho muita vontade: rodar na beira da praia! :wsh: Certeza que ficaria vidrado também!
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

Gelous escreveu:
Luiz Almeida escreveu:Porvo de Brasília e Goiânia. Pareciam pintos no lixo rodando com as motos na beira da praia.

Inté
Taí algo que nunca fiz e tenho muita vontade: rodar na beira da praia! :wsh: Certeza que ficaria vidrado também!
Acho que já postaram vídeo no facebook. ;-)
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Macarini
Roda Presa

Mensagem por Macarini »

Kuati escreveu:
Depois disso não pego mais a estrada sem estar equipado. Por sorte arranjei uma sacola plástica que vira galão para transporte de gasolina. É bem vedada, tem uma alça resistente com 4 furos para passar os dedos e uma espécie de bico para encher/esvaziar. Vendiam isso nos postos, mas foi por pouco tempo, pois parece que proibiram e não achei mais para vender. Carrego ela dobrada dentro de uma carteira de cigarros vazia, junto com as ferramentas da moto e levo tambem uma mangueira daquelas de "chuveirinho".

Imagem

Tive que usar essa sacola parara transferir gasosa da minha motoka para a motoka do Kalixto num dos nossos acampamentos, acho que foi no Guartelá.

Imagem
Kuati , esta proibição não está valendo aqui em Goiânia , pois ainda semana passada dei socorro para a namorada e comprei no posto normalmente . Muito pratica esta sacola , senão temos que ficar procurando garrafa no lixo para poder levar gasosa ,
TIGER 955i 2004
Responder