Honda NC700X montada no Brasil - Chegou - TÓPICO ÚNICO

Grupo de discussão geral sobre motos.
Bagé
Mito

Re: A NC 700X chegou.

Mensagem por Bagé »

duca escreveu:
Bagé escreveu:Tio Russóvski, vou falar pela moto que já tive, as outras não sei...Mas a TA a 140 não tá com 6.800rpm está com 5.800, uma diferença considerável

.
eu acho que deve ser 140km/h de velocidade REAL e nao a indicada no painel........sei la....... :e131:

o painel da bandit, por exemplo é mentiroso pra carai..... :-?

duca
o da TA não mente tanto, tinha gps nela, 140 no painel, 138 no gps....Sei pq era minha velocidade preferida de viajar...Outra, mesmo que tenha diferença, não daria 1000rpm que é muita coisa...Tem coisa errada no cálculo do tio Russóvski

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Se Deus é grande, O MATO É MAIOR

Selamun Aleykun to all friends
Bonaparte
Motociclista

Mensagem por Bonaparte »

NERO escreveu:
Russo escreveu:Fiz uma simulação de desempenho da NC700X e depois comparei com os resultados que havia obtido quando fiz as simulações de desempenho da Transalp e da Versys.

PS. ... como sei que daqui a pouco vai aparecer algum xarope criticando das minhas planilhas, adianto que estou defecando enquanto caminho prá isso, eheheheh...
Russo...faz esses calculos aí pra "Nova" Falcon com seus 28 cv e a "sobra" de potência dela a 110, 120 km/h

T+
X2 ;-)
Bonaparte

Tornado e Vulcan 650
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Bagé escreveu: o da TA não mente tanto, tinha gps nela, 140 no painel, 138 no gps....Sei pq era minha velocidade preferida de viajar...Outra, mesmo que tenha diferença, não daria 1000rpm que é muita coisa...Tem coisa errada no cálculo do tio Russóvski
.
As fórmulas para cálculo do torque e da potência estão aqui e os dados que utilizei estão ai. Quem quiser que ache o erro, eheheheh...
N° de Cilindros: 2
Tipo de Motor: 4 T
Diâmetro do Pistão: 81 mm
Curso do Cilindro: 66 mm
Capacidade Cúbica: 680 cc
Potência Máxima: 60 CV
a 7.750 RPM
Torque Máximo: 6,1 kgf-m
a 5.500 RPM
Transmissão Primária
Quantidade de Marchas: 5
1ª marcha: 2,500
2ª marcha: 1,722
3ª marcha: 1,333
4ª marcha: 1,111
5ª marcha: 0,961
Relação de redução: 1,763
Transmissão Secundária
N° de dentes do pinhão: 15
N° de dentes da coroa: 47
Relação de transmissão: 3,133
Roda Traseira
Diâmetro da roda : 17 pol
Largura do Pneu: 130 mm
Altura do Pneu: 80 %
Altura do Pneu : 104 mm
Raio da roda: 215,9 mm
Circunferência da Roda: 1,849 m
carnachion escreveu:
NERO escreveu: Russo...faz esses calculos aí pra "Nova" Falcon com seus 28 cv e a "sobra" de potência dela a 110, 120 km/h
Apoiado!

Boa idéia... vouver se façor esse cálculo.

Se a Nova Falcon mantiver a mesma redução primária, as mesmas relações de marcha, a mesma relação secunaria (transmissão) e o mesmo diâmetro da roda traseira da Falcon antiga, a velocidade final será a mesma.
Não tem como ser diferente pois é só uma questão de matemática.
O que ocorrerá é que, mantidas as mesmas condições esobre as famosas CNTP, a nova Falcon será mais lenta que a velha Falcon, isto é, levará mais tempo para atiingir a mesma velocidade final.

EDITADO:

Fiz o cálculo:

A 100 km/h a Falcon velha gera 26,6 CV com 4 CV de sobra de potência e a Falcon nova gera 25 CV com 3,7 CV de potência, uma perda rendimento de 6,5%.
Na prática essa perda significa que a Nova Falcon ficará cerca de 1/2 segundo mais lenta no 0 a 100 km/h (7,8s contra 7,3s).

Agora, uma comparação com outras motos , utilizando as mesmas fórulas de cálculo:

Nova Falcon a 100 km/h..........: motor gerando 26,6 CV com sobra de 4,0 CV, torque gerado de 3,38 kgf.m e tempo de 7,8s.
Velha Falcon a 100 km/h.........: motor gerando 25,0 CV com sobra de 3,7 CV, torque gerado de 3,14 kgf.m e tempo de 7,3s.
Teneré 250 a 100 km/h..........: motor gerando 15,3 CV com sobra de 5,3CV , torque gerado de 1,70 kgf.m e tempo de 13,8s
Mirage 250 a 100 km/h..........: motor gerando 21,6 CV com sobra de 6,4CV , torque gerado de 2,14 kgf.m e tempo de 10,8s

Conclusão: mesmo sendo mais "curta" de motor que as 250, tanto a NX4 antiga quanto a nova são mais espertas que as 250, em funçao do torque adicional proporcionado pelas 150 cc a mais.

Ou seja, por favor mais cerveja e calabreza, o torque (ainda) comanda!
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Russo

Agora quero pra DL tb...hehehe

te pago uma cerveja à escolher...

abraço
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Tio Frei escreveu:Russo

abraço
Cara, o grande problema é que eu não encontrei em nenhum lugar a relação das marchas da DL para poder fazer o cálculo.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

humm

deixa eu volta pra casa que eu te passo pelo manual

semana que vem já estou no brasil
Bonaparte
Motociclista

Mensagem por Bonaparte »

Brigadão Russo!!! ;-)

Abs
Bonaparte

Tornado e Vulcan 650
DanielRJ
Dinossauro

Mensagem por DanielRJ »

Russo escreveu:
Tio Frei escreveu:Russo

abraço
Cara, o grande problema é que eu não encontrei em nenhum lugar a relação das marchas da DL para poder fazer o cálculo.
Não seja por isso. Tô com o manual aqui, anota aí:

TRANSMISSÃO
Relação de redução primária .............. 2,088 (71/34)
Engrenagens
1º ............................................. 2,461 (32/13)
2º ............................................. 1,777 (32/18)
3º ............................................. 1,380 (29/21)
4º ............................................. 1,125 (27/24)
5° ............................................. 0,961 (25/26)
6º ............................................. 0,851 (23/27)
Relação da redução final ................... 3,133 (47/15)
Sistema de transmissão ................... Corrente (DID525V8, 118 elos)

;-)
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Valeu DanielRJ... segue a tabela atualizada, com os dados da DL650:

Imagem

E de quebra, uma outra tabela onde podemos ver que os motores da DL e da Versys privilegiam o giro em detrimento do torque (pistões de maior diâmetro e menor curso), ao contrário do que ocorre com o motor da NC700X, que privilegia o torque em detrimento do giro (pistões de menor diâmetro e maior curso). JáTransalp busca uma solução intermediária, com um motor mais "quadrado".

A Transalp também utiliza uma redução primária mais alongada, o que permite que ela tenha a a mesma velocidade final que a DL e que a Versys com um câmbio de 5 marchas cujas relações são praticamente as mesmas que as das cinco primeiras marchas dos câmbios da DL e da Versys.

A NC 700X, por sua vez, além de uma redução primária longa, utiliza também relações mais longas na caixa de marcha e na relação final, permitindo um bom aproveitamento do torque que está disponível mais cedo (com menos giro).

Imagem
Imagem
Helvio
Mito

Mensagem por Helvio »

o que não é chute nessa tabela?
ou melhor dizendo, onde está a suposição inicial?
E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Helvio escreveu:o que não é chute nessa tabela?
ou melhor dizendo, onde está a suposição inicial?
Não há chute algum, só calculos matemáticos, mais ou menos do tipo assim:
RPM dividido pela redução primária dividido pela redução da marcha engrenada dividido pela relação final = número de voltas da roda X circunferência da roda = distância percorrida em 1 minuto X 60 minutos dividido por 1.000 = kilômetros por hora.

Já os cálculos do torque e da potência também são tranquilos, pois poténcia é igual a torque vezes PI vezes dois vezes o movimento angular.
Simplificando tempos que Potência = (Torque X RPM)/9549,29
fonte:Arial 12
Conhecendo a potência e a potência máximas e seus respectivos regimes de rotação é possível extrapolar o torque e a potência para cada regime de rotação em qualquer marcha engatada.

Qual é a parte que você não entendeu?
Editado pela última vez por Russo em 11 Jul 2012, 17:05, em um total de 1 vez.
Imagem
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

É que o Russo deve ter copiado os dados de alguma tabela que tá com erro, ao menos o da TA, o Hélvio também tem uma TA, sabe que tá errada essa rpm aí....

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Bagé escreveu:É que o Russo deve ter copiado os dados de alguma tabela que tá com erro, ao menos o da TA, o Hélvio também tem uma TA, sabe que tá errada essa rpm aí....
.

Putz mas que velho sarna, eheheheh...

Já passei os dados e as fórmulas... corrige aí o cálculo ao invés de ficar pentelhando....

PS. Que parte da expressão "calculos matemáticos", portanto teóricos e em condições normais de temperatura e pressão você não entende Kamerad Bagé?
Editado pela última vez por Russo em 11 Jul 2012, 17:08, em um total de 1 vez.
Imagem
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Russo escreveu:
Bagé escreveu:É que o Russo deve ter copiado os dados de alguma tabela que tá com erro, ao menos o da TA, o Hélvio também tem uma TA, sabe que tá errada essa rpm aí....
.

Já passei os dados e as fórmulas... corrige aí o cálculo ao invés de ficar pentelhando....
Não tô pentelhando seu nojento :lol: E também não tô a fim de corrigir nada :-D Só estou dizendo que tua tabela da TA tem erro, só sei dessa moto, das outras não sei
:fuck:

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Bagé escreveu:
Russo escreveu:
.

Não tô pentelhando seu nojento :lol: E também não tô a fim de corrigir nada :-D Só estou dizendo que tua tabela da TA tem erro, só sei dessa moto, das outras não sei
:fuck:

.
Bagé... olha só como eu estou preocupado se a planilha está errada ou não:

Imagem

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Imagem
Helvio
Mito

Mensagem por Helvio »

Tem alguma tese aí pra depois você começar os cálculos. Site lusitano da NCX mostra que pior consumo dela está na casa de 24km/l
Para iniciar os cálculos com a NC tem que pensar em uns 27km/l a 100km/h.

transalp no painel
100km/h ~ 4300rpm
120km/h ~ 5100rpm
140km/h ~ 6000rpm
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Ai, ai, por Jota, pelo visto teremos mais uma fodástica no pedaço... Uma moto que anda como e oferece o mesmo comportamento da USS Enterprise de Star Trek, mas consome menos e é mais prática que um iscúti.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Helvio escreveu:Tem alguma tese aí pra depois você começar os cálculos. Site lusitano da NCX mostra que pior consumo dela está na casa de 24km/l
Para iniciar os cálculos com a NC tem que pensar em uns 27km/l a 100km/h.
Quanto ao consumo, eu parti da informação que tem na Internet de um teste brazuka feito com a motoka, anunciando 30 km/L a 70 km/h constantes.
Esse consumo não me pareceu nada extraordinário, uma vez que eu havia conseguido 28 km/L a 80 km/h com a LS650 Savage e 26 km/L a 80 km/h com a 883C.
E também não podemos esquecer que nossa gasolina tem de 20 a 25% de álcool (isso oficialmente)... sem chances de comparação direta com a gasolina européia...
Helvio escreveu: transalp no painel
100km/h ~ 4300rpm
120km/h ~ 5100rpm
140km/h ~ 6000rpm
Com relação a esses valores, eu postei as informações sobre as relações de marcha e ras deduções primária e secundária da Transalp, que peguei da Internet.
Quem tiver o manual da motoca que confira esses dados...
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Saurus escreveu:Ai, ai, por Jota, pelo visto teremos mais uma fodástica no pedaço... Uma moto que anda como e oferece o mesmo comportamento da USS Enterprise de Star Trek, mas consome menos e é mais prática que um iscúti.
Ainda assim eu prefiro o meu Harlão, que tem motor de kombi, barulho de kombi, consome como uma Kombi, anda como uma Kombi e não é prática como uma Kombi...
Imagem
Helvio
Mito

Mensagem por Helvio »

Saurus escreveu:Ai, ai, por Jota, pelo visto teremos mais uma fodástica no pedaço... Uma moto que anda como e oferece o mesmo comportamento da USS Enterprise de Star Trek, mas consome menos e é mais prática que um iscúti.
Só um ponto a observar Saurus. Se o consumo dessa moto é a mesma merda das outras da mesma faixa de cilindrada, por que o fabricante faz questão de dizer o contrário?

Muito se especula, concordo, mas disponho do benefício da dúvida até fazer um teste na moto eu mesmo. ;-)

Russo, tá de parabéns pela iniciativa. ;-)
Responder