Óleo X Graxa
- crique_aqui
- Motoqueiro
Re: Óleo X Graxa
Achei meio inocência do pessoal achar que o lubrificante que vem dentro dos o'rings dura forever, e que óleo em spray tira o dito cujo.
Fala sério, é importante lubrificar a corrente com algo que penetre neles justamente para repor o que escapa devido ao movimento.
Acho eu.
crique_aqui escreveu:Achei meio inocência do pessoal achar que o lubrificante que vem dentro dos o'rings dura forever, e que óleo em spray tira o dito cujo.
Fala sério, é importante lubrificar a corrente com algo que penetre neles justamente para repor o que escapa devido ao movimento.
Acho eu.
[]'s !
O problema de alguns sprays vagabundos é ressecar o o'ring. Daí, quando ele tá ressecado, não segura mais o lubrificante.crique_aqui escreveu:Achei meio inocência do pessoal achar que o lubrificante que vem dentro dos o'rings dura forever, e que óleo em spray tira o dito cujo.
Acho eu.
Esse é o mesmo problema de usar qualquer coisa que não seja querosene para limpar a corrente. Aliás, quando usar querosene pra limpar tem que cuidar de tirar direito, bastante água. E secar direitinho. E lubrificar bem depois! -- pelo mesmo motivo: não ressecar os o'rings.
No mais, óleo em spray de qualidade não resseca o'ring, e penetra beleza. Sem problemas (exceto o cu$$$$$to! hehehehe).
Essa é a grande vantagem de usar WD40 para limpar corrente: não agride nadinha. Os LubLub da vida são suspeitíssimos. Mas é uma maneira bem cara de limpar a corrente, viu. Ainda fico com o bom e velho querosene.
Lembrando que WD40, no nosso caso, não servem para lubrificar a corrente. São finos demais para lubrificar por tempo prolongado. Possuem aditivos que retiram a "crosta", servindo para fazer o "trabalho sujo". Depois de aplicá-los, basta secar e aplicar o lubrificante de sua preferência (óleo, graxa, Repsol, Motul ou sei lá).
Aliás, óleo Singer não serve pelo mesmo motivo. Muito fino.
ps: até o momento, to gostando do esquema óleo 90 + pincel.
coloquei óleo 90 num vidro de adoçante vazio (Adoçyl eu acho HEHEHEHE). Furei o bico com uma furadeira, para alargar um pouquiiiinho - pingava muito pouco!.
Antes de mais nada, coloca um jornal embaixo.
Gira a roda espalhando óleo 90. Em seguida, gira a roda passando o pincel, espalhando bem. Se fizer assim, o óleo espalha direitinho. A corrente fica bem lubrificada e não pinga uma gota!
Gostei mais do que a graxa. Dá um pouco menos de trabalho também.
O vidro de adoçyl (olha o jabá! hehe) também é prático para viagens - não vaza uma gotinha sequer. É só botar em algum lugar que não fique 350kg em cima dele e tá tranquilo.
Agora vou ver como fica a sujeira na roda. Mas, pelo menos para mim, se não pingar no universo tá valendo, ainda que suje a roda: a facilidade de limpar a corrente compensa.
Eu adoro esse assunto. Manutenção preventiva é a coisa mais legal do mundo
[]s!
orgulho de ser CGzeiro!
- SPEED RACER
- Mito
Sujeira qqr coisa faz, uso óleo 140 e lavo a moto mais vezes
lubrifico religiosamente 1x p/semana ou a cada 200km!
Editado pela última vez por SPEED RACER em 21 Out 2008, 16:00, em um total de 1 vez.
B-King Of The Urban Jungle
jabsb escreveu:O problema de alguns sprays vagabundos é ressecar o o'ring. Daí, quando ele tá ressecado, não segura mais o lubrificante.
Esse é o mesmo problema de usar qualquer coisa que não seja querosene para limpar a corrente. Aliás, quando usar querosene pra limpar tem que cuidar de tirar direito, bastante água. E secar direitinho. E lubrificar bem depois! -- pelo mesmo motivo: não ressecar os o'rings.
No mais, óleo em spray de qualidade não resseca o'ring, e penetra beleza. Sem problemas (exceto o cu$$$$$to! hehehehe).
Essa é a grande vantagem de usar WD40 para limpar corrente: não agride nadinha. Os LubLub da vida são suspeitíssimos. Mas é uma maneira bem cara de limpar a corrente, viu. Ainda fico com o bom e velho querosene.![]()
Óleo Singer só para motor da GS... recomendado pela fábrica.jabsb escreveu:Aliás, óleo Singer não serve pelo mesmo motivo. Muito fino. []s!
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
De Biz na Patagônia 2013
Outro óleo bom e que é uma meleca é o óleo de caixa das novasSPEED RACER escreveu:Sujeira qqr coisa faz, uso óleo 140 e lavo a moto mais vezeslubrifico religiosamente 1x p/semana ou a cada 200km!
Blazers da GM... óleo original... a coisa é muito boa, já aproveitei
para comprar um litro aqui em Erechim... depois é só colocar em
alguma embalagem menor e de fácil aplicação... resolvido o
problema de lubrificação na corrente... detalhe: gruda mesmo...
Fui...
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
De Biz na Patagônia 2013
SPEED RACER escreveu:Sujeira qqr coisa faz, uso óleo 140 e lavo a moto mais vezeslubrifico religiosamente 1x p/semana ou a cada 200km!
Graxa branca se você aplica com o pincelzinho não suja nada nada nada! Já peguei estrada e tudo: a roda fica brilhante!
Em relação ao meu teste com o óleo 90: dei uma voltinha com a motoca agora e não voou óleo na roda não. Mas preciso testar mais.
Quanto custa Spidi? Tem as especificações aí?Spidi XX escreveu:Outro óleo bom e que é uma meleca é o óleo de caixa das novas
Fui...
Bota no vidrinho de adoçante ADOÇYL, não tem melhor! A tampinha é rosqueável e tudo, e ainda veda bem quando fecha!
orgulho de ser CGzeiro!
O Spidi, ja testou o oleo da Bardahl, é uma meleca tbem e dura muito, ja rodei 900km direto e não secou.... e mais custa uns 5 ou 6 pilas.Spidi XX escreveu:Outro óleo bom e que é uma meleca é o óleo de caixa das novasSPEED RACER escreveu:Sujeira qqr coisa faz, uso óleo 140 e lavo a moto mais vezeslubrifico religiosamente 1x p/semana ou a cada 200km!
Fui...
Desde que abandonei a graxa branca uso ele e não tenho o que reclamar..
Editado pela última vez por Joel em 21 Out 2008, 17:21, em um total de 2 vezes.
Tudo que me desejares, que recebas em dobro...
O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos. Provérbio chinês
http://eDeMoto.blogspot.com
O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos. Provérbio chinês
Uma ocasião inventei de lavar a corrente com querosene como dizia no manual. E também inventei de limpar a caixa do pinhão.
NUNCA MAIS! Eita sujeirada visão do inferno!
Isso foi em 1977, minha primeira moto. Depois disso, nunca mais limpei corrente coisa nenhuma, muito menos caixa de pinhão. E isso que tive mais 17 motos depois daquela. VTNC, é sujeira demais! Tenho mais o que fazer, andar de moto, por exemplo.
Já tentei um monte de cacarecos para lubrificar corrente. Sempre volto ao óleo 90 que se aplicado aos poucos (coloca, roda alguns Km, coloca de novo, etc.), não faz lambuzeira. Ponho óleo suficiente para jogar pela tangente a sujeirada da corrente, e tipo uma semana depois, lavo a moto limpando com querosene o que fica na roda e nos descansos. E essa lubrificação é de vez em quando, se é para ficar lubrificando a toda hora e limpando corrente, compro um Burgman.
Eu sou o pentelho para limpar moto, sou capaz de buscar um paninho em casa para tirar uma sujeira de 1 mm.
Mas limpeza de corrente e lubrificação constante é coisa que eu passo direto.
NUNCA MAIS! Eita sujeirada visão do inferno!
Isso foi em 1977, minha primeira moto. Depois disso, nunca mais limpei corrente coisa nenhuma, muito menos caixa de pinhão. E isso que tive mais 17 motos depois daquela. VTNC, é sujeira demais! Tenho mais o que fazer, andar de moto, por exemplo.
Já tentei um monte de cacarecos para lubrificar corrente. Sempre volto ao óleo 90 que se aplicado aos poucos (coloca, roda alguns Km, coloca de novo, etc.), não faz lambuzeira. Ponho óleo suficiente para jogar pela tangente a sujeirada da corrente, e tipo uma semana depois, lavo a moto limpando com querosene o que fica na roda e nos descansos. E essa lubrificação é de vez em quando, se é para ficar lubrificando a toda hora e limpando corrente, compro um Burgman.
Eu sou o pentelho para limpar moto, sou capaz de buscar um paninho em casa para tirar uma sujeira de 1 mm.
Mas limpeza de corrente e lubrificação constante é coisa que eu passo direto.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
Discordo, já coloquei só um pentelhésimo de graxa branca, aplicada com escova de dentes do meu irmão, ficou bemmm ralinho, e mesmo assim em alta na GS suja mais que vaca na lamajabsb escreveu:![]()
Graxa branca se você aplica com o pincelzinho não suja nada nada nada! Já peguei estrada e tudo: a roda fica brilhante!
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM
Atual: MSM
Spidi XX escreveu: Óleo Singer só para motor da GS... recomendado pela fábrica.
Sebo de vaca aplicado com o dedão!

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Unico problema deste produto é a cachorrada atraz da moto..Russo escreveu:Sebo de vaca aplicado com o dedão!
Tudo que me desejares, que recebas em dobro...
Mesmo esquema q eu faço, mas ao invés de um pincel eu uso escova de dente. É até gostoso fazer isso, meio que terapêutico heheh. Tava sentindo falta disso pq a Neo é correia igual Haaarrrrrleeeeeey.jabsb escreveu:ps: até o momento, to gostando do esquema óleo 90 + pincel.
coloquei óleo 90 num vidro de adoçante vazio (Adoçyl eu acho HEHEHEHE). Furei o bico com uma furadeira, para alargar um pouquiiiinho - pingava muito pouco!.
Antes de mais nada, coloca um jornal embaixo.
Gira a roda espalhando óleo 90. Em seguida, gira a roda passando o pincel, espalhando bem. Se fizer assim, o óleo espalha direitinho. A corrente fica bem lubrificada e não pinga uma gota!
[]s!
Ainda bem que a CB tem cavalete, se não tivesse teria de comprar aqueles roller não sei o quê ou um cavalete externo.
Gostei desse aí, deve ser bom produto. Parece q é específico pra corrente, aí simJoel escreveu:O Spidi, ja testou o oleo da Bardahl, é uma meleca tbem e dura muito, ja rodei 900km direto e não secou.... e mais custa uns 5 ou 6 pilas.
Desde que abandonei a graxa branca uso ele e não tenho o que reclamar..
Se eu não tivesse MUITO Óleo 90 pra gastar ainda por aqui, testaria esse aí. Mas acho que fico uns dois anos sem comprar nada diferente.
[ ]'s

Óleo 90 e graxa tem uma vantagem BOA em relação a qualquer produto "específico": custo.
Esses sprayzinhos e óleozinhos mais refinados tem uma propriedade interessante... é só escrever "para corrente de motocicletas" que já passa uma linda CBR/R1/afins na cabeça do fabricante, e tome gordura no preço do maldito produto.
Esses sprayzinhos e óleozinhos mais refinados tem uma propriedade interessante... é só escrever "para corrente de motocicletas" que já passa uma linda CBR/R1/afins na cabeça do fabricante, e tome gordura no preço do maldito produto.
orgulho de ser CGzeiro!
- SPEED RACER
- Mito
jabsb escreveu:SPEED RACER escreveu:Sujeira qqr coisa faz, uso óleo 140 e lavo a moto mais vezeslubrifico religiosamente 1x p/semana ou a cada 200km!
![]()
Em relação ao meu teste com o óleo 90: dei uma voltinha com a motoca agora e não voou óleo na roda não. Mas preciso testar mais.
Quanto custa Spidi? Tem as especificações aí?Spidi XX escreveu:Outro óleo bom e que é uma meleca é o óleo de caixa das novas
Fui...
Bota no vidrinho de adoçante ADOÇYL, não tem melhor! A tampinha é rosqueável e tudo, e ainda veda bem quando fecha!
Vai por mim, graxa não penetra nos lugares mais intimos
Outra coisa que nunca mais faço é ficar lavando a corrente, eu lavo com o proprio óleo, de tanto eu passar oleo ela fica sempre limpa.
Abraço
B-King Of The Urban Jungle
Então... voltando da rua agora, grata surpresa:SPEED RACER escreveu:jabsb escreveu:SPEED RACER escreveu:Sujeira qqr coisa faz, uso óleo 140 e lavo a moto mais vezeslubrifico religiosamente 1x p/semana ou a cada 200km!
![]()
Fui...
Vai por mim, graxa não penetra nos lugares mais intimosda corrente , fica mal lubrificada e estraga logo.
Outra coisa que nunca mais faço é ficar lavando a corrente, eu lavo com o proprio óleo, de tanto eu passar oleo ela fica sempre limpa.
Abraço
passando o óleo do jeito que descrevi, ZERO pingos no chão. Nem vou falar da roda, pois estava suja antes (tem algum tempo que não lavo a moto). Não sei dizer se é óleo ou não, mas seguramente não é aquela nojeira de antigamente.
Devo ficar com o óleo por uns tempos.
orgulho de ser CGzeiro!
Concordo, ficar lavando corrente é igual lavar motor de carro, fica bonitinho mas não faz bem.SPEED RACER escreveu:Vai por mim, graxa não penetra nos lugares mais intimosda corrente , fica mal lubrificada e estraga logo.
Abraço
Passa sempre óleo ou similares que tá de boa. Graxa é cocô.
[ ]'s