Como explicar pro teu filho que ele não é o HIGHLANDER?
Re: Como explicar pro teu filho que ele não é o HIGHLANDER?
A potência extra de uma 250cc pòde salvar a vida, tá. Mas com ela, dá pra brincar de peguinha com bem mais desenvoltura também...
Miolo mole usa qualquer argumento pra tocar o terror.
O ideal MESMO é mobilete na roça, cedo. Deixa o moleque zonear a vontade. Depois que eu parei pra pensar, foi lá que eu tomei uns tombos *muito* idiotas e aprendi a respeitar veículos motorizados. Aliás, não só de mobilete, mas de bicicleta também. Tomei um tombão que me desifigurou uma vez.
[]s
Miolo mole usa qualquer argumento pra tocar o terror.
O ideal MESMO é mobilete na roça, cedo. Deixa o moleque zonear a vontade. Depois que eu parei pra pensar, foi lá que eu tomei uns tombos *muito* idiotas e aprendi a respeitar veículos motorizados. Aliás, não só de mobilete, mas de bicicleta também. Tomei um tombão que me desifigurou uma vez.
[]s
orgulho de ser CGzeiro!
- fernando-ric
- Roda Presa
Acho que estamos sendo extremamente tendenciosos à nossa história
Quem começou com 50cc ou similar está defendendo as motos mais fracas pra iniciantes
Quem começou com 250cc ou superior está dizendo que não há problema algum em dar uma moto mais potente pra um iniciante, desde que ele tenha cabeça
Mas vamos tentar ser imparciais: até que limite é razoável pra um novatão? Daqueles que mal aprendeu a freiar?
100cc? 150cc? 200cc? 250cc? 400cc? 500cc? 750cc?
Eu acho 150cc. Limite extremo. Ou pra quem preferir em potência, uns 15 CV.
Mas é só minha opinião
Quem começou com 50cc ou similar está defendendo as motos mais fracas pra iniciantes
Quem começou com 250cc ou superior está dizendo que não há problema algum em dar uma moto mais potente pra um iniciante, desde que ele tenha cabeça
Mas vamos tentar ser imparciais: até que limite é razoável pra um novatão? Daqueles que mal aprendeu a freiar?
Eu acho 150cc. Limite extremo. Ou pra quem preferir em potência, uns 15 CV.
Mas é só minha opinião
Só de carro
Ex: C100, CBX 200, NX 350, XLX 350R
fernando, eu to pensando no meu irmão andando na garupa da XT 600, no dia em que a Fernanda me emprestou a dela.
Primeira arrancada que eu dei, o moleque quase ficou sem ambos os olhos.
- Ele estava na GARUPA!
É mais ou menos a mesma coisa. Já pensou se ele estivesse pilotando o trator?
[]s
Primeira arrancada que eu dei, o moleque quase ficou sem ambos os olhos.
[]s
orgulho de ser CGzeiro!
- fernando-ric
- Roda Presa
Também, se eu já acho a XLX 350 um pouco "tratoriana", fico imaginando uma XT 600jabsb escreveu:fernando, eu to pensando no meu irmão andando na garupa da XT 600, no dia em que a Fernanda me emprestou a dela.
Primeira arrancada que eu dei, o moleque quase ficou sem ambos os olhos.- Ele estava na GARUPA!
[]s
Só de carro
- DirtAction
- Motociclista
dependeeeeeee de muita coisaaaaaa
tem cara q pega uma 150 e se mata...
tem cara q pega uma 500 e ta feliz da vida!
tudo esta dentro da cuca do camarada!
vai de criação, informação etc...nao da pra generalizar por idade...
tem cara q pega uma 150 e se mata...
tem cara q pega uma 500 e ta feliz da vida!
tudo esta dentro da cuca do camarada!
vai de criação, informação etc...nao da pra generalizar por idade...
Fernando, eu "votaria" nos 100cc. Aliás, o mercado já até oferece essas motocas ( Dafra e Sundown ), sem falar nas scooters que acho bem adequadas também.fernando-ric escreveu:Acho que estamos sendo extremamente tendenciosos à nossa história
Acho que o CTB deveria ser reformado para obrigar também um tempo mínimo ( sei lá, uns 6 meses talvez ) com essa cilindrada. Se Habillitação já é provisória no primeiro ano, eu acrescentaria ainda aquele antigo modelo de três tipos de habilitação ( A1, A2 e A3 ) conforme a cilindrada/porte da moto.
ai mestre Pretti, disse exatamente o que gostaria de dizer mas achei que não iriam conhecer, então veja, a categoria da minha primeira habilitação era PFC, lembra??pretti escreveu:Fernando, eu "votaria" nos 100cc. Aliás, o mercado já até oferece essas motocas ( Dafra e Sundown ), sem falar nas scooters que acho bem adequadas também.fernando-ric escreveu:Acho que estamos sendo extremamente tendenciosos à nossa história
Acho que o CTB deveria ser reformado para obrigar também um tempo mínimo ( sei lá, uns 6 meses talvez ) com essa cilindrada. Se Habillitação já é provisória no primeiro ano, eu acrescentaria ainda aquele antigo modelo de três tipos de habilitação ( A1, A2 e A3 ) conforme a cilindrada/porte da moto.
tem que controlar mesmo os cabaços, me desculpe, os novatos...
Colega, a minha carteria era A2 e minha primeira moto aos 15 anos de idade, ainda sem habilitação, foi uma Mobylete ou Puch ( eram a mesma coisa??? ) de um primo meu que era de uso comumwfescolar escreveu:ai mestre Pretti, disse exatamente o que gostaria de dizer mas achei que não iriam conhecer, então veja, a categoria da minha primeira habilitação era PFC, lembra??pretti escreveu:Fernando, eu "votaria" nos 100cc. Aliás, o mercado já até oferece essas motocas ( Dafra e Sundown ), sem falar nas scooters que acho bem adequadas também.fernando-ric escreveu:Acho que estamos sendo extremamente tendenciosos à nossa história
Acho que o CTB deveria ser reformado para obrigar também um tempo mínimo ( sei lá, uns 6 meses talvez ) com essa cilindrada. Se Habillitação já é provisória no primeiro ano, eu acrescentaria ainda aquele antigo modelo de três tipos de habilitação ( A1, A2 e A3 ) conforme a cilindrada/porte da moto.![]()
tem que controlar mesmo os cabaços, me desculpe, os novatos...![]()
A minha primeira moto já habilitado, com 18 anos de idade, foi uma DT 180 5 marchas japonesa, usada, claro...
é isso ai, tô ligado, depois já em 81 minha carta mudou de categoria, com a mudança do Código de Trânsito ela foi para A3/D, faz tempo isso, hoje é somente A/E, ma legal, então vc conhece os tempos das antigas.............. boa mestre at+++++++++pretti escreveu:Colega, a minha carteria era A2 e minha primeira moto aos 15 anos de idade, ainda sem habilitação, foi uma Mobylete ou Puch ( eram a mesma coisa??? ) de um primo meu que era de uso comumwfescolar escreveu:ai mestre Pretti, disse exatamente o que gostaria de dizer mas achei que não iriam conhecer, então veja, a categoria da minha primeira habilitação era PFC, lembra??pretti escreveu:Fernando, eu "votaria" nos 100cc. Aliás, o mercado já até oferece essas motocas ( Dafra e Sundown ), sem falar nas scooters que acho bem adequadas também.fernando-ric escreveu:Acho que estamos sendo extremamente tendenciosos à nossa história
Acho que o CTB deveria ser reformado para obrigar também um tempo mínimo ( sei lá, uns 6 meses talvez ) com essa cilindrada. Se Habillitação já é provisória no primeiro ano, eu acrescentaria ainda aquele antigo modelo de três tipos de habilitação ( A1, A2 e A3 ) conforme a cilindrada/porte da moto.![]()
tem que controlar mesmo os cabaços, me desculpe, os novatos...![]()
![]()
, mas ainda assim só no interior, longe do trânsito da cidade grande.
A minha primeira moto já habilitado, com 18 anos de idade, foi uma DT 180 5 marchas japonesa, usada, claro...
abraços
PS: quando vem novamente a sampa, lembra a gente para a visita a general certo??
- HighLander
- Roda Presa
Não, eram concorrentes, na verdade. A Mobylete era fabricada pela Caloi, enquanto a Puch era fabricada sob licença da austríaca Puch Motorcycles.pretti escreveu:... foi uma Mobylete ou Puch ( eram a mesma coisa??? )
O que não entendo é o pessoal falando que é perigoso começar com moto grande mas pelo que vi a maioria começou com pequena mas novos e sem carteira! O que será mais perigoso? uma 50 na mão de um pivete de 15/14 anos ou uma 250 na mão de um cara de 19/20?
Soh explicar minha situação, meu pai pensa igual a maioria aqui(que eu deveria começar com uma 125/150) agente discutiu bastante e consegui convencer ele com bons argumentos que a 250 seria melhor pra minha situação então entramos no acordo que ele pagaria o equivalente a uma titan e eu pagaria a diferença pra ter uma lander x!
Soh pra constar, eu ando cerca de 70km ou mais por dia sendo que mais da metade é na BR subindo e descendo morro(e poe subir e descer morro nisso) peso na faixa de 110kg!
O que vocês acham? é mais seguro uma 125/150 ou 250?
Foi mal, mas com carro a galera ja não me respeita e vai me empurrando na estrada, imagina com moto...
Soh explicar minha situação, meu pai pensa igual a maioria aqui(que eu deveria começar com uma 125/150) agente discutiu bastante e consegui convencer ele com bons argumentos que a 250 seria melhor pra minha situação então entramos no acordo que ele pagaria o equivalente a uma titan e eu pagaria a diferença pra ter uma lander x!
Soh pra constar, eu ando cerca de 70km ou mais por dia sendo que mais da metade é na BR subindo e descendo morro(e poe subir e descer morro nisso) peso na faixa de 110kg!
Foi mal, mas com carro a galera ja não me respeita e vai me empurrando na estrada, imagina com moto...

Pivete?TatoPetry escreveu:O que não entendo é o pessoal falando que é perigoso começar com moto grande mas pelo que vi a maioria começou com pequena mas novos e sem carteira! O que será mais perigoso? uma 50 na mão de um pivete de 15/14 anos ou uma 250 na mão de um cara de 19/20?
Rapaz... eu comecei a dirigir com 16 anos, com meu pai do lado. Aaaaah se eu pivetetasse, se eu aprontasse, o chinelo ia comer solto, pode crer.
Era bem melhor assim.
Tu acha que hoje é que é bom, CFC ensinando o troço meia sola "pra inglês ver" e negozinho que se vire no trânsito selva salve-se quem puder? É a maior picaretagem.
É uma das coisas mais hipócritas que existe hoje na legislação de trânsito, essa coisa de guri não poder pegar em carro/moto em hipótese alguma.
Eu acho que tu ia tirar qualquer uma delas de letra no final das contas. Mais importante é saber pilotar direito.TatoPetry escreveu:Soh explicar minha situação, meu pai pensa igual a maioria aqui(que eu deveria começar com uma 125/150) agente discutiu bastante e consegui convencer ele com bons argumentos que a 250 seria melhor pra minha situação então entramos no acordo que ele pagaria o equivalente a uma titan e eu pagaria a diferença pra ter uma lander x!
O legal de começar por baixo ao meu ver é ser forçado a tirar leite de pedra. Depois que tu te acostuma com uma 250cc, se um dia tu sentar numa 125cc tu não vai te entender com ela de jeito nenhum. Frenagem então, nem se fala. É tudo bem diferente.
A gente vai trocando uma idéia com a máquina. Até minha primeira moto, uma Yes, que tinha freio dianteiro a disco, me deixou mal acostumado. Quando peguei a CG 150 KS tomei bucha do freio dianteiro a tambor...
Não to dizendo que tu tem que pegar uma chinesa para "aprender a sofrer", não é nada disso. É mais para ilustrar o ponto: tem um manejo de motor/freios que em uma 125cc se é obrigado a fazer diariamente e a medida em que a cilindrada aumenta você sente com mais naturalidade, pois é menos necessário. A moto maior... bem, a moto maior anda mais e freia mais, ué.
Dá pra aprender em uma moto maior? Sem dúvida. Mas a 125cc te ensina bem mais. Bem mais. E em menos tempo.
E eu, pelo menos, tenho certo temor às limitações da máquina. Tendo a ousar bem mais com a Tornado do que com a Hunter, por razões mais do que óbvias. As implicações práticas disso para um novato são claríssimas.
Tira a moto da frente, simples assim. Tu não vai peitar SCANIA te tirando da rodovia nem de SS se tu não tiver pra onde correr.TatoPetry escreveu:Foi mal, mas com carro a galera ja não me respeita e vai me empurrando na estrada, imagina com moto...
Editado pela última vez por jabsb em 28 Set 2008, 01:29, em um total de 4 vezes.
orgulho de ser CGzeiro!
A Mobyllete veio primeiro com algumas francesas e depois a Caloi as montou e nacionalizou.
As MaxiPuch eram austríacas e posteriormente a Motovi da Amazonia as montou em regime CKD.
Tivemos as Piaggio Boxer 50 italiana que era outa versão deste ciclomotores.
Todas foram a diversão da molecada e ótima aprendizagem.
Aliás, alguns desciam o Alto da Boa Vista em velocidade bem alta, era até difícil de acompanhar nas curvas.
Boas épocas.
Um abraço,
Kleber
As MaxiPuch eram austríacas e posteriormente a Motovi da Amazonia as montou em regime CKD.
Tivemos as Piaggio Boxer 50 italiana que era outa versão deste ciclomotores.
Todas foram a diversão da molecada e ótima aprendizagem.
Aliás, alguns desciam o Alto da Boa Vista em velocidade bem alta, era até difícil de acompanhar nas curvas.
Boas épocas.
Um abraço,
Kleber
HighLander escreveu:Não, eram concorrentes, na verdade. A Mobylete era fabricada pela Caloi, enquanto a Puch era fabricada sob licença da austríaca Puch Motorcycles.pretti escreveu:... foi uma Mobylete ou Puch ( eram a mesma coisa??? )
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.
In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
- HighLander
- Roda Presa
Ô Kleber, disfarça...
Acho que tamo ficando véio.

Acho que tamo ficando véio.
É bom começar a pensar nisso com carinho, hehehehehe...HighLander escreveu:Ô Kleber, disfarça...
Acho que tamo ficando véio.![]()
![]()
![]()
orgulho de ser CGzeiro!
Jabsb, tem pivetes e pivetes... convenhamos e mais facil um mlq de 15 anos fazer merda com uma 50cc do que um de 19/20 fazer merda com uma 250(o que não impede de ter exeções), com o pai do lado eu não vejo problema algum como no teu caso afinal, não é soh dar a moto tem que ensinar o filho a ter responsabilidade pra usa-la!
Cara Não sei se vc ja veio pras bandas de sobradinho mas tem umas subidas aqui(principalmente depois do radar dos condominios que vc tem que reduzir pra 60 e em seguida retomar rapido por causa de uma subida muito ingreme) se tentar subir pela direita corre o risco de ficar atraz de um caminhão a 20 por hora sem chance de ultrapassagem(ainda mais numa 125 que comigo em cima e em uma subida dessas ela não retoma velocidade pra ultrapassar), se for pela esquerda vai ser empurrado por alguns carros(acontece muito comigo com o fiesta Imagina eu numa 125) e se tentar ir pela faixa corre o risco de ficar no ponto cego dos 4 patas!
Resumindo o que vc acha mais seguro? ficar atraz de um caminhão carregado de coisa a 20 por hora em uma subida ingreme? Ou ter uma moto 250 que tem uma boa retomada de velocidade e força pra te levar pela esquerda sem ser empurrado?
Esse é soh um dos trechos ainda tem outros até piores, detalhe que eu passo por isso todos os dias!
Agora seja sincero Jabsb, se vc fosse comprar sua primeira moto hj e tive-se condições de comprar a tornado ou outra 250, vc compraria uma 100/125/150?
Cara Não sei se vc ja veio pras bandas de sobradinho mas tem umas subidas aqui(principalmente depois do radar dos condominios que vc tem que reduzir pra 60 e em seguida retomar rapido por causa de uma subida muito ingreme) se tentar subir pela direita corre o risco de ficar atraz de um caminhão a 20 por hora sem chance de ultrapassagem(ainda mais numa 125 que comigo em cima e em uma subida dessas ela não retoma velocidade pra ultrapassar), se for pela esquerda vai ser empurrado por alguns carros(acontece muito comigo com o fiesta Imagina eu numa 125) e se tentar ir pela faixa corre o risco de ficar no ponto cego dos 4 patas!
Resumindo o que vc acha mais seguro? ficar atraz de um caminhão carregado de coisa a 20 por hora em uma subida ingreme? Ou ter uma moto 250 que tem uma boa retomada de velocidade e força pra te levar pela esquerda sem ser empurrado?
Esse é soh um dos trechos ainda tem outros até piores, detalhe que eu passo por isso todos os dias!
Agora seja sincero Jabsb, se vc fosse comprar sua primeira moto hj e tive-se condições de comprar a tornado ou outra 250, vc compraria uma 100/125/150?

- Fred GS500
- Roda Presa
Concordo em parte. Depende muito da maturidade do piloto, também.
Eu mesmo comecei com 250cc, passei pra 400cc e agora estou de 600cc.
Comecei com 29 anos e hoje tenho 32.
Eu mesmo comecei com 250cc, passei pra 400cc e agora estou de 600cc.
Comecei com 29 anos e hoje tenho 32.
Eu to ligado. Eu fui pra lá testar a Hunter quando ALONGUEI a relaçãoTatoPetry escreveu:Jabsb, tem pivetes e pivetes... convenhamos e mais facil um mlq de 15 anos fazer merda com uma 50cc do que um de 19/20 fazer merda com uma 250(o que não impede de ter exeções), com o pai do lado eu não vejo problema algum como no teu caso afinal, não é soh dar a moto tem que ensinar o filho a ter responsabilidade pra usa-la!
Antes de alongar, na hora de uma subida, a quinta marcha era muito curta, e a quarta era muito longa. Depois que alonguei, a quarta ficou perfeita!
Ia ter sido interessante viajar nela assim pro Churrastiba...
Eu acho que tem que saber lidar com ambas as situações!TatoPetry escreveu:Resumindo o que vc acha mais seguro? ficar atraz de um caminhão carregado de coisa a 20 por hora em uma subida ingreme? Ou ter uma moto 250 que tem uma boa retomada de velocidade e força pra te levar pela esquerda sem ser empurrado?
Mas eu sou teimoso, hehehehehe.
Compraria a 125cc.TatoPetry escreveu:Esse é soh um dos trechos ainda tem outros até piores, detalhe que eu passo por isso todos os dias!
1) eu não sabia se gostava de moto.
2) eu queria economizar gasolina
3) em caso de quedas, o preju é menor (tá, eu não sabia que a Yes era uma exceção feroz a essa regra
4) eu gosto de bicicleta
Tato, nós estamos tentando chegar a regras gerais. Teu caso é específico.
Se você acha que uma 250cc vai lhe trazer mais segurança no teu trajeto diário, e tens condições de adquiri-la, vá em frente.
Pelo menos você consegue justificar a compra com argumentos muito mais sólidos do que a maioria dos "pivetes"... hehehehehehe. Poderias querer dar "ralo em CG".
Sacou a diferença?
[]s
orgulho de ser CGzeiro!
- dnunes
- Motociclista
- Contato:
. . Vale sempre lembrar que estamos falando de *motos*, então as customs não entram na conta aqui
Falando sério: as custom têm torcão e muita cilindrada, mas normalmente ninguém alucina numa dessas. Quem compra custom curte a paisagem, além de ter a vantagem do centro de gravidade e a facilidade de pilotar. Acho que numa Custom o grande problema pra um iniciante seria o peso, não a potência.
. . Eu comecei em bicicletas e por muito tempo fiquei nelas. Alucinava feito um louco e me estabaquei feio um monte de vezes. Não sei como nunca quebrei nada.
. . Quando já tinha juízo comecei a pegar a 150 da minha irmã. Fiz besteira também, mas tive sorte e nunca me acidentei, pelo menos. Hoje já tenho uma cabeça melhor e uma experiência maior, então dá pra andar de 500cc sem problemas. Daqui a uns tempos eu faço curso, aprendo a pilotar direito e parto pra uma 4 canecos (ainda não vai ser uma esportiva...).
. . Eu comecei em bicicletas e por muito tempo fiquei nelas. Alucinava feito um louco e me estabaquei feio um monte de vezes. Não sei como nunca quebrei nada.
. . Quando já tinha juízo comecei a pegar a 150 da minha irmã. Fiz besteira também, mas tive sorte e nunca me acidentei, pelo menos. Hoje já tenho uma cabeça melhor e uma experiência maior, então dá pra andar de 500cc sem problemas. Daqui a uns tempos eu faço curso, aprendo a pilotar direito e parto pra uma 4 canecos (ainda não vai ser uma esportiva...).
diego nunes
http://dnun.es.
http://dnun.es.
- Henrique Marmota
- Motoqueiro
O Jabsb, concordo que uma 125 ENSINA MAIS. Ensina pq é mais chata, ensina a lidar com carburador, partida kick, afogador, freio a tambor, torneirinha.
Mas é exatamente por isos que é MENOS SEGURA. Ensinar, ensina, mas pode acabar ensinando empiricamente, e é justamente o gosto do asfalto que queremos evitar né?
Quanto a 250 dar pra brincar de peguinha eu digo uma coisa: Em 4 anos, já vi muuuito mais peguinha de Titan do que de Tw ou FZ. Pq? Pq a cada sinal tem 10 mlk de 125. Daí basta que apenas dois deles não tenha cabeça para começar a provocação. Daí o rapaz começa, tirar filtro de ar, botar escape "esportivo", etc. pra ganhar 0,23486Km/h, começa a procurar como fazer a titan dele andar mais na internet, troca idéia com povinho sem cabeça... ao passo q com uma moto maior, as provocações são menores. Eu lembro, qdo tinha a strada era uma coisa de loko. A cada sinal q tinha uma titan mexida vinha provocação (às quais cedi algumas vezes). hj de fazer, raramente alguem numa TW ou em outra fazer vem fazer graça. Beeeeem raramente....
E por fim, na hora de parar a Fz a 90km/jh ou a Titanzinha a 80Km/h...
Mas é exatamente por isos que é MENOS SEGURA. Ensinar, ensina, mas pode acabar ensinando empiricamente, e é justamente o gosto do asfalto que queremos evitar né?
Quanto a 250 dar pra brincar de peguinha eu digo uma coisa: Em 4 anos, já vi muuuito mais peguinha de Titan do que de Tw ou FZ. Pq? Pq a cada sinal tem 10 mlk de 125. Daí basta que apenas dois deles não tenha cabeça para começar a provocação. Daí o rapaz começa, tirar filtro de ar, botar escape "esportivo", etc. pra ganhar 0,23486Km/h, começa a procurar como fazer a titan dele andar mais na internet, troca idéia com povinho sem cabeça... ao passo q com uma moto maior, as provocações são menores. Eu lembro, qdo tinha a strada era uma coisa de loko. A cada sinal q tinha uma titan mexida vinha provocação (às quais cedi algumas vezes). hj de fazer, raramente alguem numa TW ou em outra fazer vem fazer graça. Beeeeem raramente....
E por fim, na hora de parar a Fz a 90km/jh ou a Titanzinha a 80Km/h...
Versys 650 S ABS