Melhor Rpm para o motor

Grupo de discussão geral sobre motos.
piccoli
Motoqueiro

Re: Melhor Rpm para o motor

Mensagem por piccoli »

Apesar da Inazuma empurrar desde os 3 mil RPM ela se sente muito à vontade nos 5/6 mil (redline em 11 mil). Motorzinho girador gostoso, quanto mais o ponteiro do contagiros sobe, mais lisinho fica. E de vez em quando é bom rodar um tempo de giro alto, aumenta a pressão do óleo e as marchas engatam melhor.
mumorato
Roda Presa

Mensagem por mumorato »

Palpitometro cortando giro e ninguém falou da relação entre melhor RPM e Relação de marchas?
A melhor faixa de rotação de um motor é sempre entre o Máximo RPM de torque e o Máximo RPM de potência. Verifiquem a ficha técnica da moto de vocês, e verão que este intervalo entre o máximo torque e potência gira sempre em torno dos 1500 RPM, faixa que é determinada sempre em consonância com a relação da caixa de marchas.

Vamos utilizar a Tenerézinha como exemplo:
Potência máxima: 21 cv a 8.000 RPM
Torque máximo: 2,10 kgf.m a 6.500 RPM
A perfeita relação de marchas é construída de modo que, durante a aceleração, ao chegar aos 8.000 RPM e for feita a troca de marchas, a rotação deverá cair para a faixa de máximo torque, que neste caso é aos 6.500 RPM.

Rodar em baixa rotação acho que é o pior dos dois extremos, pois apesar de estar girando pouco, está se colocando uma carga excessiva no motor, é no exato momento em que ele está pressurizando a menor quantidade de óleo pelas galerias. Ou seja, hora de maior atrito entre as peças e com menor lubrificação
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual:
Sportster 97 :fuck:
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Falando em palpitômetro, um motor é desenvolvido para ter pressão de óleo suficiente desde a marcha lenta.
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

Não sei se falo besteira, mas já li em algum lugar que a melhor rotação para se manter em motores é o ponto de rotação onde no gráfico de torque e potencia se cruzam... Alguem já viu alguma coisa neste sentido? Ou estou viajando na maionese?
Imagem
Yell
Motoqueiro

Mensagem por Yell »

Marcio-Bsb escreveu:Não sei se falo besteira, mas já li em algum lugar que a melhor rotação para se manter em motores é o ponto de rotação onde no gráfico de torque e potencia se cruzam... Alguem já viu alguma coisa neste sentido? Ou estou viajando na maionese?
A questão é melhor rotação para que? Perforamance, consumo, durabilidade???

sempre ouvi o que o mumorato escreveu...rotação entre o torque máximo e a potencia máxima...o que o Marcio escreveu tb teria um pouco de sentido, mas ai depende de qual parâmetro se fala...

rotação baixa, com motor batendo pino, realmente deve ser a pior das situações...ai tem de pensar na questão de marcha, novamente como comentado com o mumorato...

Daí que vem a questão de que vai depender de cada moto, pois cada uma tem seu comportamento característico...

uma Harley vai ter a tal faixa de rpm diferente de uma 600 SS e por aí vai...
Yell

Pior que a Desonestidade, só a Hipocrisia!!!!!!!!!
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Foda esse assunto. Quase tão foda quanto sobre óleo lubrificante. Muitas opiniões diferentes, muito achismo... é como bunda: cada um tem a sua.

Alguém aí sabe se e onde há um estudo técnico, seguindo técnicas científicas e acreditadas? Ou seja, há algum trabalho desenvolvido sobre o assunto? Procurei no Google acadêmico e não encontrei nada (ainda).
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Jota

Mensagem por Jota »

Marcio-Bsb escreveu:Não sei se falo besteira, mas já li em algum lugar que a melhor rotação para se manter em motores é o ponto de rotação onde no gráfico de torque e potencia se cruzam... Alguem já viu alguma coisa neste sentido? Ou estou viajando na maionese?
smj, esse ponto pode ficar em qualquer lugar, dependendo de como vc constrói o gráfico. :-D
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Esse é o ponto de maior eficiência do motor.
EduLeitão
Dinossauro

Mensagem por EduLeitão »

potência máxima 11krpm e torque máximo 10krpm... acho que nem na estrada ando com giro assim... na cidade geralmente me sinto confortável entre 4 e 6krpm, na estrada entre 6 e 8krpm
YBR125ED, YS250, XTZ250X, NXR150ES, ZXR300, GSF650S, GSX1300R, ER6NABS, CBX250, G650GS Sertão.... XL883N
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

Cara.. eu uso essas referências de curva de potência em um autódromo..
Na situação do dia a dia, coloco na marcha que eu preciso de menor giro no acelerador.. ou seja.. maneira mais econômica..

Fazer com 130 mil km rodando de boa, fazendo média de 27 por litro se gasolina batizada..
RF fazendo 18 nesse ritmo TB.. só que na RF estou a 140-150 na estrada.. diferente dos 100-110 da fazer..
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Jota

Mensagem por Jota »

Joaquim escreveu:
Esse é o ponto de maior eficiência do motor.
não existe "esse ponto", pq eu posso construir o gráfico como quiser. dependendo do gráfico, essa linha nem se cruzará, cruzará no regime de marcha lenta, cruzará acima da potência máxima, onde eu quiser. será que não é intuitiva essa percepção? :md: :yeahrite:
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Não pode.
Essa linha é determinada pelo picos de potência e torque, não é manipulável, é física e varia de motor para motor em função de sua construção.
Quanto maior o curso do pistão, maior o torque em baixa rotação, caso das Harley e motores Diesel de caminhão.
Caso do UP, que tem três pistões para uma mesma cilindrada, como o curso do pistão é maior, o pico torque aparece antes.
Jota

Mensagem por Jota »

Joaquim escreveu:Não pode.
Imagem

pq não?

eu posso fazer meu gráfico mudando a escala vertical direita, de 5 em 5 para 15 em 15, ou para 2 em 2.
os pontos de encontro (cruzamento das linhas de potência e torque) serão completamente diferentes.

:lala:
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Os pontos serão na mesma rotação, independente da escala adotada.
Jota

Mensagem por Jota »

Joaquim escreveu:Os pontos serão na mesma rotação, independente da escala adotada.
carai, mas as linhas vão se cruzar em pontos completamente diferentes.
EduLeitão
Dinossauro

Mensagem por EduLeitão »

Jota... quando vão aferir os dados não é apenas para mensurar qual o pico da curva e qual rotação.. o dinamômetro coleta vários pontos, diversas rotações, e depois suaviza a curva por meio de interpolação.. não dá pra "desenhar" a curva a mão como quiser... não respeitando as NBR/ABNT...
YBR125ED, YS250, XTZ250X, NXR150ES, ZXR300, GSF650S, GSX1300R, ER6NABS, CBX250, G650GS Sertão.... XL883N
BrunoCurioso
Novato

Mensagem por BrunoCurioso »

Para contribuir ou confundir, segue alguns pontos interessantes sobre o mapa de eficiência para um motor a gasolina DOHC em dinamometro.

Imagem

- A curva de maior eficiência está na cor rosa;
- As curvas de potência constante estão na cor azul escuro;
- As curvas de torque são apresentadas para 25, 50, 75% e 100% de carga, respectivamente nas cores amarelo, verde, azul e vermelho;
- A região em vermelho apresenta a maior eficiência e inicia abaixo do ponto máximo de torque.

Se o motor utilizar injeção eletrônica e acelerador eletrônico, a curva de maior eficiência (rosa) pode ser imposta.

Inté!
Jota

Mensagem por Jota »

EduLeitão escreveu: não dá pra "desenhar" a curva a mão como quiser... não respeitando as NBR/ABNT...
ah, agora tá explicado.

pq gráfico, se não houver normatização, eu faço como bem entender. e aí, conforme eu o fizer, o cruzamento das linhas se dará em lugares completamente diferentes.
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

Lembrando as aulinhas de física básica: neste caso o gráfico adota o Sistema Internacional de Unidades (SI) é um conjunto de informações sobre as unidades de mediadas convencionadas pelo mundo inteiro...
Imagem
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Não vejo como a escolha de unidades atrapalhe a escolha de escala e tire a razão divina.
Responder