Sempre pilote equipado

Grupo de discussão geral sobre motos.
Marcus DT
Dinossauro

Re: Sempre pilote equipado

Mensagem por Marcus DT »

Tenho um conhecido que passou por algo semelhante com uma Harley igual a do Evandro (inclusive a cor), disse que o bagulho começou "do nada", se ralou todo (foi PT na moto). O cara já teve diversas motos grandes, motociclista experiente, disse que nunca na vida tinha passado por algo semelhante. Se abrir a boca para falar de Harley perto dele o cara fica bravo - com razão - pois quase perdeu a vida (podia ter se chocado com um carro). Disse que não voltaria a andar em uma nem de graça, tamanho foi o susto!

A única moto que sinto um pouco isso é na XT600. Nas saída de curvas de alta, se arrochar a quarta, quando passar a quinta lá pelos 120 km/h a frente começa a passarinhar (a moto avisa, começa progressivamente). Aí você tem duas opções, ou alivia a mão e mantém nos 120 km/h, ou arrisca e paga para ver :lol: ! Sempre que opto pela segunda opção o que eu faço é dar uma segurada no freio traseiro... não sei se adianta alguma coisa, mas me passa uma sensação de segurança. Quem vem atrás diz que a moto tá balançando lateralmente :roll: !
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Segundo o Russo, é destino o cara se matar numa ratoeira Davidson.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Betao Atibaia escreveu:O tal amortecedor de guidão resolve ou ameniza o risco?
Se for bom e tiver devidamente ajustado resolve.
Não me lembro se era em uma SS da Kawasaki ou Suzuki que diziam q o amortecedor estava lá só de enfeite, regulava no máximo e não mudava nada a força para virar o guidão, sempre molenga.

O eletrônico das SS da Honda é uma maravilha, é talvez a coisa q mais goste na minha moto, vai ficando mais firme conforme a velocidade.
Tempos atrás mostraram um vídeo aqui q um cara empinava por +- um minuto subindo de velocidade numa CBR e na hora de descer o amortecedor eletrônico não funcionou, shimmy e chão, mas provavelmente a eletrônica bugou com a empinada e subida de velocidade, tb era das primeiras versões do sistema.

Procurar por Harley steering damper tb acha muita coisa.
Imagem
Taí algo q não imaginava, amortecedor de direção em customs pois uma vez a bengala geralmente mais inclinada costuma amenizar o problema.

Um antigo user aqui do M@D (Renato) transformou sua XT600 em motard, a moto ficou com muito propensão de shimmy, ele fez um parecido com o dessa harley usando amortecedor de direção de Kombi e ficou bom.

[ ]'s
Editado pela última vez por Kuati em 04 Jul 2017, 11:35, em um total de 2 vezes.
Imagem
Jota

Mensagem por Jota »

eu quase comprei a moto do demo, só desisti pela falta de amortecedor de direção.
como sou bração faz + de 35 anos, resolvi que não valia a pena arriscar.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Era só comprar um Jota. Procurei um vídeo de um cara regulando desse modelo aí, se coloca no máximo o cara tem q fazer muita força pra virar o guidão.
Acho q esse modelo é meio universal, dá pra tirar e instalar nas futuras motos.
Fosse ficar com a Hornet carenada iria comprar um, mas como não gostava da moto nem deu vontade de investir, achei melhor trocar de moto.

[ ]'s
Imagem
Jota

Mensagem por Jota »

a música do início é o melhor do vídeo.
Betao Atibaia
Motociclista

Mensagem por Betao Atibaia »

Eu fui dar um rolê numa VMax antiga na D Pedro e entrei bem forte numa curva aberta pra caramba e ela começou a oscilar mas me deu impressão de ser a traseira, começou bem discretamente e de repente entrou numa frequencia assustadora, quem estava atrás disse que não sabe como eu não caí e o dono perguntou se eu estava a mais de 140, que era normal.. Na hora o cagaço foi brabo mas o que resolveu foi abrir o angulo dos braços e segurar como uma moto de trilha e firme pra caramba o guidão, deu o que fazer mas quando voltou da curva estabilizou..
Agora em reta andando de boa não imaginava que pudesse acontecer, como no caso das HD.
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

harley rubbermount n precisa de amortecedor, o rake eh choppado... o que resolve de vez eh botar o true track
qdo comprei a minha fiquei abismado como era um lixo fazer curva em asfalto ruim. comprei o track, esperei 1 mes pra chegar, instalei, primeiro role parecia outra moto, totalmente no trilho nas curvas que eu fazia com o cu na mão.

ah, detalhe como na original fica tudo solto a porra da roda traseira não ficava centrada no paralama.... mó tosqueira, com o true track acertei ela bonitinho.

nas touring não eh tão ruim pq elas vem com 2 links, mas ainda assim existe o risco. tem que ter 3 links pra roda traseira acompanhar a dianteira direito, sem rear-steer :-D
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Betao Atibaia
Motociclista

Mensagem por Betao Atibaia »

b0fh escreveu:
harley rubbermount n precisa de amortecedor, o rake eh choppado... o que resolve de vez eh botar o true track
qdo comprei a minha fiquei abismado como era um lixo fazer curva em asfalto ruim. comprei o track, esperei 1 mes pra chegar, instalei, primeiro role parecia outra moto, totalmente no trilho nas curvas que eu fazia com o cu na mão.

ah, detalhe como na original fica tudo solto a porra da roda traseira não ficava centrada no paralama.... mó tosqueira, com o true track acertei ela bonitinho.

nas touring não eh tão ruim pq elas vem com 2 links, mas ainda assim existe o risco. tem que ter 3 links pra roda traseira acompanhar a dianteira direito, sem rear-steer :-D

Entendi, 2 perguntas, então é a traseira que chacoalha a frente?
E nas Sporty já existem os 3 links e não precisaria de um link como o True track?
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

sporty vem com 3 links, dois na frente do motor e um embaixo. não dá (esse) problema.

nas outras funciona assim... quando nova vai até de boa pq os coxins tão firmes, mas conforme eles vão ficando velhos e molengas o risco aumente pra caraio. o que acontece é que como tá frouxo, ao fazer curva ou mesmo em reta a roda traseira 'vira' uns grauzinhos pra lá e pra cá, e isso acaba em shimmy/ressonância. na dyna eh BEM ruim, pq tem um coxim bem na frente, um atrás e um link bem em cima, debaixo do tanque... praticamente tá tudo só na borracha embaixo. na touring tem 2 links na frente do motor igual na sportster (ou um em cima acho eu, depende do ano) mas falta o terceiro embaixo/atrás do motor.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Joaquim escreveu:Segundo o Russo, é destino o cara se matar numa ratoeira Davidson.
Besteira... Harleys são motos muito resistentes!

:o :shock: :crazy:
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

Gostei de aprender sobre esse tipo de fixação da balança nas HD, nunca tinha se quer escutado nada sobre isso.
Agora estou começando a entender o do porque todo harleiro de responsa tem que mexer na moto inteira, antes pensava que era frescura, mas vejo que é sobrevivência mesmo.

Harleiros me digam, quanto custa para pegar um uma HD dessas aí citadas, numa configuração toda "original", para deixar impecável para uma longa viagem.
Imagem
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Narizudo escreveu:Gostei de aprender sobre esse tipo de fixação da balança nas HD, nunca tinha se quer escutado nada sobre isso.
Agora estou começando a entender o do porque todo harleiro de responsa tem que mexer na moto inteira, antes pensava que era frescura, mas vejo que é sobrevivência mesmo...
Eu também desconhecia (e ainda desconheço) trocentas "características" das HD stock. Acho que nenhuma fábrica entrega moto pronta para não precisar de nenhum acessório after-market importante que deveria ser standard, de fábrica.

Veja o caso, por exemplo, da Yamaha com a MT-09 que um amortecedor de direção ali no link guidão-quadro/chassis seria mandatório, por questões de segurança, ou seja, não é uma viadagem (by Bofe), é segurança mesmo.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

no caso da dyna 350 dolares do true track mais uns 450 num remap da EFI.
-
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Narizudo escreveu:Gostei de aprender sobre esse tipo de fixação da balança nas HD, nunca tinha se quer escutado nada sobre isso.
Agora estou começando a entender o do porque todo harleiro de responsa tem que mexer na moto inteira, antes pensava que era frescura, mas vejo que é sobrevivência mesmo.

Harleiros me digam, quanto custa para pegar um uma HD dessas aí citadas, numa configuração toda "original", para deixar impecável para uma longa viagem.
Eu já penso um pouco diferente: muitas Harleys acabam piorando porque os donos mexem (ou mandam mexer) onde não se deve mexer e/ou sem saber mexer, eheheheheh...
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
rafaexpress
Motoqueiro

Mensagem por rafaexpress »

Carraaallhhhoooooo.... esse ai teve que refazer o casco no hospital.. as mãos devem ter ficado uma belezura !!! pqp que dor !

Comigo aconteceu isso de bicicleta qdo passei em um buraco descendo a rua de casa... resultado -> 1 mês internado, intestino delgado perfurado pelo manete do freio da minha caloi kkkkkkkkkkkk SHIMMY é osso !
Let's Ride

CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

ricardo17 escreveu:Imagem
Eu me lembro que logo que comecei a andar de moto eu estava num curso de primeiros socorros ministrado pelo pessoal do Corpo de Bombeiros. Na hora do cafezinho cheguei no professor e disse que tinha comprado moto e se ele tinha alguma coisa a me recomendar. Ele só disse: "Ande bem equipado. Você vai cair quando menos esperar."

Explicou que para o organismo é difícil se recuperar quando o sujeito perde muita pele.

Na canela também. Se o cara não estiver com uma bota boa e cair de jeito, vai ralando até o osso.
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
darko
Motoqueiro

Mensagem por darko »

.
Editado pela última vez por darko em 16 Nov 2018, 18:43, em um total de 1 vez.
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Ninjinha estava com a caixa frouxa (ops...)
Deu uma volta de aperto, mais o torque.
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Reinke escreveu::o
pensava daqui uns anos quando virar tiozão comprar uma HD mas a cada dia só vejo defeitos características peculiar das HD's.
Essa foi total novidade para mim.
A estatística mostra que é muito mais perigoso comprar uma bmw gs1200.

Minha Electra nunca fez isso nos 20.000 km rodados - está com 52.000 - já peguei cabeceira de ponte e estrada ruim um monte de vezes. Novamente fui premiado numa moto com o defeito de não ter os defeitos de Internet.
Responder