ZX-14R versus ZX-10R nas pistas
- Saurus
- Mito
Re: ZX-14R versus ZX-10R nas pistas
mamm, matou à pau!!!! Um sábio provérbio chinês diz que primeiro aprendemos a ficar de pé, depois a caminhar, depois correr e finalmente saltar.mamm777 escreveu:Bicho, acho que estou numa situação de vida parecida com a tua (moto grande demais e bem cuidada demais pra meter em pista, piloto véio e bração eheh). Se eu fosse brincar em autódromo, faria o seguinte: comprava uma ninjinha usada, de preferência com carenagens já quebradas/arranhadas. Arrancava tudo que der pra diminuir o peso (farol, lanterna, piscas, espelhos, plásticos, banco/pedaleiras do carona, etc). "Simplifique, e então adicione leveza".Alf escreveu:e eu com a balsa e ainda cheio de medo. Acabava ficando um pouco para trás. Não fazia o que eles mandavam, hehe.
Vais aprender a extrair 100% de motor (vai viver acima de 10.000rpm), de suspensão, de freios, de curvas, de traçados, etc sem stress nenhum. Não tem como se divertir e aprender se estiver preocupado com maquinário. Se cair/detonar mecanicamente a motoca, dá risada e compra outra.
A situação ideal mesmo é alugar direto num autódromo (nem sei se isto existe). Não tem stress com manutenção, com carretinha pra levar/trazer, etc.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ninjinha no quesito diversão e sentir-se O Piloto
.
Ninjinha no quesito aprendizagem depois de várias motos torcudas
.
Eu só desaprendi andando de Ninjinha, é tudo muito fácil, te acostuma mal demais. Pilotava melhor qdo tinha a mamute da Blackbird e fiquei mais de 4 anos com ela.
Se a ideia for uso exclusivo em track days, concordo com a Ninjinha, ou uma CB500, Hornet baixadas pra uso exclusivo em pista...
Mas acho que o uso não será exclusivo em autódromo.
Aí tem que ir de ZX-10 mesmo, o cara roda de ZX14, experiência com torcão tem de sobra, a ZX6 vai irritar, a ZX10 sim será puro tesão.
[ ]'s
Ninjinha no quesito aprendizagem depois de várias motos torcudas
Eu só desaprendi andando de Ninjinha, é tudo muito fácil, te acostuma mal demais. Pilotava melhor qdo tinha a mamute da Blackbird e fiquei mais de 4 anos com ela.
Se a ideia for uso exclusivo em track days, concordo com a Ninjinha, ou uma CB500, Hornet baixadas pra uso exclusivo em pista...
Mas acho que o uso não será exclusivo em autódromo.
Aí tem que ir de ZX-10 mesmo, o cara roda de ZX14, experiência com torcão tem de sobra, a ZX6 vai irritar, a ZX10 sim será puro tesão.
[ ]'s

- Medeiros Neto
- Dinossauro
Vale lembrar que ele tem duas naves em casa. A ZX14 e a Concours.
Trocar a ZX14 por uma ZX10 eu considero uma excelente idéia, já que o motivo é brincar um pouco na pista.
Vai curtir muito.
Trocar a ZX14 por uma ZX10 eu considero uma excelente idéia, já que o motivo é brincar um pouco na pista.
Vai curtir muito.
Abraços Gente Boa !!! 
XTZ 150 Crosser ED 2017
XTZ 150 Crosser ED 2017
Voto numa 600/750
Quando o cara pensa que conseguiu chegar a um ponto final...
O que será que vai vencer? A tranquilidade de poder exagerar sem se preocupar muito com o material (pelo menos com o da máquina - escolhendo uma 300), ou a curtição com uma máquina também potente como a ZX-10, conduzida com bem mais cuidados, para não arranhar a carenagem e nem arriscar a pele?
Caramba. O que me anima mais é a idéia da ZX-10, ou da ZX-6 (que afinal tem mais de 100CV, pôxa).
Talvez eu deva simplesmente pegar muitas horas de treinos e continuar com a Verdulenga, antes de decidir.
O objetivo é brincar mesmo. Não consigo me ver pilotando como a gurizada bamba que se vê nos autódromos. Só não ficar muito pra trás já seria uma vitória.

O que será que vai vencer? A tranquilidade de poder exagerar sem se preocupar muito com o material (pelo menos com o da máquina - escolhendo uma 300), ou a curtição com uma máquina também potente como a ZX-10, conduzida com bem mais cuidados, para não arranhar a carenagem e nem arriscar a pele?
Caramba. O que me anima mais é a idéia da ZX-10, ou da ZX-6 (que afinal tem mais de 100CV, pôxa).
Talvez eu deva simplesmente pegar muitas horas de treinos e continuar com a Verdulenga, antes de decidir.
O objetivo é brincar mesmo. Não consigo me ver pilotando como a gurizada bamba que se vê nos autódromos. Só não ficar muito pra trás já seria uma vitória.
eu trocaria na hora por qualquer 500(cbr500)/600/636/1000/1199 ehhehe
honda biz ks
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW ///M3 frozen black f80
BMW 528i e39 turbo
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW ///M3 frozen black f80
BMW 528i e39 turbo
Entendi... essa era a única que v. não gosta, né?
Fucker

-
Helder.soares
- Dinossauro
alf, meu brother...
vamos lá... vou dar meu "pitaco" ...
vc tem a cuscuz, certo???
pegue uma zx6 ou uma gsxr750 e seja feliz.. assim vc terá uma "bike" para curtir e evoluir com segurança sua pilotagem e a cuscuz para uma viagem com conforto e desempenho...
vamos lá... vou dar meu "pitaco" ...
vc tem a cuscuz, certo???
pegue uma zx6 ou uma gsxr750 e seja feliz.. assim vc terá uma "bike" para curtir e evoluir com segurança sua pilotagem e a cuscuz para uma viagem com conforto e desempenho...
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
-
Helder.soares
- Dinossauro
em tempo.. tenho uma cbr 500 filé para ti.. 3a colocada aí no RS...rsrsrsrs..(vc é testemunha)...kkkk
Cuscuz.... ah não, agora puxou briga de facão...
Se eu ficasse com sua CBR500 a coitada iria cair em depressão profunda com a minha "pilotagem"...
O lance com as não-Kawas é a falta de proteções pro arremedo de piloto que vos escreve. As Kawas têm controles de tração e potência, etc & tal. Valeu, Dom Helder!
Se eu ficasse com sua CBR500 a coitada iria cair em depressão profunda com a minha "pilotagem"...
O lance com as não-Kawas é a falta de proteções pro arremedo de piloto que vos escreve. As Kawas têm controles de tração e potência, etc & tal. Valeu, Dom Helder!
- Gabriel Bruschi
- Motoqueiro
- Contato:
na minha opinião melhor custo beneficio é a ninja 250r para pista, moto onde voce vai aprender sem ter medo de errar, pois se errar a mão no acelerador não vai acontecer nada, não vai sair de traseira, etc......, e outra com ela voce vai acabar aprendendo a andar redondo, posicionamento, vai perder os medos....
se ir de 600cc voce tambem vai acabar ficando com o cu na mão e com o medo de aprender, pois a patada dela vem igual, e essa historia de dizer para pegar uma 600 ou 750 para aprender a andar é furada e bem furada, assim como voce andando só com moto torcuda e como pouco experiencia em doma-las (não me entenda mal) , aqui no brasil nós começamos errados querendo sempre moto de alta cc para iniciar os aprendizados em pista, não tenho duvidas quanto a ninja 250 ser a melhor moto para se aprender a curvar, posicionar e deixar a tocada redonda para ai sim subir para uma SS de pista e afins, é uma baita escola a moto, o dia que voce for a SCS comigo ou se for sozinho poderá ver o que uma motinho dessas faz no circuito.
mesmo voce hoje pegando uma 600 ou uma 750, vai continuar com medo de andar e fazer curvas, essas SS não são nem um pouco amigaveis para iniciantes assim como a verdulenga.... pensa na ideia, olha uns videos no youtube, vai com a Fabi e o Bryan num track e pede para andar na moto dele uma bateria, tenho certeza que ira entender o que estou lhe falando...
se ir de 600cc voce tambem vai acabar ficando com o cu na mão e com o medo de aprender, pois a patada dela vem igual, e essa historia de dizer para pegar uma 600 ou 750 para aprender a andar é furada e bem furada, assim como voce andando só com moto torcuda e como pouco experiencia em doma-las (não me entenda mal) , aqui no brasil nós começamos errados querendo sempre moto de alta cc para iniciar os aprendizados em pista, não tenho duvidas quanto a ninja 250 ser a melhor moto para se aprender a curvar, posicionar e deixar a tocada redonda para ai sim subir para uma SS de pista e afins, é uma baita escola a moto, o dia que voce for a SCS comigo ou se for sozinho poderá ver o que uma motinho dessas faz no circuito.
mesmo voce hoje pegando uma 600 ou uma 750, vai continuar com medo de andar e fazer curvas, essas SS não são nem um pouco amigaveis para iniciantes assim como a verdulenga.... pensa na ideia, olha uns videos no youtube, vai com a Fabi e o Bryan num track e pede para andar na moto dele uma bateria, tenho certeza que ira entender o que estou lhe falando...
Triumph Daytona 675 2014
PSR TRACK DIVISION
PSR TRACK DIVISION
Já andei com os colegas do KNB, Fabi, Bryan; vi o que eles fizeram com as 250 - foi super legal. Andaram melhor do que eu. Meu primeiro TD, em Guaporé. Fora isso havia os pilotos com as 250/300 e a bateria das 600/1000. Foi de arrepiar. Foi ali que nasceu a idéia de que uma moto diferente da ZX-14 poderia ser mais fácil e divertida num TD.
Concordo com você em alguns pontos. Porque na eventualidade de acontecer algum deslize na 250 provavelmente as conseqüências materiais seriam de menor vulto, comparativamente. Restaria ver se o velhote aqui não iria se "estabacar" o suficiente para prejudicar as juntas já enrijecidas. Pensando sobre isto, me parece que ter um certo medo - um tipo de receio controlado que lhe faça não arriscar manobras sem conhecer as conseqüências - é algo positivo e saudável para manter o nível de aprendizado suficientemente divertido e controlado.
Se eu assumo que não estou a fim de arriscar, eu vou ter que me contentar em aprender por meio de pequenos progressos, a cada vez que giro um pouco mais o acelerador, ou inclino mais alguns graus numa curva. Sendo assim, tendo a me sentir mais protegido numa moto equipada com os controles já mencionados, mesmo que sua potência máxima seja superior às Ninjinhas. Com certeza vou perder o aprendizado de arrastar a traseira em frenagens e acelerando em curvas, levantar a moto só no freio ou só no acelerador, etc., coisas que uma moto mais pura permitiria fazer. Mas este tipo de manobra está além do que consigo me ver executando. Sou um cara nada audaz e também não acho muita graça nestas manobras. Acho que sempre vou temer uma frenagem mais forte ou uma entrada veloz numa curva. Acredito que seria capaz de me dominar e não usar a patada que a moto maior proporcionaria, como alguns colegas daqui podem testemunhar que venho fazendo.
Então eu vou deixar o fator troca ao sabor do acaso, pois ainda depende da concessionária negociar a ZX-14 e eu aceitar a "facada". Mas nesse meio tempo vou tentar acumular o maior número de TDs que puder, na Verdulenga mesmo, com cuidado. Já é divertido com ela. Imagino com a 250 ou com uma das ZX.

Concordo com você em alguns pontos. Porque na eventualidade de acontecer algum deslize na 250 provavelmente as conseqüências materiais seriam de menor vulto, comparativamente. Restaria ver se o velhote aqui não iria se "estabacar" o suficiente para prejudicar as juntas já enrijecidas. Pensando sobre isto, me parece que ter um certo medo - um tipo de receio controlado que lhe faça não arriscar manobras sem conhecer as conseqüências - é algo positivo e saudável para manter o nível de aprendizado suficientemente divertido e controlado.
Se eu assumo que não estou a fim de arriscar, eu vou ter que me contentar em aprender por meio de pequenos progressos, a cada vez que giro um pouco mais o acelerador, ou inclino mais alguns graus numa curva. Sendo assim, tendo a me sentir mais protegido numa moto equipada com os controles já mencionados, mesmo que sua potência máxima seja superior às Ninjinhas. Com certeza vou perder o aprendizado de arrastar a traseira em frenagens e acelerando em curvas, levantar a moto só no freio ou só no acelerador, etc., coisas que uma moto mais pura permitiria fazer. Mas este tipo de manobra está além do que consigo me ver executando. Sou um cara nada audaz e também não acho muita graça nestas manobras. Acho que sempre vou temer uma frenagem mais forte ou uma entrada veloz numa curva. Acredito que seria capaz de me dominar e não usar a patada que a moto maior proporcionaria, como alguns colegas daqui podem testemunhar que venho fazendo.
Então eu vou deixar o fator troca ao sabor do acaso, pois ainda depende da concessionária negociar a ZX-14 e eu aceitar a "facada". Mas nesse meio tempo vou tentar acumular o maior número de TDs que puder, na Verdulenga mesmo, com cuidado. Já é divertido com ela. Imagino com a 250 ou com uma das ZX.
bingo, vc mesmo respondeu ai pra cima...Alf escreveu:Mas nesse meio tempo vou tentar acumular o maior número de TDs que puder, na Verdulenga mesmo, com cuidado.
se não vai usar o maquinário, seja por medo, seja por respeito, seja pra não se machucar...
brinque com a sua... ponto final...
vai encalhar uma moto pra usar 1 vez a cada 3 meses ?
saudações
Vou usar com cuidado, por acréscimos infinitesimais no nível de exposição ao risco. Seria mais interessante e menos arriscado na 10, creio. Mas vamos de 14.
Eeeeehhhhhh, Yay!

Eeeeehhhhhh, Yay!
Também sou da opinião que se deve aprender na máquina que se vai usar.
Eu 'tava querendo é escolher a máquina onde aprender. 
Sergio escreveu:Tanto as 1000 quanto as 600 de ambas marcas são muito boas, e as Hondas realmente tem uma ciclística de tirar o chapéu...não sei como esses japas conseguem fazer motos tão "na mão".Alf escreveu:Mas será que há diferença significativa entre as Hondas e as Kawas? Já ouvi contarem que as Hondas têm a ciclística excelente para curvas.
Na minha humilde opinião:
- 600: CBR600 melhor que ZX-6 até 2012, e ZX-6 636 a partir de 2013 melhor que CBR600
- 1000: CBR1000 melhor que ZX-10 até 2010, a partir de 2011 a ZX-10 está melhor
Não achei a CB 600 RR melhor que a ZX-6. Achei a ZX-6 um canhão na frente dela.
R 1200 GS Adventure Rallye
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
-
Helder.soares
- Dinossauro
A cbr 600 é mais dócil e fácil de pilotar que a kawa... só que dentro de uma pista essas qualidades viram pontos negativos.. para uma cbr andar junto com uma zx6 stock é preciso investir muita grana,..
Bom saber...
Aquele último centímetro das chicken stripes não quer saber de desaparecer de jeito nenhum!
Aquele último centímetro das chicken stripes não quer saber de desaparecer de jeito nenhum!
Alf escreveu:Bom saber...![]()
Fácil