ABS, vale pagar a diferença?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Jota

Re: ABS, vale pagar a diferença?

Mensagem por Jota »

Bagé, 15ms só de processamento não rola, isso a 200km/h, somado ao tempo mecânico, é chão pra mais de metro...

Já vi ABS funcionando em carro, em curva no molhado, e fiquei impressionado com a eficiência. Esse teste eu vou esperar alguém fazer e me contar. Sou um dos poucos m@d-bh sem pino e pretendo permanecer assim.
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Jota escreveu:Bagé, 15ms só de processamento não rola, isso a 200km/h, somado ao tempo mecânico, é chão pra mais de metro...

Já vi ABS funcionando em carro, em curva no molhado, e fiquei impressionado com a eficiência. Esse teste eu vou esperar alguém fazer e me contar. Sou um dos poucos m@d-bh sem pino e pretendo permanecer assim.
Bom, funcionando no molhado, uma roda no seco, outra no molhado, pra isso o bagulho é bão mesmo, não tem o que dizer, tô falando em mete o pé no freio no seco e passa pro molhado, ou seja, uma situação bem específica, já fiz o teste em carro, e pode crer, na moto é chão...

15mS foi alguém eu lembre que postou, fiz uma continha rápida aqui, a 140 a moto anda em 15mS certa de 0,58metros, soma-se outros atrasos isso pode chegar a 1 metro fácil, e estamos falando de apenas 140 km/h, ou seja, roda da frente parada por um metro tu já era...

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Se Deus é grande, O MATO É MAIOR

Selamun Aleykun to all friends
lchicralla
Dinossauro

Mensagem por lchicralla »

Falaram, falaram, mas ainda não vi argumento que justifique não ter ABS.

Até agora, acho que só o ltadeu tem motoca com ABS e já disse que não deixa o recurso tecnológico.

O resto está parecendo papo de curioso, conversa de botequim, colóquios flácidos para acalentar bovinos ... tipo assim:
"- um amigo disse que viu um carinha conversando com o mecânico e falando que o tio do avô do colega não gostou blablablablablabla..."
CBX750INDY/94 - 02 a 03
CBR1100XX/99 (Tereza) - 04 a 05
INTRUDER LC1500/01 - 05 a 09
BMW R1200GS Adventure/09 (Daniela) - jun/09...
CRF230/08 - jun/10 a out/11
CBX750Indy/94 (Gabriela) - dez/10...
DRZ400/08 – Nov/11..
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

lchicralla escreveu:Falaram, falaram, mas ainda não vi argumento que justifique não ter ABS.

Até agora, acho que só o ltadeu tem motoca com ABS e já disse que não deixa o recurso tecnológico.

O resto está parecendo papo de curioso, conversa de botequim, colóquios flácidos para acalentar bovinos ... tipo assim:
"- um amigo disse que viu um carinha conversando com o mecânico e falando que o tio do avô do colega não gostou blablablablablabla..."
Se tu não tá entendendo o que estamos falando fica quieto que é melhor..

E de onde tu viu essa de ´´um amigo´´ disse...Eu fiz o teste, não leu rapaissssssssss

E não estamos discutindo se justifica ou não, apenas uma peculiaridade do sistema, isso além de tudo é bom até pra quem tem o ABS ou vá adquirir uma moto que tenha o sistema que tome cuidado numa situação dessas, afinal isso aqui é um forum não é??

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Jota

Mensagem por Jota »

chic que ralla, o fórum é isso mesmo, vai habituando...
João Marcelo - JM
Roda Presa

Mensagem por João Marcelo - JM »

Bom, acho que posso falar sobre isso.

Eu tive duas motos idênticas, no caso, a a BMW GS-650 Dakar, que não é uma moto que corre como a maioria do pessoal aqui gosta, porém, a velocidade que eu sempre ando chega a machucar quando se vai ao chão, rsrsrsrs, para confirmar é só ver a fotinho do avatar, rsrsrs

Já passei por apuros de ter de corrigir a trajetória dentro da curva e nessas situações quase me fud... quando estava com a moto com ABS e me safei com a que não possuía o sistema anti-bloqueio do freio

O que eu percebi na minha tocada amadora, foi que o ABS é muito bom em certas situações, por exemplo se vc precisar alicatar estando a uns 170 debaixo de uma aguaceiro, como aconteceu comigo minutos antes do meu acidente, quando eu estava na Via-Lagos, ele é MUITO eficiente, mesmo em curvas, pois, o sensor da BM é muito bom e numa velocidade mediana destas, a velocidade de resposta de todo o sistema foi MUITO satisfatória, pois, eu não tinha rota de fuga, tive de diminuir MUITO (para Menos de 100 Km/h) para não "chapar" na traseira de um dos 04 FDP que fizeram uma barreira na estrada. Também percebi esta diferença de resposta ao se alternar o tipo de piso, mas PARA MINHA TOCADA, ainda prefiro o ABS.

Agora, tem situações que ele chega até a atrapalhar, é o caso de quem tem uma tocada mais agressiva numa moto esportiva ou mesmo uma forma de pilotar mais profissional em qualquer tipo de moto, o que não é o meu caso. Ele tira um pouco a sensibilidade que tu tens da moto, tira um pouco do seu controle, de escorregar, tracionar na hora que bem entender e por aí vai...

Posso afirmar que se eu fosse escolher entre uma mesma moto com ou sem ABS eu optaria pela com ABS, principalmente se eu pudesse desligá-lo quando eu quisesse.

Questão de gosto...

Quando se acostuma a pilotar uma moto com ABS, precisa de um tempo para se re-adaptar a realidade de uma moto sem este equipamento, seja esta moto qual for, experiência própria, rsrsrsrsrs.

Abraços à Todos!
João Marcelo - JM
Sorocaba/SP
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Bagé, sua experiência pode ter sido essa aí.

Mas aí eu pergunto, na reta o cara andando rápido, um obstáculo surge do nada, alicata o freio dianteiro no seco e acaba indo pro molhado, eu acho que a moto com ABS terá uma vantagem nesse caso, pode ser chão nos dois casos, mas creio que a moto com ABS tem chances bem maiores de continuar em pé que a sem ABS.

Mau/santos, não é incoerente não, carro com ABS na terra, principalmente se for terra fofa, é uma dranha. Esses jipinhos urbanos que cabra se arrisca a fazer trilha só pára em descida de terra fofa se for no freio de mão, é um troço medonho, vc pisa no freio até o fundo e o carro não pára! Moto deve ser a mesma coisa. Por isso muitos jipes têm a opção de se desligar o ABS, assim como as moto BMW.

JM, pelo jeito uma vez com ABS, sempre com ABS, até por segurança. O cabra se acostuma a alicatar e liga o foda-se, pensa "Trabalha aí ABS!", na volta pra uma moto sem o sistema deve mesmo ser complicado, principalmente na hora da emergência.

[ ]'s
Imagem
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Kuati escreveu:Bagé, sua experiência pode ter sido essa aí.

Mas aí eu pergunto, na reta o cara andando rápido, um obstáculo surge do nada, alicata o freio dianteiro no seco e acaba indo pro molhado, eu acho que a moto com ABS terá uma vantagem nesse caso, pode ser chão nos dois casos, mas creio que a moto com ABS tem chances bem maiores de continuar em pé.

[ ]'s
Bom eu sei que dá na mesma no caso e é claro até vantagem pra quem tem o ABS, o problema que eu acho que acontece, sei lá também, nunca tive moto com ABS, mas eu acho que ao menos eu, mentalizaria o funcionamento do bagulho, e perderia aquela noção de quando chegar no molhado aliviar a mão, isso com o tempo é claro...

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

Birita
Roda Presa

Mensagem por Birita »

Bom, a realidade é que o Abs evoluiu muito com o tempo, hoje está na oitava geração, infinitamente superior as primeiras versões (inclusive teve seu peso muito reduzido).
O tempo de demora no processamento de informações é muito menor hoje em dia, o Bagé, provavelmente deve ter testado um Abs relativamente antigo.
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Birita escreveu:Bom, a realidade é que o Abs evoluiu muito com o tempo, hoje está na oitava geração, infinitamente superior as primeiras versões (inclusive teve seu peso muito reduzido).
O tempo de demora no processamento de informações é muito menor hoje em dia, o Bagé, provavelmente deve ter testado um Abs relativamente antigo.
Testei em Audi A3 2006 e em Focus ghia 2006, não é tão antigo assim, aliás, o focus freia pra car@##$$%¨&*

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Isso é vero, a galera que tem ABS deve ficar com a mania de alicatar.

Fala aí os home que têm/tiveram moto com ABS, o ato de alicatar fica mais comum?
Pelo relato do JM, parece que sim.

[ ]'s
Editado pela última vez por Kuati em 02 Jun 2008, 22:02, em um total de 1 vez.
Imagem
Matheusf
Roda Presa

Mensagem por Matheusf »

Bagé, eu não sei qual a geração do ABS que era do carro quando você fez o teste e o quanto ele realmente estava funcioanando, mas em ABS da 4ª geração para frente naõ deve perder o carro não.

De toda forma, tente fazer esse mesmo teste que você fez num carro sem ABS. Ou melhor, não faça não. Quero te ver no próximo Churrastiba.

Mas começando pelo começo.

O funcionamento do ABS é não deixar a roda travar. Existe um sensor em cada roda do veículo verificando a velocidade da roda e a cinergia do veículo. Quando está está para travar, ele libera um pouco a pressão do óleo soltando o freio e logo em seguida já freia a roda novamente. E isso se repete até o veículo travar totalmente.

Nos ABS mais antigos a(s) roda(s) trava(vam) somente no final da freiada, sem perigo algum (ou já muito minimizado) para os ocupantes.

O problema de testes em veículos, é que muitos veículos atuais já possuem outras tecnologias como controle de tração, controle de rolagem, etc o que pode alterar a sensação real do funcionamento do ABS.

A sensação do carro não ficar na mão na estrada de terra sendo que ele possui ABS é falsa. Provavelmente é o controle de tração que está te dando essa sensação. Carros de rali possuem ABS.

Eu não sei porque pilotos de moto não querem ABS, mas em motos de rua eu não tenho dúvida da eficiência deles em relação a motos sem ABS. Principalmente porque estamos falando de caminhos que pouco conhecemos (não sabemos o que foi derrubado ali 15 segundos antes) e, principalmente, ninguém aqui é profissional.

Mas porque não usar ABS em areia fofa? Meu chute é que em areia fofa se para mais rápido com a roda travando, pois ela afunda no ambiente e como o ABS não deixa a roda travar, vai demorar mais para parar.

[]´s
edu.fernandes
Roda Presa

Mensagem por edu.fernandes »

Jota escreveu:chic que ralla ...
:kkk: :rof: :kkk: :rof: :kkk: :rof:

Let's rock 'n roll :emo19: :emo19:
[]s.! ;-)
Imagem
lchicralla
Dinossauro

Mensagem por lchicralla »

Paz e Amor, pessoal!!!!

Não quis atrapalhar a conversa de vossas excelências. Se incomodo, já fui....

Apenas me pareceu que alguns estavam tentando defender que era melhor não ter ABS.

Contudo, os argumentos utilizados pelos 'senhores' apontavam situações bem distintas, algumas um tanto ou quanto fora do cotidiano da maioria dos motociclistas.

Se entendi errado, foi mal! Da próxima vez, como disse o Bagé, vou ficar quieto.

Mas, como dito, FORUM é FORUM: postou, colocou a cara à tapa! Daí, é só esperar que lá vem 'pedrada'.

Abraços.
Editado pela última vez por lchicralla em 02 Jun 2008, 22:28, em um total de 1 vez.
CBX750INDY/94 - 02 a 03
CBR1100XX/99 (Tereza) - 04 a 05
INTRUDER LC1500/01 - 05 a 09
BMW R1200GS Adventure/09 (Daniela) - jun/09...
CRF230/08 - jun/10 a out/11
CBX750Indy/94 (Gabriela) - dez/10...
DRZ400/08 – Nov/11..
Jota

Mensagem por Jota »

Tranquilo, cara, é que pareceu que vc tava puto com a nossa conversa sobre ABS, que a gente não tinha capacidade pra falar, etc. Só disse que acho que vc devia se habituar com o papo. Aqui a gente não entende de quase nada mas dá palpite em quase tudo. Quem lê aprende a peneirar.
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

lchicralla escreveu:Paz e Amor, pessoal!!!!

Apenas me pareceu que alguns estavam tentando defender que era melhor não ter ABS.

Contudo, os argumentos utilizados pelos 'senhores' apontavam situações bem distintas, algumas um tanto ou quanto fora do cotidiano da maioria dos motociclistas.

Se entendi errado, foi mal!

Mas, como dito, FORUM é FORUM: postou, colocou a cara à tapa! Daí, é só esperar que lá vem 'pedrada'.

Abraços.
Que nada, valeu pela pimentinha :-D

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

João Marcelo - JM escreveu:
Agora, tem situações que ele chega até a atrapalhar, é o caso de quem tem uma tocada mais agressiva numa moto esportiva ou mesmo uma forma de pilotar mais profissional em qualquer tipo de moto, o que não é o meu caso. Ele tira um pouco a sensibilidade que tu tens da moto, tira um pouco do seu controle, de escorregar, tracionar na hora que bem entender e por aí vai...

Posso afirmar que se eu fosse escolher entre uma mesma moto com ou sem ABS eu optaria pela com ABS, principalmente se eu pudesse desligá-lo quando eu quisesse.

Questão de gosto...

Quando se acostuma a pilotar uma moto com ABS, precisa de um tempo para se re-adaptar a realidade de uma moto sem este equipamento, seja esta moto qual for, experiência própria, rsrsrsrsrs.
Bom, já dirigi a BMW do tiiio Tadeu ( a anterior, a GS 1150 se não me engano... ) mas nunca usei o ABS dela. Só usei ABS do Honda Accord e do FIT e estranhei pra caramba! :| Eu acho que sou motorista à moda antiga e da mesma forma, ou mais ainda, com motos. Talvez por um pouco de prepotência, prefira as vias normais-humanas-profissionais ou como quiserem chamar isso. É feeling, de quem está acostumado com descontrole, no molhado inclusive. Já passei por 'n' situações de iminente descontrole, mas considero isso parte da arte de pilotar moto. Não estou a fim de abrir mão disso.

Vou sem ABS. :no:
Matheusf
Roda Presa

Mensagem por Matheusf »

Bagé escreveu:
lchicralla escreveu:Paz e Amor, pessoal!!!!

Se entendi errado, foi mal!

Abraços.
Que nada, valeu pela pimentinha :-D
.
Estou começando a achar novamente que esse Bagé não existe :-? :lol:
João Marcelo - JM
Roda Presa

Mensagem por João Marcelo - JM »

pretti escreveu: Bom, já dirigi a BMW do tiiio Tadeu ( a anterior, a GS 1150 se não me engano... ) mas nunca usei o ABS dela. Só usei ABS do Honda Accord e do FIT e estranhei pra caramba! :| Eu acho que sou motorista à moda antiga e da mesma forma, ou mais ainda, com motos. Talvez por um pouco de prepotência, prefira as vias normais-humanas-profissionais ou como quiserem chamar isso. É feeling, de quem está acostumado com descontrole, no molhado inclusive. Já passei por 'n' situações de iminente descontrole, mas considero isso parte da arte de pilotar moto. Não estou a fim de abrir mão disso.

Fala Tiiiiooo, rsrsrsrsrsrs.

Mas aí é sacanagem né Pretti, eu disse para a minha tocada AMADORA, não a sua tocada, que para mim já é Profissional.

Vou te contar que já passei por poucas e boas, mas sou sincero, não quero passar de novo não, rsrsrsrs. O único descontrole que suporto é no carro, depois do meu acidente meu nível de "arrojo" foi para a escala negativa, rsrsrsrsrs.

Acho até que vou de Moto Custom, assim não tenho como abusar sem ter preparo para isso.

Abração e VALEU MESMO por ter comparecido lá na quinta no Choops, BOM DIMAIS poder lhe conhecer "ao vivo" e trocar um dedo de prosa contigo.
João Marcelo - JM
Sorocaba/SP
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

João Marcelo - JM escreveu:
pretti escreveu: Bom, já dirigi a BMW do tiiio Tadeu ( a anterior, a GS 1150 se não me engano... ) mas nunca usei o ABS dela. Só usei ABS do Honda Accord e do FIT e estranhei pra caramba! :| Eu acho que sou motorista à moda antiga e da mesma forma, ou mais ainda, com motos. Talvez por um pouco de prepotência, prefira as vias normais-humanas-profissionais ou como quiserem chamar isso. É feeling, de quem está acostumado com descontrole, no molhado inclusive. Já passei por 'n' situações de iminente descontrole, mas considero isso parte da arte de pilotar moto. Não estou a fim de abrir mão disso.

Fala Tiiiiooo, rsrsrsrsrsrs.

Mas aí é sacanagem né Pretti, eu disse para a minha tocada AMADORA, não a sua tocada, que para mim já é Profissional.

Vou te contar que já passei por poucas e boas, mas sou sincero, não quero passar de novo não, rsrsrsrs. O único descontrole que suporto é no carro, depois do meu acidente meu nível de "arrojo" foi para a escala negativa, rsrsrsrsrs.

Acho até que vou de Moto Custom, assim não tenho como abusar sem ter preparo para isso.

Abração e VALEU MESMO por ter comparecido lá na quinta no Choops, BOM DIMAIS poder lhe conhecer "ao vivo" e trocar um dedo de prosa contigo.
Mas quem disse que ando destemido. Andei até procurando moto custom pra ir para o trabalho vendo "boi no pasto" e pensando em céu azul e avenidas tranquilas. :-D
Os reflexos estão em ordem , mas não pretendo me arriscar por agora e talvez por um bom tempo.
Depois dos quarenta o medo de ficar no prejú é maior. :x

Volte sempre! Gosto muito dos fluminenses quando não estou discutindo com eles. }:)
Responder