Moto para viagem + uma pequena para o dia a dia, compensa?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Marp
Motoqueiro

Re: Moto para viagem + uma pequena para o dia a dia, compens

Mensagem por Marp »

mamm777 escreveu:Tô nesta dúvida também. Pequena pra cidade eu já tenho, uso todo dia. Tô pensando em comprar uma maior para viajar.

Ué, vendeu o transatlântico? :roll:
tcho
Roda Presa

Mensagem por tcho »

São várias situações, como já disseram. Meu ex: pego estrada boa todo dia, porém pego trecho urbano. Solução: três motos, duas grandes seminovas para estrada e uma tranqueira trail antiga que deixo em local estratégico na casa de parente, para rodar em são paulo. Assim, tenho potencia e segurança em estrada e versatilidade nessa cidade de trânsito infernal.
Agora moto pequena não compensaria.
speed
Roda Presa

Mensagem por speed »

tcho escreveu:São várias situações, como já disseram. Meu ex: pego estrada boa todo dia, porém pego trecho urbano. Solução: três motos, duas grandes seminovas para estrada e uma tranqueira trail antiga que deixo em local estratégico na casa de parente, para rodar em são paulo. Assim, tenho potencia e segurança em estrada e versatilidade nessa cidade de trânsito infernal.
Agora moto pequena não compensaria.

Hummm 3 ipvas,3 manutenções,6 pnéis...Ja complicou nossa conta.
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Eu sei que é difícil de valer a pena na ponta do lápis, mas qual o preço do prazer?

Eu adoro minha Neo pra andar na cidade, não tem veículo mais prático para isso. Passa em qualquer canto, super leve e a ciclística dela permite uma grande dose de diversão no ambiente urbano. Pelas contas do ano passado gastei uma média de 90/mês de gasolina e 80/mês com manutenção (isso porque troquei quase todas as partes plásticas dela, ficou quase nova). E os impostos. Acho que não vou me desfazer dela nunca, vou usar até gastar.

Quando tinha a Fazer 600 eu até que me virava bem no transito, mas era bem mais estressante. Uma coisa que me incomoda muito é o estrago que faz num pneu grande e caro andar na cidade, gasta bem mais no meio. Em lugares onde não tem muita curva não faz tanta diferença, mas com tanta cuva que tem por aqui, um pneu quadrado já influi na tocada. Isso sem contar que tomar um tombo de Neo muito provavelmente vai doer menos no corpo, e com muita certeza muito menos no bolso.

Mas nesse dilema vai contar muito o tipo de percurso que se faz no dia a dia, e o que vai te dar mais satisfação. Se vai fazer muita falta ter motor, ou uma suspensão mais macia, conforto, espaço para levar coisas...

Mas acho que em muitos casos, ter uma moto apenas que faça tudo "mais ou menos bem" pode trazer o risco de ferrar o teu prazer tanto urbano quanto estradeiro.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Marp escreveu:
mamm777 escreveu:Tô nesta dúvida também. Pequena pra cidade eu já tenho, uso todo dia. Tô pensando em comprar uma maior para viajar.

Ué, vendeu o transatlântico? :roll:

Não, é só um pouco de humor para demonstrar que o conceito de pequeno é relativo. Acho divertido o povo falando "muito grande", "esquenta muito", etc. Vão rodar... eheh

A melhor motoca pra usar é aquela que está na garagem (qualquer uma), não importa se na cidade ou na estrada. Tá lá o capital imobilizado, depreciando independentemente se roda ou não. Deixar parado para "economizar" não tem nexo matemático-financeiro nenhum.
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Acho engraçado o povo que sempre foi contra jaspions, barberagens e velocidade, que aborrecem qualquer tipo de pilotagem mais esportiva ou tocada forte, que vem dizer que so acham diversão em ter moto grande até para andar na cidade no transito travado (mas depois juram não passar dos 120 km/h :roll: )

Nem sei que logica é essa.

E mais divertido ir esgoelhando uma burgmanzinha na cidade do que andar com uma moto fodastica engasgando em baixas sem sequer tirar ela da primeira marcha (ou ai vem aqueles frescos que dizem que querem "torcão" para botar na 2da ou 3ra e ir no corredor sem ter que acelerar).
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Ander
Motoqueiro

Mensagem por Ander »

mais um pro depende...

a ogra virou samambaia e fica na garagem do véio em uma cidade próxima(mais seguro, mais espaço pra guardar), é meu sonho realizado e pago, não abro mão nem que seja pra fazer uma única pernada pra algum encontro no ano...

peguei uma bros semanas atras, ou continuava sustentar o vício do focus, fazendo trajeto de 1,5 a 2km x4/dia ou pegava uma magrela pra economizar

se vai ser 'paga' ou não rodando milhares de km, não quero nem saber, ta paga, minha proposta é usar até acabar e diminuir gasto com combustivel, o que to gastando de gasolina com ela ta me fazendo rir, a manutenção de pinga dela então...
duca
Motociclista

Mensagem por duca »

Optimus Leo escreveu:
E mais divertido ir esgoelhando uma burgmanzinha na cidade do que andar com uma moto fodastica engasgando em baixas sem sequer tirar ela da primeira marcha (ou ai vem aqueles frescos que dizem que querem "torcão" para botar na 2da ou 3ra e ir no corredor sem ter que acelerar).

x 2 ;-)
Yamaha FZ15
Janu
Motoqueiro

Mensagem por Janu »

Kuati escreveu:Varia demais mesmo. Há casos em que é inviável, por exemplo, o cara tem uma Hayabusa, esquenta como um vulcão no trânsito parado, não dá para usar no dia a dia, logo, se quiser usar moto tem que ter outra menor.

Discordo do Janu, uma Bandit, ER6, Hornet, XJ6, mesmo uma CB1300... se o cara tem local seguro para estacionar, se a cidade não é o caos com relação a roubos, se o cara não anda a km alta que o Speed mencionou... financeiramente não compensa ter uma moto menor. Esse lance do calor nas pernas em todas essas motos é suportável, a não ser que faça mais de 35 graus a sombra todos os dias do ano.

Ainda há o lance dos acidentes, isso é complicado mesmo, como o Omega mencionou, às vezes um tombo besta, dependendo da moto, pode custar o preço de uma moto pequena.

Há motos que são ótimas coringas para dia a dia e viagens que outras.

Fazendo as contas pra substituir carro de valor médio no dia a dia, média km, tb fica longe de compensar. A não ser que não tenha estacionamento ou tenha de pagar estacionamento para o carro.

Segunda moto geralmente é um luxo, e nada mais. Tem gente que se engana que o que está economizando de manutenção e combustível no carro a moto pequena está se pagando sozinha. Eu mesmo me enganei por anos com a Neo desta maneira, nunca tinha parado pra fazer contas... mas, valeu a pena.

[ ]'s

Kuati, mas aí é que está; Eu não ligo para gastos, me importa apenas a agilidade, leveza de bicicleta e a performance das pequenas no trânsito caótico.

Das grandes, para essa condição eu só ganhava dores nas mãos, dores na coluna, dores no pescoço, passava raiva e desânimo de andar nelas no dia seguinte.

Todas as grandes que tive e tentei usar no dia a dia para não ter que ter duas motos só me causaram perda de tesão de andar nelas, de tão ruim que achei para esse tipo de uso.
zébuscapé
Motoqueiro

Mensagem por zébuscapé »

Eu estou com duas motos uma supertenere 750 e uma xt660, a xt660 faz praticamente tudo que a xtz750 e é muito ágil no transito da cidade, me diverte muito... é relativamente econômica e muito ágil...
Decidi vender a XTZ750 por subutilização, so valeria a pena se fosse fazer grandes viagens e com garupa, mas mesmo "grandes viagens" e com garupa da para ir de xt660...

Como decidi aprender a andar no off, vou comprar uma moto de trilha para brincar, pelo menos não tem doc e tributos anuais...kkk

Talvez no futuro se fosse fazer uma grande viagem pegaria uma gs800, ou uma tiger 800 ou algo maior..., uma ktm 990 ou uma 1190..., na última viagem fiz isto, comprei uma dl650 seminova, viajei, voltei e vendi pelo valor que comprei depois de uns 3 meses, quase um aluguel, acho que vou me aquietar com a xt660 por um bom tempo e com uma pequena para trilha... e se planejar alguma grande viagem fazer isto que disse, compro uma moto grande, vai , volta e vendo ... ;-)
Não pretendo ter uma moto parada mais não.. :no:
De supertenere 750 ano 1997
Toin
Motociclista
Contato:

Mensagem por Toin »

Tô nesse mesmo dilema. Entrei num consórcio de uma GSR 150 em set/13, mas até agora não tive grana nem interesse em dar um lance... A ideia era ter uma pequena para economizar, mas se colocar na ponta do lápis não iria compensar. A "suzukinha" vai sair mais de 8 mil, mesmo no consórcio. Aí coloca desvalorização, manutenção, enfim...

Desde fevereiro tô indo trabalhar quase todo dia na B65, fazendo 15 km/l e demorando 15 minutos de casa até o trampo (de carro demora 25 com trânsito bom)... Tem chovido bastante há duas semanas, mas o pior é q nem ligo, se eu estiver na rua e chover é tranquilo, só não gosto de sair de casa já com chuva...

Já fiquei um ano com a B65 e uma Lander, andei muito mais de Lander, com ela eu não tinha medo de chuva, de buraco, de trânsito, de estacionamento... Cheguei a deixar a Bandit parada por mais de duas semanas, pensei até em vendê-la... Como ficou pesado manter as duas e um carro, quem rodou foi a Landerosa...

No meu caso só compensaria se fosse uma motoca muito baratinha, tipo uma Intruder ou Yes de 3/4 mil reais... Como meu trajeto diário é quase todo de rodovia fica meio broxante andar de 125cc, só tem um trecho de 4 km que engarrafa todo dia na volta pra casa, mas dá pra ir de Bandit de boa, sei lá, moto maior dá mais "presença" no trânsito... Como foi falado inteligentemente aqui: já que é pra correr atrás da grana todo dia, que seja de 4 cilindros! ;-)

:wink:
Suzuki GN 125 Intruder
Honda Biz 125+ - Honda CBX 250 Twister - Honda NX4 Falcon - Suzuki GSF 650s Bandit - Yamaha XTZ 250 Lander - Suzuki GN 125 Intruder - Yamaha XTZ 250 Lander - Yamaha XT 600 - Yamaha XTZ 125 - Honda CG 150 Titan
Emerson Hayabusa
Novato

Mensagem por Emerson Hayabusa »

Olha, economicamente nao avaliei, mas nao da pra andar numa gsx1300R dentro da cidade, esquentando ela em engarrafamentos...nao da pra parar uma moto dessa na rua, chama muito atencao, as pessoas sobem, mexem, acabam derrubando...entao, com certeza no meu casomvale a pena ter a gs500 ou uma outra moto menor qualquer....
Emersonmerighi@gmail.com
HAYABUSA 2008 / GS500E 2002
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

Estou muito satisfeito com a minha dupla. Mas não faço contas. Está dando para custear a meninas sem grande desfalques no banco.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Luiz Almeida escreveu:Estou muito satisfeito com a minha dupla. Mas não faço contas. Está dando para custear a meninas sem grande desfalques no banco.

Eu também, plenamente satisfeito.

E não compensa ter duas motos, apenas se rodar cerca de 150 kms por dia ou mais. Eu rodo cerca de 40 kms por dia ou menos, poderia rodar todos os dias de Bandit, mas não quero.

Incomoda, fico preso no trânsito, é ruim de estacionar em alguns lugares... Enfim, é como falaram, é muito bom ter duas motos, mas é mais uma prova que o assunto motos é sempre irracional, ter duas motos é irracional e pronto.

Tenho pretensão no futuro de comprar uma CB 500x, venderia minhas duas motos e ficaria apenas com ela, vamos vendo.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
nina
Mito

Mensagem por nina »

Luiz Almeida escreveu:Estou muito satisfeito com a minha dupla. Mas não faço contas. Está dando para custear a meninas sem grande desfalques no banco.

acho que é por aí. creio eu que se botar no papel não fica fácil fácil pra ninguém que não seja acima da média.
Jota escreveu:pra quem está habituado a ver uma foto com uma frase de efeito, 3 parágrafos é um himalaia.
De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.
José Saramago
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

nina escreveu:

acho que é por aí. creio eu que se botar no papel não fica fácil fácil pra ninguém que não seja acima da média.

Principalmente quando chega IPVA, DPVAT e outras letrinhas governamentais...

A tenerinha como segunda moto foi por acaso. Comprei para ir a Amazônia, gostei da mocinha e fiquei. Decisão acertada porque a Kombi não tem a versatilidade da Struminha.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
kalixto
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por kalixto »

Eu tinha uma cb400 83 e comprei uma biz ks em 2007 zero e tinha um carro.
A biz ficava na casa da sogra e a cb no apto com o carro. Nos iamos cedo de carro pra casa da sogra e deixava o filho lá que ia pra escola e almoçava lá. Eu ia com a esposa de biz deixava ela no serviço e ia pro meu. Ela trabalhava 6 hs e eu 8hs então voltava pra mãe de ônibus e me esperava pra pegar o carro e ir pro apto.
Fds na cidade ou viajando usava a cb400.
Era útil ter as 2 motos.
A esposa tirou cnh comprei um carro melhor e ela deixou de trabalhar, ela levava o filho pra escola dei a biz mais dinheiro numa vulcan 750n e vendi a cb400.
Dai ia trabalhar e rodava 46km dia ou quase mil km no mês e ainda viajava fui lá e comprei uma intruder 125 zero pra rodar o dia a dia pra economizar a vulcan.
Depois que comecei a andar com moto mais nova e que tem peças mais fácil e tal ando uns 20mkm ou nem isso e troca.
derrubei a bandit parada ao tirar ela do sol pra por na sombra, quebrou só a ponta da manete de embreagem não achei paralela em joinville na suzuki só sob encomenda e esperar chegar tive que ir em Curitiba consegui original por 199 reais na motoword.
Da Vontade de ter uma moto de 3.500 pra deixar a bandit só pra viagens.
Mas como tenho 2 carros hoje posso usar o carro também como esta acontecendo pois ela tava com tilt pra ligar.
Vim trabalhar pra joinville e como vou alugar algo pra morar apartir de julho vou procurar não morar mais que 10km do serviço.
A bandit ou o carro resolve mas que da vontade de ter uma trail também dá.
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
ricardo17
Roda Presa

Mensagem por ricardo17 »

Uso uma Biz 125 todo santo dia e a srad finais de semana.
Média de consumo da Biz: 39km/l, mãozinha leve média de 60~70km/h.
Pra mim, compensa, e muito!
F800GS
nina
Mito

Mensagem por nina »

Luiz Almeida escreveu:
nina escreveu:

Principalmente quando chega IPVA, DPVAT e outras letrinhas governamentais...

A tenerinha como segunda moto foi por acaso. Comprei para ir a Amazônia, gostei da mocinha e fiquei. Decisão acertada porque a Kombi não tem a versatilidade da Struminha.

nem me fale de ipva...
Jota escreveu:pra quem está habituado a ver uma foto com uma frase de efeito, 3 parágrafos é um himalaia.
De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.
José Saramago
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Acho válido pra quem mora em cidade grande e uma tremenda bobagem pra quem mora em cidade pequena.

Eu gasto 1 tanque de combustível por mês pra vir e voltar do trabalho aqui na cidade com a B12 que faz 11km/l. Se tivesse outra moto, digamos que uma 250cc, eu economizaria uns R$ 20,00 por mês em combustível. Aqui não tem trânsito caótico, vou e volto de casa para o trabalho em menos de 10 minutos, poderia fazer isso com qualquer moto, inclusive trambolhões como HD Heritage, Goldwing, etc. porque raramente me meto no meio de 2 carros em semáforos (até porque na cidade inteira não tem mais que uma dúzia deles).

Além disso, deixando a moto parada a bateria vai pro espaço, pneus ressecam, ficam velhos e péssimos pra andar, você passa a ver a moto como despesa porque só usa ela de vez em quando, etc.

Já derrubaram minha moto parada, depois disso coloquei tudo que quebra num tombo besta vindo do xing-ling (manetes, retrovisores, setas, etc.) e guardei os originais. O resto os sliders protegem perfeitamente (já derrubei a moto 2x parado além dessa que não foi culpa minha).

O principal prejuízo é com pneu, digamos que vai 1 jogo por ano pra ficar rodando na cidade, então gasto mais R$ 100,00 por mês de pneu, mas considerando que na 250cc também gastaria vamos dizer que a economia seria de R$ 50,00 por mês caso tivesse outra moto.

Agora se considerar o IPVA e o Seguro Obrigatório da segunda moto a economia vai pro saco.

Resumindo: Pra quem tem moto pra ir e voltar do trabalho e/ou mora em cidade pequena não vale a pena uma pequena para o dia-a-dia e outra para viagem.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Responder