A minha primeira corrida de moto! (video da 2a corrida pg05)
- Saurus
- Mito
Re: A minha primeira corrida de moto!!
Villa escreveu:Tio escreveu:Excelente, Villa, EXCELENTE! Parabéns mesmo.
Acho o seguinte: você fez o certo.
Ler bastante, fazer uns TD e depois participar de uma corrida de verdade é muito mais negócio do que fazer aqueles cursos caríssimos de fim de semana. Parece que gastou até MENOS!
Minha opinião.
Obs: Adesivinho do SSR... check.
Hehehe valeu Tio!
O adesivo tá lá pq essa moto era do Angelo Rossini!! Só descobri depois de ter alugado hehe
Esse negócio de curso é complicado mesmo! Eu acho que eles devem ser até bons, principalmente pra quem é cru de pista. Acho que pra quem nunca nem botou os pés num autódromo o aprendizado como auto-didata pode ser doloroso e demorado demais. Eles tem o seu mercado!
Só que são todos MUITO caros. Muito mesmo. E o pior é que as escolas agora oferecem uns 2 ou 3 cursos e te obrigam a passar por todos eles para chegar no curso mais avançado que é o que interessa.
E me parece que nenhum deles (nem os avançados) são focados pra motovelocidade de verdade, é mais pra ensinar posicionamento e dar uma idéia geral de traçado.
Tanto que a partir do ano que vem o Superbike Series vai dividir mais ainda a categoria 1000cc porque tá cheio de gente muito ruim e muito lenta andando em moto rápida demais. Acaba que atrapalha os ponteiros e fica perigoso. Por causa disso vão criar uma categoria "Escola 1000cc" que dentre outras coisas vai ter um instrutor liderando o pelotão nos treinos. Estranho demais, mas pra mim isso é coisa de Brasil.
Aqui ao invés do cara ser humilde e começar nas categorias de base para ir subindo eles querem logo comprar a moto mais fodona e encher a boca pra dizer que corre de 1000cc... Aí vai pra pista e vira mais lento do que os ponteiros da copa Honda CBR 600F... É a F hein, Hornet carenada! Nem é 600RR!!!
Se a organização expulsar esses caras e obrigar eles a andarem em outras categorias, eles ficam putos e nunca mais aparecem. Com isso o campeonato vai a falência. Difícil... Eu achei até boa essa solução deles, apesar de inusitada e aparentemente fora de propósito!
Villa, é quma questão também de cultura, amadurecimento desse esporte no Brasil. Aqui no patropi, acho que o único esporte que realmente temos desenvolvimento de organização é o futebol. Fora isso... O fator custo também é muito importante, pois aqui se fazem adaptações de categorias para que possa baratear o custo para as equipes, uma vez que nem sempre elas tem patrocínio de grandes empresas. Isso acarreta emjambrações de regulamento e especificações que raramente atingem bons níveis, inclusive misturando categorias diferentes com grande disparidade de equipamento e capacidade técnica de pilotos numa mesma prova.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
-
Luiz Almeida
- Mito
Villa escreveu:Luiz Almeida escreveu:Nos final do anos 70 tive a oportunidade de dar uma volta, um passeio mesmo, na pista de interlagos com minha RD350. Lembro-me bem da emoção. Imagino participar de treinos e correr prá valer.
Pô vc pegou a pista inteira!! Irado!
Mas, como disse, foi um passeio na pista - 1978/79. Eu e mais alguns amigos. Não tenho mínima idéia de como é a pista hoje em dia. Lembro de uma longa reta descedente, depois dos boxes, e uma curva braba, à esquerda, ao final. Tive vontade de acelerar, mas acho que não passei dos 130k/h. Assustava!
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
- EduLeitão
- Dinossauro
Villa, muito bom o relato.. sua forma de escrever é bem gostosa de se ler!
parabéns pela iniciativa e principalmente por não deixar a razão de lado... perceber que não é o momento certo e se retirar ao invés de tentar provar algo a alguém (muito comum ultimamente em muitos lugares).
Você tocou num assunto ali que levantou uma "?" na minha cabeça... ter participado da corrida foi uma sensação completamente diferente de um TD realmente? Não tem como comparar?
Lógico que sei que não se poderia dizer igual, mas não achava que iria diferenciar tanto assim como me pareceu pela forma que escreveu.. pelos seus vídeos de TD vê-se claramente que não está "passeando" e que rola sim uma certa competitividade com outros..
Quanto ao início da briga ali atrás nem vou me meter, diria que algumas coisas foram desnecessárias serem ditas, inclusive pelo Villa! hehe
(obs: não tem nada a ver com o tópico, não estou com planos de voltar a rodar de moto por agora, mas quando o fizer penso em voltar se bobear até mesmo numa 250 mesmo, no mááááximo uma er6n/f...não devo usar tanto em TD e Copas que nem o Villa, mas sou ciente que ainda tenho coisa demais para aprender, ainda mais depois deste tempão parado, e o melhor jeito ainda ao meu ver é pela famosa "escadinha"!)
parabéns pela iniciativa e principalmente por não deixar a razão de lado... perceber que não é o momento certo e se retirar ao invés de tentar provar algo a alguém (muito comum ultimamente em muitos lugares).
Você tocou num assunto ali que levantou uma "?" na minha cabeça... ter participado da corrida foi uma sensação completamente diferente de um TD realmente? Não tem como comparar?
Lógico que sei que não se poderia dizer igual, mas não achava que iria diferenciar tanto assim como me pareceu pela forma que escreveu.. pelos seus vídeos de TD vê-se claramente que não está "passeando" e que rola sim uma certa competitividade com outros..
Quanto ao início da briga ali atrás nem vou me meter, diria que algumas coisas foram desnecessárias serem ditas, inclusive pelo Villa! hehe
(obs: não tem nada a ver com o tópico, não estou com planos de voltar a rodar de moto por agora, mas quando o fizer penso em voltar se bobear até mesmo numa 250 mesmo, no mááááximo uma er6n/f...não devo usar tanto em TD e Copas que nem o Villa, mas sou ciente que ainda tenho coisa demais para aprender, ainda mais depois deste tempão parado, e o melhor jeito ainda ao meu ver é pela famosa "escadinha"!)
YBR125ED, YS250, XTZ250X, NXR150ES, ZXR300, GSF650S, GSX1300R, ER6NABS, CBX250, G650GS Sertão.... XL883N
- wcarlete
- Motoqueiro
EduLeitão escreveu:Villa, muito bom o relato.. sua forma de escrever é bem gostosa de se ler!
Ai villa garantiu a de hoje
Saudades: Biz 100 - CG 125 - CG150 Sport - Twister - ER-6 10/10 :(
Hoje: YBR 06/06
Hoje: YBR 06/06
- K'waszaK
- Dinossauro
- Contato:
Parabéns pelo relato Villa e pela suprema ideia de correr no lugar certo!
Eu também não teria coragem de fazer com minha moto. Mesmo sabendo que TU pagaria - caso acontecesse algo com a moto alugada - vale bem mais a pena tu "debulhar" a moto alugada!
Já andei em autódromo... mas num encontro de Moto em Guaporé.. andamos a uns 15/20km por hora...
só pra conhecer o traçado... A cada curva, cheia de folhas e sujeiras, eu pensava:
"PUTAQUEPARIU.. e os loucos andam a 200tão aqui!"
imagino a sensação de treinar/correr em Interlagos...
ainda mais pra mim, que só conheço Tarumã e Guaporé...
Parabéns, SUCESSO nas próximas corridas e continue passando teus relatos!

Eu também não teria coragem de fazer com minha moto. Mesmo sabendo que TU pagaria - caso acontecesse algo com a moto alugada - vale bem mais a pena tu "debulhar" a moto alugada!
Já andei em autódromo... mas num encontro de Moto em Guaporé.. andamos a uns 15/20km por hora...
ainda mais pra mim, que só conheço Tarumã e Guaporé...
God Save The Queen!!!
Titan 150KS - 2006 / Twister 250 - 2007 a 2009 / CB500 2002 - 2009 a 2012 / Bandit 1250S - 2014 a 2018 / Tiger Explorer 1200 - 2018 a 2020... Aí, veio o MAVERICK / CB 1300SF - 2022 à 2023 / Xmax 250 2023 à ...
Villa escreveu:Tanto que a partir do ano que vem o Superbike Series vai dividir mais ainda a categoria 1000cc porque tá cheio de gente muito ruim e muito lenta andando em moto rápida demais. Acaba que atrapalha os ponteiros e fica perigoso. Por causa disso vão criar uma categoria "Escola 1000cc" que dentre outras coisas vai ter um instrutor liderando o pelotão nos treinos. Estranho demais, mas pra mim isso é coisa de Brasil.
Aqui ao invés do cara ser humilde e começar nas categorias de base para ir subindo eles querem logo comprar a moto mais fodona e encher a boca pra dizer que corre de 1000cc... Aí vai pra pista e vira mais lento do que os ponteiros da copa Honda CBR 600F... É a F hein, Hornet carenada! Nem é 600RR!!!
Aqui no PR o pessoal também está reclamando muito disso.
Editado pela última vez por Russo em 04 Jul 2013, 14:15, em um total de 1 vez.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Luiz Almeida escreveu:Mas, como disse, foi um passeio na pista - 1978/79. Eu e mais alguns amigos. Não tenho mínima idéia de como é a pista hoje em dia. Lembro de uma longa reta descedente, depois dos boxes, e uma curva braba, à esquerda, ao final. Tive vontade de acelerar, mas acho que não passei dos 130k/h. Assustava!
Vc tá falando da 1 e da 2!
Ainda existem, mas parecem rascunhos abandonados do que já existiu um dia.
O circuito atual está muito bem cuidado e bonito. Interlagos é muito legal, apesar de certas características que deixam ele perigoso para motos.
Nessa curva 2 *DIZEM* que no fim dos anos 70 na F1 o Gilles Villeneuve era o único que tinha colhões de fazer as duas de pé trancado. Todo mundo dava uma aliviada na 2 mas o Gilles ia com tudo!
Não sei se é verdade pq eu nem era nascido... Mas do jeito que o cara era foda, eu acredito!
EduLeitão escreveu:ter participado da corrida foi uma sensação completamente diferente de um TD realmente? Não tem como comparar?
Não, não tem. E eu nem vou tentar começar a escrever sobre isso porque é o tipo de coisa difícil de explicar embora fácil de entender.
Sou e serei um eterno defensor de trackdays para amadores. Considero algo obrigatório para qualquer pessoa que goste de velocidade e se emocione com motores. Continuarei participando e promovendo eles enquanto puder.
Só que...
Carreras son carreras!!
K'waszaK escreveu:Parabéns pelo relato Villa e pela suprema ideia de correr no lugar certo!
![]()
Já andei em autódromo... mas num encontro de Moto em Guaporé.. andamos a uns 15/20km por hora...só pra conhecer o traçado... A cada curva, cheia de folhas e sujeiras, eu pensava:
ainda mais pra mim, que só conheço Tarumã e Guaporé...![]()
Po valeu pelo elogio!!
A moto alugada foi mais uma questão de oportunidade do que de filosofia. Eu não teria problema em colocar a minha moto na pista não. A buraqueira da rua estraga mto mais do que o tapetinho do autódromo!
Essa sensação que você teve quando andou no autódromo é totalmente normal. Lá dentro a coisa é bem diferente e é difícil enxergar que os limites são muito maiores do que a gente imagina.
Por isso trackdays de carro levam uma grande vantagem porque permitem instrução de modo simples e fácil. Você senta no banco do carona do seu carro enquanto o instrutor, sem abusar do seu veículo, entra naquela curva a 120km/h... E vc branco de susto achando que o máximo possível era 70, sem saber que dá pra entrar a 150 e o instrutor nem começou a moer o seu carro! hehehe... É muito legal ver as pessoas passarem por essa "iluminação" :-)
Villa escreveu:Tio escreveu:Excelente, Villa, EXCELENTE! Parabéns mesmo.
Ler bastante, fazer uns TD e depois participar de uma corrida de verdade é muito mais negócio do que fazer aqueles cursos caríssimos de fim de semana. Parece que gastou até MENOS!
Minha opinião.
Hehehe valeu Tio!
O adesivo tá lá pq essa moto era do Angelo Rossini!! Só descobri depois de ter alugado hehe
Esse negócio de curso é complicado mesmo! Eu acho que eles devem ser até bons, principalmente pra quem é cru de pista. Acho que pra quem nunca nem botou os pés num autódromo o aprendizado como auto-didata pode ser doloroso e demorado demais. Eles tem o seu mercado!
Só que são todos MUITO caros. Muito mesmo. E o pior é que as escolas agora oferecem uns 2 ou 3 cursos e te obrigam a passar por todos eles para chegar no curso mais avançado que é o que interessa.
E me parece que nenhum deles (nem os avançados) são focados pra motovelocidade de verdade, é mais pra ensinar posicionamento e dar uma idéia geral de traçado.
Tanto que a partir do ano que vem o Superbike Series vai dividir mais ainda a categoria 1000cc porque tá cheio de gente muito ruim e muito lenta andando em moto rápida demais. Acaba que atrapalha os ponteiros e fica perigoso. Por causa disso vão criar uma categoria "Escola 1000cc" que dentre outras coisas vai ter um instrutor liderando o pelotão nos treinos. Estranho demais, mas pra mim isso é coisa de Brasil.
Se a organização expulsar esses caras e obrigar eles a andarem em outras categorias, eles ficam putos e nunca mais aparecem. Com isso o campeonato vai a falência. Difícil... Eu achei até boa essa solução deles, apesar de inusitada e aparentemente fora de propósito!
Villa
Eu falo pelo que observo ao longo dos últimos dez anos: a imensa maioria dos colegas desenvolve no máximo o "andar rápido em estrada" (com R6, CBR 1000, R1, etc.), isto é, botar 299 em retões, curvar razoavelmente rápido... o que é BEM diferente de "andar rápido em pista". Ali aparecem os fundamentos (aproximação de curva, frenagem muito forte em espaços curtos, contorno de curva com inclinação bem acentuada, powerslidings, etc.) para ao final de uma volta você conseguir ser rápido mantendo velocidade média alta.
Penso que esses caras precisariam sim passar por um bom curso teórico-prático para transportar suas práticas para a realidade da pista. Mas penso também que com o passar dos anos houve um aumento do número de pessoas proprietárias dessas motos esportivas, a curiosidade dos pilotos ficou atiçada, e houve uma multiplicação da oferta de cursos, inflacionando o custo deles. Alguns perderam qualidade (melhor não citar nomes em aberto) e outros mantiveram ou aumentaram o preço "exportando" cursinhos pré-fabricados para outros estados.
Um curso que eu recomendaria muito é do da BH Racing do mineiro Pablo Moysés, cria do Cerciari de dez anos atrás, que ganhou vulto próprio, ganhando várias provas ao longo dos anos na Superbikes Light, GP Light e Endurance. Esse cara sabe separar o joio do trigo e avaliar riscos e qualidades dos seus alunos e é humilde.
Pena que ele está praticamente suspendendo o curso por falta de segurança no autódromo de BH (mais uma das facetas desse país de m*rda!
Editado pela última vez por Pretti em 04 Jul 2013, 22:14, em um total de 2 vezes.
- Saurus
- Mito
Pretti escreveu:...
Um curso que eu recomendaria muito é do da BHRacing do mineiro Pablo Moysés, cria do Cerciari de dez anos atrás, que ganhou vulto próprio, ganhando várias provas ao longo dos anos na Superbikes Light GP Light e Endurance. Esse cara sabe separar o joio do trigo e avaliar riscos e qualidades dos seus alunos....
Já o vi correndo na Moto1000GP em Jacarepaguá no final de 2011. Fez bonito, o cara pilota muito mesmo, mesmo com uma moto inferior ele ficava trocando a liderança da prova com gente que tinha equipamento superior. Temos também outro m@diano que vinha encarando os desafios das competições e que vinha numa ascendente de suas habilidade. É o Tiago Marchon, mas acho que ele deu um tempo por questões orçamentárias.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
-
Jota
Satisfação pura ler o seu post inicial, villa, parabéns!
- Gabriel Bruschi
- Motoqueiro
- Contato:
show de relato, quando andei a primeira vez na pista fiquei totalmente sem noção, não sabia traçado nada, foi foda de mais, em cinco voltas eu não conseguia mais mexer meus braços de tanta força que fiz, esquecendo tudo o que a teoria ensina.................
mas é isso ai, torço para que voce va em frente e se de bem na proxima.....
mas é isso ai, torço para que voce va em frente e se de bem na proxima.....
Triumph Daytona 675 2014
PSR TRACK DIVISION
PSR TRACK DIVISION
Villa escreveu:EduLeitão escreveu:ter participado da corrida foi uma sensação completamente diferente de um TD realmente? Não tem como comparar?
Não, não tem. E eu nem vou tentar começar a escrever sobre isso porque é o tipo de coisa difícil de explicar embora fácil de entender.
Sou e serei um eterno defensor de trackdays para amadores. Considero algo obrigatório para qualquer pessoa que goste de velocidade e se emocione com motores. Continuarei participando e promovendo eles enquanto puder.
Só que...
Carreras son carreras!!
Poizé, mas a experiência q um trackday te oferece, te muda pro resto da vida. Depois de USAR/TREINAR de verdade uma moto em algum ambiente propício, vc usa esta experiência no dia a dia, nas vias públicas. Vai da cabeça de cada um usar positivamente ou negativamente.
Mas tmb considero OBRIGATÓRIO conhecer os seus limites e os limites da moto, para tirar proveito/diversão, e muito mais segurança.
Eu por exemplo, depois de começar a pegar trilhas, estradas de chão, lamaceiro, cair algumas vezes, devido ao aprendizado, já me safei de muiiiitas na "vida real". É unir útil ao agradável!
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
Maravilha, hein, @Villa! Parabéns!
Em tempo...
... vai Villa Rossi, vai....
Scott, beam me up now! Antes das pedradas...

Em tempo...
... vai Villa Rossi, vai....
Scott, beam me up now! Antes das pedradas...
Tio escreveu:Excelente, Villa, EXCELENTE! Parabéns mesmo.
Minha opinião.
nunca fiz nenhum dos dois, mas a idéia que me passa de gasto e satisfação é essa!
STRESS = espaço de tempo entre duas viagens de moto
Villa escreveu:Luiz Almeida escreveu: Lembro de uma longa reta descedente, depois dos boxes, e uma curva braba, à esquerda, ao final. Assustava!
Vc tá falando da 1 e da 2!
Ainda existem, mas parecem rascunhos abandonados do que já existiu um dia.
O circuito atual está muito bem cuidado e bonito. Interlagos é muito legal, apesar de certas características que deixam ele perigoso para motos.
Nessa curva 2 *DIZEM* que no fim dos anos 70 na F1 o Gilles Villeneuve era o único que tinha colhões de fazer as duas de pé trancado. Todo mundo dava uma aliviada na 2 mas o Gilles ia com tudo!
Não sei se é verdade pq eu nem era nascido... Mas do jeito que o cara era foda, eu acredito!
Belo tópico : bem escrito, ilustrado e com emoção!
Parabéns e boa sorte Villa!
Na questão da longa reta descendente com curva à esquerda, creio que o Luiz Almeida se referia ao antigo Retão, com 800 metros de comprimento e a extinta e temida Curva 3 : sem área de escape, com um muro pra receber os incautos e o favelão do outro lado!
Ali vi um Stock Car Opala se desmanchar em chamas, com final trágico para o piloto...
Quanto às Curvas 1 e 2, de fato, foi espantoso ver as baratas chegando forte sem aliviar, mas nunca se chegou a um consenso sobre "quem" foi o 1o.
Gilles? Lafite? Tom Pryce? Jarier?
Bons tempos! Eu era jovem e trabalhava lá como fiscal de pista (bandeirinha
Alf escreveu:... vai Villa Rossi, vai....
Hahaha até parece!
Eu sou apenas um amador entusiasta!!
Sempre respeitei e admirei até o cara que corre disputando a última posição. Mas depois dessa experiência o meu respeito por qualquer piloto aumentou mais ainda!!
Lee, excelente comentário! Vc deve ter muita história boa pra contar por ter vivido nesse meio naquela época!!
- SPEED RACER
- Mito
- rafaexpress
- Motoqueiro
Pô Villa... animal cara !
Eu tbm estou muito interessado em entrar nessa diversão de pista, visto que andar a passeio em SP não rola mais.
Se não for pedir muito vc poderia colocar todos os custos que vc teve com inscrição, moto, equipe, etc ?
Edit: desencana, já li na primeira página uaheauheaueah
Mas e ai, eu to afim de COMPRAR uma moto de pista e usar sempre a minha. Se eu comprar uma Ninjinha posso usar ela sempre ou tenho que alugar dos caras ?
Abraço e boas corridas !
Eu tbm estou muito interessado em entrar nessa diversão de pista, visto que andar a passeio em SP não rola mais.
Se não for pedir muito vc poderia colocar todos os custos que vc teve com inscrição, moto, equipe, etc ?
Edit: desencana, já li na primeira página uaheauheaueah
Mas e ai, eu to afim de COMPRAR uma moto de pista e usar sempre a minha. Se eu comprar uma Ninjinha posso usar ela sempre ou tenho que alugar dos caras ?
Abraço e boas corridas !

Let's Ride
CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017