Projeto prevê obrigatoriedade do colete com airbag

Grupo de discussão geral sobre motos.
Fernanda-DF
Mito
Contato:

Re: Projeto prevê obrigatoriedade do colete com airbag

Mensagem por Fernanda-DF »

mimimi.

alguém se deu ao exaustivo trabalho de ler o projeto de lei?

na justificação não há nada sobre "reduzir número de acidentes", mas "... que pode reduzir em até 75% a ocorrência de lesões
e fraturas nos acidentes".

O cara foi Ministro da Saúde, tá sabendo da extrema gravidade que é a quantidade de gente morta - e ferida - em acidentes envolvendo motos. Em uma coisa eu concordo com o que muitos de vocês escreveram - o principal é cuidar para que acidentes sejam evitados, e não só cuidar para diminuir as consequências deles. A educação do futuro objeto de estatística tem que existir, não basta a pessoa ter umas aulinhas de como manter a moto em pé andando a 30 km/h. O processo de habilitação pra categoria quase equivale a uma sentença de morte.

Todos temos muito tempo de ficar sassaricando na internet, leiam algo aqui - http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf20 ... ansito.pdf

Na página 8 desse estudo há uma tabela mostrando a quantidade de mortos em acidentes de trânsito no Brasil, de 1996 a 2010.

Em 2010, um terço das vítimas estavam relacionadas a motocicletas (total de mortos = 40.989, motociclistas = 13.452). Isso, com dados preliminares para 2010. Com certeza, aumentou muito o número de motociclistas defuntos em 2011 e 2012.

Ainda segundo o estudo, as taxas de mortos em acidentes de trânsito, por 100 mil habitantes, em 2010, são:
total de óbitos = 21,5
total de motociclistas = 7,5

Aí, quando o cara quer tomar uma medida pra reduzir esses números ele é criticado? Nisso, eu concordo, que não deveria ser a única maneira, nem a primeira, de atacat o problema, mas é alguma coisa.

JUSTIFICAÇÃO
É flagrante o aumento do número de motocicletas em circulação
no trânsito brasileiro, consequência dos congestionamentos das vias, do preço
dos combustíveis e da facilidade de crédito para sua aquisição. A esses fatos,
some-se a utilização da motocicleta no mercado formal ou informal de
trabalho, especialmente em serviços de tele-entregas de mercadorias e
documentos (“motoboys”) ou transporte de passageiros (“mototáxis”). O fato
é que as motocicletas estão cada vez mais substituindo os automóveis nas vias
urbanas.
Em decorrência, o número de acidentes envolvendo motociclistas
tem alcançado níveis alarmantes. O problema toma proporções ainda mais
graves quando se considera que as lesões decorrentes de acidentes com esse
tipo de veículo são, em geral, extremamente sérias.
Uma invenção recente, porém, certamente tem condições de
proteger os motociclistas de lesões graves: o colete de proteção “airbag”.
Trata-se de um instrumento com características semelhantes às do “airbag”
utilizado em automóveis, que pode reduzir em até 75% a ocorrência de lesões
e fraturas nos acidentes.
No interior do colete, há um cartucho de gás CO2,
que, acionado automaticamente em caso de forte impacto, libera
instantaneamente o gás, que infla a jaqueta, deixando assim protegidas
regiões importantes do corpo humano, como o cóccix, a coluna vertebral, as
laterais, o peito e o pescoço.
2
Dessa forma, entendemos ser necessário alterar o Código de
Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 1997) para tornar obrigatório o uso
desses coletes por motociclistas, nos mesmos moldes da atual exigência
relativa ao capacete. O motociclista deverá, portanto, utilizar esses dois
equipamentos de proteção, claramente complementares, o que salvará
milhares de vidas.
Uma única ressalva faz-se quanto à obrigatoriedade de utilização
do colete “airbag” por motociclistas: o preço elevado. Esses produtos, hoje,
não são fabricados no Brasil e chegam ao mercado em valores que
desestimulam seu consumo. Em vista desse argumento, propomos que, por
um período inicial de cinco anos, esses equipamentos sejam beneficiados com
a redução de tributos. Nesse sentido, eles serão isentos do Imposto de
Importação e do Imposto sobre Produtos Industrializados e as alíquotas da
Contribuição para o PIS/PASEP e da Contribuição para o Financiamento da
Seguridade Social (COFINS) serão zeradas, inclusive na importação.
Posteriormente, espera-se que a produção dos coletes seja
nacionalizada e seu custo diminua sensivelmente, principalmente
considerando-se a produção em larga escala. O aumento das vendas também
contribuirá para a redução do valor desse equipamento importante para a
segurança do motociclista.
-oo-

O boss é meu broder.
Fernanda-DF
Mito
Contato:

Mensagem por Fernanda-DF »

querem ver o número de acidentes de trânsito diminuir, de verdade?

fiscalizar, com rigor, o cumprimento da famigerada "lei seca".
-oo-

O boss é meu broder.
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

Fernanda, aumentou o número demónitps,no trânsitomem geral, assim como aumentou a frota.

Quero saber a proporção entre número de óbitos por moto circulando daquela época e a mesma proporção pra hoje em dia...

Quem roda todo dia no trânsito percebe que de um tempo pra cá mais que dobrou o número de "novos motociclistas" que resolveram fazer percurso diário de moto...
NC750x

-- no donut for you! --
Richard.
Dinossauro

Mensagem por Richard. »

mantabodyboarder escreveu:Fernanda, aumentou o número demónitps,no trânsitomem geral, assim como aumentou a frota.

Quero saber a proporção entre número de óbitos por moto circulando daquela época e a mesma proporção pra hoje em dia...

Quem roda todo dia no trânsito percebe que de um tempo pra cá mais que dobrou o número de "novos motociclistas" que resolveram fazer percurso diário de moto...
Isso é fato.

E essa conta do número de veículos na frota X número de acidentes, pode ser visto não só em motos, mas em carros também. ;-)

Mas o problema do trânsito, sempre será as motos, pois o número de zés ruelas que param de pagar ônibus para pagar uma prestação de uma Dafra e no mesmo dia que compra a moto já se mete a atravessar a cidade para trabalhar aumenta a cada dia e, como sabemos que a preparação de motoristas nesse país é uma coisa fenomenal de tão boa, acaba facilitando essas estatísticas.

Se tirar os nós cegos das ruas, o número de acidentes diminuirá. Se continuar jogando carro e moto na mão de gente despreparada, pode dar uma armadura feita pela NASA que o cara vai se matar do mesmo jeito. :-(
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Nanda, concordo que o projeto de lei, tem mérito, nem de longe deveria ser criticado, contudo, aonde está o projeto de lei aonde motoescola (e - ou) autoescola "de fato" ensinem as pessoas, o que se deve ser ensinado, como por exemplo direção defensiva e, mais importante (meu ponto de vista), ensinar a realmente ter a capacidade de pilotar ou dirigir. Assim como são as coisas hoje, e, não mudou nada desde a minha época de tirar a CNH, a única importância é adquirir o documento. Leis antiquadas e código de trânsito ridículo, jamais levarão a algum lugar. Veja como exemplo, a total falta de respeito que existe hoje, e o que é ruim, continuará...
Só pra citar um exemplo que ocorre de modo geral, a falta de uma simples indicação de seta, informando a quem está no trânsito, a intenção de ação, afinal ninguém é obrigado a adivinhar o que o próximo vai fazer (isto é mais do que comum, a falta de usar um simples aviso [pisca] de qual a sua intenção...). Outra coisa é a viabilidade de todos poderem adquirir os equipamentos bons, colocar no papel é fácil, mas bons equipamentos custam caro e em nada, nem ninguém (políticos) faz nada para ajudar, ficam somente no teórico...
Suzuki RV 90,Yamaha RS 125,Honda ML125,Yamaha DT 180, Agrale 16.5/27.5 Elefantre/27.5,XL250 R, Honda 450 DX, Yamaha RD 350 LC, Honda Hornet e New Hornet, Kawasaki Z 1000, Suzuki DRZ 400 E

Imagem EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAIS
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja »

incrivel como as pessoas acham que botar uma armadura medieval num motoqueiro ira resolver os problemas de acidente .....
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Jota

Mensagem por Jota »

Fabio Ninja escreveu:incrivel como as pessoas acham que botar uma armadura medieval num motoqueiro ira resolver os problemas de acidente .....
fabio, não vai diminuir o número de acidentes, mas vão diminuir as lesões que os motomanos irão sofrer, isso é fato.
tem a mesma função do uso obrigatório de capacetes. ;-)

existem outras medidas pra diminuir o número de acidentes, a função dessa medida não é essa.

a obrigatoriedade do abs trata de proteção ativa, a do airbag de proteção passiva. não vejo lógica em criticar o airbag dizendo que só o abs pode evitar um acidente. segurança ativa e passiva são aspectos complementares do mesmo problema.
Editado pela última vez por Jota em 26 Nov 2012, 10:26, em um total de 1 vez.
hawk
Roda Presa

Mensagem por hawk »

Ainda proponho o uso de capacete em automóveis. Ficaria bem mais seguro. Afinal, os pilotos já usam...
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Colete, joelheira, calçado apropriado, capacete só fechado, luvas, tirar carteira ser algo super difícil... por mim desce o cacete, quanto mais restrição melhor, menos motos nas ruas, tá infestado demais.

Se não quiser usar a parafernália de segurança, vai de ônibus.

O que não é certo é todo mundo ficar pagando a conta de alguns. Isso se o acaso não for mais cruel e vc der o azar de machucar alguém que se quebra inteiro por estar desprotegido.

[ ]'s
Editado pela última vez por Kuati em 26 Nov 2012, 10:29, em um total de 1 vez.
Imagem
Jota

Mensagem por Jota »

hawk escreveu:Ainda proponho o uso de capacete em automóveis. Ficaria bem mais seguro. Afinal, os pilotos já usam...
se é um argumento contra o uso das jaquetas com air-bag, por coerência, vc deve ser contra o uso de capacetes para motociclistas tb, correto?
hawk
Roda Presa

Mensagem por hawk »

Jota escreveu:
hawk escreveu:Ainda proponho o uso de capacete em automóveis. Ficaria bem mais seguro. Afinal, os pilotos já usam...
se é um argumento contra o uso das jaquetas com air-bag, por coerência, vc deve ser contra o uso de capacetes para motociclistas tb, correto?
Não deixaria de usar capacete, mas não faço questão de impor minha insegurança aos outros. Se for mesmo pela segurança, capacetes em automóveis fazem muito sentido.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

hawk escreveu:
Jota escreveu:
Não deixaria de usar capacete, mas não faço questão de impor minha insegurança aos outros. Se for mesmo pela segurança, capacetes em automóveis fazem muito sentido.
O problema é que, em se tratando de trânsito, a insegurança física de uns implica em insegurança financeira para os demais.

Experimente bater em alguém e este ficar sequelado tendo de fazer tratamento caro, com um advogado ele te arranca algum isso se não te ferrar finaceiramente... fora seguro obrigatório que só aumenta e aí todo mundo paga...

Por mim, pode botar macacão anti-chamas pra dirigir tb, capacete, e todos os carros teriam de vir com gaiola! :lol:
Sinceramente, mesmo com toda essa merda, eu não deixaria de andar de carro ou de moto. Com mais mimimi, menos veículos nas ruas. E com mais gente dependendo de transporte público, provavelmente a coisa teria de melhorar.

Ou isso, ou como em certos estados dos EUA, quer andar sem capacete então tenha seguro particular...

[ ]'s
Imagem
hawk
Roda Presa

Mensagem por hawk »

Kuati escreveu:
hawk escreveu:
Jota escreveu:
Por mim, pode botar macacão anti-chamas pra dirigir tb, capacete, e todos os carros teriam de vir com gaiola! :lol:
Sinceramente, mesmo com toda essa merda, eu não deixaria de andar de carro ou de moto. Com mais mimimi, menos veículos nas ruas. E com mais gente dependendo de transporte público, provavelmente a coisa teria de melhorar.
[ ]'s
Melhorar? heh heh
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Meus pitacos:

1) Não devemos somente atenuar a gravidade de lesões em acidentes envolvendo motocicletas, devemos também evitar que os acidentes ocorram. Aliás, essa é a melhor proteção de todas.

2) Nossas leis de trânsito são boas, falta serem respeitadas.

3) Equipamento de segurança para motociclistas deveria ser isento de impostos. Cobrem os impostos desses equipamentos na cerveja, no wisky, na vodca e outras bebidas alcoólicas. Cigarros deveriam ter uma sobretaxa de 100% destinada ao SUS.

4) Motocicletas não são veículos para qualquer um. 80~90% dos condutores de moto não nasceram para guiar motocicletas. Motocicletas são muito mais difíceis de conduzir que um carro. 80% dos que estão guiando algum veículo não poderiam sequer guiar carrinho de supermercado.

5) A indústria faz o lobby conforme seus interesses. A ética da indústria é vender e ganhar grana e o resto kissiphoddda. Proibir, obrigar, exigir, permitir, etc, tudo depende do interesse da indústria.

6) Nesse país, para a educação (formal, moral, ética, etc) ficar péssima, ainda tem que melhorar muiiiiiiiiito.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja »

Jota escreveu:
Fabio Ninja escreveu:incrivel como as pessoas acham que botar uma armadura medieval num motoqueiro ira resolver os problemas de acidente .....
fabio, não vai diminuir o número de acidentes, mas vão diminuir as lesões que os motomanos irão sofrer, isso é fato.

existem outras medidas pra diminuir o número de acidentes, a função dessa medida não é essa.

a obrigatoriedade do abs trata de proteção ativa, a do airbag de proteção passiva. não vejo lógica em criticar o airbag dizendo que só o abs pode evitar um acidente. segurança ativa e passiva são aspectos complementares do mesmo problema.

se formos pensar assim ,eu acho que deveriamos usar o air bag, mais um macacao de couro, porque se o air bag falhar dai a macacao pode auxiliar, e ao inves de botas de borracha , com solado e biqueira de aço, pois nunca se sabe o que pode acontecer, e o capacete alem de ser somente de fibra, que fossem de fibra de carbono, pois nao se sabe o que pode acontecer, como esse mundo esta ficando chato, educação seria bem mais pratico não....
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Valdicreidison Letisgô
Motociclista

Mensagem por Valdicreidison Letisgô »

alias se aumentar a fiscalizaçao numa regiao do país o numero de acidente cai drasticamente e
nem adianta falar em auto escola melhor pq nessa regiao mal usam capacete
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
Valdicreidison Letisgô
Motociclista

Mensagem por Valdicreidison Letisgô »

Kuati escreveu:Colete, joelheira, calçado apropriado, capacete só fechado, luvas, tirar carteira ser algo super difícil... por mim desce o cacete, quanto mais restrição melhor, menos motos nas ruas, tá infestado demais.

O que não é certo é todo mundo ficar pagando a conta de alguns. Isso se o acaso não for mais cruel e vc der o azar de machucar alguém que se quebra inteiro por estar desprotegido.

[ ]'s

qto menos equipamento de segurança melhor, caiu morreu, nao ocupa cama no hospital e nem gasta com tratamento :lol: :lol:

as vezes acho q qto mais a pessoa se sente segura mais se abusa
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Tudo que vem desses "nobres" deputados deve ser visto com muita reserva.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Valdicreidison Letisgô escreveu:
Kuati escreveu:Colete, joelheira, calçado apropriado, capacete só fechado, luvas, tirar carteira ser algo super difícil... por mim desce o cacete, quanto mais restrição melhor, menos motos nas ruas, tá infestado demais.

[ ]'s

qto menos equipamento de segurança melhor, caiu morreu, nao ocupa cama no hospital e nem gasta com tratamento :lol: :lol:

as vezes acho q qto mais a pessoa se sente segura mais se abusa

Seria ótimo se família não fosse pra justiça depois pedir indenização pelo resto da vida do cara baseado no que ele ganhava até quando ele completasse uns 70 anos...

Tem jeito não véi, tem que colocar restrição/dificuldade pra tudo quanto é lado, tem veículo demais nas ruas.

[ ]'s
Imagem
Jota

Mensagem por Jota »

Fabio Ninja escreveu:
Jota escreveu:

se formos pensar assim ,eu acho que deveriamos usar o air bag, mais um macacao de couro, porque se o air bag falhar dai a macacao pode auxiliar, e ao inves de botas de borracha , com solado e biqueira de aço, pois nunca se sabe o que pode acontecer, e o capacete alem de ser somente de fibra, que fossem de fibra de carbono, pois nao se sabe o que pode acontecer, como esse mundo esta ficando chato, educação seria bem mais pratico não....
acho que vc não leu meu post. :emo85:

segurança é a combinação de duas coisas. essa medida visa a uma delas apenas.

se a outra coisa (segurança ativa) é mais importante, é outra questão.
Responder