Volta do churrastiba XT600 quebrou
Re: Volta do churrastiba XT600 quebrou
Então, leia lá, foi +- esta a conclusão do pessoal, tipo, o motor da XT600 é muito torcudo, o pessoal fica com preguiça de trocar marcha, coloca 5ª e esquece, acaba ferrando.
[ ]'s
[ ]'s

-
kalixto
- Motoqueiro
- Contato:
Eu vinha numa tocada de 100km/h e 4mil giros (permitido ali é 80km/h) e não lembro se baixei marcha mas diminui justamente porque tinha homens trabalhando na pista, foi diminuir e escutar algo quebrando e fui na embregem e a manete cedeu totalmente, ai foi diminuir ate parar.
Tinha dado uns trancos de dar do principalmente no começo principalmente na hora de reduzir quando ia baixa velocidade, agora já tinha me adaptado o cambio tava uma manteiga, a embreagem não mostrava sinal de patinar ou de não estar funcionado adequadamente.
desci a serra da graciosa devagar mas em 2/3 marcha, andei devagar na lama em 1 e 2, mas naquele a momento pelo contrario tinha andado a poucos minutos a 120km queria ganhar tempo pois ali na estrada nova ainda não tem fiscalização da policia, ja na de garuva não daria pra abusar era 100 no máximo.
A moto esta em itapoa-sc e eu em curitiba, tenho ferias na 2 quinzena de julho, ia viajar com a moto agora vou correr atraz de arrumar ela, mas isso exige decidir varias coisas trago pra curitiba, levo pra joiville, tiro o motor e trago no porta-malas do carro.
Como não é o veiculo principal da casa não tem pressa de consertar.
oleo tinha trocado antes de viajar pra arapoti, ou seja rodou no máximo 750 km ate agora.
Tinha dado uns trancos de dar do principalmente no começo principalmente na hora de reduzir quando ia baixa velocidade, agora já tinha me adaptado o cambio tava uma manteiga, a embreagem não mostrava sinal de patinar ou de não estar funcionado adequadamente.
desci a serra da graciosa devagar mas em 2/3 marcha, andei devagar na lama em 1 e 2, mas naquele a momento pelo contrario tinha andado a poucos minutos a 120km queria ganhar tempo pois ali na estrada nova ainda não tem fiscalização da policia, ja na de garuva não daria pra abusar era 100 no máximo.
A moto esta em itapoa-sc e eu em curitiba, tenho ferias na 2 quinzena de julho, ia viajar com a moto agora vou correr atraz de arrumar ela, mas isso exige decidir varias coisas trago pra curitiba, levo pra joiville, tiro o motor e trago no porta-malas do carro.
Como não é o veiculo principal da casa não tem pressa de consertar.
oleo tinha trocado antes de viajar pra arapoti, ou seja rodou no máximo 750 km ate agora.
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
Himalayan 450 2026.
[
Kalixto, não foi a velocidade, te garanto.
Fui e voltei ao Chile de XT600E, igual a tua, andando em regra a 130 km/h, na volta várias vezes à 140 km/h, e como já disse, a moto está com quase 100k rodados e embreagem original, sem sinal de quebra. To achando que na tua queda (pelas fotos parece que foi para esquerda), por mais leve que tenha parecido, tenha afetado alguma coisa na moto, talvez pelo pedal/eixo de câmbio.
Aguardando para saber o diagnóstico final.
Fui e voltei ao Chile de XT600E, igual a tua, andando em regra a 130 km/h, na volta várias vezes à 140 km/h, e como já disse, a moto está com quase 100k rodados e embreagem original, sem sinal de quebra. To achando que na tua queda (pelas fotos parece que foi para esquerda), por mais leve que tenha parecido, tenha afetado alguma coisa na moto, talvez pelo pedal/eixo de câmbio.
Aguardando para saber o diagnóstico final.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
- Ticano
- Motoqueiro
- Contato:
Bota para rodar logo esse trator, mesmo que comprovadamente destrutível...
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
A teoria do Fumaça tem fundamento 
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms
Psn: Daninean
Psn: Daninean
- diegonunes
- Dinossauro
Tá danado, quebrar primário assim? acho que não.
Pela falta de embreagem, acho que foi coisa besta.
Acompanhando...
Pela falta de embreagem, acho que foi coisa besta.
Acompanhando...
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
- Yell
- Motoqueiro
Um amigo de vitória teve um caso parecido, mas com uma XT660...
Ele caiu com a moto num acidente. Ela aparentemente bateu o cambio no chão...ficou marcado e etc...
Não deu muito tempo e o câmbio dele travou...acusaram problema nos anéis da embreagem (é isso mesmo???). Como a moto era nova, trocaram acho que na garantia...
Ele caiu com a moto num acidente. Ela aparentemente bateu o cambio no chão...ficou marcado e etc...
Não deu muito tempo e o câmbio dele travou...acusaram problema nos anéis da embreagem (é isso mesmo???). Como a moto era nova, trocaram acho que na garantia...
Yell
Pior que a Desonestidade, só a Hipocrisia!!!!!!!!!
Pior que a Desonestidade, só a Hipocrisia!!!!!!!!!
Ainda acho que é o caso da ténéré 600 do Fórum XT que postei ali, a descrição do ocorrido é quase igual à do Calixto, embreagem solta como se o cabo tivesse rompido, câmbio travado...
Tombo, bater o pedal do câmbio, no barro macio, e isso quebrar algo internamente eu até acreditaria se fosse uma Shineray, mas uma XTrator600 acho muito pouco provável.
[ ]'s
Tombo, bater o pedal do câmbio, no barro macio, e isso quebrar algo internamente eu até acreditaria se fosse uma Shineray, mas uma XTrator600 acho muito pouco provável.
[ ]'s

Por puro chutômetro, tbém acho isso..Daninean escreveu:A teoria do Fumaça tem fundamento
GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
Anzolim escreveu:Por puro chutômetro, tbém acho isso..Daninean escreveu:A teoria do Fumaça tem fundamento
Também chutei, tentando fundamentar.
Kuati, tive uma Tenere por 2 anos e uma XT por 3 anos e meio. Papinho este de que por conta do torque passa a 5ª e esquece. A moto não aceita andar abaixo de 2.500/2.700 rpm´s nem querendo, só se for em descida, porque normalmente abaixo dos 2.700 (nesta rotação tem que andar bem na manha e acelerar devagar) a moto parece cavalo chucro, começa a cabritar e dar porrada que só andando para entender como a bruta funciona.
Esse papo de passa a 5ª e esquece só na Bruta 1200.
Este fim de semana fiquei reparando, a 2.000 rpm´s a 12 está a 55 km/h sem um tranquinho. O coisa boa andar assim também.
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Marcha é feita pra ser usada...Smoker escreveu:Anzolim escreveu:Por puro chutômetro, tbém acho isso..Daninean escreveu:A teoria do Fumaça tem fundamento
Também chutei, tentando fundamentar.![]()
Kuati, tive uma Tenere por 2 anos e uma XT por 3 anos e meio. Papinho este de que por conta do torque passa a 5ª e esquece. A moto não aceita andar abaixo de 2.500/2.700 rpm´s nem querendo, só se for em descida, porque normalmente abaixo dos 2.700 (nesta rotação tem que andar bem na manha e acelerar devagar) a moto parece cavalo chucro, começa a cabritar e dar porrada que só andando para entender como a bruta funciona.![]()
Esse papo de passa a 5ª e esquece só na Bruta 1200.![]()
Este fim de semana fiquei reparando, a 2.000 rpm´s a 12 está a 55 km/h sem um tranquinho. O coisa boa andar assim também.
Mania feia que o povo tem!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Vai me dizer que não é bom demais sair com a patroa na garupa, pegar a orla, colocar a 5ª marcha e rodar suave abaixo dos 2.000 giros???
Tem moto que roda na boa, tem moto que não.
B12S
B12S
Então, tb achei estranho a conversa ali no fórum XT600, mas como teve uns três que chegaram mais ou menos a esta conclusão, a descrição do ocorrido bate com a do Kalixto, achei que poderia ser o mesmo.
Massss desconfio mesmo que o câmbio da XT600 pode não ser tão brucutu como o resto da moto... ou mesmo mal uso, reduzidas muito fortes, bater marcha com vontade sem a embreagem estar devidamente acionada...
O lance é que o que ocasionou aquela ferrada na engrenagem da Tenere do cara do Forum XT, ao menos para mim, não ficou bem esclarecido.
[ ]'s
Massss desconfio mesmo que o câmbio da XT600 pode não ser tão brucutu como o resto da moto... ou mesmo mal uso, reduzidas muito fortes, bater marcha com vontade sem a embreagem estar devidamente acionada...
O lance é que o que ocasionou aquela ferrada na engrenagem da Tenere do cara do Forum XT, ao menos para mim, não ficou bem esclarecido.
[ ]'s

Kuati, vai por mim, a moto toda é bruta, da construção ao funcionamento. Se tiver oportunidade de ver um motor de XT aberto, ou mesmo semi aberto, vai ver que são poucas peças, de usinagem bruta, feitas para durar mesmo. Como já disse, a minha antiga XTE está com um amigo, quase virando os 100k (isso se já não virou, pois rodou um tempo sem velocímetro), nem sinal da embreagem berrar, segundo ele. E olha que o atual dono judia da moto.
B12S
B12S
É vero.Smoker escreveu:Vai me dizer que não é bom demais sair com a patroa na garupa, pegar a orla, colocar a 5ª marcha e rodar suave abaixo dos 2.000 giros???![]()
Bãodimais...
A tiger faz isso numa boa tbem.
GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
O motor aguenta pq é torcudo, é bom sim, mas não é o uso correto. rsrsrsAnzolim escreveu:É vero.Smoker escreveu:Vai me dizer que não é bom demais sair com a patroa na garupa, pegar a orla, colocar a 5ª marcha e rodar suave abaixo dos 2.000 giros???![]()
Bãodimais...
Não quer ser chato mas já sendo... usem a marcha certa, giro mais alto e ande relando o acelerador, vai economizar gasolina e motor.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
marquinho escreveu:O motor aguenta pq é torcudo, é bom sim, mas não é o uso correto. rsrsrsAnzolim escreveu:É vero.Smoker escreveu:Vai me dizer que não é bom demais sair com a patroa na garupa, pegar a orla, colocar a 5ª marcha e rodar suave abaixo dos 2.000 giros???![]()
Bãodimais...
Não quer ser chato mas já sendo... usem a marcha certa, giro mais alto e ande relando o acelerador, vai economizar gasolina e motor.
Marquinho, gasolina não economiza não, acho que motor sim. O BCWS dizia que quanto menor o RPM menor seria o consumo de gasolina, foram lá e fizeram o teste na prática, colocando um carro pra rodar em quinta marcha em baixas velocidades... o carro fez um monte. Depois levaram o carro trocando as marchas normalmente, em modo econômico, o carro gastou bem mais.
Isso só vale pra quando vc vê que sua gasolina está acabando, começa a bater o desespero que não aparece nenhum posto na rodovia... aí o ideal é meter 6ª marcha na moto e ir a 60 km/h, é a situação que menos se gasta gasolina.
Só pra não ficar no ar: http://bestcars.uol.com.br/ct/economia.htm
Infelizmente não achei o teste, mas eles botaram isso aí na prática sim. Mas faz muito tempo que li.
[ ]'s

- diegonunes
- Dinossauro
Quando menos o motor girar, menos aspira-se combustível, logo...
Quanto a rotação mínima de trabalho da XT, é foda mesmo, notei a mesma coisa na Strom 1000, negócio chato andar na cidade em trânsito travado, é necessário debrear o tempo todo.
O motor da XRE por exemplo, não roda redondo abaixo dos 3k. Se acelerar sem progressividade, fica cabritando.
Já as bandidas e a hornet por exemplo, é um show.
Quanto a rotação mínima de trabalho da XT, é foda mesmo, notei a mesma coisa na Strom 1000, negócio chato andar na cidade em trânsito travado, é necessário debrear o tempo todo.
O motor da XRE por exemplo, não roda redondo abaixo dos 3k. Se acelerar sem progressividade, fica cabritando.
Já as bandidas e a hornet por exemplo, é um show.
Bom, já li que a rotação ideal para melhor aproveitamento do motor fica entre o giro de torque máximo e o giro de potência máxima.
Para minha moto seria andar entre 6.500 e 9.500 rpm´s +-. Putz, ficar com motor berrando na cidade é chato bagarái.
Gosto de rodar entre os 2.500/3.500 rpm´s, acima disso basicamente em estradas.
Para minha moto seria andar entre 6.500 e 9.500 rpm´s +-. Putz, ficar com motor berrando na cidade é chato bagarái.
Gosto de rodar entre os 2.500/3.500 rpm´s, acima disso basicamente em estradas.
B12S
B12S
- diegonunes
- Dinossauro
Esse aproveitamento refere-se ao ganho de potência antes da queda da parábola do gráfico (iminência). Infelizmente, os motores não geram um potência linear, é por isso que a potência máxima não aparece na rotação máxima.
Na XRE (uso essa moto porque sei dos dados dela), tem potência máxima de 26 cv em 7.500 giros, mas ela corta depois das 9 mil. O torque máximo, aparece nas 6.000 rpm. Potência é a rapidez com o que o trabalho é realizado naquele momento.
Então, significa dizer que mantendo a aceleração em 7.500 rpm, você está conseguindo o melhor aproveitamento que o motor pode lhe dar, mas isso não representa a máxima economia, claro.
O gráfico abaixo mostra perfeitamente isso:

Na XRE (uso essa moto porque sei dos dados dela), tem potência máxima de 26 cv em 7.500 giros, mas ela corta depois das 9 mil. O torque máximo, aparece nas 6.000 rpm. Potência é a rapidez com o que o trabalho é realizado naquele momento.
Então, significa dizer que mantendo a aceleração em 7.500 rpm, você está conseguindo o melhor aproveitamento que o motor pode lhe dar, mas isso não representa a máxima economia, claro.
O gráfico abaixo mostra perfeitamente isso:

Editado pela última vez por diegonunes em 18 Jun 2012, 17:50, em um total de 2 vezes.