Impressões sobre Fazer e CB300
- diegonunes
- Dinossauro
Re: Impressões sobre Fazer e CB300
Braço oscilante no motor rapaz? Isso é suspensão homi!! Os mecanismos usados para funcionamento de válvulas são: Balancim, tucho mecânico e hidráulico. Talvez o balancim é que sejam chamados de braço oscilante. Estou correto?piccoli escreveu:Ué, gente... tucho? A CB3 usa tucho? Achei que fosse braço oscilante como é na Falconete. Afinal, como é o comando da CB3? ...
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Tenho uns PDF de manual de serviço da Falcon que fala claramente: braço oscilante. O que eu conheço por balancim, a dona Honda chamou de braço oscilante nesse caso da Falcon.
Alguém tem um diagrama do cabeçote da CB3 ou Twister para eu dar uma olhada?
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
- Saurus
- Mito
Twister/Tornado e CB300R/XRE300 usam comando por cames sobre tuchos mecânicos regulados por pastilhas. Um comando para admissão e um para exaustão/escape, ou seja, motor DOHC.piccoli escreveu:Tenho uns PDF de manual de serviço da Falcon que fala claramente: braço oscilante. O que eu conheço por balancim, a dona Honda chamou de braço oscilante nesse caso da Falcon.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Achei!
Desenho abaixo.
Gostei desse comando. Parece ser melhor que balancim que quando pega folga não adianta regular válvulas, o barulho de máquina de costura permanece.

Desenho abaixo.
Gostei desse comando. Parece ser melhor que balancim que quando pega folga não adianta regular válvulas, o barulho de máquina de costura permanece.

atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
- diegonunes
- Dinossauro
nao só parece, é melhor de modo geral. A regulagem é feita atraves das pastilhas, que havendo desgaste nas peças vão sendo substituidas. O barulho de maquina de costura é promovido pelos balancins, por isso a queixa universal do motor 250cc da Yamaha. Em baixa, é unanime, pelo menos teoricamente, que os motores que usam balancim são mais economicos e tem melhor resposta. Isso é constituido pelo fato de possuir menos partes móveis. Já em alta, por questões físicas-mecanicas, a flutuação das valvulas aparecem bem mais cedo nos acionados por balancim. Hoje por exemplo, não se fabrica mais motores de carro sem tucho, e grande parte agora hidráulico, o que nas motos não é interessante, devido a alta rotação.
É assunto pra dar e vender....... hehehhee.
É assunto pra dar e vender....... hehehhee.
- Junin
- Motociclista
Gelous : Vem muito aqui pra Patrocínio?? Cidade boa a sua !!! E a Festa do Milho, já veio?? Abraço
Saurus, diegonunes e piccoli : Vocês são engenheiros???
Tão falando grego !!
Saurus, diegonunes e piccoli : Vocês são engenheiros???
- diegonunes
- Dinossauro
nada junin, sou metido a mecanico mesmo, kkkkkkkk.
Ah, a sua motoca foi a melhor moto que ja andei pro transito, eita moto leve e supimpa pra vencer os obstaculos.

Ah, a sua motoca foi a melhor moto que ja andei pro transito, eita moto leve e supimpa pra vencer os obstaculos.
- Saurus
- Mito
Kra, não é preciso ser engenheiro nesses casos. Mecânica de motores de veículos como carros, motos, caminhões, ônibus, barcos, etc. movidos por motores à explosão tem princípios iguais e funcinamento muito semelhantes. É mecânica básica de motores à explosão (principalmente ciclos 2T, Otto e Diesel).Junin escreveu:Gelous : Vem muito aqui pra Patrocínio?? Cidade boa a sua !!! E a Festa do Milho, já veio?? Abraço
Saurus, diegonunes e piccoli : Vocês são engenheiros???Tão falando grego !!
O que vai mudar é um ou outro método de acionamento de válvulas (Otto e Diesel), tipo de utilização do veículo e algumas cositas más. Já ouviu falar, por exemplo, de como funciona o comando de válvulas em motores 2T?
Isso é maldadeSaurus escreveu:O que vai mudar é um ou outro método de acionamento de válvulas (Otto e Diesel), tipo de utilização do veículo e algumas cositas más. Já ouviu falar, por exemplo, de como funciona o comando de válvulas em motores 2T?
A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!
DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...
Link para o pombo gigante
GS500 *07/2012 ...
As Jurássik-Harleys usam tuchos hidráilicos desde mil novecentos e guaraná de rolha, eheheheh

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Mas Russo, em qual faixa de rotação começa a "red line" das Harleyssauras? Sei que motores V e motores de alta cilindrada e poucos cilindros costumam "girar pouco".Russo escreveu:As Jurássik-Harleys usam tuchos hidráilicos desde mil novecentos e guaraná de rolha, eheheheh
A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!
GS500 *07/2012 ...
GS500 *07/2012 ...
- diegonunes
- Dinossauro
Pois é Russo. As Harleys tem seus defeitos mas tem muito mais virtudes, apesar de eu não conseguir ver isso, kkkkkkkkk. Tucho hidráulico é da porra. É método menos chato (não requer manutenção como nos outros) mas, entretanto, todavia, não pode ser usado em esportivas pelo motivo comentado anteriormente. A faixa de rotação destas custons é baixa, isso é o detalhe.Russo escreveu:As Jurássik-Harleys usam tuchos hidráilicos desde mil novecentos e guaraná de rolha, eheheheh
Mas isso é em alguns modelos né? O que mais vejo aqui em Recife são as Harleys com as varetas exteriorizadas com um cano altamente cromado!
Com a Te250 em 9.500 giros estou a "absurdos" 130 km/h e a motokinha já está se peidando toda, abrindo o bico, eheheheh...Albert escreveu:Mas Russo, em qual faixa de rotação começa a "red line" das Harleyssauras? Sei que motores V e motores de alta cilindrada e poucos cilindros costumam "girar pouco".Russo escreveu:As Jurássik-Harleys usam tuchos hidráilicos desde mil novecentos e guaraná de rolha, eheheheh
Aos mesmos 130 km/h o motor TC(*) 88 da Jurássik-Harley está "ronronando" a "modestas" 3.500 rpm... e ainda faltam outras 3.000 pro corte da ignição, eheheheh
(*) TC = Totalmente Cretáceo, eheheheh...
Diego: as "varetas" são ocas, pois são os canais por onde sobe o óleo.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- Junin
- Motociclista
A XTZ merecia apenas um banco mais confortável.. Mas ao longo desses 4 anos que estou com ela já até me acostumei.. Qualquer moto que vier o banco será melhor !!diegonunes escreveu:nada junin, sou metido a mecanico mesmo, kkkkkkkk.
- Junin
- Motociclista
Heheheheh...também não é tãooo grego assim.. Vocês estão falando no máximo um francês !!Saurus escreveu: Já ouviu falar, por exemplo, de como funciona o comando de válvulas em motores 2T?
Eu sei que moto 2 tempos não tem válvulas de admissão nem escape.. Mas sei muito pouco de motores.. Tenho muita vontade de aprender . Ainda quero fazer um curso de mecânica !
Abraço
Junin escreveu:Heheheheh...também não é tãooo grego assim.. Vocês estão falando no máximo um francês !!Saurus escreveu: Já ouviu falar, por exemplo, de como funciona o comando de válvulas em motores 2T?![]()
Eu sei que moto 2 tempos não tem válvulas de admissão nem escape.. Mas sei muito pouco de motores.. Tenho muita vontade de aprender . Ainda quero fazer um curso de mecânica !
Abraço
Motores 2T de moto não costumam ter válvulas, mas isso não significa que todos os motores 2T não tenham válvullas...

- diegonunes
- Dinossauro
Não sabia Russo. Obrigado por me tornar alguem menos ignorante em se tratando do mundo obscuro chamado HD!

- motociclista-sjc
- Motociclista
Quem conhece as Fazer's é a Nina e a saga das bombas elétricas. Eu tive Twister e muita coisa na moto me fazia gostar dela, principalmente a estabilidade e frenagem. Fico imaginando essa estrada de terra e como foi andar com estas motos nesse chão.
PS: Meu sonho ainda é uma Hornet, até lá...leio...leio...leio.
- Saurus
- Mito
Tio Russo, eu desconheço. Se você puder exemplificar, fico agradecido pelo acréscimo de meus conhecimentos.Russo escreveu:Junin escreveu:Heheheheh...também não é tãooo grego assim.. Vocês estão falando no máximo um francês !!Saurus escreveu: Já ouviu falar, por exemplo, de como funciona o comando de válvulas em motores 2T?![]()
Abraço
Motores 2T de moto não costumam ter válvulas, mas isso não significa que todos os motores 2T não tenham válvullas...
- diegonunes
- Dinossauro
Andei de TW, Fazer, CB, Hornet, BWM GS650, Triumph Triple Speed 1050, Tornando, Lander, moto pra carai. Uma coisa eu vou dizer a você. Nunca compare a ciclista da Fazer com a TW, a Fazer é infinitamente superior neste e em diversos outros quesitos. A saga da bomba é algo pertinente, mas foi uns lotes isolados, assim como o duto de retorno do óleo, balança... Lembra do KICKBACK (não sei a maneira correta de escrever) no lançamento da TW? Tinha gente voando da moto, literalmente, sem saber porque, depois sanaram. Sem contar os problemas com corrente de comando.motociclista-sjc escreveu:Quem conhece as Fazer's é a Nina e a saga das bombas elétricas. Eu tive Twister e muita coisa na moto me fazia gostar dela, principalmente a estabilidade e frenagem. Fico imaginando essa estrada de terra e como foi andar com estas motos nesse chão.
Parece que os fabricantes lançam motos demo, assim como a Microsoft lança o Windows demo da vida, com o tempo (nós somos as cobaias) as CC`s lançam os SP`s (service packs) da vida, igualzinho no sistema de computador, parece fuleragem mas não é. Tem 3 motos da BMW com recall de corrente. Risco de quebra sem motivo aparente. Já pensou só na sua bela BMW de 50 mil conto a 180 km/h partir a corrente...
Tenho amigos que tem Fazer e TW que nunca deram um defeito sequer, parece que tem gente que nasceu com azar, é botar a mão fudeu.
Eu considero poucas motos ruins. Pra mim, quase todas as motos de mercado (motos que vendem bastante) são boas ou ótimas, cada uma com suas particularidades.