[FOTOS E RELATO] - MarcusDT - RJ - BRASÍLIA - RJ + Trilha!

Grupo de discussão geral sobre motos.
Gelous
Mito

Re: [FOTOS] - MarcusDT trilhando em Brasilia!

Mensagem por Gelous »

Ah, se vc vai usar esse tópico mesmo pra contar os relatos da sua viagem, vou alterar o título pra ficar melhor pra vc, pra galera visualizar.
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Agora que já to em casa, dá pra responder a esse tópico direito (antes tava lendo só do celular, nem consegui ver os vídeos direito).

Novamente, tenho que agradecer ao Gelous por realizar o meu sonho de andar numa moto de trilha TOP. Embora eu já tenha feito trilha uns 2 anos (há uns 5 ou 6 anos atrás), na época meus companheiros eram humildes e a melhor moto da galera era uma DT200. Ou seja, eu nunca tinha andando de moto importada TOP e realmente o esporte é outro. Realizei esse sonho ;-) !! Até então a melhor que tinha andando é a DR400 do Gui, que é foda também, mas o motor é "de 4T" :-D . A moto do Gelous é uma CRF450F que embora 4T, posso dizer que é assustadora (nada tem a ver com a DR400). Se torcer o cabo com vontade, em qualquer marcha, o motor DISPARA = o giro não sobe linear, ele simplesmente pula estupidamente pra uns 10k e a roda traseira fica "solta" (joga pedra pra tudo quanto é lado, ou se tracionar, a moto empina). Aquela queimada de embreagem que a gente dá na DT pra traseira sair não existe na CRF, é só torcer o cabo... :-D !!

Eu estou há 1 ano sem fazer exercícios e não tenho braço pra tocar nem metade da potência da CRF, ou seja, apanhei feio da moto. Levei 2 tombos bobos, simplesmente porque não tinha forças para ficar em pé!! Tem noção do que é não ter força para debrear? Então, é nesse nível que o cabra sem preparo fica quando vai fazer uma trilha :lol: !! Agora tu imagina braço, perna, tudo já sem força e a porra da moto querendo virar pra trás numa ribanceira bizarra? Nem forças pra ficar em pé eu tinha!!

O Gelous tava brincando nas subidas e eu apanhando muito, ehehe!! Pelo menos o cara registrou o meu sofrimento... Na real, eu não estou acostumado com esse tipo de trilha: de alta, com subidões e cascalho. Sempre fiz trilhas de baixa, com muita técnica e lama. Quando vi a primeira subida já me borrei, mas subi. A segunda subi me borrando também, quase fiquei. Na terceira eu levei 3 tentativas pra conseguir subir!!! Na quarta eu peidei pq já tava morto... eu dou conta de subir, mas sem forças o risco aumenta demais, não compensa. Mas fato que vou voltar lá ainda pra fechar a trilha depois de treinar aqui no RJ }:) !!!

Eu preciso me estabilizar $$... mas fato que vou pegar uma motinha de trilha, pode anotar aí ;-) !!
Marcus DT
Dinossauro

Re: [FOTOS E RELATO] - MarcusDT - RJ - BRASÍLIA - RJ + Trilha!

Mensagem por Marcus DT »

Piloto de ponta?? Falta muito, mas vou voltar aí em Bsb pra tomar mais aulas contigo!!!

Gosto pra cacete de trilha e quero começar cross, gostei da pistinha lá... Mas provavelmente vou pegar uma CRF230 quando tiver $$ e não vou ter coragem de moer na pista, ehehe!!

Mande um abraço pro Cocotó, Trovão e o Gargamel, gente boa demais os caras!!! Companheiros de treino assim são raros...
Raphael
Motoqueiro

Mensagem por Raphael »

Marcus DT escreveu:Cocotó, Trovão e o Gargamel, ...
Caramba..de que desenho animado eram estes? rsrsrs
*** Que Bons Ventos Aqui Soprem**

Imagem
DanielRJ
Dinossauro

Mensagem por DanielRJ »

Raphael escreveu:
Marcus DT escreveu:Cocotó, Trovão e o Gargamel, ...
Caramba..de que desenho animado eram estes? rsrsrs
:rof: :rof: :rof:

Marcus, show de passeio! Nota 10!
Cleber T.
Motoqueiro

Mensagem por Cleber T. »

ehaehahuae muito legal o topico, parabens ao gelo e marcus
legal que depois de andar numa especial de mx ou enduro nos locais apropriados todos veem elas outros olhos...com bem mais respeito com as motocas

pessoal fala
-qual vc anda no motocross?
-uma kx250f
-ah tranquilo né andar de 250 fraquinha
-aham vai achando kkkkkkkkkk

só o dia que anda mesmo numa dentro da pista de MX pra sentir o drama ehehheeh
honda biz ks
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW ///M3 frozen black f80
BMW 528i e39 turbo
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Cleber T. escreveu:ehaehahuae muito legal o topico, parabens ao gelo e marcus
legal que depois de andar numa especial de mx ou enduro nos locais apropriados todos veem elas outros olhos...com bem mais respeito com as motocas

pessoal fala
-uma kx250f

Eu posso dizer... 250 é moto de muié! :lol:
Saddam
Roda Presa

Mensagem por Saddam »

muito bom o relato!

e po Gelous, andei na ktm 250 de um amigo a 1 ano atrás e se ela for moto de muié eu nunca que toco uma 450! ogra demais! em terceira a frente teimava em subir só no acelerador...ta louco...
e eu achava que a dt e xlx que tive de trilha já andavam bem...huahuahua, moto especial é um nivel muito diferente...tipo ferrari e fiat. huahua
Motoatividoso :beer:
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Gelous escreveu:
Cleber T. escreveu:ehaehahuae muito legal o topico, parabens ao gelo e marcus

pessoal fala
-uma kx250f

Eu posso dizer... 250 é moto de muié! :lol:
x 2 :lol: , 250 4T nem em pista do Mundial de MX, arada, fofinha; em pista dura, de fundo de quintal, até dá pra esquentar, mas continua sendo xoxa.
Achei que vocês estavam falando de uma CR250 2T... aí a história é beeeeem outra! A estilingada na curva de escora tem nada a ver com a 4T.
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Pretti, sou defensor ferrenho das 2T, mas tenho que admitir essas 4T modernas são BEM brutas (quase 55cv). As 250 4T até dão pra um cara mais ou menos socar a mão sem se assustar muito (deve ser tipo uma 125 2T, que nunca andei), mas as 450 4T que nem a do Gelous achei uma estupidez de forte. Andei na RM250 e depois pulei pra CRF450F, única coisa que eu achei é que a 4T tem força desde a mais baixa rotação e uma subida de giro passível de controle se o cara tiver a manhã (dá pra modular - quem é bom, pq comigo o trem disparava igual 2T). De resto, tem tanta ou mais brutalidade que uma 2T atual.

Aliás, enquanto estávamos na pista de MX, tinha um gringo treinando com uma KTM 250 série especial Six Days (bagulho TOP mesmo, trazido de fora). Segundo ele - na Europa - as 4T estão desaparecendo das trilhas. Ele disse que essas 2T modernas tem muita baixa, linearidade, baixíssimo peso e a manutenção continua simples!! Seria o mundo perfeito pra trilha isso aí.... diz ele que não troca por uma 4T nem a pau. Mas em nenhum momento ele citou "mais forte", "mais bruta", etc ele só falava no quão "na mão" a moto era, que até lembrava uma 4T moderna, só que mais leve.

Eu confesso que me surpreendi positivamente com as 4T, tanto 250 quanto 450. As motos são brutas se torcer o cabo - não devem nada ao coice das 2T - mas também permitem que alguém com menos técnica ande "seguro". Já tinha andado numa YZ250 2007 (esqueci te colocar no relato), mas achei bem menos na mão do que essas 4T modernas. E tenho que confessar, se a estupidez das 2 é a mesma, eu ficaria com uma 4T pela maior "tranquilidade" na tocada (anda no mesmo ritmo, porém poupa um pouco mais o piloto).

Abs,
Marcus DT
Rehbein
Motoqueiro

Mensagem por Rehbein »

É vendo este tipo de relato é que percebemos quão gratificante é esta nossa confraria... m@d !!!

Parabéns ao Marcus e ao Gelous, show de trilha, que lugarzinho legal, parece até que nem tem pedra pra cair em cima...

Grande viagem Marcus !!!

Abraços.
"Você já abraçou sua moto hoje?"
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Marcus

Já conheço de longa data também as 4T, embora minha vida no off-road tenha sido quase toda ela sobre as 2T. Rodei em WR450, Husqvarna570, Husaberg570, XR400 (essa também modificada, em pista de motocross)e outras. Elas são brutas em demasia e tem mais baixa, mas tem força demais para trilhas como as de BH, com predominância absoluta de morros, cascalho ou minério. Sou mais uma Gas Gas ou um a Suzuki Rmx 250 2T, leve e com entrega de potência bem modulável pra qualquer tipo de terreno. Quem diz que essas 2T que mencionei não são capazes de rodar xoxas, em baixa, não as conhecem. Permitem também correções em subidões encascalhados como os de seus vídeos, acabando por subir xoxas se assim "preferir" o piloto. Motos como a HusqvarnaWR250, para pegar apenas um exemplo, tem flywheel pesado deixando-a apropriada pra tracionar de forma progressiva sobre barro e pedregulhos, sem perda de tração; se aproxima de uma 4 T sem o exagero de força dela, que costuma mais atrapalhar que ajudar.

Na hora que o terreno (ou a pista) pede pra enrolar o cabo, quem tem experiência fica muito à vontade nessas 250 2T. A emoção de pilotá-las é maior, na minha opinião.
De todo modo, concordo com sua observação no final, a 4T tende a lhe poupar mais por lhe dar a opção de conduzir do modo "xoxo on" quando faltarem braços ou técnica, mas, em geral, com o físico em forma, fico com as 2T de mais de 50 cv mesmo e baixíssimo peso.
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

pretti escreveu:Marcus

Já conheço de longa data também as 4T, embora minha vida no off-road tenha sido quase toda ela sobre as 2T. Rodei em WR450, Husqvarna570, Husaberg570, XR400 (essa também modificada, em pista de motocross)e outras. Elas são brutas em demasia e tem mais baixa, mas tem força demais para trilhas como as de BH, com predominância absoluta de morros, cascalho ou minério. Sou mais uma Gas Gas ou um a Suzuki Rmx 250 2T, leve e com entrega de potência bem modulável pra qualquer tipo de terreno. Quem diz que essas 2T que mencionei não são capazes de rodar xoxas, em baixa, não as conhecem. Permitem também correções em subidões encascalhados como os de seus vídeos, acabando por subir xoxas se assim "preferir" o piloto. Motos como a HusqvarnaWR250, para pegar apenas um exemplo, tem flywheel pesado deixando-a apropriada pra tracionar de forma progressiva sobre barro e pedregulhos, sem perda de tração; se aproxima de uma 4 T sem o exagero de força dela, que costuma mais atrapalhar que ajudar.

Na hora que o terreno (ou a pista) pede pra enrolar o cabo, quem tem experiência fica muito à vontade nessas 250 2T. A emoção de pilotá-las é maior, na minha opinião.
De todo modo, concordo com sua observação no final, a 4T tende a lhe poupar mais por lhe dar a opção de conduzir do modo "xoxo on" quando faltarem braços ou técnica, mas, em geral, com o físico em forma, fico com as 2T de mais de 50 cv mesmo e baixíssimo peso.
Qualquer moto dá pra andar de motor xoxo.

Mostrei isso pro Marcus lá na trilha mesmo. De RM250 (moto de cross, teoricamente sem baixa nenhuma), subi morros de terceirinha, chegando lá no final bem devagarinho, motorzinho xoxo, xoxo.

A diferença é que as 4T tem mais força em baixa, em média e em alta! rsrsrs Só isso. Mas, que 2T não é esse "desespero" que dizem por aí não é mesmo! "Só anda se acelerar tudo" "é on e off"... pra mim, bobagem!

As tocadas são diferentes, as 2T "varrem" enquanto as 4T "empurram". Cada qual com sua emoção, eu curto ambas, mas prefiro as 4T modernas (de cross, não gosto de moto de enduro).
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Em tempo: Pretti, você precisa andar numa 4T de cross! Essas aí, de enduro, são bem mansas, entregam a potência de forma linear, tem muito mais força em baixa, sobem o giro mais lentamente.

XR400 eu vou fingir que nem li! rsrsrs Pesada, motorzinho antigo e fraco... vulgo trambolhão! KKKKKKK
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Gelous escreveu:
pretti escreveu:Marcus

Qualquer moto dá pra andar de motor xoxo.

Mostrei isso pro Marcus lá na trilha mesmo. De RM250 (moto de cross, teoricamente sem baixa nenhuma), subi morros de terceirinha, chegando lá no final bem devagarinho, motorzinho xoxo, xoxo.

A diferença é que as 4T tem mais força em baixa, em média e em alta! rsrsrs Só isso. Mas, que 2T não é esse "desespero" que dizem por aí não é mesmo! "Só anda se acelerar tudo" "é on e off"... pra mim, bobagem!

As tocadas são diferentes, as 2T "varrem" enquanto as 4T "empurram". Cada qual com sua emoção, eu curto ambas, mas prefiro as 4T modernas (de cross, não gosto de moto de enduro).
x 2

Você conheceu o grande campeão americano de hare scrambles e cross-county, Scott Summers? Ele derrubou todos os mitos na época sendo multicampeão com uma XR600 (XLzelão pesado! :lol: ), com pequenas modificações. Ele dizia que como a prova conciliava velocidade e resistência, a 4T dava a ele mais previsibilidade, menor possibilidade de errar e empurrava a moto à frente.
Cachorro

Mensagem por Cachorro »

Beleza de passeio Marcus ;-)
Marcus DT escreveu:Imagem
Pra que serve aquele "cano PVC" lá no descando das pernas? O que leva alí?

Abs,
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Rehbein, é muito legal mesmo. A cada viagem me surpreendo mais como a galera é bacana! ;-)

Pretti, eu concordo com o que você diz: que uma Gas Gas (de preferência uma EC 300 Nambotin Replica) é a moto ideal para trilhas. Achei a CRF450R como vc mesmo disse: bruta demais! Falei isso pro Gelous, achei essas motos de cross muito brabas para serem usadas em trilhas e com a relação um pouco longa demais, ou o motor é estranho, não sei. De primeirinha e embreagem solta não consegui rodar tão devagar e na mão quanto eu esperava que fosse (na DT, tu podia andar assim tranquilão e dá modular o motor, sem ficar debreando). Acredito que uma CRF X (própria para trilha) seja a moto ideal para meu uso, pois não faço questão de tanta brabeza, prefiro uma tocada mais na mão. Deve dar pra rodar desse jeito que falei, bem devagar, sem debrear.

E com relação a emoção, sempre defendi as 2T... mas depois de rodar na CRF450R posso dizer que a moto já está MUITO acima da minha capacidade, ou seja, já me deu adrenalina de sobra - foram poucas as vezes que eu consegui passar de terceira quando tava esticando forte. Se dinheiro não fosse problema, eu compraria essa Gas Gas EC300 porque para meu uso (trilhas que tem que carregar a moto nas costas) sei que 2T ainda é o ideal (pelo peso, principalmente). Mas como $$ não dá em árvore, eu hoje com uma condição boa compraria uma CRF250X e tenho certeza que estaria MUITO bem servido e maquinado para fazer qualquer trilha. E diferente das 2T (hoje em dia), qualquer mecânico mexe nessas motos, tem peça em qualquer esquina, dura fácil uns 3 ou 4 anos de pau, etc. Sou fã de 2T, mas no Brasil, para se ter uma KTM 2T tem que ter muito dinheiro (vai perder na revenda, gastar muito com manutenção, óleo 2T).

Pretti, não sei se tu já rodou nesssas 4T modernas e de cross (nada da versão pra trilha). Conforme o Gelous falou aí, a moto tem força em baixa, média e alta! Elas não disparam em certa rotação como uma DT200R com YPVS, por exemplo. Ela dispara em qualquer rotação, como se o acelerador estivesse conectado direto na roda traseira :pnk: !! Eu me senti algumas vezes como se estivesse andando de snowboard, sabe? Quando tu atocha o acelerador a traseira fica soltinha, uma delícia. Não achei que ficam devendo nada a uma 250 2T (em se tratando de motor). Só deixa a desejar na facilidade de manutenção (antigamente, até o dono mexia), o ronco, o peso e o cheiro de Motul 800 }:) !!

Cachorro, isso é o porta ferramentas. Uma galera no Clube XT tem isso, há tempos eu tava enrolando para fazer um! Aproveitei que parei a moto pra fazer uma revisão pré-viagem e instalei. É um tubo de PVC 100mm, de um lado a tampa é colada, do outro é solta. Fiz um furo e passei um parafuso atravessando e um cadeado na ponta do parafuso! Deu todas as minhas ferramentas e ainda coube o spray de pneu.

Abs,
Marcus DT
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Marcus DT escreveu:Rehbein, é muito legal mesmo. A cada viagem me surpreendo mais como a galera é bacana! ;-)

Pretti, eu concordo com o que você diz: que uma Gas Gas (de preferência uma EC 300 Nambotin Replica) é a moto ideal para trilhas. Achei a CRF450R como vc mesmo disse: bruta demais! Falei isso pro Gelous, achei essas motos de cross muito brabas para serem usadas em trilhas e com a relação um pouco longa demais, ou o motor é estranho, não sei. De primeirinha e embreagem solta não consegui rodar tão devagar e na mão quanto eu esperava que fosse (na DT, tu podia andar assim tranquilão e dá modular o motor, sem ficar debreando). Acredito que uma CRF X (própria para trilha) seja a moto ideal para meu uso, pois não faço questão de tanta brabeza, prefiro uma tocada mais na mão. Deve dar pra rodar desse jeito que falei, bem devagar, sem debrear.

Pretti, não sei se tu já rodou nesssas 4T modernas e de cross (nada da versão pra trilha). Conforme o Gelous falou aí, a moto tem força em baixa, média e alta! Elas não disparam em certa rotação como uma DT200R com YPVS, por exemplo. Ela dispara em qualquer rotação, como se o acelerador estivesse conectado direto na roda traseira :pnk: !! Eu me senti algumas vezes como se estivesse andando de snowboard, sabe? Quando tu atocha o acelerador a traseira fica soltinha, uma delícia. Não achei que ficam devendo nada a uma 250 2T (em se tratando de motor).
Marcus
A Gas Gas 300 é uma das que estão próximas da perfeição! :emo176:
Mas vou lhe dizer uma coisa, minha turma tinha uns caras muito bala, com dinheiro saindo pelo ladrão. Um deles (organizador/patrocinador do Mundial de Motocross aqui em BH) importou da Itália uma CRE260, com cilindro refeito para entregar força em baixa, suspensões Marzocchi, amortecedor de direção Ohlins, e uma dúzia de modificações - parecia moto protótipo para ser entregue a um piloto. Não esqueço nunca mais o trecho de trilha que fiz com ela! Nunca pilotei algo tão na mão como essa moto! Indescritível a sensação de controle aliada ao peso pena de uma moto de motocross (quase 100 kg, apenas!). :wt:

Dessas 4T achei a YZ 426 bastante bruta e também a enduro Husqvarna 570 - tudo cavalo brabo! A sensação é essa mesmo, do acelerador ligado diretamente à roda (parece SS) :o .
Hoje, já não dou conta disso nem a pau. Uma KDX 200 resolve meu problema com folga. :-D
marcelofreitas
Roda Presa

Mensagem por marcelofreitas »

pq a RM abriu o bico? tava com mistura pobre?
parabéns pela viagem aew Marcus!
abraço!
ex-jialing CJ50F
ex-YBR
atual-TDR 180 supermotard
marcelofreitas
Roda Presa

Mensagem por marcelofreitas »

pq a RM abriu o bico? tava com mistura pobre?
parabéns pela viagem aew Marcus!
abraço!
ex-jialing CJ50F
ex-YBR
atual-TDR 180 supermotard
Responder