Equipamentos de segurança - qual o necessário?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Joaquim
Mito

Re: Equipamentos de segurança - qual o necessário?

Mensagem por Joaquim »

firehawkbr escreveu: E também pode pensar da seguinte forma: a maioria dos motoboys são autônomos. Mesmo em um tombo besta, se caírem e se ralarem todo vão fica sem trabalhar e vão deixar de faturar. Então, pensando por este lado, os equipamentos de proteção saem de graça.
O que mais vejo é moRtoboy só de camiseta e quando usa é jaqueta normal, de brim ou poliester, bota nem pensar e luva só de lã quando está muito frio.
Neguinho (e branquinho) pede prá se ferrar, mas fazer o quê...
EduLeitão
Dinossauro

Mensagem por EduLeitão »

firehawkbr escreveu:
fps3000 escreveu:Mas já deu para perceber o seguinte: primeiro, equipamentos de segurança são caros para a grande maioria; segundo, com o que se gasta com eles você percebe porque tanta gente dá um "up", custa caro estar seguro e proporcionalmente você acaba gastando mais para estar seguro do que com a moto em si.
:-D ...
Isso é meio relativo. Tem muito coxinha andando de moto esportiva de R$30k/40K e de tênis, bermuda e camiseta. Aqui em SP, está cheio desse povo no fim de semana.
Eu fico puto quando vejo isso porque era esse povo de maior poder aquisitivo que devia dar o exemplo. Quem tem uma moto de 30K pode muito bem gastar 10% do valor da moto em equipamentos.
Vamos às contas (no meu caso):
R$450 - jaqueta joe rocket com proteções (excelente qualidade)
R$450 - bota de couro a prova d'água - cano médio (essa foi cara mas gamei porque é extremamente confortável mais que muito sapato)
R$290 - luva longa de couro com proteção de fibra de carbono para as articulações
R$270 - calça de cordura Tutto (preço normal é R$500 mas essa tem um defeitinho no forro, que aliás não devo usar na maior parte do tempo.

R$1460. É caro? É, concordo. Mas quando custa uma CG 150 0 Km? 6 paus na tabela? Estamos falando em pouco mais de 20% do valor da moto para andar equipado e seguro. Isso porque escolhi equipamentos de excelente qualidade. Tem coisas boas por preços mais em conta que vai baixar mais ainda o valor.

Mais do que caro ou barato, é uma questão de cultural e não meramente financeira.

E também pode pensar da seguinte forma: a maioria dos motoboys são autônomos. Mesmo em um tombo besta, se caírem e se ralarem todo vão fica sem trabalhar e vão deixar de faturar. Então, pensando por este lado, os equipamentos de proteção saem de graça.
e o capacete?
YBR125ED, YS250, XTZ250X, NXR150ES, ZXR300, GSF650S, GSX1300R, ER6NABS, CBX250, G650GS Sertão.... XL883N
fps3000
Roda Presa
Contato:

Mensagem por fps3000 »

firehawkbr escreveu:
fps3000 escreveu: Mais do que caro ou barato, é uma questão de cultural e não meramente financeira.

E também pode pensar da seguinte forma: a maioria dos motoboys são autônomos. Mesmo em um tombo besta, se caírem e se ralarem todo vão fica sem trabalhar e vão deixar de faturar. Então, pensando por este lado, os equipamentos de proteção saem de graça.
Concordo, Firehawk - mas na minha opinião o buraco é mais embaixo; creio que o Estado é muito eficaz para punir, e cumpre mal e porcamente sua obrigação quanto à educação para o trânsito, mas erra bastante ao não criar facilitadores para que as pessoas usem algum equipamento de segurança no seu dia-a-dia.

E isso acontece porque, quer a gente goste ou não, a grande maioria das pessoas não gosta de motos porque as vincula a marginalidade e a acidentes com morte ou mutilação; é diferente do "sonho" de andar de carro, que não é encarado do mesmo jeito que a "loucura" de pilotar uma moto (você, eu e muitos sabemos que é desse jeito).

Ora, se para a sociedade todo mundo que anda de moto é maluco, porque eu vou me preocupar em reduzir impostos para o motoboy andar com segurança?

Eu, político, quero mesmo é "garantir a segurança do pai de família", aquele que garante a minha eleição a cada 4 anos; e para isso eu não preciso educar ou facilitar a compra de equipamentos, eu tenho mesmo é que ferrar com a vida do motociclista e do motoqueiro dificultando ao máximo o uso da moto por ele.

Quanto ao motociclista ou motoqueiro, muitos infelizmente não estão nem aí para a segurança - mas é o mesmo cidadão que reclama que o cinto de segurança é apertado, que não o usa no banco traseiro e que deixa criança pequena solta no banco de trás, e que vai forçar, no fundo, que essa lei do bebê-conforto não seja aplicada nunca.

Porque, sabe como é - segurança é bom, mas para os outros, certo?
procurando um novo amor para chamar de eterno ...
Blog: http://trashetc.blogspot.com
Salmo 23.4
MarceloW
Motociclista

Mensagem por MarceloW »

EduLeitão escreveu: e o capacete?
Esqueci. É que eu ainda não comprei. Estou usando um Bieffe velhão da minha esposa. Mas, mesmo somando R$500 de um LSS ou Zeus de qualidade média para boa, o raciocínio continua válido. E são capacetes de mediano para bom. Isso porque tem capacete sendo vendido por R$60, R$70. Imagine a qualidade destes?
Marcelo W- São Paulo - Capital - Morumbi
BMW Sertão 2012/2012
MarceloW
Motociclista

Mensagem por MarceloW »

fps3000 escreveu:Eu, político, quero mesmo é "garantir a segurança do pai de família", aquele que garante a minha eleição a cada 4 anos; e para isso eu não preciso educar ou facilitar a compra de equipamentos, eu tenho mesmo é que ferrar com a vida do motociclista e do motoqueiro dificultando ao máximo o uso da moto por ele.
Nos EUA, país da "liberdade" (será mesmo?), nem o capacete é obrigatório. Acontece que se você cair e se arrebentar todo, tem uma cláusula do seu plano particular de saúde que os desobriga de dar cobertura. Além do que, plano de saúde para motociclista lá custa 3 a 4x mais caro.
Ou seja, é um direito seu andar de moto de bermuda, regatinha e sem capacete, mas se cair e se machucar, prepare-se para assumir as consequências da sua liberdade.
fps3000 escreveu:e que deixa criança pequena solta no banco de trás, e que vai forçar, no fundo, que essa lei do bebê-conforto não seja aplicada nunca.
Minha nenem faz 1 ano semana que vem. Um ano atrás, comecei a procurar cadeira de carro para ela. Cheguei a conclusão que os produtos nacionais ficavam muito a dever em qualidade e durabilidade e os produtos importados vendidos aqui, totalmente overprriced, coisa de R$2500 uma cadeira completa que nos EUA custava $399.
Resultado? Já ia para os EUA, queimei um dos volumes da bagagem com uma bela cadeira da Graco, cheia de recursos e proteções.
Foda ser terceiro mundo e ter que ser milionário para ter acesso a coisas boas, de qualidade.

É o mesmo raciocínio dos equipamentos de segurança. Nego acha um absurdo a XRE300 com ABS custar 3 paus a mais. Vem logo dizendo que por R$16K compra uma moto maior e mai potente (mas sem ABS, né?). É o mesmo povo que compra carro básico, coloca sonzão, roda e por este preco, pagava um carro com ABS e airbag.

Muitos anos atrás, procurava um Palio para minha primeira esposa. Tinha que ser Palio por ser carro pequeno, fácil de manobrar e já conhecido por ela. E queríamos um Palio com ABS e airbag.
O carro não existia no mercado. Só no catálogo da Fiat. Impossível achar na prática.
Nunca vou esquecer o que um vendedor de concessionária me disse: Ninguém, procura Palio com ABS e airbag. Com essa diferença, vai querer pegar um Brava ou Marea. Esquece que você não vai achar esse carro para comprar!

É essa a mentalidade do motorista brasileiro.
Marcelo W- São Paulo - Capital - Morumbi
BMW Sertão 2012/2012
fps3000
Roda Presa
Contato:

Mensagem por fps3000 »

firehawkbr escreveu: Nos EUA, país da "liberdade" (será mesmo?), nem o capacete é obrigatório. Acontece que se você cair e se arrebentar todo, tem uma cláusula do seu plano particular de saúde que os desobriga de dar cobertura. Além do que, plano de saúde para motociclista lá custa 3 a 4x mais caro.
Ou seja, é um direito seu andar de moto de bermuda, regatinha e sem capacete, mas se cair e se machucar, prepare-se para assumir as consequências da sua liberdade.
Mas liberdade é isso aí, o direito sacrossanto de quebrar a cara (e a perna, a cabeça, a coluna) e pagar por isso; e acho que estamos bem melhor lá do que aqui.

No mais, 2x em tudo e mais um pouco do que você falou.
procurando um novo amor para chamar de eterno ...
Blog: http://trashetc.blogspot.com
Salmo 23.4
evandro_falk
Motociclista

Mensagem por evandro_falk »

Baeta escreveu:Diariamente eu uso esses
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

}:) }:) }:)
Sem exagero, mas, tirando o protetor auricular, o que mais vejo por aqui é motomano usando esse tipo de equipamento nas ruas e avenidas... sério! :shock:

Primeiro, é a questão dos preços absurdos de acessórios que realmente prestam p/ motociclistas; segundo... é a cultura do "jeitinho" brasileiro que faz com que poucos pensem na sua própria segurança ao andar de moto. É aquele papo sem-noção de que capacete e roupas incomodam, esquentam muito, etc...
YS 250 07/08
GSX 650F 11/12

"I like your Christ. I do not like your Christians. Your Christians are so unlike your Christ."
Mahatma Gandhi
ArDiZZoN
Motoqueiro

Mensagem por ArDiZZoN »

Semana passada aquiri esse protetor de coluna Texx Evolution.
Paguei R$230,00
Imagem

Gostei do equipamento. ;-)
Imagem
Beat the machine that works in your head...
Responder