Lambrettão 400 (Burgman 400) - Revisão Geral pag 27

Grupo de discussão geral sobre motos.
Robson

Re: Lambrettão 400 (vulgo Burgman 400), impressões de viagem

Mensagem por Robson »

Marp escreveu:
Robson escreveu:Marcelo, se precisar descer a lenha, eu desço, mas o brinquedo é bom, fazer o que ? :lol:
Marp escreveu:
Só vejo desvantagens em relação a motos. Aí comparo com carro. Nesse caso, posso dizer que ganha na mobilidade mas perde em vários outros fatores.

É, definitivamente não é minha praia.

Menos mal que está feliz. Que, no fundo, é o que importa.

:beer:
Diga pra mim, quantas desvantagens tem em relação a uma moto comum ? :roll: :roll:

Lembre-se, estamos falando de maxi scooter, não de scooter pequena, e nem de triciclos, esses sim, tem de comparar com carros.

Aliás, vi 2 parados no congestionamento da Regis, VSF, os dois casais cozinhando de capacete e jaqueta naquele calor infernal, parados sem conseguir passar pelos carros.... só podia ser penitência.
Ah, como você está editando seus posts, estou quotando seu post acima para ficar registrado que quem propôs a comparação foi você...
Não estou editando nada, apaguei um post em que dei uma carteirada idiota, do tipo ando mais de moto e sou mais eclético que vc, que não tinha nada a ver com o tópico, foi uma resposta muito pessoal para meu gosto.

No mais, vc falou que as maxi scooter só tinha desvantagens, fiquei curioso para saber.... mas vi que é puro preconceito.... :roll:
Marp
Motoqueiro

Re: Lambrettão 400 (Burgman 400), impressões de viagem pag 1

Mensagem por Marp »

Robson escreveu:
(...)
mas já que vc é preguiçoso, e eu mordi o anzol (...)
:lol: :lol: :lol:

Ri muito agora...

Não tem pescaria não. Não sou afeito a tal prática :-D

Quanto a preguiça, não é vero, apesar que tal pecado deveria ser permitido aos mais "graduados" de idade... :crazy:
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Não quero por lenha embebida de gasolina na fogueira, mas, sem trolagem mesmo, Tio Róbis, me diga uma coisa, pois a partir daí eu teria um parâmetro de comparação para MEU uso.

Costumo pegar engarrafamentos monumentais, tipo tudo parado mesmo, carros desligados, estacionados, coisas assim. Frequentemente me vejo obrigado a meter a moto por sobre a calçada (passeio, para pedestres only). Com a Landereca faço isso frequentemente (por necessidade mesmo, por não ter outro jeito). Com uma Burgman 400 daria para fazer isso (subir e descer meio-fio ou guia. para os paulistanos)?

Outra coisa. Certa vez andei numa Lead. Ao fazer uma curva mais fechada/inclinada, que para uma moto seria fácil de fazer, para a direita, o escapamento raspou no chão. Beleza. Pensei no escapamento do lado direito fica muito próximo ao chão. Fiz curva semelhante para esquerda e a transmissão raspou no chão. Fiquei phuttto da vida. Parecia uma cruiser/custom para fazer curvas, tinha que ser devagarinho, sem pressa, sem um radicalismo mais ousado. A Burgman 400 também é assim?
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Robson

Mensagem por Robson »

Saurus,

Não, não dá para subir em calçadas no meio de congestionamento.

Aliás, isso não faz parte da pratica de motoqueiros motociclistas paulistas, aqui não deu para passar no meio dos carros, ninguem sobe em calçada, ficam parados aguardando o transito andar.

O meu Lambretão raspa o fundo tb em curvas, mas não chega a ser igual uma moto custom.... fica em um ponto médio entre uma custom e uma moto comum, naked.

Olhando-a de frente, vê-se que ela tem um bom espaço para inclinação antes de pegar o cavalete no chão.

Imagem

O pior mesmo é o longo entre-eixos e a baixa altura em relação ao solo, vc tem de tomar cuidado em lombadas mais curtas, e em subida de calçadas para entrar em garagens, por exemplo....
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Robson escreveu:
- Risco próximo de zero de assalto e roubo (esse acho é o melhor argumento, dado a disparidade entre os modelos).

OK, concordo. Apesar de haver notícias sobre Burgman roubada, a probabilidade deve ser menor mesmo.

- Proteção aerodinâmica indiscutivelmente melhor.
- Proteção contra vento, chuva e sujeira da pista.
- Porta-malas com 62 litros (nenhum bauleto chega perto disso)
- Porta luvas com chave.
- 2 porta-trecos de fácil acesso (com para carregar dinheiro para pedágio, carteira, docs, etc).
- Banco espaçoso, com ajuste de apoio lombar.
- Farol (a B400 ilumina como um carro)

- Cambio CVT, ótimo para situações de congestionamento (peguei só 60km na ultima viagem).

- Possibilidade de variar a posição das pernas sem precisar de acessorios.
- Painel completo, com 2 odometros parciais, consumo em km/l e l/100km, marcador de temperatura ambiente, check de funcionamento, aviso de troca de óleo.

Para mim, o que está em vermelho, está em um único pacote. Conforto (que acho questionável) e firulas. Pq questionável? Pq consigo obter algo parecido numa moto, sendo que esse espaço todo da posição de pilotagem acho perigoso. Fica parecendo que está faltando um cinto de segurança e "cerquinha" para não deixar o piloto quicar do banco quando passar sobre buracos, ou freadas e curvas mais radicais.

O CVT é um diferencial para alguns. Para mim, carro com câmbio automático é ótimo, já para moto acho broxante.

Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Robson escreveu:
Aliás, isso não faz parte da pratica de motoqueiros motociclistas paulistas, aqui não deu para passar no meio dos carros, ninguem sobe em calçada, ficam parados aguardando o transito andar.

Robson, definitivamente, andamos numa SP "diferente".

Dizer que é prática comum é forçar. Mas volta e meia vejo alguém ou me pego fazendo isso.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Marp, todos que testaram a VFR1200 com preconceito sobre o câmbio voltaram do teste com uma ideia completamente diferente.

Eu já não gosto muito de câmbio AT em carros. Já em moto pra mim é ótimo, pois a dose de adrenalina já é suprida pelas curvas, vento, sensações de estar sobre a moto. Precisa de câmbio pra curtir não.

Fora que tem umas motos com a embreagem pesada que são um lixo total no anda-pára de cidades.

[ ]'s
Imagem
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

Robson.

Em uma comparação de dimensões, o quanto a b400 é maior e mais larga que a citycom, tamtém comparando altura que ficam os retrovisores e guidão...
NC750x

-- no donut for you! --
Robson

Mensagem por Robson »

Marp, vc nunca andou em um maxi scooter, como assim quicar do banco ????????????

vc senta no meio do scooter, entre as duas rodas, não tem como ser "catapultado" do banco em um buraco ou lombada.. te garanto, é muito mais seguro que em uma trail, caso vc pegue um buraco ou lombada sem ter percebido.

E o que vc chama de conforto e "firulas" vc só percebe o quanto é util qdo tem disponível.

Eu voltando de CWB na 2a feira acompanhei uma BMW em parte do caminho.... o que o cara tirava nas retas, eu recuperava no pedágio, pq ele tinha de parar, tirar as luvas, caçar o dinheiro, pagar, colocar as luvas, e dai sim, sair.... nisso eu já tinha pago o pedagio e já se encontrava uns bons metros à frente, em velocidade de cruzeiro.

Para conseguir 62 litros de bagagem em uma moto vc vai precisar de bauletos laterais, que convenhamos, limita muito a mobilidade em congestionamento.
Robson

Mensagem por Robson »

Marp escreveu:
Robson escreveu:

Dizer que é prática comum é forçar. Mas volta e meia vejo alguém ou me pego fazendo isso.

Ando nas marginais, de cabo a rabo, no corredor Norte Sul, no centro de SP, na avenida do Estado.... sinceramente, nunca vi ninguém subir na calçada em uma Rio Branco ou na Paulista, por exemplo.

Normal é ficarem buzinando, e forçando, para abrirem o corredor.

mas posso estar enganado, não sou de SP, sou do interior...
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Robson escreveu:
Marp escreveu:
Robson escreveu:

Ando nas marginais, de cabo a rabo, no corredor Norte Sul, no centro de SP, na avenida do Estado.... sinceramente, nunca vi ninguém subir na calçada em uma Rio Branco ou na Paulista, por exemplo.

Normal é ficarem buzinando, e forçando, para abrirem o corredor.

mas posso estar enganado, não sou de SP, sou do interior...
Continuando sem trolagem ou pentelhação, nas ruas estreitas do centro da cidade do RJO dá para meter a moto sobre a calçada vez ou outra, mas só em caso de extrema necessidade (quase sempre :lol: ). São ruas estreitas, sem movimento de pedestres (aliás, estes, frequentemente, quase sempre :x ,caminham pelo asfalto). Já tive até que passar por dentro de prédio em construção, aliás, foi no tempo e no terreno durante a construção do prédio em que trabalho atualmente :rof: ).
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Robson, é que, pelo visto, você anda mais em "grandes vias". Aí realmente é mais difícil de ver esse tipo de coisa. ;-)
7Galo
Motoqueiro

Mensagem por 7Galo »

Robson escreveu:
- Risco próximo de zero de assalto e roubo (esse acho é o melhor argumento, dado a disparidade entre os modelos).
- Porta luvas com chave.
- 2 porta-trecos de fácil acesso (com para carregar dinheiro para pedágio, carteira, docs, etc).
- Cambio CVT, ótimo para situações de congestionamento (peguei só 60km na ultima viagem).
- Painel completo, com 2 odometros parciais, consumo em km/l e l/100km, marcador de temperatura ambiente, check de funcionamento, aviso de troca de óleo.
:ft:

Sem falar no consumo que é muito bom, e no conforto para garupa.

Infelizmente a "cultura scooter" ainda está fraca no Brasil, mas aos poucos está aumentando. Como meio de locomoção no caos das grandes cidades, e para viagens, é excelente!
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

7Galo escreveu:
Robson escreveu:
- Porta luvas com chave.
:ft:

Sem falar no consumo que é muito bom, e no conforto para garupa.

Infelizmente a "cultura scooter" ainda está fraca no Brasil. Na Europa ja virou febre, mas aos poucos o numero de adeptos está aumentando. Como meio de locomoção no caos das grandes cidades, é excelente.
Eu até que curto os scooters e iscútis. Ainda penso em ter um para uso nesse trajeto casa-trabalho-casa e pequenos trajetos urbanos, mas me deparo com algumas "barreiras" que só com um pequena trail/dual-purpose consigo contornar. Eu imagino que a estrutura urbana (ruas estreitas mas muito bem pavimentadas, permissão para estacionar no passeio/calçada ou longos espaços de estacionamentos específicos para motos e scooters, etc) das cidades européias é bastante diferente das brasileiras (ruas mal pavimentadas, motoristas sem educação, falta de locais de estacionamento para motos e scooters, insegurança total quanto a roubos, assaltos, etc, etc, etc...).

Scooters são extremante adequados e convenientes em cidades européias, mas no patropi, é outra coisa. Creio que seja por isso a demora na aceitação, ou melhor, na popularização dos scooters por aqui. Talvez nunca venham a ser realmente "populares".
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Só complementando, em países como Tailândia, Indonésia, etc, os scooters/iscútis são a (esmagadora) maioria dos veículos circulando. Falta de transporte público adequado, preço dos automóveis nesses mercados em relação à renda per-captada (esmagadora) maioria da população, levaram à popularização estonteante dos scooters/iscútis, criando um farto mercado de peças de reposição e serviços de manutenção nesses países.
Robson

Mensagem por Robson »

Saurus, o unico impedimento para que os iscútis sejam populares aqui é o preço.

32 pilas em um Burgman 400 0 km é brincadeira de péssimo gosto.

se vc visse a quantidade de gente que se interessa em saber mais detalhes sobre o B400, ia se espantar.
todo lugar que paro vem um perguntar o que acho, se é bom, se anda bem na estrada, essas coisas.

Em SP iscúti já pegou.... não é dificil ver PCX ou Citycom andando nas vias, sem contar as menores, Burgman 125 e Lead.

Vc mora no Hell de Janeiro, aí a vida motociclistica é bem diferente daqui.

Ah... vi na estrada, nesse fds, um TMAX, um PCX e um Citycom, todos viajando, em pontos diferentes da estrada, achei massa pra caramba.....

o B400 é raro de se ver, por causa do preço que a JTolento pede nas maquinas....
Puma

Mensagem por Puma »

Venhamos e convenhamos.

Scooter = Scooter

Moto = Moto

Triciclo = Triciclo

Quadriciclo = Quadriciclo

Quem não entende isso melhor voltar para o carro.

fui...........
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Puma escreveu:Venhamos e convenhamos.

Scooter = Scooter

Moto = Moto

Triciclo = Triciclo

fui...........

Assim como

Beterraba é um legume

Laranja é uma fruta

Arroz é cereal

:crazy:

Uma questão é a catalogação, outra coisa é o sujeito que tem dinheiro para comprar um dos veículos citados e vai se perguntar qual é o mais conveniente para suas necessidades e aspirações. Pronto, vão estar todos na mesma panela e ele vai ter que escolher um. Para isso vai ter que comparar.
Janu
Motoqueiro

Mensagem por Janu »

Marp escreveu:
Puma escreveu:Venhamos e convenhamos.

Scooter = Scooter

Moto = Moto

Triciclo = Triciclo

fui...........

Assim como

Beterraba é um legume

Laranja é uma fruta

Arroz é cereal

:crazy:

Uma questão é a catalogação, outra coisa é o sujeito que tem dinheiro para comprar um dos veículos citados e vai se perguntar qual é o mais conveniente para suas necessidades e aspirações. Pronto, vão estar todos na mesma panela e ele vai ter que escolher um. Para isso vai ter que comparar.

Scooter = Moto

Moto = Quadriciclo

Triciclo = Scooter

Quadriciclo = Triciclo

Carro = Todos os outros acima

Pronto, já arrumei! Agora está tudo certo! :lol:
Responder