Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Grupo de discussão geral sobre motos.
marquinho
Motoqueiro

Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por marquinho »

Aline Lander escreveu:
Baeta escreveu:
Aline Lander escreveu::o ...a bateria não foi trocada ele apenas arrumou uns fios desconectados...sei lá...trocou fluídos de freios e pastilhas, mas a moto esta tãoooo solta ...estranho eu freio e a dianteira desce ..suspensão???...amanhã vou falar com ele...pq achei que preciso puxar muito os freios pra parar a moto...que medo... :-?

só reparou isso agora ou realmente está diferente? Pergunto, porque sempre achei a que a frente da x afunda muito fácil. Pergunta se ele trocou o óleo da suspensão e qual que colocou.

não..começou ontem a baixar mais a frente , antes acontecia qdo eu puxava muito forte o freio diant, caso contráro era normal..Eu falei com ele hoje de manhã e o que o Allem falou foi isso mesmo, fica uns 2 dias muito " liso" os freios , apenas pra eu cuidar mais ...ele trocou o óleo das bengalas ....Mobil....ele me disse que iria ficar mais macia ...ficou mesmo...mas achei estranho inclinar tanto a diant...
A susp. dianteira quando troca o óleo fica mais rígida e retorna mais lentamente geralmente.
Veja a quantidade de óleo se está certa.
A não ser que você usava um óleo mais viscoso que o óleo atual, o certo é usar na viscosidade recomendada no manual (mas duvido que ele trocou isso).
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

eu já tenho duas hipóteses. Colocou óleo errado ou abaixo do nível. A suspa da lander já é muito macial
Gustavo Erivan
Motociclista
Contato:

Mensagem por Gustavo Erivan »

Rauber escreveu:é que, pelo que sei, rolamento de roda é blindado (metal) ou vedado (metal+borracha)
no caso de ser vedado, não há como retirar a vedação e colocar novamente? foi isso que vi o mecânico fazendo.
não vi dificuldade em retirar nem recolocar a vedação e não é o primeiro mecânico que vejo fazer isso, nem a primeira moto.

alguém mais nunca lubrificou rolamentos de rodas?

[]s
Gustavo Erivan
Versys (Kawala)
Eu Estive Lá: http://www.panoramio.com/user/erivan
Lady J
Motoqueiro

Mensagem por Lady J »

Baeta escreveu:eu já tenho duas hipóteses. Colocou óleo errado ou abaixo do nível. A suspa da lander já é muito macial

Não sei Baeta.....mas estou domando meu moto ...literalmente ..parece um cavalo chucro.....e tenho que puxar os freios bemmmmm para parar a moto...
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Troquei so a corrente, pois nao tem o kit aqui na roca. Vou viajar no fds e nao da tempo de encomendar pela net... fica pra janeiro.

Paguei 160R$ na DID 520x112, com orings e COM emenda. Prefiro levar uma emenda extra e arrumar se der merda do que colocar uma sem emenda e, ocmo aconteceu com as duas ultimas correntes da ST,as duas dilataram um elo ou um pino... pelo menos nessa e so trocar a emenda.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Pô, fui bem atendido na corcopin, mas de fato, os caras são B U R R OS :lol: , putamerda, :yay: :yay: mandaram a coroa errada, mandaram da 2007 (5 furos, ou 7, não lembro direito). Phoda que os caras tem até opções de marcas em pronta entrega.

Me fodi 2 vezes, porque neste meio tempo teve uma greve dos correios. :bnnd: :bnnd:

A outra foi até postada com rapidez, pelas datas.

Mas é foda mesmo. :lol:
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Gustavo Erivan escreveu:
Rauber escreveu:é que, pelo que sei, rolamento de roda é blindado (metal) ou vedado (metal+borracha)
no caso de ser vedado, não há como retirar a vedação e colocar novamente? foi isso que vi o mecânico fazendo.
não vi dificuldade em retirar nem recolocar a vedação e não é o primeiro mecânico que vejo fazer isso, nem a primeira moto.

alguém mais nunca lubrificou rolamentos de rodas?

[]s
Eu.

Na última revisão da CB500 (uns 3 meses antesde vender) troquei todos os rolamentos (4 das rodas + 1 da coroa, caixa de direção eu já havia trocado).

Gastei 70 pilas, tudo 1a linha comprado na casa dos rolamentos daqui da cidade com os códigos que a Concessionária me passou e queria cobrar quanse 500tão!

Rolamento blindado é blindado, não foi feito pra ser aberto.

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Gustavo Erivan escreveu:foi isso que vi o mecânico fazendo.
não vi dificuldade em retirar nem recolocar a vedação e não é o primeiro mecânico que vejo fazer isso
desculpa a afirmação, mas é um puta dum serviço porco... mas porco mesmo...

explicando pra não parecer grosseiro( :-D ) fabricante não recomenda alteração nenhuma pra garantir a parte deles... entenda:

Imagem

pra sacar a blindagem tem que colocar algo pontudo (faca/estilete) na fenda no ponto 2 da imagem... vai deformar...

o fabricante não recomenda e alega que vc pode penetrar demais e encostar na esfera ou no separador, escamar algo e depois, trabalhando, dará ruído/vibração/descamamento das pistas/esferas... tudo isso é blá blá blá blá padrão da fábrica pra liberar o rabo deles pra garantirem o produto deles...

retirando a blindagem , vai deformar plasticamente o encaixe dela na pista externa (ponto 1)...

vc até consegue colocar de volta, mas não terá pré carga pois foi deformado!!!

vai ficar solto... vai ficar só encostado... daí vai cair a blindagem... vai expor a parte interna do rolamento, vai sujar, vai detonar o separador, as esferas vão cair pra um lado da pista, vai desmontar o rolamento...

tô forçando a barra né ?? não... olha essa imagem do tópico da CB500: http://sphotos-g.ak.fbcdn.net/hphotos-a ... 1807_n.jpg

e finalmente, vai ter que abrir tudo de novo pra trocar... rolamento que foi futricar, gastaria menos de R$ 15 por peça... por isso a afirmação do serviço "porco"

nas indústrias, em emergências, sabemos que se faz enjambres, lavar tudo e colocar pra rodar enquanto chega peças novas,
ou caso precise rolamento aberto e só tem blindado no almox deles, eles sacam e etc...

mas numa aplicação tão simples como roda de moto, não se faz isso ;-)

saudações
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

não querendo estender demais... mas já que embalou... vcs perguntam: "mas não dá pra lubrificar rolamentos?"

dá sim!! é que estamos falando de rolamentos de rodas!! estes não se lubrificam!!

mas rolamento de coluna de direção, por exemplo:

Imagem

é o mesmo tipo dos rolamentos de roda traseira da maioria dos carros...
estes sim, se lubrifica!! no caso da caixa de direção, dará "meia volta por minuto", pode atochar de graxa...
isso só na montagem, depois esquece... esse rolamento não gira nada, não precisa ser relubrificado,
a gente vê neguinho (e branquinho) furando quadro pra colocar aquele bonito bico graxeiro, não precisa... é besteira...

ilustrando um rolamento de link de suspensão:

Imagem

note que, assim como os da caixa de direção, são abertos, vc vê os elementos rolantes, então pode atochar de graxa!!
esses são uma bosta, na dúvida se consegue rolamentos novos ou não, é melhor nem fuçar!!
se o separador estiver quebrado, vai cair roletes pra todos os lados e NÃO TEM COMO MONTAR NOVAMENTE!

esse é um tipo de coisa que tem que pesquisar antes de desmontar...

bueno, chega de blá blá blá :lol:

saudações
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Massa Rauber. Difícil e convencer um mecânico que rolamento blindado nao de mexe nem lubrifica
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Que isso Rauber. Tá muito "exigente" rsrs. Quero ver voce convencer esses caras que vão de oficina em oficina comprar/pedir rolamento usado para recuperar e vender como semi novo. Usado nunca, semi novo.
Puma

Mensagem por Puma »

Oba!!!

Hoje pego minha ratoeira!!!

Rolamentos da balança trocados, acerto aqui e ali.

fui..............
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Boa explicação, Rauberto, valeu mesmo. ;-)
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Não falei que de ROLAmento o Rauberto entende!
B-King Of The Urban Jungle
Albert
Dinossauro

Mensagem por Albert »

Rauber, ;-)
A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!

DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...

Link para o pombo gigante
Albert
Dinossauro

Mensagem por Albert »

Outra coisa, entendi (e "já sabia") do lance de engraxar os rolamentos da caixa de direção uma vez na vida e outra quando faz calo ou dá folga e tem de trocar. Mas se não houver nenhum sintoma de defeito no rolamento da caixa, de quanto em quanto tempo que é bom arrochar graxa ali?

Qualquer graxa? Graxa pra rolamento? Graxa náutica? Sebo de carneiro? Imagino que realmente existam diferenças nessas graxas, mas não acredito que pra esse tipo de rolamento que, como disse o Rauber, dá meia volta por minuto, faça alguma diferença.
A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!

DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...

Link para o pombo gigante
Paulinhu
Dinossauro

Mensagem por Paulinhu »

Porra, massa a aulinha do Rauber... mas quero os royalties da foto da minha moto! :lol:
Kuati escreveu:Bicho homem, um ser social, vaidade, tudo é...

[ ]'s
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Albert, na minha foderosa, hoje com 80 mil km, já pedi pro meu mecanico abrir pra conferir e talz...

ele disse: "se é pra desmontar toda aquila merd*@#$, então já troca... tu sabe quanto custa" ( e sei mesmo :-D )

então como não sente-se calo nenhum com a moto no cavalete, nenhuma folga, nenhum barulho... tô rodando :md:

e sim, qualquer graxa pra rolamento serve...
pode ser graxa azul da fag, graxa branca ou bege da nsk, graxa amarela da timken,
pode ser até aquela graxa branca pra passar em corrente de moto ;-) ;-)
ah... óleo não serve... vai escorrer...

saudações
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Albert escreveu:Outra coisa, entendi (e "já sabia") do lance de engraxar os rolamentos da caixa de direção uma vez na vida e outra quando faz calo ou dá folga e tem de trocar. Mas se não houver nenhum sintoma de defeito no rolamento da caixa, de quanto em quanto tempo que é bom arrochar graxa ali?

Qualquer graxa? Graxa pra rolamento? Graxa náutica? Sebo de carneiro? Imagino que realmente existam diferenças nessas graxas, mas não acredito que pra esse tipo de rolamento que, como disse o Rauber, dá meia volta por minuto, faça alguma diferença.
Na dúvida, só uso graxa Molikote.
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

"molykote" é um fabricante qualquer de lubrificantes, é tipo "mobil" que fabrica outras graxas/óleos...

igual "kluber" que fabrica as graxas da marca nsk... é tudo graxa boa demais pra aplicação tão simples ;-)

na teoria, só não usar graxa grafitada... na prática, até graxa patente serve :md: :md:

saudações
Responder