dá pra viajar com qualquer moto?
-
Luiz Almeida
- Mito
Re: dá pra viajar com qualquer moto?
nina escreveu:eu já tive muita vontade de ir ao ne de moto. sempre me perguntei pq tanta gente roda s e se de moto e muito menos gente sobe pro ne. um dia alguém me falou sobre as condições das estradas. outro me falou sobre a pouca frequência de postos. outro falou sobre o calor insuportável para quem viaja devidamente equipado.
comecei a pesar e vi que realmente faz toda a diferença do mundo vc roda numa região onde sabe que haverá postos pelo menos a cada 200 km. o calor nem me espantaria tanto, mas postos e condições das estradas são coisas fundamentais para uma viagem minimamente confortável.
Nina, tem muito de mito o pouco de realidade nisso tudo. Não sei o que te fez ter essa impressão.
A temperatura é quase sempre estável e muitas vezes o calor é menor do que o do verão do Sul/Sudeste. Nunca tive problema com falta de postos de combustível. Até na Amazônia este problema foi facilmente solucionado quando na BR319.
Hospedagem há de todo o tipo, preço e gosto.
Admiro-me muitas vezes da falta de conhecimento sobre o Nordeste, principalmente de pessoas que imagino bem informadas.
O que mais diferencia as condições das estradas daqui é a presença de animais na pista. O que não é bem uma exclusividade, mas que tem alta frequencia, principalmente no sertão, tem.
Inté
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Luiz Almeida escreveu:nina escreveu:eu já tive muita vontade de ir ao ne de moto. sempre me perguntei pq tanta gente roda s e se de moto e muito menos gente sobe pro ne. um dia alguém me falou sobre as condições das estradas. outro me falou sobre a pouca frequência de postos. outro falou sobre o calor insuportável para quem viaja devidamente equipado.
comecei a pesar e vi que realmente faz toda a diferença do mundo vc roda numa região onde sabe que haverá postos pelo menos a cada 200 km. o calor nem me espantaria tanto, mas postos e condições das estradas são coisas fundamentais para uma viagem minimamente confortável.
Nina, tem muito de mito o pouco de realidade nisso tudo. Não sei o que te fez ter essa impressão.
A temperatura é quase sempre estável e muitas vezes o calor é menor do que o do verão do Sul/Sudeste. Nunca tive problema com falta de postos de combustível. Até na Amazônia este problema foi facilmente solucionado quando na BR319.
Hospedagem há de todo o tipo, preço e gosto.
Admiro-me muitas vezes da falta de conhecimento sobre o Nordeste, principalmente de pessoas que imagino bem informadas.
O que mais diferencia as condições das estradas daqui é a presença de animais na pista. O que não é bem uma exclusividade, mas que tem alta frequencia, principalmente no sertão, tem.
Inté
uma pessoa daqui me falou sobre péssimas condições das estradas; outra me falou sobre calor e baixa frequência de postos. o relato da segunda pessoa me parece mais sólido pq é uma pessoa que já foi várias vezes pro ne de moto e não deixa de ir, já mapeou bem os postos pelos caminhos que costuma tomar. do calor ouvi mais até como fato engraçado, a vontade de sair tirando os equipos assim que se cruza a fronteira com a bahia. não é impeditivo.
não sei se rola preconceito, mas como sempre ouço quem tem mais experiência que eu, botei as barbas de molho. mas sem dúvida que posso estar enganada, luiz, afinal, nunca fui de moto pro ne, não tenho experiência própria, apenas do que me falaram.
bicho na estrada eu vi foi no ms, um tamanduá-bandeira bombado, já contei essa história por aqui.
De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.Jota escreveu:pra quem está habituado a ver uma foto com uma frase de efeito, 3 parágrafos é um himalaia.
José Saramago
- diegonunes
- Dinossauro
É como eu disse antes, opinião de quem não conhece e ouve de outro que sabe menos ainda ou teve uma percepção particular, ai surgem as faláceas. As estradas de fato já foram muito piores, ando nessas bandas dirigindo desde meus 14 anos de carro
, tempo em que para ir de Alagoas pra Sergipe só por Penedo, atravessando de balsa, pois a 101 estava literalmente intransitável, mas o hoje o negócio tá até razoável. É óbvio que vamos encontrar pequenos trechos em condição nada agradável, mas não é nada que baixa velocidade e pouquinho de paciência não resolva.
Ou eu sou muito corajoso de andar de TNR 250cc na BR101 do N ao S do Nordeste ou essa turma de motão é cagona demais, kkkkk.
Venham conhecer nosso litoral, nossas regiões de chapada, vale, parques arqueológicos, arquipélagos, etc... venham de moto, aposto que muita coisa vai ser revelada e a impressão será outra. Aqui não vive somente aborígenes, acreditem, rs.
Outro dia postei uma foto da janela aqui de casa, de frente pro belo oceano atlântico. Um colega de SP ficou abismado com a vista, disse que não imaginava tamanha beleza nessa região, achava que aqui só tinha mato. PQP, eu tive que elogiar o conhecimento do cidadão, rs.
No fim das contas quem gostou mesmo foi a prima dele.
Ou eu sou muito corajoso de andar de TNR 250cc na BR101 do N ao S do Nordeste ou essa turma de motão é cagona demais, kkkkk.
Venham conhecer nosso litoral, nossas regiões de chapada, vale, parques arqueológicos, arquipélagos, etc... venham de moto, aposto que muita coisa vai ser revelada e a impressão será outra. Aqui não vive somente aborígenes, acreditem, rs.
Outro dia postei uma foto da janela aqui de casa, de frente pro belo oceano atlântico. Um colega de SP ficou abismado com a vista, disse que não imaginava tamanha beleza nessa região, achava que aqui só tinha mato. PQP, eu tive que elogiar o conhecimento do cidadão, rs.
No fim das contas quem gostou mesmo foi a prima dele.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
-
Luiz Almeida
- Mito
Não creio em preconceito e tal. Acho que é falta de informação mesmo.
Pode ser que em alguma estrada haja maior distância entre postos no roteiro que a tal pessoa te informou, pode ser. Mas não é o tempo todo assim.
Outra coisa; a gente precisa tomar cuidado com as histórias de viagem de quem, para aumentar a "aventura", comete alguns exageros.
Nestes tantos anos viajando de moto só levei gasolina de reserva em duas situações: Santos/ Rio pela Dutra e Humaitá/Manaus pela 319.
Pode ser que em alguma estrada haja maior distância entre postos no roteiro que a tal pessoa te informou, pode ser. Mas não é o tempo todo assim.
Outra coisa; a gente precisa tomar cuidado com as histórias de viagem de quem, para aumentar a "aventura", comete alguns exageros.
Nestes tantos anos viajando de moto só levei gasolina de reserva em duas situações: Santos/ Rio pela Dutra e Humaitá/Manaus pela 319.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Luiz Almeida escreveu:Não creio em preconceito e tal. Acho que é falta de informação mesmo.
há que se levar em conta que são relatos de quem saiu de brasília, né, no mínimo dois dias de viagem. é chão pra caramba.
sobre os exageros, não é o caso de quem me falou sobre os postos. não foi o caso de ficar sem gasolina, mas houve momentos em que rolou uma preocupação pela longa distância sem sinal de posto.
De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.Jota escreveu:pra quem está habituado a ver uma foto com uma frase de efeito, 3 parágrafos é um himalaia.
José Saramago
-
Robson
Depois do calor que passei ontem de jaqueta, luva e capacete fechado, indo para Campos do Jordão, nunca que irei ao NE de moto....rsrs
Direcinarei as viagens de moto para o sul do trópico de Capricornio, daqui por diante..... de preferencia no inverno..rs
Luiz, essa viagem de Santos-RIo pela Dutra é a do livro, né ?
Pq hoje tem um posto a cada 20 kmem média, no trajeto....rs
Direcinarei as viagens de moto para o sul do trópico de Capricornio, daqui por diante..... de preferencia no inverno..rs
Luiz, essa viagem de Santos-RIo pela Dutra é a do livro, né ?
Pq hoje tem um posto a cada 20 kmem média, no trajeto....rs
-
Luiz Almeida
- Mito
nina escreveu:Luiz Almeida escreveu:Não creio em preconceito e tal. Acho que é falta de informação mesmo.
há que se levar em conta que são relatos de quem saiu de brasília, né, no mínimo dois dias de viagem. é chão pra caramba.
sobre os exageros, não é o caso de quem me falou sobre os postos. não foi o caso de ficar sem gasolina, mas houve momentos em que rolou uma preocupação pela longa distância sem sinal de posto.
Deve ter sido na região de Ibotirama.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
-
Luiz Almeida
- Mito
Robson escreveu:Luiz, essa viagem de Santos-RIo pela Dutra é a do livro, né ?
Pq hoje tem um posto a cada 20 km em média, no trajeto....rs
É.
E é da época em que os postos eram obrigados a fechar a partir das sete horas da noite. A lei era só para zonas urbanas, mas mesmo naquele tempo já não havia zonas rurais na Dutra.
Nossas burradas em leis são coisas antigas! hehehehehe
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Ja viajei de 125 cc, 250 cc, 400cc e 800cc, e atualmente estou com uma 125cc.
posso dizer tranquilamente que as viagens mais prazeirosas foram com as 125 que tive.
Atualmente estudando/facul... não da nem para pensar em pegar moto maior, a 125 me leva para a facu, para o trampo e para as viagens que tenho feito.
afinal, como diz um amigo aqui do fórum, vou devagar, vendo as vacas pastando, mas vou e volto, vivo e seguro. Boa parte das viagens pela Dutra, com minha 125... sossegadinho, nunca tive problemas.
posso dizer tranquilamente que as viagens mais prazeirosas foram com as 125 que tive.
Atualmente estudando/facul... não da nem para pensar em pegar moto maior, a 125 me leva para a facu, para o trampo e para as viagens que tenho feito.
afinal, como diz um amigo aqui do fórum, vou devagar, vendo as vacas pastando, mas vou e volto, vivo e seguro. Boa parte das viagens pela Dutra, com minha 125... sossegadinho, nunca tive problemas.
SILVANO ULTRA
HD 883R 2008
HD 883R 2008
O Luiz Almeida esqueceu de dizer que a temperatura é sempre uma BOSTA, principalmente no Ceará. Odeio andar de moto nesse calor filha da puta e agora com essa seca a coisa ta pior.
Prefiro um milhão de vezes rodar com chuva e frio, ando mais devagar, fico mais calmo e tranquilo.
Prefiro um milhão de vezes rodar com chuva e frio, ando mais devagar, fico mais calmo e tranquilo.
R 1200 GS Adventure Rallye
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Luiz Almeida escreveu:nina escreveu:Luiz Almeida escreveu:Não creio em preconceito e tal. Acho que é falta de informação mesmo.
Deve ter sido na região de Ibotirama.
exatamente.
José Saramago
-
Robson
Luiz Almeida escreveu:Robson escreveu:Luiz, essa viagem de Santos-RIo pela Dutra é a do livro, né ?
Pq hoje tem um posto a cada 20 km em média, no trajeto....rs
É.
E é da época em que os postos eram obrigados a fechar a partir das sete horas da noite. A lei era só para zonas urbanas, mas mesmo naquele tempo já não havia zonas rurais na Dutra.
Nossas burradas em leis são coisas antigas! hehehehehe
mas essa lei não era por causa da crise do petróleo na decada de 70 ??? rs
sobre falta de postos....
uma vez voltando de Foz, quase fiquei sem conbustivel na Castelo Branco, em plena Grande SP.
Era 23:00 e não tinha um puto de um posto aberto.... abasteci na Marginal Tietê, a moto tava andando no bafo.
Já passei preocupação entre Curitiba e Registro, tem um trecho ali tb com uns 120 km sem posto, se não abastecer em Curitiba, vai ficar na mão.
E tb tem um trecho entre Cristalina e Catalão, em Goiás, que só tem um posto sem bandeira em 130 km de estrada..... qdo passei por ali de Intruder, fiquei com medo de pane seca, dado à baixa autonomia da moto, coisa de 180 km......
ou seja, falta de posto tem em tudo que é região desse país...rs
jsamuel escreveu:O Luiz Almeida esqueceu de dizer que a temperatura é sempre uma BOSTA, principalmente no Ceará. Odeio andar de moto nesse calor filha da puta e agora com essa seca a coisa ta pior.
chuva não prefiro de jeito nenhum. sou bração no seco, imagina no molhado. fora que não enxergo lhufas.
frio, tbm não. só se for uma temperaturazinha amena. eu sou do sol, do calor, do verão, não tem jeito.
José Saramago
-
Luiz Almeida
- Mito
jsamuel escreveu:O Luiz Almeida esqueceu de dizer que a temperatura é sempre uma BOSTA, principalmente no Ceará. Odeio andar de moto nesse calor filha da puta e agora com essa seca a coisa ta pior.
O maior problema é o vestuário inadequado. Nossas lojas estão cheias de jaquetas de cordura pretas. Raríssimas as de cor clara.
Uso jaqueta na cor beje com entradas para ventilação. Hoje estou com o belo conjunto da Alpinestar, mas tenho uma boa jaqueta Texx deserter, cor clara e bem ventilada.
Geralmente só sinto calor quando paro para abastecer e mesmo assim em lugares como Picos, no Piauí ou Quixadá, aqui mesmo no Ceará. No mais, é tranquilo.
Sul, Sudeste e Centro-oeste são mais quentes do que o NE quando no verão. A Amazônia é quente e abafada o tempo todo.
A propósito, bando de coxinhas, se não querem sentir o clima, seja frio ou calor, estão no veículo errado - comprem um carro com ar-condicionado!
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Jaqueta? Não usa essa merda de jeito nenhum em Fortaleza, não aguento 10 minutos rodando com esse treco. E uso na estrada porque é o jeito né.
Pessoal diz que essas jaquetas furadas, ventiladas, mesh, são mais inseguras que as de cordura.
Sou coxinha mesmo, quem gosta de sauna é banhista.

Pessoal diz que essas jaquetas furadas, ventiladas, mesh, são mais inseguras que as de cordura.
Sou coxinha mesmo, quem gosta de sauna é banhista.
nina escreveu:jsamuel escreveu:O Luiz Almeida esqueceu de dizer que a temperatura é sempre uma BOSTA, principalmente no Ceará. Odeio andar de moto nesse calor filha da puta e agora com essa seca a coisa ta pior.
chuva não prefiro de jeito nenhum. sou bração no seco, imagina no molhado. fora que não enxergo lhufas.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
frio, tbm não. só se for uma temperaturazinha amena. eu sou do sol, do calor, do verão, não tem jeito.
Pois eu ando dez vezes mais devagar com mais cuidado na chuva, e um capacete ante embaçante resolve esse problema da visibilidade. Sério, se eu pudesse escolher eu só anda com chuva.
-
Robson
Luiz Almeida escreveu:A propósito, bando de coxinhas, se não querem sentir o clima, seja frio ou calor, estão no veículo errado - comprem um carro com ar-condicionado!
pow, fiz uma viagem de carro no final do ano, ida e volta quase 3000 km, que coisa boa, saudade nenhuma de viajar de moto...
Robson escreveu:Luiz Almeida escreveu:A propósito, bando de coxinhas, se não querem sentir o clima, seja frio ou calor, estão no veículo errado - comprem um carro com ar-condicionado!
pow, fiz uma viagem de carro no final do ano, ida e volta quase 3000 km, que coisa boa, saudade nenhuma de viajar de moto...
Tô pensando a mesma coisa viu, melhor que andar com esse sol escaldante de 40 graus.
-
Luiz Almeida
- Mito
jsamuel escreveu:Jaqueta? Não usa essa merda de jeito nenhum em Fortaleza, não aguento 10 minutos rodando com esse treco. E uso na estrada porque é o jeito né.
Em Fortaleza só uma jaqueta jeans e olhe lá.
As jaquetas que falei não são esse modelos furados. São as que têm zíperes colocados estrategicamente que podem ser abertos para ventilação.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
jsamuel escreveu:nina escreveu:jsamuel escreveu:O Luiz Almeida esqueceu de dizer que a temperatura é sempre uma BOSTA, principalmente no Ceará. Odeio andar de moto nesse calor filha da puta e agora com essa seca a coisa ta pior.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Pois eu ando dez vezes mais devagar com mais cuidado na chuva, e um capacete ante embaçante resolve esse problema da visibilidade. Sério, se eu pudesse escolher eu só anda com chuva.![]()
não, não, meu pÓbRema de visibilidade é veiêra mesmo. e negligência no uso dos óculos há décadas.
José Saramago